• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas

Samwise- The Brave

"Onde há vida há esperança"
Eu realmente estou cheio de dúvidas sobre SdA.
Aqui vão algumas que realmente me perturbam.

1 - Alguém poderia me detalhar O QUE SÃO as "eras", como Primeira Era, Segunda Era... Eu entendi que é como um "calendário", Por exemplo, a jornada do Anel aconteceu na "Terceira Era".

2 - O que existe além da terra média, lugar onde se passa SdA?

3 - Em que livros eu fico sabendo o que são Maias, Istar (acho que é assim) e outras raças novas para mim? Este livro, O Silmaroon, é que contém essas informações?

4 - Onde eu arranjo os livros da pergunta acima?

5 - Onde eu fico sabendo sobre as histórias de SdA, como sobre o mestre de Sauron e a guerra que os elfos tiveram contra ele?

6 - Quantos livros são realmente necessários para saber as informações acima?

Obrigado a todos. Agora vou continuar estudando quenya. xP
 
Samwise disse:
Eu realmente estou cheio de dúvidas sobre SdA.
Aqui vão algumas que realmente me perturbam.

1 - Alguém poderia me detalhar O QUE SÃO as "eras", como Primeira Era, Segunda Era... Eu entendi que é como um "calendário", Por exemplo, a jornada do Anel aconteceu na "Terceira Era".

2 - O que existe além da terra média, lugar onde se passa SdA?

3 - Em que livros eu fico sabendo o que são Maias, Istar (acho que é assim) e outras raças novas para mim? Este livro, O Silmaroon, é que contém essas informações?

4 - Onde eu arranjo os livros da pergunta acima?

5 - Onde eu fico sabendo sobre as histórias de SdA, como sobre o mestre de Sauron e a guerra que os elfos tiveram contra ele?

6 - Quantos livros são realmente necessários para saber as informações acima?

Obrigado a todos. Agora vou continuar estudando quenya. xP

Vamos lá:

1) isso. São como no mundo real: um conjunto de anos que tiveram um certo aconteciemnto importante e então após isso (o acontecimento) o mundo foi mudado de alghuma forma. Exemplo: a 3ª Era (essa onde se passa o SdA) acaba coma destruição do Um Anel e a destruição de Sauron; então inicia-se a 4ª Era...

2) O mundo todo. Tolkien diz que as histórias do SdA são a ORIGEM do NOSSO mundo...

3) Sim, o Silmarillion é o livro que explica isso. Outros abaixo!

4) Livrarias. :mrgreen: (Siciliano, Saraiva ou pela internet dirteto no Submarino - e vc ainda ajuda a Valinor se comprar no Submarino!) :cerva:

5) de novo: n'O Silmarillion!

6) Olha O Silmarillion como vc deve ter percebido pode te tirar essas dúvidas. Informações adicionais (e mUITO interessantes) pode ser conseguidas nos Contos Inacabados e n'As Cartas de J.R.R.Tolkien. Ler o Hobbit também é útil...
 
Samwise disse:
Eu realmente estou cheio de dúvidas sobre SdA.
Aqui vão algumas que realmente me perturbam.
Vamos ver o que dá para ajudar.

Samwise disse:
1 - Alguém poderia me detalhar O QUE SÃO as "eras", como Primeira Era, Segunda Era... Eu entendi que é como um "calendário", Por exemplo, a jornada do Anel aconteceu na "Terceira Era".
Exatamente. As eras fazem parte de um calendário, por assim dizer. Tu por acaso leu os apêndices de SDA? Lá tem (quase) tudo.

2 - O que existe além da terra média, lugar onde se passa SdA?[/QUOTE]
Samwise disse:
Existe outros lugares, embora não citados nos livros.

Samwise disse:
3 - Em que livros eu fico sabendo o que são Maias, Istar (acho que é assim) e outras raças novas para mim? Este livro, O Silmaroon, é que contém essas informações?
:lol:

Esse Silmaroon me lembrou o Chester. Samwise, não leve a mal a risada, não é contigo.

O SILMARILLION é um ótimo livro para tirar a maioria de suas dúvidas.

Samwise disse:
4 - Onde eu arranjo os livros da pergunta acima?
:eek:

Em livrarias, uai. Mas acho que tu poderia entrar em contato com o usuário Ispaine, que ele pode te ajudar.

Samwise disse:
5 - Onde eu fico sabendo sobre as histórias de SdA, como sobre o mestre de Sauron e a guerra que os elfos tiveram contra ele?
Silmarillion.

Samwise disse:
6 - Quantos livros são realmente necessários para saber as informações acima?
Todos que Tolkien escreveu que envolve essas raças.

Recomendo além de SdA: O Hobbit, O Silmarillion, Contos Inacabados e As Cartas de J.R.R. Tolkien. Conversa com o Ispaine que ele te ajuda.

Samwise disse:
Obrigado a todos. Agora vou continuar estudando quenya. xP
Tu já tem o livro do Curos? Se não, conversa com o Ispaine também. :D
 
Samwise disse:
Eu realmente estou cheio de dúvidas sobre SdA.
Aqui vão algumas que realmente me perturbam.

1 - Alguém poderia me detalhar O QUE SÃO as "eras", como Primeira Era, Segunda Era... Eu entendi que é como um "calendário", Por exemplo, a jornada do Anel aconteceu na "Terceira Era".

2 - O que existe além da terra média, lugar onde se passa SdA?

3 - Em que livros eu fico sabendo o que são Maias, Istar (acho que é assim) e outras raças novas para mim? Este livro, O Silmaroon, é que contém essas informações?

4 - Onde eu arranjo os livros da pergunta acima?

5 - Onde eu fico sabendo sobre as histórias de SdA, como sobre o mestre de Sauron e a guerra que os elfos tiveram contra ele?

6 - Quantos livros são realmente necessários para saber as informações acima?

Obrigado a todos. Agora vou continuar estudando quenya. xP


Olá, Samwise. Vou tentar responder com o que eu sei:

1 - As Eras são períodos de anos que geralmente começam e terminam com eventos significativos. Por exemplo: a Primeira Era termina com Númenor sendo engolida pelo oceano. No mais, elas são indicadores de tempo. Você pode ler sobre elas nestes artigos da Valinor, que fala tudo a respeito.

2 - A Terra-Média é só parte de Arda, que é o mundo onde se passa o Senhor dos Anéis. Também nestes artigos da Valinor você pode achar tudo a respeito.

3 - Sobre Maiar e Istari você pode ficar sabendo n'O Silmarillion. Se quiser, dê uma pesquisada no site ou no Fórum que você também encontrará explicações. Qualquer coisa, me mande uma MP.

4 - O livro é O Silmarillion, e você arranja ele comprando ou pegando emprestado, oras. Mas tente não roubá-lo ou baixá-lo na internet, se achar :mrgreen:

5 - N'O Silmarillion e n'Os Contos Acabados de Númenor e da Terra Média, todos publicados no Brasil.

6 - Na verdade, cada um é importante para que você veja todo o universo criado pelo Professor e possa se situar nele, mas eu recomendo que você compre o Silmarillion rápido, se quer saber de tudo isso.


Agora deixa eu ir... bom estudo de quenya pra você!
E qualaquer coisa é so mandar uma MP ou perguntar pra alguém do Fórum.
 
Última edição:
Bom, a galera te esclareceu tudo.

Mas é sempre bom dar uma olhada em sites né?

Aqui mesmo na Valinor podemos contar com a [url="http://enciclopedia.valinor.com.br]Enciclopédia Valinor[/url].

E mesmo na www.valinor.com.br você vai encontrar diversas dicas, e respostas para suas perguntas! :cerva:
 
Última edição:
Samwise disse:
1 - Alguém poderia me detalhar O QUE SÃO as "eras", como Primeira Era, Segunda Era... Eu entendi que é como um "calendário", Por exemplo, a jornada do Anel aconteceu na "Terceira Era".

Como já foi dito, as Eras são certo período de tempo. Um acontecimento marcante delimita o fim de uma Era e o começode outra. São sites bons com informações sobre as Eras:
-Enciclopédia Valinor
-Dúvendor

Samwise disse:
2 - O que existe além da terra média, lugar onde se passa SdA?

-Arda, na Enciclopédia Valinor.
-A GEOGRAFIA DE ARDA, na Dúvedor

Samwise disse:
3 - Em que livros eu fico sabendo o que são Maias, Istar (acho que é assim) e outras raças novas para mim? Este livro, O Silmaroon, é que contém essas informações?

5 - Onde eu fico sabendo sobre as histórias de SdA, como sobre o mestre de Sauron e a guerra que os elfos tiveram contra ele?

Sim, O Silmarillion, COntos Inacabados, os HoME e há um pouco nas Letters,


Samwise disse:
4 - Onde eu arranjo os livros da pergunta acima?

Os primeiros você encontra em qualquer livraria, ou em sites de comprar pela internet (como submarino). As letters (cartas) você só acha no submarino ou no site da editora Arte e Letra.


Samwise disse:
6 - Quantos livros são realmente necessários para saber as informações acima?

Um: O Silmarillion.

Samwise disse:
Obrigado a todos. Agora vou continuar estudando quenya. xP

As dicas dadas acima não estão erradas: o Livro de Qunya da Editora arte e Letra pode te ajudar muito, se você não tiver um.
 
Cervus disse:
Por exemplo: a Primeira Era termina com Númenor sendo engolida pelo oceano.
Na verdade, isso acontece no fim da Segunda Era, mas esta só termina com a Guerra da Última Aliança.

n'Os Contos Acabados de Númenor e da Terra Média,
Inacabados :g:



Sobre os Istari o Silmarillion não fala, mas eles são simplesmente os Maiar que foram escolhidos para ir à Terra-Média na Terceira Era para ajudar na luta contra Sauron, tomando a forma de magos. Gandalf é um Istar, assim como Saruman. Os outros são Radagast (que é citado brevemente no SdA), Allatar e Pallando (que nem são mencionados no SdA).
 
Imadofus disse:
Quote:
Cervus disse:
Por exemplo: a Primeira Era termina com Númenor sendo engolida pelo oceano.

Na verdade, isso acontece no fim da Segunda Era, mas esta só termina com a Guerra da Última Aliança.


n'Os Contos Acabados de Númenor e da Terra Média,

Inacabados :mrgreen:

Onde é que eu tava com a cabeça quando escrevi essas coisas? :eek:

Correção, então:

1. a Primeira Era termina com o mar invadindo Beleriand, e não Númenor.

2. Ah, vai. Esse erro é imperdoável *EU:chibata:*


E gente, se eu disser algo sobre Morgoth ter estado de olho em um Anel dourado com inscrições na língua de Mordor sobre dominação do mundo, não dêm atenção :lol:
 
Última edição:
Obrigado a todos, eu agora já sei quais livros vou comprar. Assim que eu acabar SdA eu vou comprar O Silmarillion e depois de acabar ele, Contos Inacabados. Se eu ainda estiver muito interessado sobre o assunto eu vou comprar As Cartas de Tolkien. Tudo pelo Submarino, pra ajudar a Valinor e ainda poupar o trabalho de ir à uma livraria D:"
 
Ainda te sugiro fazer o seguinte: ler os livros nessa ordem q vc colocou, e depois, relê-los todos na seguinte ordem: Silmarillion, Contos Inacabados, O Hobbit e SdA!!

Tem um tópico em que o pessoal fez as sugestões, mas tem um post do Deriel (#33) que coloca de forma mais completa o que seria mais indicado:

Qual a ordem correta para a leitura dos livros
 
Edrahil disse:
Ei, compra pelo Submarino e usa a o esquema desse tópico aqui: COMPRAR PELO SUBMARINO PODE AJUDAR A VALINOR: CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Olha..não sabia disso... Até que esse Edrahil serve pra algo... :lol: ..tava precisando comprar uns livros mesmo...

Ai Sam vou quota um post do Deriel com as seqüência cronológica dos livros...
O ideal para iniciantes:

- O Hobbit
- SdA
- O Silmarillion
- Contos Inacabados

Ai Depois que vc tiver manjando tudo de SdA vc faz assim:

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
* "Quenta Silmarillion" até o capítulo "Of Eldamar and the Princes of the Eldalië"
* Ler "The Shibboleth of Feanor" no HoME 12
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
* Ler "Aelfwine and Dirhaval" no HoME 11
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
* Ler "The Wanderings of Hurin" no HoME 11
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
* Ler "Maeglin" no HoME 11
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
* Ler "Tal-Elmar" no HoME 12
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.
* Ler "The New Shadow" no HoME 12
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo