• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Drácula (Bram Stoker)

E eu queria mais Hyde no O Médico e o Monstro e mais monstro no Frankenstein.
Clássicos de "horror" podem nos decepcionar.

Depende das expectativas que você tem em relação a eles. Todas essas obras citadas por você e pela Kika são muito mais que simples romances de terror/horror - são mergulhos na psique humana, no inconsciente coletivo e na natureza da moral/ética como pensada pelos filósofos. É questão de gosto, mas prefiro mais reflexão que simples enfeite estético passageiro. (Até porque, é justamente por isso que tais livros perduram e são hoje considerados "clássicos".)
 
E eu queria mais Hyde no O Médico e o Monstro e mais monstro no Frankenstein.
Clássicos de "horror" podem nos decepcionar.

frankenstein-dracula-o-medico-e-o-monstro_MLB-O-216562184_7477.jpg


Adquiri há algum tempo atrás as três obras acima mencionadas (Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro) num único volume, que foram reunidas pela primeira vez pela Ediouro, com prefácio de Stephen King e nova tradução para o português feita pela escritora Adriana Lisboa.

Acho que vale a pena.
 
  • Curtir
Reactions: JLM
é a mesma edição q eu tenho, spartaco. hj ela é encontrada só em sebos, mas tb a indico.
 
JLM, você melhor do que eu pode confirmar, mas parece-me que essa tradução é boa.

comparada com a da martin claret e da nova cultural (aqueles livros d capa dura d coleção) ela é perfeita. eu, particularmente, ñ notei nada q a desabonasse. dizem porae q a melhor tradução é aquela q ñ aparece. esta se encaixaria na definição dboa. mas como é uma tradução d 2002, talvez a da l&pm (2010) tb seja interessante d se conferir, já q traz 1 time d tradutores pras 3 histórias.

http://www.skoob.com.br/livro/edicoes/11127

FRANKENSTEINN_DRACULAN_O_MEDICO_E_O_MONS_1319519560B.jpg
 
a minha tradução foi a da L&PM e, embora gramaticalmente correta, não gostei do estilo... agora o interessante do que o Reverendo falou:
E eu queria mais Hyde no O Médico e o Monstro e mais monstro no Frankenstein.
Clássicos de "horror" podem nos decepcionar.
é que eu adorei tanto o Frankenstein quanto o Jekyll and Hyde. Acho que o problema da minha leitura do Drácula foi a expectativa acumulada por anos pela leitura do clássico... agora que li um pouco mais sobre a vida e a cultura na era Vitoriana, eu entendo melhor as intenções do Bram Stoker...
 
Kika eu acabei lendo a malfadada versão da L&pm. E fiquei com a impressão de um final meio estranho, sem muita pegada. Mas, aí talvez o problema seja ter chegado no livro depois de ter assistido a obra do Coppola que construiu um final vigoroso e cheio de dinâmica. No mais, recordo uma frase que não me lembro onde li, acho que foi aqui no forum mesmo, nenhum final de romance agrada. Todos os finais são imperfeitos.
:squid::squid::squid:
 
Drácula é um dos meus livros preferidos,ao ponto de eu ter adquirido a maior parte das adaptações de cinema já feitas (embora nenhuma seja fiel de verdade ao livro).A atmosférica parte de toda viagem e estadia do Harker ao castelo,o navio Vesta tendo todos seus tripulantes mortos um a um,a cena da noite antes da tempestade em Carfax com a Lucy sonâmbula,a morte de Lucy,tudo memorável.

Sobre as críticas tb acho que depois do momento em que eles despacham a Lucy vampira o livro tem uma queda sim,embora seja irônico que as coisas acontecem debaixo dos narizes deles (tb há que se lembrar que depois de mordido a vítima faz de tudo pra não dar pistas,bem como sabotar os planos).A parte da perseguição por barco e trem Europa adentro parecia não acabar mais,mas volta a melhorar no final com a vista do Van Helsing pra executar as noivas do vampiro,e a caçada final nas portas do castelo-que tenho que admitir que gostei.

Não acho o final anticlimático,na abordagem do Stoker visto que na noite um vampiro é invencível (e em partes do dia tb,na qual o vampiro pode andar sob luz do sol mesmo enfraquecido tem a força de vários homens),vc só pode afastá-lo com cruzes e alho mas não matá-lo.A única chance é atacá-lo quando está imobilizado no caixão e foi o que fizeram.

Uma coisa que adorei no livro,que o difere de 90% das adaptações cinematográficas da obra é que não há qualquer elemento de romance.O Drácula dos livros não seduz suas vítimas,a reação delas depois de mordidas assemelhasse mais a reação de uma pessoa viciada,agindo sob transe.Lógico tem várias cenas que abordam a presença do vampiro como algo sedutor,que não dá pra escapar mas isso é no caso das noivas e de Lucy-o ataque do conde mesmo,especialmente quando descobrem dele dando seu sangue a Lucy é semelhante a um estupro,com ele forçando-a fisicamente a fazer o que queria.

O conde dos filmes e do teatro,e que inspirou a Anne Rice & cia. é ironicamente uma transliteração do 1° vampiro da literatura,Lord Ruthven do Polidori que tinha todos esses atributos,mais o nome e o background do vampiro do Stoker.As únicas versões que seguem o espírito do personagem do livro-mas não tb o enredo,são a do Nosferaru do Murnau (sendo o Conde ter uma aparência repugnante) e o Drácula da Hammer films,com todo seu aspecto feral-que ainda assim bebe muito da versão do Bela Lugosi.

Recomendo tb o texto o convidado de Drácula,que foi um capítulo cortado do livro.Tem na excelente coletânia O vampiro antes de Drácula,que não só tem o vampiro de Polidori,mas ótimos contos como O wurdalak que inspirou o filme As três faces do pavor do cineasta Mario Bava,e outro do Alexandre Dumas.Além de claro,Carmilla que no sentido de conto gótico o autor,Sheridan Le Fanu,é bem mais eficaz que o Stoker.
 
Recomendo tb o texto o convidado de Drácula,que foi um capítulo cortado do livro.Tem na excelente coletânia O vampiro antes de Drácula,que não só tem o vampiro de Polidori,mas ótimos contos como O wurdalak que inspirou o filme As três faces do pavor do cineasta Mario Bava,e outro do Alexandre Dumas.Além de claro,Carmilla que no sentido de conto gótico o autor,Sheridan Le Fanu,é bem mais eficaz que o Stoker.

Nunca entendo O Convidade de Drácula... Se passa quando? Quem é aquele cara? Eu li ele antes de ler o livro do Drácula, e até hoje não entendi nada
 
Seria o próprio Harker,a história se passaria quando ele passa numa cidade do leste europeu (provavelmente no meio tempo dele soltar na estação de trem,e pegar carruagem até a área próxima onde Drácula morava).Já vi muitos especulando que fosse o Reinfeld,mas ele ter sido um agente imobiliário antes do Harker é criação Hollywood-ele era só um louco no manicômio sem ligação com o Drácula,a primeira vez que o viu foi quando o mesmo apareceu pra ele fora da grade de seu quarto em Carfax e o prometeu vários animais-tudo pro vampiro conseguir entrar.
 
Seria o próprio Harker,a história se passaria quando ele passa numa cidade do leste europeu (provavelmente no meio tempo dele soltar na estação de trem,e pegar carruagem até a área próxima onde Drácula morava).Já vi muitos especulando que fosse o Reinfeld,mas ele ter sido um agente imobiliário antes do Harker é criação Hollywood-ele era só um louco no manicômio sem ligação com o Drácula,a primeira vez que o viu foi quando o mesmo apareceu pra ele fora da grade de seu quarto em Carfax e o prometeu vários animais-tudo pro vampiro conseguir entrar.

ALERTA! TEM SPOILER NESSA MERDA!

Nãããão man, a morte do Renfield prova que o cara podia ser bem mais são do que os outros (Nota pessoal: Pra mim o Renfield - com exceção do excelentíssimo Abraham Van Helsing - sempre foi o mais são e filosófico de todos). Na morte dele ele é livrado de Drácula, então temos que se o Drácula não estiver mexendo com ele, ele ficará completamente são. O que só pode indicar que o Drácula é a causa de sua loucura.

Agora, como o Renfield foi acabar encontrando o Vampiresco, eu não sei.
 
Bom este é um clássico que tá sendo díficil me desvenciliar, adoro o jeito como ele escreve e descreve o cenário. O suspense que tá sendo criado é muito interessante, realmente estou amando o livro e nem quero terminar. Minha personagem favorita até agora é a Lucy. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo