• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dogville (idem, 2003)

O filme é Duca, um grande filme que para mim fala de apatia...
E da condição humana....

Embora já vi discordâncias no tópico, acredito sim que o filme tem grandes atuações, só que foi feito para dar idéia de não-naturalidade... parece que os personagens não tem segurança e estão constantemente incertos, e que todos estão mentindo. A falta de cenários, que é um dospontos altos, embora eu tenha lido aqui que era apenas por causa de ser um filme sobre atuação(o que alias é uma maneira interessante de entender e provavelmente uma verdade sobre o filme), pra mim pareceu representar também como fingimos que não vemos as coisas que acontecem a nossa voltas. Lembro-me perfeitamente em uma cena de estrupro que pareceu evidente essa intenção.

Du cacete...

Saudações Cordiais
 
Não dá para eu escrever um post sem comentar eventualmente trechos do filme, portanto esse post contém spoilers. Leia por sua conta e risco.

Assisti ao filme ante-ontem e achei pertubador. Por enquanto ainda não"digeri" completamente o filme, mas postarei minhas opiniões mesmo assim.

Achei o filme uma metáfora dos dias atuais onde a Grace representa os cidadãos comuns que ficam escravizados a uma sociedade cada vez mais competitiva.

Pode parecer cruel o que eu vou dizer, mas de certa forma a Grace foi cúmplice de todas as violências que sofreu dos habitantes de Dogville.

Quando a situação começou a mudar (exigiram o dobro do trabalho com uma diminuição do salário) ela deveria ter ido embora, mas ela ficou. Ficou achando que com o tempo as coisas iriam se acomodar, que talvez as pessoas voltassem aos poucos ao normal e assim ao ficar ela se deixou ser explorada pois mostrou que tiha medo e o medo nos torna fracos. Desse medo derivou o primeiro estupro que ela sofreu. E da piedade pelo seu estuprador derivaram todos os outros. Ela deveria ter ido embora naquele exato momento.

Todos falam da "violência nas grandes cidades" e todo mundo sabe que os moradores dessas cidades sentem medo. Medo de serem assaltados, medo de ir a um determinado lugar depois de uma certa hora. As pessoas sentem tanto medo que se "aprisionam" por trás de carros blindados e muros altos. De certa maneira foi isso que representou para mim ver a Grace arrastando sua prisão ao longo da Elm Street.

A piedade excessiva e ilógica pelos perpetruadores dessa violência também nos torna prioneiros. Qual a primeira coisa que um bandido se preocupa em dizer quando é preso? "Direitos Humanos!" Parece até uma piada de muito mau gosto, mas é verdade. A mídia se preocupa mais com o fato de um assassino ter tomado uns tapas na prisão do que com o sofrimento que ele inflingiu a sua vítima e a seus familiares.

Um exemplo que eu vi acontecer: um motorista bêbado dirigindo um caminhão matou três pessoas de uma mesma família e mandou mais duas em estado grave para o Hospital. Foi preso e liberado pagando uma fiança de R$300,00 duas horas após o "acidente". Após ano com o processo demorando naj ustiça o bêbado foi absolvido porque conseguiu provar que era "alcóolatra". Assim ele era "doente" e precisava de proteção e não de punição por parte do Estado.

Agora eu pergunto: desde quando "doença" é desculpa para mau-caratismo e irresponsabilidade. Desde quando "coitado ele teve uma infância difícil" é desculpa para um estupro. Não é. Se você admitir que é então todos os pobres, aleijados e retardados mentais do mundo seriam criminosos cruéis.

Foi essa a mensagem que o filme me passou. Quando a Grace manda matar a cidade ela está dizendo um não a violência. Ela está reassumindo as rédeas de sua vida.

Quando o pai da Grace diz que ela é arrogante quando perdoa a tudo e todos porque "afinal faz parte da natureza deles" ele está nos dizendo nós também somos assim. Acabamos por justificar o injustificável e quando percebemos que é injustificável pensamos "não vamos descer no nível deles". Isso é arrogância. Nos acham,os superiores a bandidos e por isso eles não recebem punição adequada.


Ana Lovejoy disse:
*SPOOOOOOOILERS*



A cena em que Grace fala para os capangas matarem as crianças e falarem para a mulher que só não vão atirar caso ela não chore, foi absurdamente cruel e foda.



*FIM DOS SPOILERS*

Também achei essa cena foda demais. E cruel.
 
um dos filmes mais perfeitos q eu já vi...
ela está maravilhosa
aquele cenário e tudo o q se passa nele
ter um narrador, ter muitas ações acontecendo e as vezes um só olhar..
ela ter matado o cara...
perfeito...

Boss: Shoot them and burn down the town.

Grace: There is a family with kids. Kill the kids first and make the mother watch. Tell her that you'll stop if she can hold back her tears. I own her that. I'm afraid she cries too easily.


cruel e brilhante
no fim sempre temos o q merecemos :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo