1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duas dúvidas sobre Gollum...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Excluído052, 17 Jan 2004.

  1. Excluído052

    Excluído052 Excluído a pedido

    Me ocorreu agora quando eu assisti de novo o primeiro filme...


    Como Sméagol poderia pedir a Déagol o anel como "seu presente de aniversário" se na tradição dos hobbits é o aniversariante quem dá os presentes? - vide festa de bilbo.

    E se Gollum estava perseguindo a comitiva até por moria como conseguiu continuar a persegui-los se a ponte de Khaza-dum foi destruída?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. bom, sobre a primeira se não me engano, numa carta o Tolkien explica que os costumes do povo do gollum podiam ser diferentes.

    agora a segunda realmente é complicada. mas sei lá, é o gollum né. ele devia conhecer uns caminhos pra sair de lá alem da ponte.
     
  3. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    ele foi por outros caminhos!
    Ele podia esgueirar-se pelas paredes, lembrem-se!
     
  4. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Isso mesmo que eu ia falar... Pelo fato de ele ter vivido muito tempo com o anel e ter vivido muito tempo sob as Montanhas Cinzentas ele adquiriu uma habilidade incrível... Não diria que era como uma aranha em uma parede, mas acho que ele era muito bom pra escalar e achar passagens boas e fáceis (para ele) de se passar...
     
  5. Khalmyr

    Khalmyr Usuário

    Gollum é um ser agil ele deve ter encontrado outros caminhos por dentro de Moria


    e os habitos dos Hobbits são incertos
    ele começam a criar costumes e coisas do tipo quando o condado é fundado antes disso eles não tinham muitos costumes :mrgreen:
     
  6. Galaek

    Galaek Usuário

    bom, os costumes dos hobbits atuais podem ter sido adquiridos apos a época de sméagol, pq ele ja tinha 500 e poucos anos na epoca da guerra do anel.....
    sobre moria, bom, ja foi dito......gollum tem uma imensa facilidade de se esgueirar por caminhos sombrios pelas dimensoes de seu corpo e tbm pela habilidade adquirida com os 500 anos de uso do Um Anel.....
     
  7. Excluído052

    Excluído052 Excluído a pedido

    Aaaaaah boooom!

    Uau! Mas encontrar uma passagem além de Khaza-dhun deve ter sido bem difícil! :mrgreen:
     
  8. Angulókion

    Angulókion Usuário



    apesar q 500 anos nao era muito né, ja q bilbo tinha 111 qdo saio do condado e foi para valfenda.
    talvez, assim como os humanos, os hobbits tambem mudam seus custumes conforme o tempo vai passando..
     
  9. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Olha quanto a Moria Gollum pode simplesmente ter ficado para trás. Gollum na minha opinião não entrou em LothLórien e pode ter somente "achado" a trilha da sociedade quanto esses estavam descendo o Anduin.
     
  10. Ele poderia saber outros caminhos, e ter se esgueirado pelas paredes ou até ter tentado um salto (essa foi triste :lol: ).... mas qnto a dar presentes, gollum não era um hobbit.... mas uma espécie de Grado se não me engano... cada um com seus costumes....
     
  11. DW

    DW Usuário

    uma espécie de q?
    ele era um Hobbit sim, isso eh falado no livro.
     
  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Grado não deixa de ser um Hobbit... :mrgreen: , assim como os Pés-peludos e os Cascalvas....

    Ah... sobre a questão dos presentes, o Tolkien responde isso na Carta 214. Vai aí o link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  13. DW

    DW Usuário

    ahh pode crer.. ñ tinha me ligado no que era Grado.. malzz.. :tsc:
     
  14. Helluin

    Helluin Usuário

    Êpa! Gollum foi pra Lórien sim. Lembre-se que Frodo acorda de noite em cima daquela árvore onde ele dormia e olha pra baixo. Aí ele vê dois olhos olhando pra cima: era o Gollum. Os elfos também percebem ele lá.
    Outra coisa: quando eles estão indo para Lórien, Frodo (eu acho que foi ele) ouve passos os seguindo, e isso foi depois de Moria.
     
  15. Angulókion

    Angulókion Usuário

    eh claro q gollum foi para lorien, esta no livro, frodo viu e os elfos tambem. e quanto a moria, eu acho q ele nao voltou pois a entrada foi bloqueada, mas ele pode mto bem ter seguido outro caminho ou ateh mesmo ido pela ponte. ele era agil nao era.
     
  16. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    É tinha me esquecido da descrição de Gollun em Lorien.
     
  17. The_Rohirrim

    The_Rohirrim Usuário

    eu entendi q gollum foi para moria escondido entre os orcs, pois foram vistas pegadas diferentes no meio das dos orcs.
     
  18. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Gollum na verdade foi para Moria fugindo dos Orcs que o resgataram na Floresta das Trevas, e também com medo dos Nazgûl virem (como realmente vieram depois) no seu encalço.
     
  19. Lady of Valinor

    Lady of Valinor Usuário

    talvez, ainda, gollum tenha se adiantado a comitiva, quando ela comecou a ser perseguida, pode ser q tenha atravessado a ponte antes dos outros...
     
  20. isso q eu ia postar vai ve ele viu o balrog antes e fugiu dele,indo pra fora de moria
     

Compartilhar