• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragão frio

Se não em engano , quando fala sobre um rei dos rohirrm,sobre quando eles ainda moravam nos vales do Anduin, que matou Scatha, que era um grande "dragão-frio";

O que acham de minha hipótese de eles serem chamados assim porquê teriam uma cor azul ou branca, e por viverem no extremo norte?
 

O que acham de minha hipótese de eles serem chamados assim porquê teriam uma cor azul ou branca, e por viverem no extremo norte?
Mas Smaug, por exemplo, vivia no norte (Urzal Seco) e não é dito que ele era um dragão frio.

Alasson, a passagem no SdA sobre os dragões-frios é essa:
Por fim, Dáin I, juntamente com seu segundo filho, foi morto às portas de seu palácio por um grande dragão-frio.

No livro The Lord of the Rings: A Reader's Companion, dos respeitados estudiosos tolkienianos Wayne G. Hammond e Christina Scull, achei o seguinte comentário a este trecho:
Um dragão-frio é, evidentemente, distinto de um dragão-de-fogo [no original, 'to be distinguished from a fire-drake'. Ou seja, dragões-frios são evidentemente uma contraposição aos dragões que cospem fogo].
 
Então ele cospem gelo mesmo?

Eu acho isso uma coisa meio incerta.

O ato de cuspir fogo não é tão absurdo pelo fato deste não ter aspecto sólido. O gelo por sua vez é solido. Como é que eles iriam cuspir gelo??? Só no Age of Mythology mesmo...
 
Mas o que o texto dá a entender pra mim não é que eles cuspiam gelo, mas sim que eles não cuspiam fogo.
 
Eu não gosto de parecer o chato da turma (na verdade eu gosto sim), mas acho de muita ingenuidade imaginar um dragão que cuspa gelo. Até porque frio é a ausência de calor, sendo que o fogo NÃO é a ausência de frio. E, mesmo que Tolkien não fosse um físico-químico, essa dedução toda é bem óbvia e não acredito que Tolkien colocaria um dragão cuspindo água petrificada.
Ou seja, o termo "dragão frio" faz referência à dragões que não cuspiam fogo.

Outra coisa é essa história de fêmeas e machos. Sejam dragões ou orcs ou anões, ou qualquer outro ser vertebrado, também fica óbvio que sua reprodução é sexuada e que, pra isso, é necessário existir dois gêneros distintos dentro da espécie.
Por mais que na mitologia original, lembrada pelo Alasson, os dragões sejam assexuados, na mitologia tolkieniana, os dragões não eram o contrário dos Ainur, eram apenas animais deturpados por Melkor.

E Alasson, "IMO" quer dizer "In My Opinion", "na minha opinião" em português. Coisa de nerd chato que não dá valor à própria língua e prefere utilizar siglas em inglês.

Ok, eu fui MUITO chato neste post! :lol:
 
Última edição:
Eu não gosto de parecer o chato da turma (na verdade eu gosto sim), mas acho de muita ingenuidade imaginar um dragão que cuspa gelo. Até porque frio é a ausência de calor, sendo que o fogo NÃO é a ausência de frio. E, mesmo que Tolkien não fosse um físico-químico, essa dedução toda é bem óbvia e não acredito que Tolkien colocaria um dragão cuspindo água petrificada.
Ou seja, o termo "dragão frio" faz referência à dragões que não cuspiam fogo.

Outra coisa é essa história de fêmeas e machos. Sejam dragões ou orcs ou anões, ou qualquer outro ser vertebrado, também fica óbvio que sua reprodução é sexuada e que, pra isso, é necessário existir dois gêneros distintos dentro da espécie.
Por mais que na mitologia original, lembrada pelo Alasson, os dragões sejam assexuados, na mitologia tolkieniana, os dragões não eram o contrário dos Ainur, eram apenas animais deturpados por Melkor.

E Alasson, "IMO" quer dizer "In My Opinion", "na minha opinião" em português. Coisa de nerd chato que não dá valor à própria língua e prefere utilizar siglas em inglês.

Ok, eu fui MUITO chato neste post! :lol:

Valeu então...
 
Biologicamente falando, é possível que um dragão se adapte ao frio, e até sua cor mude.

Porém bafo de gelo não seria lá muito possível.

Uma baforada de fogo seria possível sim, pois existem bactérias capazes de produzir hidrogênio e metano em intestinos animais... Se um dragão possuísse uma boa quantidade, sua respiração poderia inflamar-se com faíscas provocadas pelas suas garras em atrito com algo.

Agora, congelar com hidrogênio e metano, não consigo imaginar possibilidade.
 
Biologicamente falando, é possível que um dragão se adapte ao frio, e até sua cor mude.

Porém bafo de gelo não seria lá muito possível.

Uma baforada de fogo seria possível sim, pois existem bactérias capazes de produzir hidrogênio e metano em intestinos animais... Se um dragão possuísse uma boa quantidade, sua respiração poderia inflamar-se com faíscas provocadas pelas suas garras em atrito com algo.
Em outras palavras, não é um assopro, mas sim um arroto!
 
Creio que o último grande Dragão tenha sido Smaug, o Dourado. De todos, ele foi o que realmente preocupou Gandalf por ser uma séria ameaça aos povos Livres caso Sauron o controlasse. Não deixa de ser curiosa a citação de Tolkien a um Dragão-Frio, visto que foge totalmente de terminologia Urulokë; alcunha dada pelos elfos da Primeira Era ao dragão cuspidor de fogo, Glarung. E ele ainda podira enfeitiçar e controlar a mente dos seres vivos.

E como a MaxiDirty citou, ainda haviam muitos Dragões que foram empregados por Melkor na Queda de Gondolin.
 
É, dragões são criaturas que me fascinam bastante também, a referência ao dragão-frio se deve ao não cuspir fogo, como todo mundo que postou aqui já sabe xD
Mas eu gostaria de saber o que levou o imaginário medieval a criarem esses seres, lagartos gigantes rastejantes ou voadores =)
 
É, dragões são criaturas que me fascinam bastante também, a referência ao dragão-frio se deve ao não cuspir fogo, como todo mundo que postou aqui já sabe xD
Mas eu gostaria de saber o que levou o imaginário medieval a criarem esses seres, lagartos gigantes rastejantes ou voadores =)

Ih, o mito dos Dragões é mais antigo e seus primeiros registros datam de 40.000 a.C. em pinturas rupestres de aborígenes australianos. Por aqui, temos Quetzalcoatl adorado entre os astecas, toltecas e maias. Na Mesapotâmia temos a famosa Tiamat do poema épico Enuma Elish, que criou um exército de onze Dragões (entre eles, o general Kingu e Mushussu)e sua batalha contra o deus Marduk. Na China há o dragão Yuan-shi tian-zong que surgiu no princípio do universo e criou o Céu e a Terra; no Japão temos Ryujin, deus dos mares. Na Cristã, o Leviatã e européia os dragões Fafnir, Typhon, Hidra etc.

Aqui Dragões, tem um texto mais completo sobre dragões europeus, com destaque para os mitos na Bulgária, Rússia, Bielorússia, Ucrânia e Sérvia, de onde surgiu a lenda de dragões que exigiam donzelas :dente
 
Muito interessante este tópico. Nunca tinha parado para pensar tanto assim sobre dragões, embora seja minha criatura mitológica predileta.
 
Biologicamente falando, é possível que um dragão se adapte ao frio, e até sua cor mude.

Porém bafo de gelo não seria lá muito possível.

Uma baforada de fogo seria possível sim, pois existem bactérias capazes de produzir hidrogênio e metano em intestinos animais... Se um dragão possuísse uma boa quantidade, sua respiração poderia inflamar-se com faíscas provocadas pelas suas garras em atrito com algo.

Agora, congelar com hidrogênio e metano, não consigo imaginar possibilidade.

Não aplique as leis reais num organismo mítico... Se ele produzisse faíscas com os dentes ou garras e se possuísse um reservatório de gás no seu trato gastrointestinal, se esse magnífico ser não possuir adaptações fisiológicas e anatômicas adequadas, os dragões seriam conhecidos como bombas. A faísca iria iniciar o processo de combustão, o gás se inflamaria e o dragão iria se auto-explodir, causando uma visão um tanto bizarra nos campos de batalha, imaginem tripas e pedaços de Dragão voando pelo campo de batalha... Nos RPG's dragões iriam ter bônus contra edificações. :lol:

O sopro de fogo dos dragões seria teoricamente possível, caso seus pulmões pudessem separar alguns dos gases que compõe o ar e se fossem de um material tolerante ao calor. A centelha de ignição poderia ser obtida da fricção de dois ossos ou pela ingestão de minerais, que poderiam ser combinados quimicamente para gerar uma reação exotérmica.

Alguns acreditam que as glandulas salivares dos dragões produzissem alguma substância volátil que entrasse em combustão espontânea em contato com o ar como o fósforo branco.

Esta teoria para a origem do Fogo dos Dragões foi bem explorada no filme Reino de Fogo (Reign of Fire), onde uma raça adormecida de dragões despertou após a escavação de uma nova linha de metrô em Londres. Baseada no princípio dos materiais pirofóricos, os dragões possuíam órgãos produtores de líquidos reativos, separados em seus corpos e portanto estáveis e seguros nessa condição, mas que se uniam em forma de jato combustível quando desejado, á frente de suas bocas quando espirrados a alta pressão por glândulas salivares especiais, se combinando numa espécie de Napalm orgânico extremamente enérgico e inflamável. Combinando esta mistura com o sopro de ar de expiração rápida do animal, o resultado se traduzia numa potente e longa chama capaz de incendiar e destruir tudo em seu caminho.

P.s. Não façam nenhum curso que envolva anatomia, fisiologia ou patologia. Se não, você tem de explicar todos os aspectos funcionais e conformacionais, antes de seguir com a explicação Tolkieniana.

Os dragões frios, deveriam ser apenas lagartões desenvolvidos, sem qualquer ataque químico ou bioquímico. Deveriam se utilizar das boas e velhas garras, caudas e asas, se fossem alados. Some isso uma couraça quase impenetrável podendo ter jóias e pedras preciosas incrustadas nela, ainda assim seriam animais praticamente indestrutíveis e poderosos.

Talvez, o fogo se desse quando o dragão era um Maiar incorporado a um corpo de animal corrompido por Melkor, vide Silmarillion, não sei a pág. Mas se me lembro bem Melkor podia intoduzir o espírito de um Maiar Corrompido no corpo da criatura de sua escolha, para que tivesse um maior controle sobre a besta, para evitar que se rebelasse contra suas tropas ou ele mesmo.

"Glaurung's strength came from the evil spirit within him which also enabled him to speak. Those who looked into his eyes fell under his spell and he was able to manipulate them. Glaurung had a strong will and he was cunning and malicious."

"A força de Glaurung veio do espírito do mal dentro dele, que também lhe permitiu falar. Aqueles que olharam em seus olhos caíram sob seu feitiço e ele foi capaz de manipulá-los. Glaurung tinha uma vontade forte e ele foi esperto e malicioso."

Mas não se pode descartar a possibilidade de um hálito Fresh Mentol forte o bastante para congelar. Assistam o vídeo Trident congela água.

Abraço.
 
Última edição:
fogo congelante? já ouvi esse termo em algum lugar, mas acho que seria isso mesmo...por ele viverem em um lugar bem gelado, vem o termo dragões-frios, mas pra mim também, dragão que não cospe fogo...não é dragão...tirando os dragões de D&D...ai é diferente...rs
 
Mas Smaug, por exemplo, vivia no norte (Urzal Seco) e não é dito que ele era um dragão frio.

Quando digo "norte" quero dizer o EXTREMO norte mesmo, acima das Montanhas Cinzentas.

Ainda acho que "dragão-frio" tivesse a ver com eles viverem no extremo norte da TM e que tivessem uma coloração branca ou azul.
:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo