• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diferenças mínimas entre estilos......

Dwain

Banned
Devido a minha ignorância musical, ainda tenho muitas dúvidas entre o que realmente difere alguns estilos e labels, darei exemplos:

Qual é a diferença de Punk rock pra Hardcore?

Qual a diferença de Power metal para Melodic metal?

Esses são apenas exemplos, dependendo da reação desse tópico colocarei outras dúvidas que certamente não são só minhas..... =]
 
Dwain disse:
Devido a minha ignorância musical, ainda tenho muitas dúvidas entre o que realmente difere alguns estilos e labels, darei exemplos:

Qual é a diferença de Punk rock pra Hardcore?

Qual a diferença de Power metal para Melodic metal?

Esses são apenas exemplos, dependendo da reação desse tópico colocarei outras dúvidas que certamente não são só minhas..... =]
Bom, pela minha concepção o punk rock tem musicas pouca coisas mais curtas e tem riffs menos complexos. Os vocais são menos gritados e etc. Mas toda regra tem sua exceção.

Sugestão: muda o titulo do tópico, porque quando eu li "Diferenças mínimas entre estilos......" eu já ia fazer uma baita dissertação sobre as diferenças minimas dentro da música eletrônica. :lol:
 
Eu ñ gosto muito de nenhum "label" ... mas tudo bem. As dúvidas q vc tem, Dwain, são até bem fáceis ...
O punk rock é um pouquinho mais "linear" (termo q vc mesmo gosta de usar) do q o hardcore, digamos assim. É mais simples, esse é o próprio propósito do punk rock (músika para quem nunca estudou música). Tende a ser mais ameno, e com melodias mais variadas q o hardcore.

Por outro lado, o punk consegue fazer melodias mais agradáveis q o hardcore, q investe mais em um tema social somado à brutalidade.

Quanto à complexidade ...
HardCore . + harmonia, - melodia
Punk. - harmonia, + melodia
.. do modo q eu entendo. Mas creio q a principal diferença seja no item "atitude". As bandas punks geralmente possuem um propósito ligado ao movimento anarquista, se é q se pode dizer assim.

Quanto ao power e o melodic, eu diria q o Helloween é a linha q separa esse dois estilos. O q tende mais para a linha crua, forte (Grave Digger) é power e o q tende para melodias e riffs beeeem variados (como o Angra e o Rhapsody) pode se dizer q é melódico.

Mas claro, as melhores bandas fogem dos rótulos e se caracterizam por um estilo próprio, único, característico.
 
Hummm.... deixa eu falar sobre Power Metal e Metal Melódico, que é o que eu manjo mais.

Funciona mais ou menos assim: nos anos 80, existia Heavy Metal (hoje conhecido como Metal Tradicional). Para entender bem o que é o estilo, ouça coisas da NWOBHM, como Iron Maiden, Saxon e mesmo o Judas Priest. Porém, logo começaram a surgir bandas do estilo mais rápidas, com riffs mais elaborados e não tão palhetados. Era o meio termo entre o Metal Tradicional e o Thrash Metal, que era mais rapido, pesado e agressivo. Essas bandas foram denominadas Power Metal. Eram bandas que possuiam uma velocidade maior, dois bumbos e essas coisas, mas eram mais pros lados do Metal Tradicioal do que pro Thrash, em sua estética.

Bandas assim: Grave Digger, Anvil, Raven, Rage, etc.

O Helloween no seu primeiro EP é um outro ótimo nome do estilo, mas este já apostava numa dose de melodia a mais em suas guitarras. Com o tempo, o Helloween lançou os dois Keeper Of The Seven Keys e levou a extremos sua proposta, com riffs pesados e muita melodia para uma banda de Metal convencional, além de vocais agudos e refrãos mais bombásticos. Com o tempo isso veio a ser chamado de Power Metal Melódico e muitas bandas vieram na cola, como o Stratovarius, o Gamma Ray e o Angra por exemplo. O problema é que com o tempo, as bandas mantinham apenas algo do Helloween, a velocidade e a melodia, mas deixavam de lado os riffs e o peso. Nessa época foi cunhado o termo Metal Melódico. O detalhe é que na Europa, praticamente não existe isso. Lá, Edguy é Power Metal e Grave Digger também. Aqui no Brasil que existem mais rótulos.

Algum tempo depois, tentaram fazer pegar o termo Speed Metal, que seria para definir bandas como Rhapsody, Angra, Edguy, Sonata Arctica, enquanto o rótulo Power Metal ficaria pra definir as bandas citadas lá em cima, mas a idéia não vingou.


Pois então, nem eu entendi direito o que eu escrevi. Tipo, eu sei diferenciar bem, mas não sei explicar como. Qualquer coisa, pergunta aí...
 
Parabéns Lord e Parabéns Varatar:clap: :clap: :clap: , suas respostas estão muito boas, agora já estou começando a entender um pouco dessa diferença
 
Na verdade, Dwain .. vc vai entender melhor quando escutar uma boa gama de bandas, pioneiras ou bem característcas em seu estilo, como por exemplo, as citadas pelo Lord.
 
É, eu concordo com o Varatar. Tem que escutar mesmo. Mas em suma, o lance é que o Power Metal é um negócio baseado na velocidade e no peso, nos riffs (POWER, entendeu?). Já o Melódico puro e simples é muito mais velocidade e melodia, sem tanta pegada e riffs. :wink:
 
Agora sinto que já estou começando a enteder realmente! :joy: :joy: :joy:

Masentão, fiquei com uma dúvida cabulosa, analisando tudo o que o Lord disse, eu classifiquei a banda Rhapsody como Melódico, tudo bem, mas porque ela também é classificada como Progressivo? Não só ela, o Angra também é classificado como progressivo, mas porque? O que tem de progressivo nessas bandas ? :disgusti: :disgusti: :disgusti:
 
O Rhapsody não tem nada de progressivo. Abolutamente nada. Quem os classificou desse jeito está totalmente errado. É difícil definir metal progressivo, mas é fácil de perceber quando se ouve, devido às mudanças de ritmo, cadência e andamento das músicas.

O Angra possui algumas partes de metal progressivo (Acid Rain, por exemplo), mas nao de rock progressivo. Bandas que definem bem o metal progressivo são: Dream Theater, Threshold, Pain of Salvation, Royal Hunt e algumas coisas do Symphony X.
 
Bom Dwain, eu não vejo nada de Progressivo no som do Rhapsody, exceto a música Gargoyles - Angels Of Darkness, que possuem umas quebradas de ritmo na primeira parte.

Rhapsody pode ter várias definições, uma das mais famosas (e piores) é Epic Symphonic Metlodic Power Metal. Mas você pode definir a banda simplesmente como Metal Melódico Sinfônico. Eu não vejo nada de Prog, nem mesmo de Power. Power é como eu disse, tem aquele lance de POWER mesmo, peso, riffs e tudo mais. Rhapsody é só uma bateria acelerada e um monte de teclados (e orquestra).

O Metal Progressivo é realmente difícil de definir, mas o TT1 tá na pista certa. Prog tem aquele feeling mesmo, uns lances de cadência, aquele andamento diferenciado e ousa em diversas partes. Outras bandas fundamentais do Metal Progressivo: Queensrÿche e Fates Warning (eesa principalmente). Ouvindo essas bandas é fácil você perceber o que é Prog, o que é Power e o que é Melódico. :wink:
 
Então quer dizer que o progarchives errou?...Não consigo compreender isso. :disgusti: :disgusti: :disgusti:

A definição do Metal progressivo não está 100% clara....Pois sei que as caracteristicas do Rock Progressivo é a parte instrumental valorizada, músicas grandes, uma sincronia bem trabalhada....e isso eu não consigo na hora de compara o Metal prog....:ahn?: :ahn?: :ahn?:
 
Tenta ouvir a musica Inside, do Pain of Salvation. É a minha melhor definição de pro metal, que eu posso te dar. Prog é uma coisa que só vai ficar clara ouvindo, mesmo.
 
Algum tempo depois, tentaram fazer pegar o termo Speed Metal, que seria para definir bandas como Rhapsody, Angra, Edguy, Sonata Arctica, enquanto o rótulo Power Metal ficaria pra definir as bandas citadas lá em cima, mas a idéia não vingou.

Lord, eu sempre ouvi o termo speed metal pra classificar o contrário, bandas como Rage, Grave Digger, Raven etc...
Inclusive em entrevistas com membros de bandas como essas eles usam o termo Speed Metal para rotular algumas bandas no estilo das citadas.
 
Depende da época do prog que vocês estão falando. E eu diferencio muita coisa de rock progressivo e metal progressivo... muita coisa, até.

Angra tem lances de metal progressivo, o Temple of Shadows mostra bem isso. Mas não é uma banda de prog metal, não não. :no:
 
Oarim disse:
Lord, eu sempre ouvi o termo speed metal pra classificar o contrário, bandas como Rage, Grave Digger, Raven etc...
.
Grave Digger é autêntico Power Metal, do bom e
Bom, eu ñ vejo nenhum el demento speed no Grave Digger, pelo contrário, vejo no Sonata Artica.
Grave Digger é Power Metal, do bom e do melhor.
 
Lord Skywalker disse:
Rhapsody pode ter várias definições, uma das mais famosas (e piores) é Epic Symphonic Metlodic Power Metal.


Hahahahahha, muito engraçada essa definição!



Tenta ouvir a musica Inside, do Pain of Salvation. É a minha melhor definição de pro metal, que eu posso te dar. Prog é uma coisa que só vai ficar clara ouvindo, mesmo.

É, essa música é bem progmetal.

Tente ouvir Ytse Jam, do dream theater. Acho q foi a primeira música do Prog Metal.
Eu diria q Prog Metal é um prog com peso. Ele varia bastante pois o prog varia tb, e dependendo as bandas q eles se inspiram fica muito diferente um do outro (uma banda com infuencias d Yes pra uma d Pink Floyd, p. ex.).
 
TT1 disse:
Tenta ouvir a musica Inside, do Pain of Salvation. É a minha melhor definição de pro metal, que eu posso te dar. Prog é uma coisa que só vai ficar clara ouvindo, mesmo.

Essa música é Dream Theater pra caralho... :)

Oarim disse:
Lord, eu sempre ouvi o termo speed metal pra classificar o contrário, bandas como Rage, Grave Digger, Raven etc...
Inclusive em entrevistas com membros de bandas como essas eles usam o termo Speed Metal para rotular algumas bandas no estilo das citadas.

Eu já ouvi também Oarim. Mas tá errado. Eles são Power. Eu confundia bastante antes porque realmente alguns deles se intitulam Speed mesmo, mas tá errado. :wink:

Goba disse:
Depende da época do prog que vocês estão falando. E eu diferencio muita coisa de rock progressivo e metal progressivo... muita coisa, até.

Angra tem lances de metal progressivo, o Temple of Shadows mostra bem isso. Mas não é uma banda de prog metal, não não. :no:

Bom, eu defino Angra como Prog Metal com Metal Melódico, pendendo mais pro segundo mesmo.

Varatar disse:
Grave Digger é Power Metal, do bom e do melhor.

Se algum dia alguém te perguntar o que é Power Metal, bota uma música do Grave Digger. É a definição perfeita. :)

Myamoto Musashi disse:
Hahahahahha, muito engraçada essa definição!

Tem também Hollywood Metal e Film Score Metal. É absurdo de tosco.
 
Hollywood Metal

Uau! Hahahaha
Film Score eu tinha ouvido falar, mas Hollywood Metal a coisa se superou! :lol:

Bom, eu defino Angra como Prog Metal com Metal Melódico, pendendo mais pro segundo mesmo.

Engraçado, eu também, mas pendendo bem mais pro metal melódico, e quando eu tenho coragem eu ainda cito um pouco de speed no meio, mas tenho regurgitado essa definição da banda.
 
Dwain disse:
Então quer dizer que o progarchives errou?...Não consigo compreender isso. :disgusti: :disgusti: :disgusti:

Nenhuma fonte de informação pode ser 100% correta, nem mesmo as impressas como livros, jornais, enciclopédias. Porém, na internet a chance de ter coisas erradas é ainda maior, principalmente quando qualquer pessoa pode contribuir para o site. Não se pode confiar totalmente em nenhuma fonte isolada (mesmo que não seja da internet), pois às vezes há erros sim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo