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Disputa de Autores - 4º Embate

Qual dos autores defendidos neste quarto embate é o melhor?


  • Total de votantes
    20
  • Votação encerrada .
Spartaco, discorra um pouco sobre Memórias do Subsolo. Este seria o livro mais "psicológico" do Dostoiévski?

Ligéia, atendendo seu pedido, mencionaria o seguinte:

Memórias do Subsolo, também traduzido como Memórias ou Notas do Subterrâneo, foi escrito em 1864; trata-se de uma novela que é considerada como uma das primeiras obras existencialistas na literatura. Apresenta-se como um trecho das memórias de um empregado civil aposentado que vive na cidade de São Petersburgo.

Como a maioria das obras de Dostoiévski foi em sua época bastante impopular; no entanto, críticos existencialistas, entre os quais Jean Paul Sartre, consideraram o romance como um precursor do pensamento existencialista e uma inspiração para a sua filosofia.

subsolo.jpg
Memórias do Subsolo.jpg

Ademais, novamente socorrendo-me do tópico supra citado, criado pelo Paganus, gostaria de acrescentar que a obra em questão é um dos livros mais angustiantes da literatura.

O narrador se descreve nessas palavras: Eu sou um homem doente... Sou um homem malvado. Sou um homem desagradável. Creio que tenho uma doença do fígado. Aliás, não compreendo absolutamente nada da minha moléstia e não sei exatamente onde está o mal. Esse homem narra sua vida, sua filosofia, em meio a encontros com pessoas aleatórias, amigas, e caminhadas solitárias. Creio que talvez seja o mais filosófico dos livros de Dostoiévski, que tem aqui como protagonista mais um tipo comum da sociedade moderna que uma pessoa em especial, é o homem do ressentimento, o homem que não só é cheio de defeitos morais como procura uma desculpa para todos eles, é um homem que guarda rancor, que exala veneno a cada palavra, e, pior, um homem que sabe disso, sofre por isso, mas não quer se libertar do seu ódio, antes o abraça como amante. Em seu trato com as pessoas ele se revela incapaz de perdoar e ajudar, é um espírito vingativo e pequeno, cheio de pequenos ódios e se imaginando insultado a cada pequeno gesto. É um verme digno de pena, uma criatura sem esperança e remendo, alguém de odiosa companhia.

No fundo essa obra é uma análise psicológica do homem moderno. Mesquinho, egoísta, autodestrutivo, vingativo, é praticamente a descrição do ultimo homem de Nietzsche, o verme moral, a criatura inserida na sociedade que vive se arrastando em um poço de maledicência, orgulho, temor de viver, incapacidade de perdoar.
 
Última edição:
As duas defesas estão tão bem feitas que ainda não consegui decidir em quem votar.
 
Meu coração é do Dostô, isso é indiscutível, mas as duas defesas estão muito boas.
 
Meu coração é do Dostô, isso é indiscutível, mas as duas defesas estão muito boas.

Com certeza Dickens está sendo muito bem representado e defendido pela Clara. Não poderia o escritor inglês estar em melhores mãos.
 
Tópicos inteligentes como esse me deixam orgulhosa de vocês :grinlove:
 
Dostoiévski só tem "Os Irmãos Karamazov" no currículo. Por outro lado, Dickens é tão importante que suas histórias tem um milhão de releituras no cinema, em desenhos e tem uma personagem chamada Pip.

Preciso de mais argumentos dos advogados.
 
Dostoiévski só tem "Os Irmãos Karamazov" no currículo. Por outro lado, Dickens é tão importante que suas histórias tem um milhão de releituras no cinema, em desenhos e tem uma personagem chamada Pip.

Preciso de mais argumentos dos advogados.

Pips, me desculpe, mas falar que Dostoiévski só tem Os Irmãos Karamázovi, é ter uma visão equivocada deste grande autor. Há obras de imenso valor literário, com uma gama imensa de situações e personagens, em que se pode perceber a sua extrema versatilidade.

Só para citar algumas dessas obras:

Crime e Castigo (1866), que não pode ser chamado de um mero livro policial, por se tratar antes de uma crônica social e intelectual, uma dissecação psicológica, um amálgama de crises e absurdos existenciais; trata-se de uma experiência avassaladora, pois nenhuma pessoa continua sendo a mesma depois de fechar este livro.

Por outro lado, podemos dizer que Dostoiévski antecipa Freud, pois nosso autor já demonstrava ser um profundo conhecedor da psique humana, fato que pode ser constatado em toda a sua obra e, especialmente, com O Idiota (1869). Ademais, pode-se dizer que esse romance é um marco da filosofia eslavófila de Dostoievski: a negação do modo ocidental de vida e a afirmação da superioridade da alma russa, pura e simples, ingênua e cristã, ortodoxa e verdadeiramente católica.

Recordações da Casa dos Mortos (1862); neste livro quase autobiográfico há uma terrível e acurada visão da alma humana que, no desespero, se acostuma a tudo, mesmo às maiores vilanias. Ele narra a estadia de um aristocrata em uma prisão siberiana, em que podemos observar a vida no presídio, as ações cotidianas, a rotina de trabalho dos presos e, mais importante, narra as divisões sociais lá existentes, o comércio, as humilhações, as torturas, mencionando os tipos de pessoas que lá vivem, seus crimes, suas artimanhas para se livrar dos castigos, enfim, sua alma.

Memórias do Subsolo (1864), em que são aprofundados temas filosóficos e sociais. Acho que não preciso acrescentar mais nada sobre esse livro, já que o mesmo foi analisado em post anterior.

Assim, por essa pequeníssima amostra, uma vez que ainda haveria inúmeras obras a citar, entendo que podemos verificar o imenso poder narrativo de Dostoiévski, em que através de seus romances e contos abre as portas para uma visão aguda e intensa da alma humana, em que por vezes, pode se tornar até uma visão desesperadora.

Bem, era isso que eu tenho a dizer em defesa da citação feita pelo Pips.
 
Pips, me desculpe, mas falar que Dostoiévski só tem Os Irmãos Karamázovi, é ter uma visão equivocada deste grande autor. Há obras de imenso valor literário, com uma gama imensa de situações e personagens, em que se pode perceber a sua extrema versatilidade.

A minha citação foi irônica - tanto que no final eu falei DE NOVO sobre a personagem Pip. Eu não coloquei aspas. Eu gosto de toda a obra de Dostoiévski e acho Os Irmãos Karamázov uma das obras perfeitas da humanidade.
 
Clara e Spartz, que tal cês fazerem aquela coisa bonitinha de citarem músicas, filmes e outros livros que nos remetam ao Dostô e ao Dickens?

Lembrei de Match Point :amor:. Saudade de rever esse filme foda.
 
- Os personagens de Dickens tinham nomes bacanas, como Uriah Heep, que batizou uma ótima banda de rock;

- Dickens descrevia seus personagens muito bem, do cabelo às unhas das mãos;

- Dickens era mais engraçado do que Dostoiévski . Até o Dostoiévski ria com as histórias e ironias de Dickens.

- E o Dostoiévski rindo devia ser algo assim: :hahanao:


(E eu estou no trabalho e hoje não posso escrever muita coisa). =/
 
A minha citação foi irônica - tanto que no final eu falei DE NOVO sobre a personagem Pip. Eu não coloquei aspas. Eu gosto de toda a obra de Dostoiévski e acho Os Irmãos Karamázov uma das obras perfeitas da humanidade.

Eu sabia que você não poderia estar dizendo uma opinião verdadeira, mesmo assim, tomei um susto. Pelo menos tal menção ensejou mencionar algumas obras de Dostoiévski que acho importantes.
 
Eu sabia que você não poderia estar dizendo uma opinião verdadeira, mesmo assim, tomei um susto. Pelo menos tal menção ensejou mencionar algumas obras de Dostoiévski que acho importantes.

Metade dos seus honorários são meus. :D
 
Clara e Spartz, que tal cês fazerem aquela coisa bonitinha de citarem músicas, filmes e outros livros que nos remetam ao Dostô e ao Dickens?

Há inúmeros filmes das mais variadas nacionalidades e dirigidos por grandes cineastas, que foram baseados em obras de Dostoiévski; relaciono abaixo apenas alguns:

200px-Tala_Birell-Douglass_Dumbrille_in_Crime_and_Punishment.jpg

Crime and Punishment (1935) de Josef von Sternberg, baseado em Crime e Castigo

220px-Hakuchi_poster.jpg

The Idiot (1951) de Akira Kurosawa,baseado em O Idiota

Lenottibianche.jpg

Le Notti Bianche (1957) de Luchino Visconti, baseado em Noites Brancas

220px-Brothers_Karamazov.jpeg

The Brothers Karamazov (1958) de Richard Brooks, baseado em Os Irmãos Karamázovi

220px-La_Chinoise_Australian_DVD_cover.jpg

La Chinoise (1967) de Jean-Luc Godard baseado em Os Demônios

220px-The_Brothers_Karamazov_%281969_film%29.jpg

The Brothers Karamazov (1969) de Kirill Lavrov, baseado em Os Irmãos Karamázovi

220px-Crime_and_Punishment_%281970_film%29.jpg

Crime and Punishment (1970) de Lev Kulidzhanov, baseado em Crime e Castigo

The_Gamblers.jpg

The Gamblers (2007) de Sebastian Bieniek, baseado em O Jogador
 
Já falei anteriormente sobre a magnífica biografia do escritor russo Fiódor Dostoiévski de Joseph Frank, hoje com 93 anos, professor de literatura comparada nas universidades de Stanford e Princeton. Há quem eleja esta biografia, publicada originalmente em cinco volumes entre 1976 e 2002, a melhor já escrita em língua inglesa. Agora esta obra está sendo relançada nos Estados Unidos, mas condensada em um único volume.

josephfrank.jpg


Para ler uma entrevista com Joseph Frank, feita em 2011, tem o seguinte link: http://franciscoquinteiropires.com/2011/11/17/biografo-de-dostoievski/
 
Ih, sei lá pq, cismei que esse Joseph Frank era brasileiro :rofl:

Agora esta obra está sendo relançada nos Estados Unidos, mas condensada em um único volume.

Nossa, de que tamanhão não deve ficar isso, hein? São cinco volumes já bem grandes...
 
Última edição:
Votei no Spartaco.
Tava mto dificil, as duas defesas super-hiper-mega boas.
Aí lembre de uma coisa.

Spartaco é Palmeirense.:grinlove:
 

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