• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De Ulmo, Elfos e Homens

Ecthelion ¥

Usuário
Olá Valinorianos!

Bem, Neste último Domingo (20/03/05) discutimos no Salão das Árvores sobre Tuor. Surgiu uma questão interessante sobre a relação entre ele e Ulmo. Gostaria de colocá-la aqui, pois no Salão não chegamos a uma conclusão única.

A questão é a seguinte: Por que Ulmo o avisou sobre a sina de Gondolin para ele? Qual foi o principal motivo dele querer ajudar os Elfos (através dos Homens) contra a Maldição de Mandos? Estaria ele se opondo aos outros Valar?

Opinem :mrgreen:
 
Eu não sei, mas talvez Ulmo tenha lembranças da Música, de forma que ele previa que de Tuor viria aquele que pediria aos Valar o perdão em nome de Elfos e Homens (Eärendil). Daí talvez venha o fato de Ulmo ajudar Tuor. Mas não passa de suposição minha, e eu ando meio enferrujado para discussões mais "pesadas", hehehe.
 
Hehe, igualmente Pandatur.
Mas o que me intriga é a tentativa de Ulmo "lutar" contra a sina dos Noldor :think:
Sua sopisição é provável, mas não acho que seria algo realmente forte.
 
Ulmo avisou Tuor para este alertar Turgon que devia deixar a cidade. Ulmo, quando ensinara Turgon os caminhos ocultos da cidade, disse que um dia a cidade cairia, mas antes disso ele enviaria um mensageiro para avisá-lo. Ou seja, Ulmo só estava cumprindo a promessa.

Agora, o motivo de Ulmo ter ajudado Turgon é a questão. Ele aparentemente era meio contra o exílio dos noldor, e era muito próximo aos Filhos. Na conversa entre eles nos Contos isso fica mais claro. Queria dar uma mãozinha, uma pequena ajuda "por fora", suponho. Só que essa ajuda não é valorizada no final, Turgon estava muito apegado a sua cidade e seguro de si mesmo.
 
Na real é bem nessas mesmo.
Ulmo não queria que os quendi saissem da Terra Media, apoiou de certa forma o exilio, mas não a maldição.
Ele queria ajudar, tanto que implorou no final a Manwë para poupar os quendi e os atani.
 
Haran Alkarin disse:
Agora, o motivo de Ulmo ter ajudado Turgon é a questão. Ele aparentemente era meio contra o exílio dos noldor, e era muito próximo aos Filhos.

É isso o que queremos saber...:think:
Então não é dito em lugar algum o motivo dele ajudar os Elfos?
 
Acho que talvez Ulmo fosse o mais parecido dentre os Valar aos Filhos. Talvez fosse ele um pouco rebelde como os Noldor e, talvez, um pouco acelerado como os Atani. Talvez ele compreendesse a necessidade do Exílio para que os Eldar percebessem que todos seus atos tinham conseqüências e os limites de seus poderes. Talvez ele tivesse um sentido aguçado para saber até onde um castigo serve seu propósito e começa a se tornar crueldade.
Talvez, de todos, Ulmo fosse o que mais entendia o verdadeiro sentido da liberdade e do livre-arbítrio, do Bem e do Mal. Pois na guerra entre Manwë e Melkor, o primeiro cerrou suas portas; ainda assim, Ulmo continuou a cuidar de todas as águas de Ambar, não vendo o mundo através dos olhos de seus servos ou do topo de Oiolossë, mas sim com seus próprios olhos.

Como faz muito tempo que não leio O Silmarillion, tirem-me uma dúvida: algum dos Valar era contra trazer os Quendi de Cuiviénen para Aman?


Tenn' enomentielva!
 
Se foi ele, então adiciono mais uma tese às anteriores: sendo contra a vinda dos Quendi em primeiro lugar, certamente era contra o impedimento da volta. Talvez um sentimento de culpa?
 
:think: :think:

Às vezes penso...Será que Ulmo, por estar mais perto dos Noldor, não estaria fazendo tudo isso em favor a Manwë? Pois de uma forma ou de outra,o Senhor dos Ventos aceitou os Elfos de volta. Será que Manwë já achava o suficiente e então mandou Ulmo por ele, pois os o Vala das àguas os Elfos tinham mais afinidade?
 
Para mim, o que Ulmo fez foi o seguinte: ele buscou ajudar os noldor pois ele sempre foi contra q os Elfos viessem para Aman, ele achva que os elfos deviam curara as feridas do mundo, causadas por Melkor. e uma forma de tentar faze-lo era ajudar o mais Sábio dos reis noldorin, e preservar sua cidade, mas de forma sutil para contornar (não anular) a maldição de Mandos.

Espero ter ajudado!
 
Hmmm, começamos então a chegar em fatos. Não me lembro de ter lido no Silmarillion que Ulmo foi contra a ida deles a Aman, isso deve ter sido no Contos (eu não o li).

Será que então Ulmo foi tão a fundo com sua idéia de os Elfos não irem para Aman que esta embasou suas forças de enfrentar os outros Valar? Indiretamente, é claro.
 
Ecthelion ¥, temm uma parte no Silma, logo quando eles são descobertos, no conselhos dos Valar que Ulmo fala contra a ida dos Elfos a Aman, por acahr que eles deveria curar as feridas do mundo, entende? Procure ver q vc acha....
 
Acho que Ulmo devia ter mais afinidade com os elfos do que os outros Valar, e a partir de um certo ponto achou cruel a Maldição de Mandos. Como seu pedido para o perdão dos noldor foi negado ele resolveu dar uma mãozinha por fora :mrgreen:
 
En Taro Adun!

Segundo os Contos Inacabados (Parte I, Capítulo I) Ulmo diz: "Portanto, embora nestes dias de trevas eu pareça me opor à vontade de meus irmãos, os Senhores do Oeste, esse é meu papel entre eles, ao qual fui designado antes que fosse feito o Mundo." Portanto, essa afirmação dele me faz acreditar que ele estava ajudando os Noldor obedecendo a uma determinação de Eru. Historicamente a maior afinidade dos elfos era com Oromë, como na Grande Viagem.

E não só Ulmo foi contra a vinda dos elfos, mas no Silmarillion, Capítulo III, diz-se que ele era o principal dos que eram contra. Considerando que Ulmo segundo o Silmarillion (no Valaquenta) era o segundo mais poderoso dos Valar, deveria haver alguns outros, menores, também contra, eu acho, mas só está registrado a opinião de Ulmo.
 
:think:

Bem, esse trecho dos CI é realmente importante. Minha análise condiz com o seu ponto de vista, que alega que Eru tenha designado Ulmo a ter mais afinidade com os Noldor e até mesmo dar-lhes conselhos inteligentes, que Ulmo sabia que daria certo.

Quanto a Oromë, suponho que ele tivesse mais afinidade com os Elfos em geral e que tivessem despertado no Cuiviénen. Não acredito que ele tenha mantido relação com os Elfos durante o estabelecimento de seus Reinos.
 
sim, é verdade. Mas é dito a principio, que, durante a era das arvores, se eu não me engano, Oromë ainda ia sozinho caçar as feras de Morgoth, não? (apesar de não haver muitos relatos no Silma, e não ser citado no Quenta silmarilion, se eu não me engano na parte do Valaquenta isso é dito.) Porem esse caçador estava, creio, é fascinado pelos primogenitos, como todos os Valar havima ficado.
 
Concordo nobre Karling. No entanto, Oromë ia caçar as Feras de de Morgoth, não acho que nas caçadas ele fosse visitar os Reinos. Suponho que ele deva ter ficado encantado ao ser privilegiado em poder guia os Primogênitos e daí vêm o amor dele por eles. No entanto, suponho que isso se desgastou através dos anos, pois seu trabalho estava concluído a partir daquele momento que o Elfos chegaram em Valinor.
 
Nobre Ecthelion, eu discordo, pois temos acesso apenas ao Quenta Silmarilion. Creio eu que, assim como Ulmo se afina mais com os Noldor, Oromë deve ser mais proximo aos Avari. Assim, não é improvevel que durante a primeira era, ele caçasse as feras de Morgoth no Leste da terra media, na minha opinião, e entrasse em contato com os reinos dos Elfos Silvestres...
 
Mas aí é que está, Karling. Não acho que Oromë visitasse Nargothrond, Doriath ou até mesmo Gondolin (se soubesse o caminho). Concordo que pelas montanhas de Ossiriand ele deva ter contado com os Elfos, mas não com Noldor ou Elfos de Doriath. Não acha?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo