• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DESAFIO DE CONHECIMENTO - J.R.R. Tolkien e suas Obras

Acertou. O outro caso que eu tinha em mente é Galdor dos Portos que comparece no conselho de Elrond e Galdor de uma das casas de Gondolin. O personagem parece canônico, já que no texto tardio sobre a ressurreição de Glorfindel, Tolkien encara um problema parecido com Galdor, mas conclui que ambos não são o mesmo elfo e que o nome é comum na língua sindarin.

Curiosamente os dois casos envolvem o povo de Círdan, pelo visto o pessoal de lá não é muito criativo com nomes. :-P
 
Última edição:
Nossa, nem lembrava desse Galdor de Gondolin. Pior que vasculhando no Tolkien Gateway achei outro Galdor, mas é homem, pai de Húrin e Huor. Acho que o Tolkien gostava desse nome!

Desafio:
Nomeie três elfas que são sabidamente loiras, ou seja, é claramente dito a cor de seus cabelos.
 
Idril, Indis, Finduilas.

Sobre Finduilas, trata-se de um trecho de Contos Inacabados:

Finduilas, filha de Orodreth, tinha cabelos dourados à maneira da casa de Finarfin, e Túrin começou a deleitar-se em sua visão e sua companhia, pois ela lhe lembrava sua família e as mulheres de Dor-lómin na casa de seu pai.​
 
Ainda ficando no assunto 'loiros', desafio: Mencionar dois elfos loiros que não são vanyar e não tem explicitada uma possível ascendência vanya.

Não vale os cabelos ditos 'prateados', incluindo aqui o caso de Celegorm the fair, pois, apesar da tradução colocá-lo como "o loiro", é pouco provável que ele fosse loiro, e sim que tivesse cabelos prateados, conforme discuti nesse tópico.
 
Última edição:
Thranduil é um, com certeza. A mãe de Glorfindel era Vanya? Não lembro direito da passagem. Finarfin talvez.
 
Isso aí, Thranduil e Glorfindel. Finarfin não conta pois tem ascendência vanya.
 
Última edição:
Aqui!
Quais foram os tres reis elficos que despertaram em Cuiviénen? (besta, mas não consigo pensar em nada...)
 
Imin, Tata e Enel são os pais do elfos mas, até onde sei, eles nunca foram proclamados reis. Nunca ví um texto de Tolkien que chamava os pais dos elfos dessa forma. Lendo o Cuivienyarna me parece que eles lideraram por um tempo, escolheram seus seguidores entre os eldar que haviam despertado e, somente depois da convocação dos Valar, os elfos adotaram a monarquia. Os primeiros a serem citados como reis entre os elfos são Ingwë, Finwë e Elwë.
 
Última edição por um moderador:
Eu falei mesmo em reis, @Éomer . Se vc me conhecesse melhor saberia que tem sempre um elfo sindar no meio:rofl:. Quando Oromé veio buscar embaixadores, escolheu os tres aí. (Salve Eru que criou Thingol!) A colega acertou, segue o féretro.
Voy a Cuba! Beijos, té mais.
 
Vale lembrar que é quase certeza que Elwë e Ingwë não despertaram (Ingwë tinha uma irmã, cuja filha era Indis, Elwë tinha irmãos, e além do mais não tinha esposa até se casar com Melian - os elfos despertos não tinham irmãos e já despertaram com esposas). De Finwë não há um argumento tão decisivo, mas se os outros dois não despertaram então não há motivo para crer que ele o tenha.
 
"Ent" é o nome dado ao povo mais antigo que sobrevivia na Terceira Era, os quais eram também conhecidos como onodrim ou enyd. No entanto, a forma mais usual pelo qual os conhecemos é através da palavra Ent. Essa palavra faz parte originalmente do vocabulário de qual povo?
 
Vale lembrar que é quase certeza que Elwë e Ingwë não despertaram (Ingwë tinha uma irmã, cuja filha era Indis, Elwë tinha irmãos, e além do mais não tinha esposa até se casar com Melian - os elfos despertos não tinham irmãos e já despertaram com esposas). De Finwë não há um argumento tão decisivo, mas se os outros dois não despertaram então não há motivo para crer que ele o tenha.
Pois é, foi esse "despertar" que me deixou em dúvida. Para mim os três já eram da primeira geração nascida dos elfos que despertaram.
 
Vale lembrar que é quase certeza que Elwë e Ingwë não despertaram (Ingwë tinha uma irmã, cuja filha era Indis, Elwë tinha irmãos, e além do mais não tinha esposa até se casar com Melian - os elfos despertos não tinham irmãos e já despertaram com esposas). De Finwë não há um argumento tão decisivo, mas se os outros dois não despertaram então não há motivo para crer que ele o tenha.

Eu tbm fiquei meio em dúvida ao dar minha resposta pois sabia que não há texto de Tolkien que garanta que os três reis despertaram. No entanto, eu sabia que Imin, Tata e Enel não eram reis, portanto imaginei que a pergunta se referia aos reis que lideraram esse povo que despertou em Cuiviénen mesmo que o próprio nascimento (ou despertar) desses reis élficos seja um tema incerto.
 
"Ent" é o nome dado ao povo mais antigo que sobrevivia na Terceira Era, os quais eram também conhecidos como onodrim ou enyd. No entanto, a forma mais usual pelo qual os conhecemos é através da palavra Ent. Essa palavra faz parte originalmente do vocabulário de qual povo?
dos elfos?
 
"Ent" é o nome dado ao povo mais antigo que sobrevivia na Terceira Era, os quais eram também conhecidos como onodrim ou enyd. No entanto, a forma mais usual pelo qual os conhecemos é através da palavra Ent. Essa palavra faz parte originalmente do vocabulário de qual povo?
Dos Rohirrim?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo