• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Existenciais Filosóficas ao Extremo

Só para deixar o trabalho de filosofar mais fácil, no HoME X Tolkien filosofa sobre isso também. Ele acreditava que não era correto um sub-criador modificar as verdades comprovadas do universo. Portanto o Sol pelo menos já existia desde o início, mas foi coberto por várias camadas de núvens por Melkor, que cobriam toda a Terra-média. Em Valinor, Varda fez uma cobertura que simulava o céu acima, só que sempre estrelado (para que os espiões de Melkor não pudessem enxergar nada). Quando Varda terminou de criar as constelações principais, Manwë quebrou a formação de núvens de Melkor para que a luz passasse. Foi assim que os elfos despertaram, e por isso nunca viram o Sol até seu retorno a Terra-média.
 
Tipo, como Morgoth arranjava comida praquela orcarada toda q vivia em angband?
E os navios de gondor, pq não há menção deles na Guerra do Anel?
Como os ents se reproduziam?
Como Ungoliant foi pra Nangunthorteb, e depois saiu de lá e foi pro sul e ninguem percebeu, tipo, uma aranha gigante chama atenção.
Bilbo era um vagabal? Tipo, o kra, msmo antes da jornada a erbor num trabalhava.

os orcs procuravam suas próprias comidas, eu acho
não tenho idéia porque os navius de gondor não fazen parte da guerra
os ents surgiram de uma agua que dava vida a plantas, mais ou menos isos
Como Ungoliant foi pra Nangunthorteb, e depois saiu de lá e foi pro sul e ninguem percebeu, tipo, uma aranha gigante chama atenção, não lembro disso
não é porque não ha relato que ele era um vagabal, e ele, que eu me lembre ganhou grande parte do que tinha, antes da sua primeira jornada, de seu pai Drogo Bolseiro, se eu não me engano
 
Slicer disse:
Portanto o Sol pelo menos já existia desde o início, mas foi coberto por várias camadas de núvens por Melkor, que cobriam toda a Terra-média. Em Valinor, Varda fez uma cobertura que simulava o céu acima, só que sempre estrelado (para que os espiões de Melkor não pudessem enxergar nada). Quando Varda terminou de criar as constelações principais, Manwë quebrou a formação de núvens de Melkor para que a luz passasse. Foi assim que os elfos despertaram, e por isso nunca viram o Sol até seu retorno a Terra-média.

E quanto a Arien e o fruto de Laurelin, as lâmpadas dos Valar e todo o resto?
 
Nessa versão da historia não há menção há isso, essa parada do sol ja existir no enicio foi algo q tolkien criou tarde na vida e nem chegou a completa-la.
 
O problema é que as plantas antes da PE estavam no sono de Yavanna, então se os elfos se alimentassem dos vegetais não sobraria muita coisa pra depois.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
E quanto a Arien e o fruto de Laurelin, as lâmpadas dos Valar e todo o resto?

Arien já era Maia do Sol antes disso. Parece que Melkor tentou forçar ela a se casar com ele e talz, não lembro a história toda agora. No final ele se queimou e virou negro, e Arien teve que deixar o Sol, que ficou sem controle. Talvez um bom motivo para as lâmpadas...

Quanto ao todo resto... não sei. Minha teoria é que Yavanna não se aproximaria tanto de Utumno a ponto de colocar as plantas de Cuiviénen em seu sono.
 
Bom, esses textos (o I e II da seção Miths Transformed do HoMe X) são MUITO interessantes, e refletem as idéias mais tardias de Tolkien sobre o mito criacional em sua obra, em particular a criação do Sol e da Lua.

Mas na época em que estes textos foram escritos (final dos anos 50, início dos anos 60), Tolkien começou a criar algumas contradições, surgidas principalmente de sua indecisão sobre que versão adotar como "oficial".
No que diz respeito à criação do Sol, ele optou pela versão que o Slicer mostrou, na qual ele já existia antes de Arda.

Só que essa versão entra em conflito com a dos Anais de Aman, que data da mesma época desse novo mito criacional; e nos Anais, a criação do Sol e da Lua é aquela que conhecemos através do Silma publicado: eram frutos das Duas Árvores.
Christopher Tolkien comenta muito essas questões, mostrando inclusive, em suas notas, trechos da contradição de seu pai em certos momentos.
Num deles, no início do texto II do Miths Transformed, Tolkien afirma: "Nem poderia haver bosques, flores, etc. na terra, se não houvesse luz desde a destruição das Lâmpadas!". Porém, na primeira nota sobre essa afirmação, Christopher coloca o trecho dos Anais (que é o mesmo do Silma publicado), onde é afirmado que, após a destruição das Lâmpadas, Yavanna colocou plantas e animais sob um sono profundo, para que os mesmo não envelhecessem e aguardassem o que estava por vir (isto é, o Sol)!!

Percebe-se, pelos textos contidos nos três últimos volumes da série HoMe e pelos próprios comentários de Christopher, que Tolkien, na última década de sua vida estava "filosófico demais", e começava a rever conceitos do Silmarillion criados décadas e décadas antes... e o olhar que caía sobre sua obra era menos "mitológico" e mais "religioso", por assim dizer.

Christopher teve que escolher cuidadosamente que versões poderiam ser colocadas juntas para formar o Silmarillion de modo que não entrassem em contradição umas com as outras... e creio que ele fez as escolhas certas: o Silma publicado ficou muito mais "mágico e mitológico", mesmo contendo versões que poderiam ser vistas como "antigas" e "rejeitadas" pelo próprio Tolkien. O problema do Professor era sua eterna insatisfação com o próprio trabalho. Essa "releitura" que ele mesmo estava fazendo de sua obra no fim de sua vida começava a desestruturar e mesmo a anular o que ele já havia escrito antes, de modo que o Silma corria sério risco de voltar à estaca ZERO!

Christopher foi coerente e pegou a versão mais "completa" e "concisa" possível, e é essa que temos hj.
Particularmente, fico satisfeito com ela, e tenho-a como a "oficial", por assim dizer; mas, claro, nem por isso rejeito os textos de Tolkien posteriores a ela, pois muitos complementam o Silmarillion publicado ao invés de contradizê-lo e, felizmente, estes são a maioria. Na verdade, prezo-os imensamente, e têm sido estes textos que me tem feito pensar e divagar muito sobre a mitologia de uns 3 anos pra cá. Sem dúvida são os mais profundos, psicologicamente falando... e só dar uma olhada no Athrabeth, por exemplo.
 
Não se sabe de que foi que Baldor morreu, Riff. Pode bem ter sido de fome ou até mesmo de medo, perdido e confuso dentro da montanha tentando abrir aquela porta e com vai se saber quantos daqueles fantasmas lá em volta dele...
 
Lendo o Silmarillion, precisamente o cápitulo De Maeglin, percebi que no dialogo entre Eöl e Curufin, onde Eöl busca noticias sobre sua esposa Aredhel e seu filho que o deixaram para ir a Gondolin ele faz a seguinte citação :
" - Disseram-me, Senhor, Curufin, que meu filho e minha mulher, a Dama Branca de Gondolin, sairam a cavalo para visita-lo enquanto eu estava fora de casa. Pareceu-me correto juntar-me a eles nessa visita"

Como Eöl sabia que sua esposa era senhora de Gondolin, sendo que ela não falou a não ser para o filho sobre a existência da cidade escondida ??? :o?:
 
Aredhel deve ter falado pra ele, uma burrice extrema por sinal :roll:
O estranho eh Curufin nem estranhar esse nome, ja se sabia q Turgon tinha um reino oculta, se Aredhel(irma dele) era dama bramca de lá, ficaria na kra q tem algo a ver :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo