1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dos Goblins e sobre suas engenhocas...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Finwë Fëfalas, 6 Set 2008.

  1. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CRafaelaa%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> Foi dito que existiam Goblins na terra média a serviço de Melkor, Sauron e Saruman.
    Porém nunca foi dito sobre eles fazerem algum tipo de criação ou engenhoca própria. A não ser a tal pólvora criada por Saruman que foi assemelhada como a criação mais moderna.
    <o:p> </o:p>
    Já pararam para pensar que os Goblins poderiam ser criaturas extremamente inteligentes em termos de invenções e que poderiam ter criado varias engenhocas novas se não houvessem seguido apenas o Senhor do Escuro e Saruman e sim ter uma tribo própria a só atender ao chamado do Senhor do Escuro quando fosse necessário.

    <o:p> </o:p>
    Entre todas as criaturas malignas criadas por Melkor na Terra Média, os Goblins foram os mais apropriados para tal inteligência e tais criações. Apesar destes não serem muito mencionados nas obras de Tolkien e posteriormente só em outras obras.
    <o:p> </o:p>
    Ora foi dito que existiam Gnomos também na Terra Média, e que estes seriam os próprios Goblins ou Gnomos muito semelhantes aos Hobbits... Esta é uma outra raça que fica intrigante de se descobrir.
    <o:p> </o:p>
    Se meu pensamento sobre os Gnomos esta certo, então poderia acontecer o mesmo para os Gnomos e para os Goblins, um no lado maligno e um no lado do bem, pois ambos são muito semelhantes em termos de inteligência para fazer tal engenhoca moderna, como balões de gás, navios de outros tipos entre varias outras coisas como armas de fogo e outras engenhocas em geral.


    Reflitam sobre isto. :think:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Sobre os Goblins, acho que eles tinham a mesma habilidade dos orcs, porque penso que eles eram uma ramificação da raça orc, assim como os Hobbits são uma ramificação da raça humana. E sobre Gnomos, isso tá parecendo Warcraft: Goblins, os engenheiros da Horda, e Gnomos, os engenheiros da Aliança:mrgreen:
    Sério, nunca ouvi nada sobre Gnomos em Arda. Será que eles realmente existiam?
     
  3. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Concordo com você, até porque muita coisa poderia ter sido diferente na Terra-Média. Mas acredito que os goblins acabaram desenvolvendo uma postura acostumada ao trabalho bruto e árduo. Talvez da época das alterações que Morgoth efetuou neles, eles tenham desenvolvido em sua genética uma facilidade para os trabalhos pesados e uma irrelevante ignorância no que diz respeito a criatividade. Podemos notar facilmente que eles têm atitudes pensantes, tais como inveja e ganância. No entanto, em nosso mundo há muitos seres humanos que se comportam da mesma forma - acabam se tornando fruto do sistema. Talvez os goblins nem tenham sofrido a tal mutação genética da qual falei, mas a força da personalidades dos tiranos aos quais se submetem tornou-os mais acessíveis a obedecer essas normas e regras.
     
  4. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Li em algum lugar (não lembro onde, mas deve ter sido em algum artigo da Valinor) que Tolkien usava inicialmente a palavra "goblins" como sinônimo de "orcs", entretanto a etimologia da palavra "goblins" reflete mais a um ser espiritual enquanto "orc" está mais ligado a um ser corpóreo. Assim, aos poucos Tolkien foi utilizando cada vez mas a palavra "goblin" e passou utilizar mais a palavra "orc".

    Agora eu particularmente tenho um preconceito assim: que Goblin é um ser arqueiro, com habilidades de arqueiro e que Orc é um ser de infantaria, com habilidades no manuseio de suas espadas e foices. Não sei porque.
     
  5. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Como se Goblin fosse uma divisão da raça orc com habilidades voltadas ao combate à distância? Interessante isso.
     
  6. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Realmente não temos goblins na Terra Média como seres mais adaptados a termos tecnológicos... eles são no máximo Orcs menores. O termo goblin é tão pouco usado que eu o ignorava ou utilizava como sinônimo de orc.
     
  7. Ulca

    Ulca Usuário

    Na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    está definido como:

    E, em O Hobbit (ISBN 85-336-0881-0):

     
    Última edição: 7 Set 2008
  8. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Tamabém sempre encarei os goblins como orcs, mas de um tipo ou variação diferente. Pensava neles mais fracos que os orcs que conhecemos, mais baixos, e no entanto mais ágeis que os orcs, que seriam mais "força bruta".
    Os ditos orcs de Moria não são, na verdade, chamados de goblins?
     
  9. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Eu sempre imaginei Goblins como orcs amarelos, menores e mais curiosos, não sei porque. Talvez de tanto jogar Baldur's Gate.
    Mas se na obra os termos eram utilizados como sinônimos, então que assim seja.

    De qualquer jeito, na minha visão, os goblins, pela sua própria curiosidade, seriam mais engenhosos do que os orcs, sendo capazes de criar mais coisas do que eles. E até seriam menos maus também:yep:
     
  10. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Se bem me lembro o termo é largamente utilizado durante a passagem por Khazâd-dûm.
     
  11. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Ditto.

    A citação da enciclopedia é perfeita.
     
  12. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Não acho que Tolkien tenha esboçado Gnomos como parte de Arda. Isso são influências pós D&D.
     
  13. Tarja Forever

    Tarja Forever quero pegar um...

    É, acho que muitos imaginam eles assim, e não como sinônimos. Aliás, eu também tinha essa impressão...Porém, se na obra são sinônimos, são e ponto neah
     
  14. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Quando penso em goblins, por acaso, sempre os considero como criaturas muito mais inteligentes que os orcs... mas realmente nunca pensei sobre o seu potencial arquitetonico e industrial e da sua capacidade para criar novos instrumentos e extruturas e de criar tambem uma nova potencia militar na terra media. Ora por um lado, tendo em conta a enorme quantidade de goblins existentes nas montanhas neblosas, estes poderiam criar tribos, e depois passar a unificação dessas tribos e criar um reino novo. Com a sua inteligencia poderiam criar novos utensilios, armas e construções de cerco e ataque. Mas será que continuariam debaixo das montanhas? penso que o seu imperialismo e industrialismo fanático os levaria a uma tentativa de extender um imperio sobre a terra media sem qualquer pensamento estratégico que pudesse levar a sua queda, e provavelmente ate acabariam com uma aliança com o senhor escuro o que os poria, simultaniamente, em conflito com gondor, roahn e o povo elfico e tambem com Mordor.

    Mas sim, são criaturas com extremo potencial intelectual e industrial.:mrgreen::mrgreen:
     
  15. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Nómin: Sua visão não está errada, mas como a maioria das opiniões aqui elas derivam de demais mundos fantásticos, sendo que neles e apenas neles existe uma grande discrepância entre os significados de Orc e Goblin, minha visão é muito parecida com essa num quadro geral, não sou contra pensarem assim, mas devemos nos manter dentro dos livros e pensar em goblins como simples sinônimos.
     
  16. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Se não me engano, na primeira página de O Hobbit, Tolkien estabelece goblins e orcs como sinônimos.
     
  17. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Isso!!

    Mas isso é um preconceito. Penso que ambas as palavras são sinônimos mesmo, ou muito próximo disso.

    Alguém mais em cima falou também dos goblins como tendo habilidades em escaladas e isso também faz parte dos meus preconceitos haha. Aquela cena do filme na Cidades dos Anões em Moria, com aquelas colunas gigantescas, um monte de bichos desse por buracos no teto rodeando pelos pilares para atacar a comitiva. Imagino esse pessoal como goblins e não como orcs.
     
  18. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Como já fora dito Orc não é uma palavra inglesa, é mesmo assim como Nómin,os sábios pode lhes falar, as versões de Portugal não possuem nomes traduzidos.

    Orc vem de Orca, se não me engano é uma expresão usada para descrever monstros marinhos, mas em Beowulf são descritas criaturas repugnates como ogros,demônios, muito similares a orcs, chamadas Orcneas(não me lembro se era emsmo isso). Mas Orccus é a palavra romana que descreve o própio inferno.
     
    Última edição: 30 Mar 2009
  19. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Ouvi dizer que "orc" significa "morte", o que mostra como os orcs são durões.

    Por isso que a baleia "assassina" se chama "orca"

    Agora, se isso é verdade eu não sei.

    De qualquer forma a pequena palavra "orc" não pode significar nada de bom. Isso eu sei!
     
  20. Ulca

    Ulca Usuário

    Na Wikipédia (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ):

    Ao que parece, Orcs e Goblins são variações de uma mesma espécie, ou algo do tipo. Bem parecidas entre si, ao que se deve o motivo (acho) de as palavres serem tratadas como sinônimos.
     
    Última edição: 7 Set 2008

Compartilhar