1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dinheiro Queimado (Ricardo Piglia)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 11 Abr 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    A pergunta que intitulará minhas colaborações mensais ao Meia Palavra não veio do além. Conhecer novas e surpreendentes histórias costuma fazer parte do que esperamos ao ler um romance ou ao assistir a um filme. Por que raios alguém vai ler 300, 400 páginas de um livro, se ele já sabe que a mocinha dá uma lição no cafajeste e finalmente resolve dar uma chance ao moço tímido? Alguns já têm uma resposta-curinga para esses casos: Ah, o livro é sempre melhor do que o filme. Nem sempre, amigos. Há filmes que conseguem ser excelentes justamente porque cortaram muitas das baboseiras que os autores enfiaram no texto.

    Por que você resolveu falar desses livros que viraram filmes que todos já viram, então? Por duas razões. A primeira consiste em algo como “dar maior atenção a tantos livros que todos julgam ter lido”. Não para comparar propriamente qual versão é a melhor ou para dizer se a adaptação é fiel ou não, mas, sim, para dar um destaque maior, um olhar mais aprofundado (ou que assim pretende ser), à narrativa original. Para que os textos não tenham tanto esse caráter comparativo, falarei sobre obras que considero igualmente boas em ambas as mídias, em ambos os suportes.

    A segunda razão é simples: poder falar do livro sem ter medo do famoso spoiler; não deixar de falar sobre um aspecto interessante da trama apenas porque poderia ser uma boa surpresa para o leitor. Portanto, é legal pelo menos ter visto o filme.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar