1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por bruno_soares, 9 Jul 2006.

  1. bruno_soares

    bruno_soares guerreiro nordico

    Ola pessoal estava dando uma lida, no hobbit quando me deparei com tres fatos que me chamaram muito a atenção!!!

    1º. Bilbo correu pelo corredor, muito zangado e totalmente desnorteado e desconcertado - era a mais estapafúrdia quarta-feira de que ele se lembrava. Abriu a porta com um solavanco e todos caíram para dentro, um em cima do outro. Mais anôes, mais quatro! E Gandalf estava atrás, inclinando-se sobre seu cajado e rindo. Tinha feito um estrago razoável na superfície da bela porta; a propósito, também tinha feito desaparecer o sinal secreto que deixara nela na manhã anterior.
    - Cuidado! Cuidado! - disse ele. - Não é do seu feitio, Bilbo, deixar amigos esperando no capacho, e depois abrir a porta como uma espingarda de pressão! Deixe-me apresentar Bifur, Bofur, Bombur e, especialmente, Thorin!

    Bem creio que naquela época não existiam armas de fogo!!!


    2º. Esta é uma história de muito tempo atrás. Naquela época, as línguas e as letras eram muito diferentes das que empregamos hoje. O inglês foi usado para representar essas línguas. Mas dois pontos devem ser observados: (1) Em inglês, o único plural correto de dwarf (anão) é dwarfs, e o adjetivo é dwarfish. Nesta história, usam-se dwarves e dwarvish*, mas apenas quando se fala do antigo povo a que pertenciam Thorin Escudo de Carvalho e seus companheiros. (2) Orc não é uma palavra inglesa.

    Ocorre em um ou dois lugares mas é geralmente traduzida como goblin (ou hobgoblin no caso das espécies maiores). Orc é a forma hobbit do nome dado naquele tempo a essas criaturas e não tem nenhuma relação com orc, ork (orca), que se aplicam a animais marinhos aparentados com o golfinho.
    O motivo para este uso é oferecido em O Senhor dos Anéis, III, p. 639.

    Quer dizer que os Orcs são todos globlins?


    3º. Bilbo nunca vira ou imaginara qualquer coisa semelhante. Estavam lá em cima, num lugar estreito, um terrível precipício sobre um vale escuro bem ao lado.
    Estavam abrigados sob uma pedra saliente onde pretendiam passar a noite, e ele estava deitado debaixo de um cobertor, tremendo da cabeça aos pés. Quando espiava os clarões dos relâmpagos, via os gigantes de pedra do outro lado do vale, lançando pedras uns sobre os outros, como num jogo, apanhando-as, jogando-as na escuridão embaixo, onde elas se despedaçavam por entre as árvores ou se estilhaçavam em mil fragmentos com um ruido ensurdecedor. Então vinham vento e chuva, e o vento sacudia chuva e granizo em todas as direções, de tal modo que uma pedra saliente não representava proteção nenhuma. Logo estavam todos quase encharcados, e os pôneis estavam parados com as cabeças baixas e os rabos entre as pernas; alguns gemiam de pavor. Ouviam os gigantes gargalhando e gritando por todas as encostas das montanhas.

    Isso quer dizer que existia gigantes na terra média? Se sim gostaria de saber mais sobre eles!!!



    Obrigado,

    Bruno de Abreu Soares.
     
    Última edição por um moderador: 7 Fev 2009
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Elfo de Valfenda

    Elfo de Valfenda Happy to see you

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    1°- provavelmente espingarda de pressão deveria ser uma arma rústica da época cuja se exercia algum tipo de pressão para atirar pedra com velocidade e pressão parecidos a de uma espingarda.

    Penso ser isso corrijam me se estiver errado.

    2°- 2.Não sei explicar isso só sei que as vezes acontece digo por experiência própria, quanto a diferenciação usada é dificíl explicar.
    3.Dependendo de sua interpretação pode-se dizer que sim.

    3°-Pode ser que sim ou que se estivesse falando de orcs.

    Qualquer coisa errada aqui corrijam-me por favor
     
  3. Calendula

    Calendula Usuário

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    quanto a primeira questão: é apenas uma expressão... nh. e eles já conheciam a polvora, não? (gandalf e seus fogos de artifícil)
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Primeiramente, mude a fonte de seu texto, pra ficar com um visual mais "agradável" de se ler. =]

    Agora vamos às respostas.

    1º - Não, não existiam armas de fogo, mas devemos levar em conta que a narrativa de O Hobbit é mais infantil, e Tolkien não tinha "O Senhor dos Anéis" em mente àquela época. De qualquer forma, como o livro é narrado por alguém de fora da história, pode-se considerar que foi apenas uma comparação do narrador de tempos mais atuais, ao fato ocorrido com Bilbo.

    2º - Em O Hobbit sim, os Orcs são goblins. Por algum motivo, a tradução da Martins Fontes usou o termo "orc", ao invés de "goblin" ou mesmo "duende". O mesmo ocorreu em O Senhor dos Anéis, onde o termo "goblin", que aparece algumas vezes, foi traduzido como "orc". Mas, na Terra-Média, podemos considerar goblins como um tipo menor de orcs. Os orcs das Montanhas Nevoentas eram goblins. Há um texto na Valinor sobre esse assunto, dê uma procurada depois. O nome é "Eu acredito em duendes".

    3º - Mais uma vez é uma questão relacionada a O Hobbit, parecida com a 1ª. Esse é o único momento que gigantes são citados em uma obra relacionada à Terra-Média, se não estou enganado. Considere então isso como uma "metáfora do narrador", ou um "deslize" de Tolkien, ou mesmo que havia gigantes na Terra-Média, só que eles resolveram nunca mais aparecer em outras obras, hehehe.
     
  5. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Vou usar um exemplo de fora do SDA:
    "um orc é o membro mais próximo dos humanos dentre todos os goblinóides(duendes)"
    Quanto à espingarda, é quase um bodoque, algo bem tosco e fraco, que poderia ter outra propulsão além de pólvora.
    Já os gigantes poderiam ser tanto Trolls quanto poderiam ser uma metáfora com referência a montanhas.
     
  6. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Cavalheiros, a moça parece ter razão. A pólvora já era conhecida de alguns.
    Mesmo assim, penso tb como ela: "espingarde pressão" está mais para ser apenas uma expressão ou uma referência a algum tipo rústico de arma com cilindro interno móvel.

    Abraços a todos.
     
  7. Calendula

    Calendula Usuário

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    nisso eu tenho q concordar.

    valeu N'liärien
     
  8. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    É, dá até dor de cabeça. A espingarda pode ter uma mola ou elástico, não precisa ser pólvora.
     
  9. Fearroth

    Fearroth A morte é só o inicio...

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Sobre os gigantes, o fato de Bilbo ser um hobbit faz com que uma criatura grande, como um troll aparente ser gigantesco...

    "Já os gigantes poderiam ser tanto Trolls quanto poderiam ser uma metáfora com referência a montanhas."

    muito bom esse comentario!!!
     
  10. Eu quero saber acho que fósforos devem ser bem velhos então pois são citados muitas vezes!

    E se vcs puderem me dizer eu não sabia que os fósforos já existiam naquele tempo o que vcs me dizem?
     
    Última edição por um moderador: 11 Jul 2006
  11. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Retirei da Enciclopédia Valinor:

    Outro ponto interessante a ser destacado, é o fato de a tradução brasileira ter "atropelado" certa espécie de Orcs. Os goblins aparecem várias vezes na obra original, sendo diferenciados na mesma de Orcs normais. Mesmo assim, a tradução brasileira simplesmente ignorou isto e traduziu 'goblin' para 'Orc'. Mais detalhes sobre isso, você encontra aqui mesmo na Valinor, no texto "Eu Acredito em Duendes!!".


    Uma das figuras que se destaca nesse grupo é o Grão-Orc, o chefe dos Orcs que atacaram Bilbo e os anões na Montanha da Névoa. Ele é maior, mais forte e muito mais inteligente que os outros orcs (o que não é lá grande coisa), por isso comanda todo o grupo de seres do mal.


    Uma das melhores discussões sobre o tema aconteceu no tópico orcs- oq eles saum?, lá o usuário poderá conferir opiniões das mais diversas e uma discussão riquíssima em argumentos.

    ____________
     
  12. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Arruma essa cor "pelamordedeus"!

    "muito bom esse comentario!!!" Obrigado.:D
     
  13. bruno_soares

    bruno_soares guerreiro nordico

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Existiam fosroros sim, tem uma passagem que eu li essa semana no hobbit, que é quando a comitiva esta no pico das aguias e os anões não conseguem acender o fogo, dai o gandalf acender pra eles com magia. Nesse mesmo paragrafo diz que os anões gostavam mais de usar pederneiras ( pedras usadas para acender o fogo) do que fósforos.

    ________________________________________________________

    Essa semana lendo o hobbit vi uma passagem que o gandalf referece aos gigantes como gigantes de predra, o que faz pensar com que eles sejam trols.

    ________________________________________________________

    Outra coisa que gostaria de saber, quem são os NECROMANTES, que o gandalf tanto fala o a longo do livro?
     
  14. Carol

    Carol Visitante

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Necromante (não Necromantes) é o Sauron, só não sei o por que do nome :)
     
  15. bruno_soares

    bruno_soares guerreiro nordico

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    mas fala no livro que havia um nos quatro cantos do mundo.
     
  16. Elfo de Valfenda

    Elfo de Valfenda Happy to see you

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Necromante - Aquele que preve o futuro por via dos mortos.
    "[...] só não sei o por que do nome "
    Sauron não tinha nenhum instrumento de previsão do tempo?

    Tem razão, essas cores fortes junto ao fundo cinza da valinor chegam a dar dor de cabeça.

    Esse tópico é o mais díficil de ler que eu já vi quase não consigo enxergar o que estava escrito.

    Como bruno_soares explicou, realmente existiam fósforos
     
  17. Kyra

    Kyra I am Jack's smirking revenge.

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    estou relendo em inglês e nem reparei nisso....provavelmente foi uma triste tradução...
     
  18. Celebentári

    Celebentári Usuário

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Eu só achei meio estranho ter fósforo por lá mas tudo bem!
     
  19. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    O nome "necromente" veio do fato que ele usava os espritos dos mortos para realizar seus feitiços (seja prendendo espiritos, seja consultando-os... oq ue era uma "magia negra"; os Homens se afundam nessa: queriam descobrir o que vinah depopis da morte e por isso caem no papoo de Sauron; era o poder que os 9 davam).
     
  20. bruno_soares

    bruno_soares guerreiro nordico

    Re: Duvidas acerca do livro "O Hobbit"!!!

    Segundo o silma as almas dos homens se encontram com iluvatar quando morrem.
     

Compartilhar