• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duas dúvidas sobre Gollum...

Gollun é um Hobbit Sim, um hobbit velho e consumido.
Quanto ao Presente, bom, se não me engano, é costume dos Hobbits tanto dar quanto receber presentes, dependeria de como seria celebrado o aniversário e essa parte nos foi ocultada na história, por tanto, acho q nao podemos afirmar nada, somente supor que em seu niver, Sméagol receberia presentes.
E se nao me engano no Hobbit ou SdA, quando gollun exige o anel como presente, Deagol diz que já deu seu presente a Sméagol.
E em moria, nao descarto a possibilidade dele ter escalado as paredes e ter saído de lá, e também ele pode ter achado outro caminho, em meio a correria contra o balrog, e outra coisa gollun pode ter se adiantado deles quando estavam sendo atacados pelos orcs e pelo troll no Tumulo de Balin, ou pode ter ultrapassado eles em quanto Gandalf lia o "diário" dos anões, se nao me engano tbm, a sociedade dormiu por lá, gollun pode nao ter tentado roubar o anel por medo, mas como sabia q eles iriam sair de lá adiantou-se no caminho...
Existem varias possibilidades, mas EU acho que ele se adiantou e depois camuflou-se fora de lá, passando a segui-los dali em diante.

Namarië

Fëanársil
 
Glorfindel disse:
Olha quanto a Moria Gollum pode simplesmente ter ficado para trás. Gollum na minha opinião não entrou em LothLórien e pode ter somente "achado" a trilha da sociedade quanto esses estavam descendo o Anduin.

Se não me engano, o Gollum entra em Lothlórien sim, tanto é que Frodo acorda no meio da noite e o vê, tentando subir numa árvore... Ou estou viajando? :eh:

Quanto a Khazad-dûm, ele poderia ter atravessado a ponte antes mesmo da Sociedade atravessá-la, por que não? :wink:
 
jimmy-Brandebuque disse:
talvez, ainda, gollum tenha se adiantado a comitiva, quando ela comecou a ser perseguida, pode ser q tenha atravessado a ponte antes dos outros...
isso q eu ia postar vai ve ele viu o balrog antes e fugiu dele,indo pra fora de moria

Não sei ao certo sobre como ele saiu de Moria, mas é dito no Contos Inacabados que Gollum ficou perdido lá dentro, e sua salvação foi a entrada da Comitiva. Ele passou a segui-la e conseguiu deixar Khazad-dum. Creio que saiu de lá talvez depois da Comitiva, e não antes, já que provavelmente o poder do Anel o fizesse seguir Frodo, e não adiantar-se a sua frente.

Fëanarsil disse:
Quanto ao Presente, bom, se não me engano, é costume dos Hobbits tanto dar quanto receber presentes, dependeria de como seria celebrado o aniversário e essa parte nos foi ocultada na história, por tanto, acho q nao podemos afirmar nada, somente supor que em seu niver, Sméagol receberia presentes.
E se nao me engano no Hobbit ou SdA, quando gollun exige o anel como presente, Deagol diz que já deu seu presente a Sméagol.

Sobre a questão dos presentes, o Tolkien responde isso na Carta 214. Vai aí o link:
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Tolkien/Textos/Carta214_01.htm

Mentha disse:
Se não me engano, o Gollum entra em Lothlórien sim, tanto é que Frodo acorda no meio da noite e o vê, tentando subir numa árvore... Ou estou viajando?

Sim, Gollum entra em Lothlórien. A loucura para se apoderar do Anel era tamanha que ele fez o que parecia improvável: entrar na terra élfica.
 
Pandatur disse:
Não sei ao certo sobre como ele saiu de Moria, mas é dito no Contos Inacabados que Gollum ficou perdido lá dentro, e sua salvação foi a entrada da Comitiva. Ele passou a segui-la e conseguiu deixar Khazad-dum. Creio que saiu de lá talvez depois da Comitiva, e não antes, já que provavelmente o poder do Anel o fizesse seguir Frodo, e não adiantar-se a sua frente.
Se ele estava perdido em khazad-dum, então ele não seria capaz de achar outro caminho SOZINHO, a não ser a ponte, que depois q a comitiva passou foi quebrada, então ele deveria ter passado antes deles, por exemplo ter ultrapassado eles enquanto fugiam do Balrog.
Mas acaba de me ocorrer uma idéia...
Ao sairem de Moria, eles passam por Kheled-Zâram e quando Gimli, Frodo e Sam foram até a pedra de Durin, Aragorn disse algo como nao demorem, pois está anoitecendo e logo os orcs virao p/ cá.
Se os Orcs iriam atras deles até lá, logicamente teriam que sair de moria e não seria pela ponte, seria por outro caminho, talvez Gollun tenha seguido os orcs e saído junto com eles, e depois achando a trilha da comitiva. :o?:
 
hmmm
quanto ao presente, se nao me engano, devia ser costume do povo de gollum dar presentes sim, porq deagol fala q nao daria o anel porq já tinha dado um presente a smeagol.
Mas tem outra coisa muito importante, oras, o anel desperta cobiça, e mesmo entre hobbits do condado poderia criar confusão e discórdia. O aniversário do Gollum foi o primeiro motivo q ele conseguiu pensar para pegar o anel para ele. Se não houvesse o hábito de dar presentes com certeza ele acharia outro argumento.
 
Valanice disse:
Me ocorreu agora quando eu assisti de novo o primeiro filme...


Como Sméagol poderia pedir a Déagol o anel como "seu presente de aniversário" se na tradição dos hobbits é o aniversariante quem dá os presentes? - vide festa de bilbo.

E se Gollum estava perseguindo a comitiva até por moria como conseguiu continuar a persegui-los se a ponte de Khaza-dum foi destruída?

em relação ao aniversario eu nem sabia desta tradição , mas em relação a ponte.....o Gollun num tava logo atraz da comitiva????e ele tem uns movimentos diferente de um hobbit normal....bah...as vezes ele pulou.....ou foi por outro caminho....mas tinha outro caminho????hihihihihih
 
Eu acho bem mais provável que ele tenha passado por caminhos secretos ou ido um pouco na frente ao saber que estavam indo para a ponte de Khazad...
 
Em relação a Mória imagino realmente que Gollum poderia ter encontrado um outro caminho , o que afinal aquele lugar deveria ter, ou se não pelo menos escalado paredes, o que sabemos que é totalmente possivel para ele.

A questão é que a possibilidade dele ter se adiantado também não pode ser descartada, afinal é um raciocinio bem lógico, "te pego lá fora" , pq realmente onde mais a Comitiva poderia ir...

*Nossa, descobri q concordo com todas as possibilidades...um tanto confuso isso... :eek: *
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo