• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desarmamento: você vai votar! (Enquete atualizada.)

O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?

  • Sim

    Votos: 47 41,6%
  • Não

    Votos: 63 55,8%
  • Nulo

    Votos: 3 2,7%
  • Branco

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    113
Re: Desarmamento: você vai votar!

Edrahil disse:
Como já disse, não acredito que o desarmamento acabe com a criminalidade.
Já foi dito aqui que o objetivo deste referendo (tanto o objetivo implícito quanto o objetivo explícito) não é sob nenhum aspecto reduzir a criminalidade, mas garantir segurança dos cidadãos sobre outro patamar ... o de que as armas de fogo, em casa, por exemplo (com ou sem crianças) representam perigo.

Me ocorreu uma coisa agora ... :think:
É verdade; com investimentos mais direcionados, como combate ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas, aí sim, poderíamos ter dados significativos para com os índices de criminalidade nas zonas urbanas. Acho que com essa redução, resultante dos investimentos corretos e direcionados, poderíamos ter um quadro onde o cidadão não "precise" tanto de uma arma em casa para se defender; o que atingiria (também) o verdadeiro objetivo do referendo!
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Só que investir é justamente o que o governo não quer Varatar,o governo tem feitos cortes e mais cortes em programas sociais e no que devia por obrigação investir, esse referendo é tipo Operação Poncio Pilatos,para mim o governo lava as mãos e joga a responsabilidade de arcar com a segurança ao cidadão comum- deixa o cidadão resolver a questão, e pula fora.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Deza disse:
Só que investir é justamente o que o governo não quer Varatar,o governo tem feitos cortes e mais cortes em programas sociais e no que devia por obrigação investir, esse referendo é tipo Operação Poncio Pilatos,para mim o governo lava as mãos e joga a responsabilidade de arcar com a segurança ao cidadão comum- deixa o cidadão resolver a questão, e pula fora.
Infelizmente nós já estamos acostumados com isso. Esse governo, desde o início adotou essa estratégia:
"O melhor do Brasil é o brasileiro!!" ... eca!! :raiva:
Como se não tivessem responsabilidade com os problemas sociais, né?!
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Sabe, no final das contas andei pensando: votar em 'sim' não vai mudar muito o quadro, porque ainda existirão bandidos com armas e ainda existirão desmiolados com armas. Pode dificultar o acesso, mas quem ainda quiser ter armas, com certeza terá. (Sabe como é, as drogas estão aí para provar que taxar algo de 'comércio ilegal' não é exatamente suficiente...)

Mesmo que você continue a favor do desarmamento, agora você compreende um dos nossos argumentos, o que significa que a discussão está sendo produtiva :D

e se todo mundo tivesse armas estaria pior

Você não apresentou argumentos para isso - e eu discordo totalmente. Se todo mundo tivesse armas e estivesse acostumado a isso (isto é, contexto cultural armado), seríamos como a Suíça: 2% do total de mortes é com arma de fogo. Mas como esse não é o nosso contexto, dar armas à população não trará esses resultados. O que não significa que tirar traga.

O problema é quando alguem vem atacar o desarmamento falando no direito do "cidadão de bem" de matar bandidos, e caso o "não" vença, a facção fascista da sociedade, aquela que pede exercito nas favelas e mais repressão a criminalidade vai ganhar força, o que é algo meio perigoso.

Aqui algo que me deixou realmente intrigado. Se não queremos desarmamento porque não acreditamos na total eficácia da polícia, somos "desmiolados anti-sociais". Se queremos que a polícia funcione direito e a criminalidade seja reprimida, somos fascistas. :eh:

Me chame de fascista se quiser, mas eu acho que criminoso precisa ser punido. Aos meros infratores (roubar galinha), apenas penas leves (multa serve, em boa parte). Aos bandidos mesmo, isto é, crimes graves (estupros ou homicídios em série, tráfico em massa, etc), tem mesmo é que tirar o cara da sociedade.

De que adianta dinheiro no caso de um policial corrupto que vende armas para traficantes, por exemplo?

Ele vende por causa do ridículo salário dele.

Se por acaso o referendo der o resultado de não se aprovar a lei do desarmamento, acho que muitos que defendem o porte de armas poderão querer provar que estavam certos, e comecem a utilizar as armas em sua defesa ou de outrem.

Existem dois grupos armados: os que sabem e os que não sabem usar.

Os que sabem vão continuar com o mesmo uso de antes.

Os que não sabem vão sair usando em qualquer caso: no "NÃO", para "aproveitar que podem", e no "SIM" para mostrar que o governo está errado. Acho que o segundo caso é pior por causa da "graça do que é proibido": ter uma arma em época desarmada fará com que ele fique famoso entre seus conhecidos.

De qualquer forma, o resultado não afetará esses idiotas.

Acho que com essa redução, resultante dos investimentos corretos e direcionados, poderíamos ter um quadro onde o cidadão não "precise" tanto de uma arma em casa para se defender; o que atingiria (também) o verdadeiro objetivo do referendo!

Concordo plenamente!

Só que investir é justamente o que o governo não quer Varatar,o governo tem feitos cortes e mais cortes em programas sociais e no que devia por obrigação investir, esse referendo é tipo Operação Poncio Pilatos,para mim o governo lava as mãos e joga a responsabilidade de arcar com a segurança ao cidadão comum- deixa o cidadão resolver a questão, e pula fora.

É óbvio que os militantes do desarmamento estão carecas de saber que isso aumenta a violência, porque foi assim em quase todos os países que tentaram. A Austrália é a única exceção caso os dados que a mídia publica sejam verdadeiros.

Muitos desses militantes - os políticos - querem o desarmamento justamente porque ele aumenta a violência. Político vive de demagogia, e hoje o principal mercado para esse produto é a segurança. Quanto mais abaixar a segurança fazendo parecer que está aumentando, mais garantido estará seu ganha-pão. Era isso que eu gostaria que vocês descobrissem quando disse "vejam o dia-a-dia de um político". Qualquer um que tenha um amigo no governo sabe que mais da metade dos envolvidos se aplicam a esse caso.
___

Não sei se já escrevi isso aqui, mas... Era uma vez um juiz, acho que carioca. Ele era militante do desarmamento, logo nos primórdios da idéia. Isso o expôs dando a idéia de que ele não tem armas. Um dia estava em casa e dois rapazes entraram, armados. Amarraram e amordaçaram o juiz, e o obrigaram a assistir os dois rapazes estuprando a esposa e a filha adolecente (virgem) dele. Foram embora deixando todos vivos, se bem me lembro.

Esse juiz fez todas as coisas ao seu alcance para garantir a morte aos dois rapazes, e passou a ser radicalmente militante contra o desarmamento - fazendo questão de dizer que se tivesse uma arma nada teria acontecido à família dele, pela forma como os criminosos entraram.

Os estupradores se divertitram obrigando o juiz a assistir o estupro. Sejam sinceros: vocês acham que esse tipo de criminoso tem "conserto" ?
 
Última edição:
Re: Desarmamento: você vai votar!

Você não apresentou argumentos para isso - e eu discordo totalmente. Se todo mundo tivesse armas e estivesse acostumado a isso (isto é, contexto cultural armado), seríamos como a Suíça: 2% do total de mortes é com arma de fogo. Mas como esse não é o nosso contexto, dar armas à população não trará esses resultados. O que não significa que tirar traga.

O problema cara é que se com poucas pessoas tendo armas, como no Brasil, ja temos problemas com mortes banais, imagina todo mundo tendo.


Não sei se já escrevi isso aqui, mas... Era uma vez um juiz, acho que carioca. Ele era militante do desarmamento, logo nos primórdios da idéia. Isso o expôs dando a idéia de que ele não tem armas. Um dia estava em casa e dois rapazes entraram, armados. Amarraram e amordaçaram o juiz, e o obrigaram a assistir os dois rapazes estuprando a esposa e a filha adolecente (virgem) dele. Foram embora deixando todos vivos, se bem me lembro.

E existem casos de pessoas que foram assaltadas, pegaram armas pra reagir e morreram, existem casos e casos, mas enfim, sou contra o desarmamento, mas não acho que caso ele aconteça (e vai acontecer, porque a campanha do Sim tem apoio massivo da midia, enquanto a do não é encabeçada por figuras fascistas como Jair Bolsonaro) a violencia não vai atingir niveis estratosfericos, não vai mudar nada...
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

ah sim, eu tive certeza da sinceridade dessa campanha quando assisti uma reportagem sobre o "horário político" do tema. A repórter dizia:

- O lado que critica o desarmamento conta com uma bancada de cinco pessoas. Já o lado que apóia conta com diversos artistas e celebridades...

...! :?
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Vela disse:
ah sim, eu tive certeza da sinceridade dessa campanha quando assisti uma reportagem sobre o "horário político" do tema. A repórter dizia:

- O lado que critica o desarmamento conta com uma bancada de cinco pessoas. Já o lado que apóia conta com diversos artistas e celebridades...

...! :?
Eu não duvido que seja algo assim (em termos de proporção de defensores no meio político), mas deve-se lembrar que a propaganda para o desarmamento é populista e faz parte do "politicamente correto", o que atrai a atenção de muitos que querem ficar bem na mídia.

Mesmo assim apoio o desarmamento, mas não pelos fundamentos da propaganda.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

O NÃO de uma mãe ao SIM do prefeito José Serra
por Peter Hof em 28 de setembro de 2005

Resumo: Uma mãe crítica a demagogia dos que preferem ignorar o fato de que não são as armas, e sim a criminalidade impune que dilaceram a sociedade brasileira.

© 2005 MidiaSemMascara.org


Desde 1983 venho me dedicando a estudar a violência urbana, suas causas e as formas como ela se manifesta. Nesses vinte e dois anos fiz cursos, li dezenas de livros estrangeiros que analisaram o problema em seus respectivos países, mantive incontáveis conversas com policiais amigos e assim pude formar uma opinião sobre o que vem ocorrendo em nosso país. Assim, não sou um jovem idealista e mal orientado que se filiou a uma ONG, e que repete feito papagaio pseudo-verdades que lhe são impingidas.


Nesse quase quarto de século fiz uso de minha experiência com pesquisa de mercado e opinião, análise e interpretação de dados à luz da Estatística. Recentemente me foi enviada a carta de uma mãe que respondia ao artigo que o prefeito da cidade de São Paulo escreveu na Folha de São Paulo (23/09/05, pág. A3) intitulado Eu digo sim ao sim. Confesso que o impacto que teve em mim a leitura da mensagem daquela mãe, que de forma simples e dolorida relatou a morte de um filho querido, supera de longe todas as análises e pesquisas que fiz desde que me propus a estudar o problema.


Desta forma, com autorização da autora, transcrevo na íntegra a carta da senhora Mara Assaf ao prefeito José Serra. Leiam e vejam se tenho ou não razão.


***


De: Mara Montezuma Assaf

Data: 09/23/05 10:31:17

Para: prefeito@prefeitura.sp.gov.br

Assunto: Referendo sobre armas de fogo.


Prezado Prefeito José Serra,


Eu digo sim ao não!

Que campanha é esta feita às avessas, que retira armas que estão guardadas dentro de casa para possível defesa do cidadão de bem, e permite que cotidianamente se assista pela TV cenas de criminosos exibindo-se calmamente com armas pesadas nas capitais do País?


Eu e minha família nunca fomos possuidores de armas de fogo e nem de armas brancas, não somos da violência, mas somos vítimas dela. Perdemos um filho de 30 anos, limítrofe em decorrência de um trauma de parto, mas que batalhou desde o nascimento para superar as seqüelas. Anos e anos de clínica e escola especializada, mas superou quase todas as suas barreiras. Fez até a 7ª série e trabalhou desde os 13 anos na fábrica com meu marido. Um ser humano rico de solidariedade e preocupado com fazer justiça com seus companheiros de trabalho, obrigou a que meu marido e eu crescêssemos, modificássemos nossa visão e ampliássemos nossa sensibilidade para com os problemas dos que menos têm. Foi nosso mestre.


Grande Fabinho! Foi em defesa de seu pai e amigo que já estava estendido no chão, ferido por três balas de um assaltante. Deu um soco e lhe brindaram uma bala no coração, o que de melhor ele tinha.


A bala não chegou lá por acaso. Uma mão e um cérebro frio fizeram a mira. A arma, inerte, nada fez.


Por favor! Se a campanha fosse honesta, que começasse pelo impedimento do contrabando de armas feito por quadrilhas. Que houvesse vontade política de prender e desmantelar quadrilhas de criminosos; que se construíssem mais prisões de segurança máxima e menos pessoas idiotas viessem a público para dizer que o regime lá dentro é desumano!


Se nosso Código Penal fosse atualizado e instituíssem prisão perpétua para crimes hediondos, então, caro Prefeito, eu entenderia seu Sim ao Sim. Eu digo Sim ao Não. Pois o que assisto me apavora, ainda mais quando vejo o Ministro Márcio Thomaz Bastos dizer que na mudança do Código, deixará de existir o crime considerado hediondo e conseqüentemente não se pensará mais em construir prisões de segurança máxima! Medida mais do que econômica para o Governo, com certeza! Gostaria que alguém me explicasse tanta benevolência do nosso ministro para com os criminosos. Primeiro desarma a população de bem, e em seguida despenaliza os criminosos.


Eu não tive a preocupação de nenhum político com a minha desgraça, enquanto eu corria do IML, onde meu filho jazia morto, para a UTI onde estava meu marido que, além de correr risco de vida, estava consciente e chorava a perda do filho. Ninguém dos Direitos Humanos veio enxugar nossas lágrimas.Talvez porque meu filho tenha sido por eles considerado menos humano do que seu assassino.


Sim ao Sim? Só quando eu crer que não é um mero movimento simbólico e populista para despistar a verdadeira face cruel deste país, onde morre mais gente diariamente nas mãos de bandidos do que na guerra do Iraque e Afeganistão somadas.


Grata pela atenção


Mara Montezuma Assaf

Mais um Desarmamento

Não postei o ultimo aqui porque tem umas tabelas, recomendo a leitura dos dois.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

1 - Nenhum bandido vai entregar suas armas. Isso é claro pra qualquer um.

2 - Ter ou não uma arma de fogo em casa não significa que "o cara que chegou estressado" não matará sua mulher. Se ele tinha esse intuito, vai matá-la a facadas, pauladas, pancadas, asfixiada, envenenada ou qualquer outro meio que o mesmo encontre.

3 - Acidentes? Concordo com quem disse que armas não ficam na mesa da sala. A irresponsabilidade de um ou outro que faz isso não deve ser paga por milhares.

4 - Quanto aos bandidos saberem se você tem ou não uma arma:
Um bandido, antes de assaltar alguém, provavelmente fará uma boa análise do que você faz e não faz, do que tem e não tem, e isso inclui uma arma. Basta ler/assistir sobre um assalto e ver como é tudo muito bem planejado. Se não fazem um bom (ótimo) estudo sobre vítima/local do crime antes, só me resta acreditar que seus passos são guiados por Ilúvatar...


Falar em pena de morte ou algo do gênero é um absurdo, pois se está tirando a vida de alguém. Mas privar o cidadão de sua defesa é algo completamente aceitável... Isso é lastimável.
O mal se corta pela raiz. Acaba-se com o crime acabando-se com o criminoso.


Ou será que a solução para a Guerra do Anel era recolher as espadas, arcos, machados, cimitarras e outras armas da Comitiva e aliados?
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Rodrigo_Himfëa disse:
Falar em pena de morte ou algo do gênero é um absurdo, pois se está tirando a vida de alguém. Mas privar o cidadão de sua defesa é algo completamente aceitável... Isso é lastimável.
O mal se corta pela raiz. Acaba-se com o crime acabando-se com o criminoso.

Explodir as cadeias é uma solucao? :gira:
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Rodrigo_Himfëa disse:
4 - Quanto aos bandidos saberem se você tem ou não uma arma:
Um bandido, antes de assaltar alguém, provavelmente fará uma boa análise do que você faz e não faz, do que tem e não tem, e isso inclui uma arma. Basta ler/assistir sobre um assalto e ver como é tudo muito bem planejado. Se não fazem um bom (ótimo) estudo sobre vítima/local do crime antes, só me resta acreditar que seus passos são guiados por Ilúvatar..

Tá vendo muito filmão no Supercine, heim? :dente:
Não vou negar que assaltantes fazem planos antes de entrar em uma casa (por exemplo, aproveitar feriadão ou ainda conferir se a casa tem alarme, etc.) Mas existe (e esse é o número realmente grande) assaltos de ocasião.

Por exemplo, você é um cara que está andando sozinho à noite numa vizinhança meio duvidosa. Isso basta para qualquer trombadinha cheirado pular sobre você, compreende?
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

ombudsman disse:
Explodir as cadeias é uma solucao? :gira:

Hummm... Melhor que o desarmamento! =p



Ana Lovejoy disse:
Tá vendo muito filmão no Supercine, heim? :dente:
Não vou negar que assaltantes fazem planos antes de entrar em uma casa (por exemplo, aproveitar feriadão ou ainda conferir se a casa tem alarme, etc.) Mas existe (e esse é o número realmente grande) assaltos de ocasião.

Por exemplo, você é um cara que está andando sozinho à noite numa vizinhança meio duvidosa. Isso basta para qualquer trombadinha cheirado pular sobre você, compreende?

Mas ninguém anda pela rua exibindo sua arma. Com ou sem desarmamento. O cidadão tem a sua em casa ou, na pior das hipóteses, no carro. E os trombadinhas continuarão fazendo a mesma coisa. O único fator que o desarmamento muda é que as pessoas "de bem" (por assim dizer) não poderão mais possuir armas. Nenhum ladrão vai se desfazer da sua e nenhum trombadinha vai deixar de lado a mania de brigão por causa dessa lei.
Como já foi frisado por alguém, a lei só será cumprida pelos que já estão de acordo com ela...
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Mas ninguém anda pela rua exibindo sua arma. Com ou sem desarmamento. O cidadão tem a sua em casa ou, na pior das hipóteses, no carro. E os trombadinhas continuarão fazendo a mesma coisa. O único fator que o desarmamento muda é que as pessoas "de bem" (por assim dizer) não poderão mais possuir armas. Nenhum ladrão vai se desfazer da sua e nenhum trombadinha vai deixar de lado a mania de brigão por causa dessa lei.
Como já foi frisado por alguém, a lei só será cumprida pelos que já estão de acordo com ela...

Se por um lado você diz que a violência nas ruas continuará com ou sem desarmamento uma vez que as pessoas não carregam armas quando estão nas ruas, então por que torna-se necessário ter uma arma, na sua opinião?
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Ana Lovejoy disse:
Se por um lado você diz que a violência nas ruas continuará com ou sem desarmamento uma vez que as pessoas não carregam armas quando estão nas ruas, então por que torna-se necessário ter uma arma, na sua opinião?

Não exatamente necessário. Cada um pode escolher o que acha correto para si (mas não para todos) - na minha opinião.
Já postaram aqui pesquisas que mostram que um assaltante evitará invadir uma residência onde exista uma arma. Provavelmente, evitará assaltar um veículo com um condutor/passageiro armado (um táxi, por exemplo).
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Ana Lovejoy disse:
Tá vendo muito filmão no Supercine, heim? :dente:
Não vou negar que assaltantes fazem planos antes de entrar em uma casa (por exemplo, aproveitar feriadão ou ainda conferir se a casa tem alarme, etc.) Mas existe (e esse é o número realmente grande) assaltos de ocasião.

Por exemplo, você é um cara que está andando sozinho à noite numa vizinhança meio duvidosa. Isso basta para qualquer trombadinha cheirado pular sobre você, compreende?

Joy, a maioria dos assaltos à residências e estabelecimentos comerciais são planejados com antecedência. Quanto aos assaltos na rua, concordo com você, e como já falei, sou contra as pessoas andarem armadas nas ruas, porque o individuo não tem tempo de reação, e qualquer tentativa acaba em desastre. Mas numa residência esse tempo existe.
 
Re: Desarmamento: você vai votar!

Metz disse:
Poderiam pôr para mim a opção 'nulo' na enquete?

Não.

Estou atualizando a enquente. Agora, vou colocar a pergunta que vai ser feita no referendo.

Resultado da enquente 1 :

Para o desarmamento, eu voto...
Sim - 54% (44 votos)
Não - 45% (37 votos)
 
se essa é a pergunta do referendo, o governo é mais cretino do que eu imaginava. As pessoas responderão à pergunta, não à lei. E a lei alterará o porte, extinguirá a licença, proibirá a venda de armas E MUNIÇÃO, tornando aquela história de "quem tem em casa continua tendo" um besteirol demagogo: é o mesmo que "quem tem carro continua tendo, mas vender gasolina é proibido..."
 
A pergunta na verdade é essa: O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil? :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo