• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doaçao de sangue

-Nunca doei.
-Na minha família ninguém (além do meu pai) doou.
-Sim, conheço. E também conheço gente que se ferrou por transfusão mal feita (ou com sangue contaminado).
-Bom, além desses motivos que vocês citaram tem os religiosos. Conheço gente que não doa porque a religião aconselha a não doar...

Eu tenho vontade de doar. Mas o dia em que eu for, vou ter que comer antes pra não desmaiar... uma vez, numa coleta simples de sangue, passei mal... mas não foi medo, tá! :humpf:

Foi o jejum mesmo.
 
itarille, vc tocou em um ponto : as pessoas acham que, para doar sangue, vc precisa estar em jejum como para os exames de sangue.

Isso é errado. Você deve se alimentar, pois estar em jejum pode fazer com que a pressão baixe e, entre outras coisas, o sangue não saia com tanta facilidade.

a unica indicação que eles fazem é pedir que vc não coma alimentos mto gordurosos logo antes de doar, pois a gordura em excesso pode obrigar eles a jogarem o sangue fora...

logo, não se preocupe com sua pressão baixa. eu também tenho esse problema e sou doadora! :obiggraz:
 
Como a patolina disse, o jejum é apenas quando você vai fazer EXAME de sangue. Não para DOAR sangue :wink:

É só não comer uma picanha ou uma feijoada antes de doar que tá bom. Café da manhã com frutas, pãozinho, etc., não tem problema. As vezes eu vou doar depois do almoço. :mrgreen: (não quando é feijoada ou picanha, né?)
 
Bom agora q estou com 18 anos irei doar sangue. Bem na verdade é uma campanha do time de atletismo do Salesianos e todos q tiverem 18 anos ou mais irão doar sangue. E vou doar sempre a partir de agora. Ainda mais q o meu é raro. O negativo
 
Realmente não conheço ninguém O negativo.

O meu é O positivo, o mais raro é o tipo AB. Nunca conheçi ninguém.
 
Melody disse:
Realmente não conheço ninguém O negativo.

O meu é O positivo, o mais raro é o tipo AB. Nunca conheçi ninguém.
o mais raro é o O-, que eu saiba, já que o código genético dele é todo recessivo
 
Omykron disse:
Melody disse:
Realmente não conheço ninguém O negativo.

O meu é O positivo, o mais raro é o tipo AB. Nunca conheçi ninguém.
o mais raro é o O-, que eu saiba, já que o código genético dele é todo recessivo

Hum então você conhece alguém de sangue AB. :D
agora pintou dúvida: Eu posso receber sangue 0 fator negativo, ou só o O positivo que é permitido?
 
Voce pode receber o sangue de qualquer desde q seja negativo. Se receber o positivo vai haver certos conflitos. A nao ser claro o teu tipo mesmo. Agora o q sao esses conflitos eu nao me lembro
 
Pode dar problemas em gravidez. Do tipo se a mãe for - e o pai + (ou seria o contrário? num lembro) e nascer um bebê de sangue "oposto" a mãe, o sistema imunológico da mãe ficará em alerta, e caso venham a ter outro filho com sangue oposto ao da mãe o sistema imunológico trata de dar cabo do coitadinho :?
É claro que com certos cuidados e acompanhamento pre natal adequado isso não acontece
 
Jabu de Unicornio disse:
Oi pessoal, tenho 4 perguntas sobre esse assunto:
1-Voce ja doou sangue?
2-Conhece alguem que doou?
3-Conhece alguem que precisou?
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?

1 - doei uma vez.... mas eu morro de medo da agulha (sim, fobia de injeção, essas coisas).... daí fiz o maior escândalo quando fui doar mas vi que não dói nada.... heheheh.... mas depois disso a enfermeira nunca mais quis tirar sangue de mim e daí fiquei com raiva e nunca mais voltei. Eu tou querendo ir no outro hospital doar sangue agora... :P

2 - meu pai doa sempre.... e conheço muita gente....

3 - eu já precisei... minha tia já precisou.....




Eu queria saber se ainda existe aquele famoso "grupo de risco" de pessoas com tatuagens e piercings não poderem doar sangue. Alguém sabe?

Eu doei antes de fazer os meus e não sei se agora vão aceitar por causa disso.
 
Melody disse:
Omykron disse:
Melody disse:
Realmente não conheço ninguém O negativo.

O meu é O positivo, o mais raro é o tipo AB. Nunca conheçi ninguém.
o mais raro é o O-, que eu saiba, já que o código genético dele é todo recessivo

Hum então você conhece alguém de sangue AB. :D
agora pintou dúvida: Eu posso receber sangue 0 fator negativo, ou só o O positivo que é permitido?
meu pai, e meu avo paterno \o/ e uma prima minha

vc pode receber O+ e O-, caso vc seja sangue -, eles perguntam se vc já recebeu sangue ou teve filho, onde no caso o corpo cria anti-corpos (ou aglutina o sangue :o?: ) para o sangue positivo. caso seja sim, vc não pode o sangue positivo
por isso o O- é o mais raro
o código genético dele é ii (sem fator rh, por isso o rh - )


Eu queria saber se ainda existe aquele famoso "grupo de risco" de pessoas com tatuagens e piercings não poderem doar sangue. Alguém sabe?
isso não seria lenda urbana? assim como a da tatuagem no eletrograma?
 
Itarillë disse:
-Bom, além desses motivos que vocês citaram tem os religiosos. Conheço gente que não doa porque a religião aconselha a não doar...

Eba ! Finalmente alguém tocou no assunto !

Não me encarem como opressor ou fazedor de perguntas indelicadas e nem estou aqui para julgar, APENAS (viu só, eu disse, APENAS) quero saber...mas tem algum testeumnha de Jeová por aqui no fórum ?

E se tem, por favor, me responda a explicação, de que o porque de ser proibido a vocês, de doar sangue.

P.S.: NADA de detratores de religiões alheias !
 
Kerdied disse:
Itarillë disse:
-Bom, além desses motivos que vocês citaram tem os religiosos. Conheço gente que não doa porque a religião aconselha a não doar...

Eba ! Finalmente alguém tocou no assunto !

Não me encarem como opressor ou fazedor de perguntas indelicadas e nem estou aqui para julgar, APENAS (viu só, eu disse, APENAS) quero saber...mas tem algum testeumnha de Jeová por aqui no fórum ?

E se tem, por favor, me responda a explicação, de que o porque de ser proibido a vocês, de doar sangue.

P.S.: NADA de detratores de religiões alheias !

Para tentar responder a essa pergunta me coloco diante dos livros rligiosos de minha mãe, que é Testemunha de Jeová.

Antes de qualquer coisa.... Kerdied, quero dizer que não condeno a sua pergunta, pois entendo que ela é uma curiosidade sua e pode ser de muitos aqui. Curiosidade é natural do ser humano, não se aflija Kerdied! :wink:

Então... Pq Testemunhas de Jeová não doam sangue?
(Resposta baseada no livro Estudo Perspicaz das Escrituras, vol. 3, Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, ed. 1992, verbete: "sangue", pg.522)

Pq para elas, o sangue tem uma importância além da orgânica. Tal impotância tem como base a bíblia. Esta diz: "A alma da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas, porque é o sangue que faz expiação pela alma nele." (Levítico 17:11) Por razões similares, mas ainda mais direta, a bíblia ainda diz: "Pois a alma de todo tipo de carne é seu sangue." (Levítico 17:14). Assim, tem-se a vida e o sangue como sagrados. Sendo sagrado, o sangue não pode ser doado nem tomado.

Originalmente, os cristãos não podiam comer a carne nem o sague de animais. Mas, após o dilúvio, Deus permitiu a Noé e a seus filhos que comecem carne. Porém, a restrição ao sangue continuou (Gênesis 9:1,3,4). Tal proibição nunca foi revogada e sim confirmada sob o Novo Testamento no livro de Atos. Quem comesse sangue de qualquer espécie de carne devia ser 'decepado dentre o povo'. (Levítico 17:10)

(Os textos bíblicos citados acima foram devidamente checados por mim nas versões bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução dos orginais mediante a versão dos Monges de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico, 66ª Ed.; e Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, tradução inglesa de 1961 mediante consulta constante ao antigo texto hebraico, aramaico e grego)

Sobre a questão de punição para as Testemunhas de Jeová que tomarem sangue... eu nunca ouvi nenhum caso no qual alguém ser desassociado (expulso) de sua congregação cristã por ter tomado uma transfusão. Tenho para mim que, hoje, a questão de se submeter ou não a tranfusão é pessoal. Não cabendo a organização, nem a seus membros, julgar um doente a beira da morte.
 
Huuummmm.

Agora vou dar a minha opinião e apresentar o meu ponto de vista.

Eu não sei bem, mas tento do mesmo jeito.

Acredirto que Deus ou Jesus disse: Ajudai o próximo e o filho de Deus disse Não há bondade e generosidade maior que sacrificar-se por seus amigos.

E acredito eu que doar sangue compactua com as duas citações acima.

Então eu, na minha opinião, acho que vai atenuar o pecado de "doar sangue"(já que o sangue é sagrado) ajudando o próximo, que pode está a um passo da morte e prescisando de seu sangue.

Gil_Gaer disse:
Sobre a questão de punição para as Testemunhas de Jeová que tomarem sangue... eu nunca ouvi nenhum caso no qual alguém ser desassociado (expulso) de sua congregação cristã por ter tomado uma transfusão. Tenho para mim que, hoje, a questão de se submeter ou não a tranfusão é pessoal. Não cabendo a organização, nem a seus membros, julgar um doente a beira da morte.

Fiquei aliviado que eles são sensatos para perceber isso. Eu achava que quem recebia sangue nos Jeová era expulso.

Pois já ouvi alguns casos de uma filha prescisar de sangue e os pais não autorizarem a transfusão por serem testemunhas de Jeová.

Deus disse Não matarás.

No entanto acho que no caso dos pais daquela filha acima seria um assassinato indireto da parte deles.

Nada contra VOCÊ se recusar a receber sangue por ser um Testemunha de Jéova, você tem esssa escolha. Agora colocar em risco a vida de uma pessoa por causa deste voto (ainda mais um parente chegado) eu acho errado e pecaminoso.

É issso que tenho a dizer.[/quote]
 
Kerdied disse:
Pois já ouvi alguns casos de uma filha prescisar de sangue e os pais não autorizarem a transfusão por serem testemunhas de Jeová.
Os pais fazem o que acham melhor para seus filhos... Isso pode parecer um tanto estranho, mas creio que a resposta não pode ser outra. Não pense que seja uma decisão fácil. Ter um filho entre a vida e a morte e, ainda assim, manter a fé na sua crença, sem se revoltar com Deus por estar impondo um destino tão cruel a um ser tão amado, é uma questão tão desesperadora que só cabe aos pais.

Sempre há aquela idéia de que Deus impõe dificuldades para testar nossa fé e fidelidade a Ele. Desta forma, a morte é tida como uma comprovação da fé em Deus. Cruel? Sem dúvida que sim, mas a decisão só cabe a quem passa por tal situação já que envolve a crença pessoal.

Uma coisa eu posso dizer para trazer alívio, não só a vc Kerdied, mas a muitos usuários desse fórum. A medicina tem evoluído muito, de modo que, hoje há substâncias que substituem com sucesso a transfusão em grandes cirurgias e tratamentos. Felizmente, esses avanços faz com que hoje as Testemunhas de Jeová não tenham de viver esse dilema. Por exemplo, posso citar três casos conhecidos de amigos de minha família.

1. Uma garotinha de 12 anos, cujos pais são Testemunhas de Jeová, sofre de uma doença grave que faz com seu organismo não produza plaquetas o suficiente, prejudicando o processo de coagulação do sangue. O tratamento mais usado nesses casos é a transfusão, mas seus pais se apoiaram em estudos de um novo tratamento desenvolvidos nos EUA. O tratamento consiste em usar substâncias que substituem a transfusão, até que o organismo comece a produzir, por si mesmo, plaquetas. Esse tratamento vem se mostrando até + eficaz que a transfusão, já que a inserção do sangue de outra pessoa pode ter efeitos colaterais no paciente e ainda, o sangue pode ser rejeitado pelo organismo do doente a certa altura do tratamento. Hoje, apesar de ainda estar sob tratamento, a guria está bem e seu corpo está començando a produzir plaquetas.

2. Uma mulher, tb Testemunha de Jeová, precisa se submeter a uma cirurgia no coração de peito aberto. Ou seja, em um procedimento de 5 horas o peito será aberto, costelas cerradas e o coração operado. Anos atrás, essa cirurgia seria impossível de se fazer sem transfusão. A solução foi proposta pelo médico de duas formas: a) Ela poderia ser sua própria doadora de sangue, doando seu sangue, que seria guardado para ser colocado nela durante a cirurgia; b) Outra opção era usar Expansores do volume de plasma (não tenho certeza de como se dá o funcionamento dessa substância, por isso prefiro apenas citá-la). A paciente resolveu optar pelas duas opções. Para surpresa dos médicos, os expansores foram eficazes a ponto dela não precisar nem da aplicação do seu próprio sangue.

3. Meu pneumologista afirma que opera, sem o uso da transfusão de sangue, o paciente que assim prefere e assina o termo de responsabilidade atestando sua vontade

Esses tratamentos, digamos, alternativos estão a disposição não só das Testemunhas de Jeová, mas de qualquer um, visto de os expansores existem nos hospitais e nem são usados. Outras substâncias que substituem o sangue são: dextran, a solução salina ou de Ringer, ou o hetastarch (hidroxietila de amido). Em vista de tantas alternativas, deviamos mudar a pergunta, afim de se saber por que os médicos insistem tanto no uso do sangue qd outras substâncias podem substituir a transfusão.
 
Gil_Gaer disse:
Os pais fazem o que acham melhor para seus filhos... Isso pode parecer um tanto estranho, mas creio que a resposta não pode ser outra. Não pense que seja uma decisão fácil. Ter um filho entre a vida e a morte e, ainda assim, manter a fé na sua crença, sem se revoltar com Deus por estar impondo um destino tão cruel a um ser tão amado, é uma questão tão desesperadora que só cabe aos pais.

Deus sabe do que faz, mas como o raciocínio de Deus é imcompreensível para os homens (afinal, ele não repreendeu Jó que queria entender as intenções de Deus ?).

Gil_Gaer disse:
Sempre há aquela idéia de que Deus impõe dificuldades para testar nossa fé e fidelidade a Ele. Desta forma, a morte é tida como uma comprovação da fé em Deus. Cruel? Sem dúvida que sim, mas a decisão só cabe a quem passa por tal situação já que envolve a crença pessoal.

Procede, os pais deveriam (ao menos na teoria) zelar por seus filhos, mas acredito que pelo fato de ter de zelar pelos filhos, mutas vezes as necessidades passam por cima dos votos religiosos.

Gil_Gaer disse:
Uma coisa eu posso dizer para trazer alívio, não só a vc Kerdied, mas a muitos usuários desse fórum. A medicina tem evoluído muito, de modo que, hoje há substâncias que substituem com sucesso a transfusão em grandes cirurgias e tratamentos. Felizmente, esses avanços faz com que hoje as Testemunhas de Jeová não tenham de viver esse dilema. Por exemplo, posso citar três casos conhecidos de amigos de minha família.

1. Uma garotinha de 12 anos, cujos pais são Testemunhas de Jeová, sofre de uma doença grave que faz com seu organismo não produza plaquetas o suficiente, prejudicando o processo de coagulação do sangue. O tratamento mais usado nesses casos é a transfusão, mas seus pais se apoiaram em estudos de um novo tratamento desenvolvidos nos EUA. O tratamento consiste em usar substâncias que substituem a transfusão, até que o organismo comece a produzir, por si mesmo, plaquetas. Esse tratamento vem se mostrando até + eficaz que a transfusão, já que a inserção do sangue de outra pessoa pode ter efeitos colaterais no paciente e ainda, o sangue pode ser rejeitado pelo organismo do doente a certa altura do tratamento. Hoje, apesar de ainda estar sob tratamento, a guria está bem e seu corpo está començando a produzir plaquetas.

2. Uma mulher, tb Testemunha de Jeová, precisa se submeter a uma cirurgia no coração de peito aberto. Ou seja, em um procedimento de 5 horas o peito será aberto, costelas cerradas e o coração operado. Anos atrás, essa cirurgia seria impossível de se fazer sem transfusão. A solução foi proposta pelo médico de duas formas: a) Ela poderia ser sua própria doadora de sangue, doando seu sangue, que seria guardado para ser colocado nela durante a cirurgia; b) Outra opção era usar Expansores do volume de plasma (não tenho certeza de como se dá o funcionamento dessa substância, por isso prefiro apenas citá-la). A paciente resolveu optar pelas duas opções. Para surpresa dos médicos, os expansores foram eficazes a ponto dela não precisar nem da aplicação do seu próprio sangue.

3. Meu pneumologista afirma que opera, sem o uso da transfusão de sangue, o paciente que assim prefere e assina o termo de responsabilidade atestando sua vontade

Esses tratamentos, digamos, alternativos estão a disposição não só das Testemunhas de Jeová, mas de qualquer um, visto de os expansores existem nos hospitais e nem são usados. Outras substâncias que substituem o sangue são: dextran, a solução salina ou de Ringer, ou o hetastarch (hidroxietila de amido). Em vista de tantas alternativas, deviamos mudar a pergunta, afim de se saber por que os médicos insistem tanto no uso do sangue qd outras substâncias podem substituir a transfusão.

Olha, eu sempre achei que deviam substituir o sangue doado pelas pessoas por alguma substância, visto que sempre acreditei que deviam operar com risco zero de infecção ou infectação(e sangue doado oferece riscos, mínimo, mas oferece).

Isso é bom, mas é comprovado que oferece MENOS riscos que a doação de sangue ?
 
Engraçado, a justificativa que me tinham dado para os Testemunhas de jeová não aceitarem transfusão era a mesma de não aceitarem doação de órgãos (não sou religiosa, portanto não esperem nenhum texto mto rigoroso):

quando chegar o juízo final, os mortos levantarão de suas tumbas, serão ressucitados para seguir para o reino dos céus. se vc retirou parte de seu corpo para dar a outro, ou recebeu parte do corpo de outro, "algo vai estar errado" e vc não será recebido no paraíso...

será que me enganaram ou há mais de uma corrente?
 
Anna Cwen disse:
Engraçado, a justificativa que me tinham dado para os Testemunhas de jeová não aceitarem transfusão era a mesma de não aceitarem doação de órgãos (não sou religiosa, portanto não esperem nenhum texto mto rigoroso):

quando chegar o juízo final, os mortos levantarão de suas tumbas, serão ressucitados para seguir para o reino dos céus. se vc retirou parte de seu corpo para dar a outro, ou recebeu parte do corpo de outro, "algo vai estar errado" e vc não será recebido no paraíso...

será que me enganaram ou há mais de uma corrente?

Só tenho uma coisa a dizer: 8O

Quem te disse isto ?
 
Kerdied disse:
Anna Cwen disse:
Engraçado, a justificativa que me tinham dado para os Testemunhas de jeová não aceitarem transfusão era a mesma de não aceitarem doação de órgãos (não sou religiosa, portanto não esperem nenhum texto mto rigoroso):


quando chegar o juízo final, os mortos levantarão de suas tumbas, serão ressucitados para seguir para o reino dos céus. se vc retirou parte de seu corpo para dar a outro, ou recebeu parte do corpo de outro, "algo vai estar errado" e vc não será recebido no paraíso...

será que me enganaram ou há mais de uma corrente?

Só tenho uma coisa a dizer: 8O

Quem te disse isto ?
8O
Agora eu fiquei tão surpresa quanto o Kerdied!!!!!

Não há nenhuma restrição para as Testemunhas de Jeová quanto a ao ato de doar e receber órgãos. Conheço casos de pessoas que estão esperando nas filas de transplantes.

Anna Cwen, essa explicação que te deram foi um GRANDE equívoco, na verdade, eu diria erro mesmo. Te enganaram mesmo! E ainda, não há divisão entre as Testemunhas de Jeová em "correntes".

Me pergunto se a explicação citada pela Anne Cwen seria de alguma outra religião. Tem alguém que seja, ou conheça alguém, das igrejas Batista, Metodista, Evangélica... que poderia responder sobre os conceitos dessas religiões sobre a transfusão de sangue e o transplantes de órgãos???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo