• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dinheiro Queimado (Ricardo Piglia)

Meia Palavra

Usuário
A pergunta que intitulará minhas colaborações mensais ao Meia Palavra não veio do além. Conhecer novas e surpreendentes histórias costuma fazer parte do que esperamos ao ler um romance ou ao assistir a um filme. Por que raios alguém vai ler 300, 400 páginas de um livro, se ele já sabe que a mocinha dá uma lição no cafajeste e finalmente resolve dar uma chance ao moço tímido? Alguns já têm uma resposta-curinga para esses casos: Ah, o livro é sempre melhor do que o filme. Nem sempre, amigos. Há filmes que conseguem ser excelentes justamente porque cortaram muitas das baboseiras que os autores enfiaram no texto.

Por que você resolveu falar desses livros que viraram filmes que todos já viram, então? Por duas razões. A primeira consiste em algo como “dar maior atenção a tantos livros que todos julgam ter lido”. Não para comparar propriamente qual versão é a melhor ou para dizer se a adaptação é fiel ou não, mas, sim, para dar um destaque maior, um olhar mais aprofundado (ou que assim pretende ser), à narrativa original. Para que os textos não tenham tanto esse caráter comparativo, falarei sobre obras que considero igualmente boas em ambas as mídias, em ambos os suportes.

A segunda razão é simples: poder falar do livro sem ter medo do famoso spoiler; não deixar de falar sobre um aspecto interessante da trama apenas porque poderia ser uma boa surpresa para o leitor. Portanto, é legal pelo menos ter visto o filme.


Continue lendo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo