1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

e-books

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Breno C., 28 Set 2008.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Faz tempo que eu quero abrir um tópico sobre essa nova modalidade de literatura.

    Os e-book são o que eu chamo de coisa boas da modernidade, afinal de contas eles conseguem juntar a portabilidade da informática e o prazer da leitura. Mas tem muita gente por ai que não gosta dos livros virtuais e diz que eles só estragam o que há de bom na forma clássica de se ler.

    Bem... e vocês? O que acham dos e-books? Lembrando que eu não estou falando de direitos autoras e coisas do tipo...
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Eu acho chato de ler no computador - ontem fiz um esforço tremendo para ler um pedaço do Midnight Sun que a Meyer disponibilizou no site dela, por exemplo. Mas para pesquisas é muito, muito útil. Dá para usar o 'localizar' né :dente:
     
  3. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Esso é fato, mas eu curto ler no pc mesmo, acho que é porque quando fazia estágio na banco e não tinha nada para fazer, ficava lendo no pc, ai me acostumei
     
  4. Pips

    Pips Old School.

    A graça seria se todos tivessem acesso a portáteis para ler onde quiserem. Todavia, eu não gosto de ler no computador e telas em geral. Sem contar que folhear cada página e sublinhar com lápis tem todo um charme. Um dia talvez acabe.
     
  5. Psyclowndelic3D

    Psyclowndelic3D Usuário

    Eu gosto bastante de ler no computador.
    Não me incomoda. Leio muito assim.
    Mas esses dias experimentei o Kindle da Amazon.com
    A Per-fei-ção.
    A tela não reflete, não emite luz, o tamanho é o de um livro comum, tem recursos como busca, favoritos... e aí você pergunta: tá, mas como eu faço minhas anotações no livro que estou lendo? O Kindle tem essa ferramenta também.
    Mais? Você está no banheiro com seu Kindle e se conecta via wi-fi para baixar na hora o livro que quiser.
    Aiai... Só falta chegar no Brasil.
     
  6. Deve demorar um pouco a pegar, por causa de custos, e coisa assim, mas há uns novos materiais, tipo uma tela flexível e mais fosca ... Eles já estão experimentando essa tecnologia nos japões da vida. É um livro virtual, não é e-book. A diferença é que não é tecnologia de conexão à internet. Parece que vem com alguns arquivos (livros) armazenados. Dizem que parece mesmo papel, e, por ser flexível e fosco, é bem mais confortável para ler ...

    Será um possível futuro para os computadores? Ou para uma fusão entre livro e compe'? Vamos ver ...


    ferreiro
    :pipoca:
    [size=xx-small]biscoitinhossortidos[/size]
     
  7. Breno C.

    Breno C. Usuário

    O nome disso é e-paper!
     
  8. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    O que pra um monte de gente seria um salto para o futuro, pra mim é um salto pra merda. Eu odeio, simplismente detesto ler no computador, a claridade irrita meus olhos, perco facilmente a minha paciência (que já é bem curta) enfim, nada melhor que estar com um livro em mãos...tocar nas páginas.
     
  9. Na moral, Bonifácio ...

    Se esse "e-paper" for de vèras o que estão dizendo, vai ser maneiro justo por que não tem a mesma luminosidade dos compes ... Parece papel. Mas só pegando num, pra ver como é ...


    ferreiro
    :pipoca:
    [size=xx-small]sortidos[/size]
     
  10. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Isso ai, fora que as vantagens que ele vai criar em ralação a espaço e armazenamento vão ser em grande, como por exemplo ter todo uma biblioteca pública a um click de distancia ou o fato de que qualquer um vai poder escrever, porque as editoras deixar de ser a única forma de se editar um livro, vai ser escrever, disponibilizar na rede e depois baixar
     
  11. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Eu tenho sérias dificuldades para ler no computador... meu máximo se limita a quadrinhos... a choq que a visão cansa mais fácil na frente do pc
     
  12. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    Não sou muito fã de e-books.. Já baixei uns tantos, mas nunca consigo
    concluir a leitura: ler no computador me dá dor de cabeça! Ou eu estresso
    rápido e não consigo passar de dez páginas. Ah, e não sou a favor dessa
    idéia de publicar só e-books no futuro. Gosto tanto de ter um livro em mãos,
    poder juntar todos e cuidar da minha coleção (:
     
  13. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Não gosto de ler no computador é muito cansativo!
    Nada como ter o livro na mão, folhear, rabiscar.....
     
  14. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    Ah, esqueci de outro detalhe: tenho mania de grifar frases que considero boas,
    nunca dá pra fazer isso no computador, dependendo do formato em que o
    e-book está.
     
  15. [size=x-small]Leitora de verdade!! :lol:[/size]

    Bom, isso é real mente alguma coisa que a indústria vai ter que inventar, se quiser agradar ao público, porque muita gente vai sentir falta disso.

    MAS, penso, talvez seja um mal hábito consumista que a imprensa trouxe. Quando era pergaminho, ou outros materiais, e se passava teeeeempos copiando, e copiando, não tinha essa de grifar não: só se fosse rei e, mesmo assim, um rei muito ignorante (...).

    A imprensa trouxe o valor baixo do papel impresso ... Serve pra tudo, pòde depois comprar outro, se precisar/quiser um novo ...

    E tem toda a ritualística de ganhar posse de objetos marcados por leitores antecessores (...), culto ao livro usado, mercado de livro usado, gente que prefere de mercado de livro usado só por causa disso ...

    (mim livreiro, além de ferreiro :sim: ...)


    f.
    :pipoca:
    [size=xx-small]biscoitinhosdassòrte[/size]
     
  16. Breno C.

    Breno C. Usuário

    A maioria dos e-book é em PDF, que permite fazer essas marcações também e de forma muito melhor que os livros normais, porque quando você marca o livro acaba deformando e fazendo ele perder o valor e a "utilidade" para outra pessoa, já o PDF, você marca e desmarca conforme a necessidade.

    Isso é verdade! O papel perdeu muito do seu valor original. Antes uma folha de papel era a diferença entre viver e morrer. Hoje em dia o papel é o bem mais consumido do planeta e ninguém se liga que sem ele não teríamos chagado aqui.
     
  17. Liv

    Liv Visitante

    Eu não gosto muito de ler no pc, mas em casos necessários até leio. Exemplos: Quando eu era muito fã de Tolkien, li O Silmarillion e Contos Inacabados no computador. Dias atrás li O Pagador de Promessas do Dias Gomes, por causa do vestibular.

    Claro que não é uma coisa bacana para a visão, mas é bem legal pra quem tem tempo no computador.
     
  18. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    e falta de dimdim... tem livros que eu leio pq acho disperdício de dinheiro mesmo! tá, tem o direito autoral :P mas...
     
  19. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Exato. Existe o direito autoral, mas também existem os livros de dominio publico, então, qual o critério para um livros ser de dominio publico?
    o wikipedia define de domino como...
    Mas eu me pergunto: o que é herança cultural da humanidade?
     
  20. Anica

    Anica Usuário

    O negócio de domínio público tem alguns aspectos bastante objetivos, justamente para fugir dessa questão subjetiva de o que é herança cultural da humanidade. Até porque em teoria, tudo o que o homem faz acaba sendo parte da tal herança. Por isso os países escolhem uma data após a morte do escritor para definir quando a obra "fica livre" da cobrança dos direitos autorais. Aqui no Brasil se eu não me engano são 70 anos.
     

Compartilhar