• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

e-books

Para mim nada pode substituir o prazer de se ter em mãos o livro que se lê e também de se ter diante dos olhos uma estante repleta deles, todavia, concordo que os ebooks têm suas vantagens, e várias, de minha parte tenho a maior dificuldade em me concentrar pra ler um ebook, vou e volto várias vezes à mesma página, algo que não sei definir nesse tipo de leitura me incomoda e muito.

Li ebooks em três ocasiões: a primeira foi ao participar de um grupo de leitura, eu não encontrei o título num sebo e estava sem dim dim pra comprar um novo, a segunda foi quando a Simone Marques escreveu o Gênese Pagã e disponibilizou capítulo por capítulo no site do livro antes do seu lançamento (mas hoje já o tenho na estante) e por último estou tentando acabar de ler O Mistério de Maria Rouget do Poe...

Se depender de mim, não pega, mas penso que num futuro de médio a longo prazo as bibliotecas caseiras se tornem raridades...

bj da angel
 
Para mim nada pode substituir o prazer de se ter em mãos o livro que se lê e também de se ter diante dos olhos uma estante repleta deles, todavia, concordo que os ebooks têm suas vantagens, e várias, de minha parte tenho a maior dificuldade em me concentrar pra ler um ebook, vou e volto várias vezes à mesma página, algo que não sei definir nesse tipo de leitura me incomoda e muito.

Concordo mais do que plenamente.
Sabe, ao meu ver, existem coisas que não devem ser atualizadas, por mais que o tempo passe e as inovações cheguem. Nada pode ser comparado com a textura do papel, o farfalhar das páginas...

Tenho vários ebooks no meu computador (cerca de 200), mas, dentre tantos, só consegui ler por completo uns três. Só leio quando é extremamente necessário ou não acho um exemplar de forma alguma.
 
Breno C. disse:
Lethaargic disse:
Ah, esqueci de outro detalhe: tenho mania de grifar frases que considero boas,
nunca dá pra fazer isso no computador, dependendo do formato em que o
e-book está.

A maioria dos e-book é em PDF, que permite fazer essas marcações também e de forma muito melhor que os livros normais, porque quando você marca o livro acaba deformando e fazendo ele perder o valor e a "utilidade" para outra pessoa, já o PDF, você marca e desmarca conforme a necessidade.

Não é a mesma coisa. Só grifo as frases dos meus livros, e se o faço
é porque estou gostando - nunca incomodou ninguém que pegou
emprestado depois, pelo contrário. E não adianta, gosto tanto de ter
o livro em mãos, mesmo quando ele está quase caindo aos pedaços.
Meus olhos são fracos, não aguento muito tempo lendo no computador.
 
[align=center][/align]Não gosto dos e-books,
mas eles me são útil
quando eu não encontro uma determinada obra
na qual me interesso:sim:
 
N disse:
Tenho vários ebooks no meu computador (cerca de 200), mas, dentre tantos, só consegui ler por completo uns três. Só leio quando é extremamente necessário ou não acho um exemplar de forma alguma.
Você tem 200 e-books no seu computador? Meu Deus hein...e qual seriam algumas dessas obras? Só por curiosidade, claro :pipoca:.
 
Po se for contar com as HQs que eu baixo, tenho 55 e-books no pc e já acho muito, ainda não li nem metade.
Agora 200 foi força expressão né?¬¬
 
Breno: Não. Foi em uma época que eu era viciada em baixar, aí embarquei no exagero. Sempre que via algo intereressante no PDL, baixava. Depois parei.

Giacon: Tem de tudo. Desde atores que nunca tinha ouvido falar aos clássicos.
 
N disse:
Giacon: Tem de tudo. Desde atores que nunca tinha ouvido falar aos clássicos.
Tipo, você baixa livros, como se baixa musica né :calado:. Olha, se eu gostasse de ler no computador, acho que baixaria bastante também viu.
 
Gente, eu tenho uma quantidade enorme de Ebooks aqui, vivo baixando sempre.
E convivo aqui com uma internet muito ruim, que vive aos tombos.
Então qdo fico sem net, simbora ler aqui na tela.
É mais cansativo e não se compara a ter o livro em mãos, pra levar no carro e tals.
Mas é muito válido.
 
Relendo esse tópico, lembrei de um amigo que fazia o seguinte no estágio (nós dois fazíamos estágios em bancos, mas em locais diferentes): ele baixava o e-book e ficava lendo durante os minutos de folga que rola no serviço comum do banco, ai quando estava para sair, ia lá e imprimia uma certa quantidade de páginas, assim ele podia continuar a leitura em qualquer outro lugar a partir da ultima página que ele estava lendo, sem precisar do livro por completo. Acho que essa é mais uma qualidade do e-book, só não sei como nomeá-la ou classificá-la.
 
Hérmia disse:
É mais cansativo e não se compara a ter o livro em mãos, pra levar no carro e tals.
Nem me fale, é um inferno ler no computador, chega uma hora que a vista começa a embaralhar, a se cansar pelo esforço. Muito ruim mesmo.
Breno C. disse:
Relendo esse tópico, lembrei de um amigo que fazia o seguinte no estágio (nós dois fazíamos estágios em bancos, mas em locais diferentes): ele baixava o e-book e ficava lendo durante os minutos de folga que rola no serviço comum do banco, ai quando estava para sair, ia lá e imprimia uma certa quantidade de páginas, assim ele podia continuar a leitura em qualquer outro lugar a partir da ultima página que ele estava lendo, sem precisar do livro por completo. Acho que essa é mais uma qualidade do e-book, só não sei como nomeá-la ou classificá-la.
É...vendo por esse lado, é uma boa esse lance de imprimir até onde lemos. Mas andar com papeladas impressas? Hmm...prefiro ainda pegar um livro mesmo, nem que ele seja um pouquinho grande.
 
Fernando Giacon disse:
Breno C. disse:
Relendo esse tópico, lembrei de um amigo que fazia o seguinte no estágio (nós dois fazíamos estágios em bancos, mas em locais diferentes): ele baixava o e-book e ficava lendo durante os minutos de folga que rola no serviço comum do banco, ai quando estava para sair, ia lá e imprimia uma certa quantidade de páginas, assim ele podia continuar a leitura em qualquer outro lugar a partir da ultima página que ele estava lendo, sem precisar do livro por completo. Acho que essa é mais uma qualidade do e-book, só não sei como nomeá-la ou classificá-la.
É...vendo por esse lado, é uma boa esse lance de imprimir até onde lemos. Mas andar com papeladas impressas? Hmm...prefiro ainda pegar um livro mesmo, nem que ele seja um pouquinho grande.
Só que em termos de reciclagem Giacon, essa é uma maneira muito boa de se fazer as coisas. Todos os papeis que rodavam lá no banco em que ele trabalhava, eram reclicados. Então na verdade ele não gastava papel, ele só interrompia o ciclo sem prejudicá-lo. Não sei se você sabe, mas alguns tipos de documentos devem ser impressos em papel "limpo" (com um lado em branco) e era esse tipo de papel que ele reutilizava.
E eu esqueci de apontar esse fato: os e-books são quase um ponto de evolução para a humanidade, porque vamos deixar de desmatar muitas florestas.
 
Definitivamente eu não gosto não, estou lendo O Médico e o Monstro pra acompanhar o Clube de Leitura, mas é um saco, extremamente cansativo!
Prefiro o bom e velho meio material.
 
Eu acho bem chato ler no computador. Não substitui o prazer do livro físico, poder deitar ou sentar confortavelmente para ler... Eu só baixo livros só no desespero, quando quero muito ler alguma coisa e não consigo o livro!
 
Eu não consigo imaginar o livro tradicional (papel) sendo totalmente substituído. Por todos os motivos já elencados aqui e outros (sintetizados naquele texto, L.I.V.R.O). No entanto, acho que o ebook tem muito espaço a ganhar.

Tão logo esses novos mini-notebooks funcionem como tablet-PC, alguns dos obstáculos para a popularização dos ebooks serão removidos ou minimizados: portabilidade, possibilidade de fazer anotações etc. De fato, os antigos problemas acabam virando vantagens, já que a portabilidade é muito maior do que um livro, o esquema de fazer anotações é melhor etc.

Além disso tudo, a pirataria passa a valer a pena. Se hoje em dia o volume de livros escaneados é cada vez maior, com a popularização desse sistema para a leitura, acho que o crescimento seria assustador. Alguns livros, mesmo sob direitos autorais, nem precisam ser pirateados através de scanner. Basta arrumar formas de burlar sistemas com o Google Books (o que, de certa forma, já existe).

Longe de um futuro negro para o livro tradicional, acho que possibilidades que o ebook traz são promissoras. No mínimo, um acesso mais fácil aos livros.
 
(E no maior estilo coveiro, vamos lá...)

Eu era completamente avesso a e-books por vários motivos já citados aqui no tópico, concordo com o fato de que nada substituir o "virar de página" ou aquele cheiro particular dos livros, sempre tive pouca paciência para ler no computador parece que não há muita facilidade para imaginar as cenas e as palavras parecem ter menos importância, maaaaaas, ultimamente ando traindo o movimento, o dinheiro apertando e até pelo fato de certas vezes você apenas querer conhecer uma obra de certo autor para ver se vale a pena me fizeram olhar com mais carinho para os e-books.
Não vejo no futuro uma substituição completa dessa forma de leitura pelos livros, para boa parte das pessoas que consomem livros de verdade é fácil enxergar uma grande resistência delas nesse sentido.
Contudo, se eu gosto ou tenho interesse de verdade por determinada obra, não penso duas vezes entre o e-book e o livro. :sim:
 
Eu fiquei sabendo a pouco tempo dessa nova tecnologia. Eu sou das antigas, prefiro ter o livro nas mãos, o cheiro de papel. Mas não posso dizer que sou imune a isso pois não aguentei esperar chegar em português Amanhecer (Breaking Down) e li no meu celular. Sinceramente, é horrivel, meu cel. ñ é nenhum cookie da vida e sua tela é pequena mas na hora da leitura acabava esquecendo. Mas os livros ainda são minha preferência.
 
Bem eu leio tanto E-book q comprei o sansung omnia so pra poder ler em transito.... meu sonho é comprar um e-reader... existem alguns q tem ate o lance de virar a pagina e ouvir o farfalhar das folhas.... tudo de plastico organico e varios com telas nao emissivas. O tempo do livro de papel esta acabando. vou ficar um pouco triste... mas nada q eu nao sobreviva.... tenho uma grande biblioteca em casa (mais de 5000 volumes) e meus pais tiveram uma muito maior (por volta de 13000). vcs ja se preguntaram no problema logistico q é uma granda biblioteca????
 
Meu leitor de e-books é um ipod touch, que não é dos melhores para se ler, mas tem algumas funcionalidades bacanas, tipo buscar o significado das palavras na net (útil, já q maioria dos ebooks são em inglês), ou "dobrar" o canto da página. mas eu gosto mesmo porque ele te dá acesso a um repositório com muitos livros que estão em domínio aberto.
 
Wilson disse:
Meu leitor de e-books é um ipod touch, que não é dos melhores para se ler, mas tem algumas funcionalidades bacanas, tipo buscar o significado das palavras na net (útil, já q maioria dos ebooks são em inglês), ou "dobrar" o canto da página. mas eu gosto mesmo porque ele te dá acesso a um repositório com muitos livros que estão em domínio aberto.

Legal, agora sabemos que você tem grana e um Touch, mas eu sou fudido e também terei um.
Alias, queria fazer umas perguntas quanto a e-books lidos por ele:
1º - Só aceita formatos de texto do MAC?
2º - Tem regulagem de brilho, mas faz mesmo diferença? Porque quando a minazinha da loja me mostrou, parecia que não adiamantava muita coisa.
3º - Frágil?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo