• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DESAFIO DE CONHECIMENTO - J.R.R. Tolkien e suas Obras

De modo algum a gracinha acertou.....a resposta é bem específica......

Edit.
Credo...ninguém vai tentar responder ? Já vai acabar o prazo de 3 dias....se ninguém responder até 4º à noite eu mudo a pergunta....pelo visto vai ter q ser algo + fácil..... :tsc:
 
Nossa, ainda não responderam? Vou eu, então! :D

Flói era um anão. Ele morreu de uma flechada, em Moria. Sabe-se dele pois foi encontrado o Livro de Mazarbul, que descrevia o que aconteceu, e incluindo nisso a morte de Flói.

E agora, eu sou gracinha? 8-)
 
Até q enfim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Alguém foi atrás da resposta....( eu já tava pesquisando outra pergunta p/ colocar no lugar.... :tsc: )

Mith vc é uma gracinha..... 8-)
Pode fazer sua pergunta......
 
Yay! Eu fiquei me enrolando e acabei esquecendo daqui... Valeu pelo MP, Ahradarah :roll: :obiggraz:

Bom, minha pergunta é simples:

O que que dizia o portão de Moria, em qual linguagem era, e qual era sua tradução?
 
As palavras estavam em élfico antigo do Oeste da TM dos Dias Antigos, em tengwar de Fëanor.

"Ennyn Durin Aran Moria. Im Narvi hain echant.Celebrimbor o Eregion teithant. I thiw hin."
"As portas de Durin, Senhor de Moria. Fale, amigo, e entre. Eu, Narvi, as fiz. Celebrimbor desenhou estes sinais."

:mrgreen:
 
Ai caspita...esqueci disso...a antiga fala do Oeste é o Quenya.....

Edit.
Fui dar uma pesquisada e de qualquer modo minha resposta está certa Mith.....o Quenya tb é chamado de Antigo Idioma do Oeste = Élfico Antigo do Oeste. Veja definição dos Contos Inacabados.... :mrgreen:
 
Fui dar uma pesquisada e de qualquer modo minha resposta está certa Mith.....o Quenya tb é chamado de Antigo Idioma do Oeste = Élfico Antigo do Oeste. Veja definição dos Contos Inacabados....

Mas vc falou élfico antigo do Oeste da TM, e o oeste da TM era Beleriand, e o idioma de Beleriand era o Sindarin. Mas acho que dá pro Mithrandir considerar, sim.
 
É q eu estou considerando a definição q encontrei no Contos Inacabados...e se fosse Beleriand eu teria especificado como Oeste na TM, Beleriand......
Sindarin = Idioma de Beleriand; Idioma Élfico - Cinzento; Idioma dos Sindar....gente...é só dar uma olhada no Glossário do Contos.....

Edit: tb não vamoh fica discutindo agora qual é o outro nome q tal língua recebe ou naum...isso é no Línguas né....
Agora o Mith decide o q e quem tá certo .....
 
Ok, então vou decidir quem tá certo... e o ganhador é....

NINGUEM!

Ninguem colocou TUDO que estava inscrito no portão de Moria, ora bolas. :mrgreen:

Ah sim, por favor re-respondam a pergunta, falando também a linguagem pelo NOME (Eldarin Comum, Quenya, Sindarin, Telerin, Avarin, sei lá). Assim, nao tem como enrolar. :aham:
 
Só se tá faltando os emblemas de Durin= a bigorna e o martelo, a coroa com as sete estrelas; as Árvores dos Altos - Elfos, carregadas com luas crescentes, a estrela da Casa de Fëanor, mais as palavras estavam em élfico antigo do Oeste da TM dos Dias Antigos, em tengwar de Fëanor, e no topo um arco com texto, entre dois pilares ( Tudo gravado em ithildin ):

As palavras estavam em élfico antigo do Oeste da TM dos Dias Antigos, em tengwar de Fëanor. Me redimindo da discussão toda acima ( apaguem o q eu disse sobre o idioma élfico )....tá escrito tudo em Sindarin... :mrgreen:
Aqui está escrito em caracteres de FËanor, de acordo com o modelo de Beleriand:
"Ennyn Durin Aran Moria. Im Narvi hain echant.Celebrimbor o Eregion teithant. I thiw hin."
"As portas de Durin, Senhor de Moria. Fale, amigo, e entre. Eu, Narvi, as fiz. Celebrimbor desenhou estes sinais."

Já deu p/ reparar q eu sou teimosa ????? :mrgreen:
 
tá.. iai já vão decidir a resposta? eu quero ver se consigo desenterrar algo... faz tempo que não me interesso por pesquisar coisas do Professor... ok?
 
Tô pensando seriamente em digitar o capítulo todo no post, pq já li umas duas vezes e ainda fui pesquisar tudo numa revista........só se são os 3 caracteres élficos, dois superiores na imagem, na esquerda e na direita e um no centro quase na base da imagem q faltam...pq eu já falei tudo....
Sinceramente eu desisto, pq já falei das frases, dos pilares, do arco, do martelo com a bigorna, a coroa com as sete estrelas, as árvores com as luas pendentes, e estrela do Fëanor e tudo mais blá blá blá q tá postado acima e agora complemento com os três caracteres.....chega....se não for isso desisto e alguém responde....
 
Haaaaaaaaa! Peguei vocês. 8-)

Vou deixar aqui a resposta e quem quiser perguntar, que pergunte. Ahradarah, vc esqueceu a seguinte frase em Sindarin: Fale amigo e entre. Cadê? Não tem. 8-)

Saca só:
"Ennyn Durin Aran Moria: pedo mellon a minno. Im Narvi hain echant: Celebrimbor o Eregion teithant i thiw hin."

Cadê o "pedo mellon a minno"?
8-)

Tá em aberto, quem quiser perguntar, que pergunte. :wink:
 
Pedo mellon a minno = fale, amigo e entre !!...Eu só não coloquei a frase em sindarin, pq a tradução está lá....

Aff...voh é dormir....:zzz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo