• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É o arco e flecha uma arma nobre???

Eu acredito que a nobreza de uma arma varia de povo para povo. Pode ser a espada muito nobre para uns e o arco para outros, já que o manejo de ambas as armas é muito difícil. Acredito que mais do que a arma ser nobre era mais nobre qualquer que a manejasse com destreza.
 
Concordo com a Prímula. O arco pode ser nobre para os elfos, e talvez para os homens também, mas os anões podem não dar valor algum. O que vale é quem está manejando a arma..
 
Essa pergunta pode ter uma outra interpretação, dependendo do que você acha que é nobre.
Pra mim, nobre é relativo à nobreza... :think: Se pensar por esse lado, uma arma nobre deve ser aquela utilizada pela nobreza. E quem é a nobreza? São aqueles mais próximos dos reis, seus cavaleiros, duques, barões (mas nunca ouvi falar desses dois últimos na TM). Continuando o raciocínio, a arma mais comumente usada pelos "nobres" humanos é a espada (vejamos o rei Aragorn), mas e pelos elfos e anões?. Então qualquer arma utilizada por eles pode ser chamada de nobre.

Na minha opinião, o arco é uma arma belíssima, delicada e muito difícil de ser manejada. E apesar da aparente leveza, o arqueiro deve ser muito forte. Fico imaginando a força para se tensionar o arco suficientemente para o lançamento de uma flecha a uma distância muito grande. Os caras são "soda".:mrgreen:
 
Bem Peonia, quanto à procura da nobreza nas obras, neste sentido teríamos os Regentes de Gondor, os Generais das Terras dos Cavaleiros, que assim como na Grécia antiga não consideravam uma separação de poder militar e político, sendo os Líderes dos Marcos também Generais. Existem elementos nobres em aristocracias, e existem culturas que assim podem ser consideradas na Terra-Média, e então teríamos diferentes exemplos de "nobres".
São estes os elementos da nobreza, como havíamos dito Lobo Nobre e eu.
 
Bom, como muita gente vem dizendo, depende muito da interpretação de Nobreza para chegarmos a uma conclusão nesse tópico..

Eu entendo que nesse caso nobreza não está relacionado a títulos ou linhagem mais sim a forma de utilização da arma. O Arco e flecha não é considerado uma arma nobre pois pode matar sorrateiramente, pelas costas, sem chance de um combate "justo". É esse sentido que eu acredito que ela tenha... Ela não se diferiencia muito de um dardo envenenado, ela acaba sendo uma arma que não condiz com a conduta de um "lutador nobre".

Qualquer guerreiro com um certo orgulho ou ideais gostaria de morrer combatendo numa luta mano-a-mano com uma espada ou algo parecido, do que com uma flecha de um lugar que você nem menos viu dah onde veio...
 
Devo dizer que discordando do Falca é muito relativa a sua opinião. Você pode utilizar de uma espada matando o adversário pelas costas e isso seria uma péssimo atitude e sem honra. Mas o arco e a flecha não são menos nobres por serem armas de longa distância, principalmente em uma guerra ou contra inimigos nada misericordiosos e honestos. No primeiro caso pq em uma guerra deve-se esperar todos os tipos de ataque e no segundo, pois se seu inimigo não teria respeito por você não acho que seja inteligente lhe dar chances de te matar, logo se você pode utilizar um arco e flecha tanto melhor para você.
A espada pode até ser mais nobre que o arco, só não aceito essa justificativa e definição de "lutador nobre".
 
Os vikings consideravam uma bruta covardia usar o arco e flecha, mas que interessa se é nobre ou não.
O maior império que já existiu foi formado por um bando de ex-nômades bárbaros que atiravam flechas montados.
 
Os vikings consideravam uma bruta covardia usar o arco e flecha, mas que interessa se é nobre ou não.
O maior império que já existiu foi formado por um bando de ex-nômades bárbaros que atiravam flechas montados.

Na verdade eh essa colocação que eu quis questionar... A maioria dos povos considera covardia a utilização de arco e flecha ou armas envenenadas... Não o fato do lutador ser nobre ou não...E não é por ser covardia que não pode ser utilizada ou não ganha guerras
 
Última edição:
Arma nobre?'Acho que não.. as armas não podem ser nobre, o que as tornam nobres são as pessoas que as empunham.. Elas podem ser mágicas ou simples, mas o motivo pelo qual lutam as fazem ser melhores ou piores.
 
Considero o Arco e flecha uma arma nobre e também honrada, depende de como usam a arma. Muito relativo.
 
É nesta "tecla" que venho tentando "bater" desde o início do tópico.
A questão de "nobre" é relativa, se dissessem "leal", ou "justo", aí sim creio que a problematização seja válida.
 
Vocês deviam levar essa discussão pra lugares onde elas são mais importantes. Um fórum de CS por exemplo. Se você perguntar "é o Awp uma arma nobre?" Eles vão mandar você ir tomar no c*.
Aqui que somos mais civilizados teremos milhares de opiniões(muitas vezes iguais, e algumas dissidentes).
Mas para encerrar minah participação por aqui digo que se o arco e flecha é uma arma indigna empunhada por covardes então homens como Temujin, Subotai, Tamerlão, Toghrul-beg e até lendas como Robert de Lockesley(Robin hood) seriam um bando de covardes fracassados. Mas esse não é o caso.
 
Essa seria sua opinião sobre o arco ser justo ou não, infundado, e creio que não muito aceitável. Não creio que o achismo seja interessante, por mais "trivial" que seja uma discussão.
 
não acho que pelo fato de ser usada por mtas raças seja uma arma nobre..
acho que é uma arma poderosa e muito útil.. já que evita contato direto
com o inimigo.. parece ser mais fácil de fabricar e tals..
 
não acho que pelo fato de ser usada por mtas raças seja uma arma nobre..
acho que é uma arma poderosa e muito útil.. já que evita contato direto
com o inimigo.. parece ser mais fácil de fabricar e tals..
Não imagino facilidade em se fabricar um arco. A curvatura deve ser perfeita sem contar a tensão que a corda deve ter. Eu não entendo de fabricação de armas nem cordas, mas acredito que deve ter alguma coisa "especial". Não é de qualquer madeira. Da mesma forma que existem ferreiros exímios deve ter alguém muito especialista na fabricação de um arco de qualidade.
 
Não imagino facilidade em se fabricar um arco. A curvatura deve ser perfeita sem contar a tensão que a corda deve ter. Eu não entendo de fabricação de armas nem cordas, mas acredito que deve ter alguma coisa "especial". Não é de qualquer madeira. Da mesma forma que existem ferreiros exímios deve ter alguém muito especialista na fabricação de um arco de qualidade.

pensei na facilidade comparada a uma espada ou machado..
que precisam de forja e etc.. acho que os elfos com toda
a habilidade deles.. possam fazer um arco de improviso se
precisarem na floresta... diferente de uma espada... :think:
 
Um mestre archeiro mongol levava 5 anos para fabricar e temperar um arco compósito da melhor qualidade, (feito com chifre e tendões, em um processo que requería 1 ou 2 horas de trabalho diário em cada arco produzido em tais processos). Um longbow levava alguns meses para ser fabricado, pois tinha uma curvatura bem menor. Mas requeria madeira de tipo específico, para fabricar um bom arco, só um mestre archeiro poderia fazê-lo, assim como éra necessário 2 a 5 anos de treinamento para um arqueiro adquirir uma pontaria suficiente para usar um arco em batalha ou autodefesa, com boa eficácia. Na realidade sería mais fácil, (com o devido conhecimento da técnica, claro), fabricar uma besta ou balestra, (arco de propulsão mecânica), do que um arco compósito, longbow, ou mesmo arco simples, embora a cadência de disparo de tal arma fosse mais lenta em relação aos arcos.
 
Última edição:
Caros colegas, acrdito que a arma tem o valor da pessoa que as usa, a respeito dos orc´s uma das minhas raças prediletas arco é uma arma digamos que de suporte vocês não pegariam uma flecha aprontaria o arco e distararia ele se alguém estivese a sua frente com uma faca, machado, cimitarra(espada que os orc´s usam), lança, acredito que arco é uma arma para se usar a uma distância segura do alvo como por exemplo uma emoscada... Acredito que sua serventia para eles é miníma importância.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo