Eu sabia que aquele link para o curso de AS que eu te dei não ia ficar parado por muito tempo
Mithrandir the White disse:
Taura, segundo o meu companheiro aqui (Complete Guide to ME), Aragorn é Sindarin para "árvore-real". Levando em consideração que árvore em Sindarin é "orn" e "ara" é real, pode se entender de onde tenha saído o nome Aragorn.
Quando questionado sobre isso, na carta 347 endereçada a Richard Jeffery que perguntava "(5)Poderia Aragorn significar 'Rei-Árvore' (com lenição de *gorn para orn em Celeborn, etc.) (...)":
J.R.R. Tolkien disse:
(...) Isso não pode conter uma palavra 'árvore' (veja nota)¹. 'Rei-Árvore' não teria nenhum sentido para ele, e já era usado por um ancestral seu (Tar-Aldarion, N. do T.). Os nomes da linhagem de Arthedain são peculiares de várias maneiras, embora de forma S[indarin], não são imediatamente interpretáveis. Mas seríam necessários mais registros históricos e linguísticos de S[indarin] do que existem (leia: que eu achei tempo ou necessidade de inventar) para explica-los. O sistema pelo qual todos os nomes desde Malvegil foram feitos é trissilábico, e possui apenas um elemento "significativo"² (ara sendo usado quando o elemento final era de uma só sílaba; mas ar em outros casos) é peculiar a esta linha de nomes. (...)
Nota 1 diz o seguinte: 2 palavras antigas para 'árvore': (1) *galadā <√GAL 'crescer' intr[ansitivo]; and (2) *ornē do muito freqüentemente usado √OR/RO subir, ir para cima (cf. ortani 'levantou'). (1) > Q. alda, S. galadh. (2) > Q. orne, S. orn.
(1) não é conectado em origem com o nome Galadriel, mas ocorre em Calas Galadhon, Galadhrim. Antes que eu descobrisse muitos leitores como você estariam interessados em detalhes linguísticos, eu pensei que as pessoas achariam dh rude, então escrevi d (por ð & dh) em nomes. Mas galadhon, -dhrim está agora no texto.
Nota 2 diz: Se todos realmente fossem assim; alguns devem ter sido meramente cunhagens no estilo geral; ou alterações de velhos nomes aparecendo domesticamente. Como nossos Robert > Robin, Dobbin, Hob, Bob etc.