• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Datafolha: Lula perderia para Serra em 2006

Peraê.

Esse é um caso parecido da relação Luciana Genro (PSOL) vs. Tarsso Genro (PT)


A história da Luciana Genro é maior do que uma estadia em um colégio Particular.

Ela tem uma visão ideológica diferente da minha (não é uma reformista, digamos), entretanto ela é impecável no que defende. Eu estudei a vida inteira em colégio particular e posso afirmar que a questão de ser burguês ou não é muito mais do ponto de vista ideológico do que do monetário, a Luciana Genro sempre lutou e esteve cara a cara com as massas, tem reputação impecável tanto dentro da Assenbléia Legislativa Gaúcha quanto dentro do Congresso. Não a julgue por ela ter estudado em uma instituição particular.

Então...

Mas " Contra burguês vote 16" e você ser um burguês não é meio hipocrisia?

Tipo, nada contra o pai dela ser de esquerda ou não. O pai de outro amigo meu é deputado pelo PT (tem idéias liberais e tals) e eu mesmo tenho idéias mais abertas. Mas o que ele faz é como se dissesse: "Contra mim, vote em mim".
 
Eu sou burguês do ponto de vista monetário.

Nem por isso eu tenho a mente fechada a ponto de não aderir a minha concepção esquerdista da coisa. Como eu falei, ter dinheiro não significa não poder lutar contra a concepção burguesa que o PSTU tanto abomina.

Não necessariamente constitui-se de uma hipocrisia, tem de se levar em conta o aspecto ideológico da coisa.

Seria como proibir a burguesia esclarecida de lutar em prol de melhorias sociais que a Social Democracia prega.

O conceito de Burguesia em sí mudou muito no decorrer dos anos, com uma crescente disparidade do que antes era homogêneo, tem que se levar isso em conta também, btw, isso é um assunto interessante pra discorrer, mas hoje é domingo. :cerva:
 
Concordo que hoje é domingo. :mrgreen:

Mas, por exemplo, mude a situação para o campo do futebol.

Imagina que o cara vai se candidatar a alguma coisa qualquer que não importa nesse exemplo.

Imagina que a máxima da campanha da sua candidatura seja "Contra o Corinthians, vote em mim"(finja que rima e tals).

Todos aqueles que são contra o corinthians (que são muitos, assim como aqueles contra burgueses - muitos sem saber nem o sentido verdadeiro dessa palavra) votariam/ vão votar nete. No entanto, no quarto dele, pendurado de frente para sua cama, há uma bandeira de três metros de altura com o símbolo do Corinthians.

Eu chamaria isso de hipócrita, tentativa de se dar bem falando máximas que o eleitor quer ouvir. Fui pesado com a crítica, sim, mas o que eu posso fazer?
 
Eu acho hipocrisia tb, mas CONHEÇO gente que é petista sim (convicto e fiel aos seus ideias) e burguês (do ponto de vista financeiro mesmo). Pessoas inteligentes e que não veem que é uma contradição.

Lordpas, o grande problema é que durante ANOS, o PT era o Lula, o Genoíno, o Dirceu, etc pras massas. Essa imagem sairá arranhada sim, mesmo que o PT seja MUITO mais do que essas figuras podres... E eles fizeram justamente o que criticavam tanto, entende?

E acho que a esquerda cai no erro da utopia sempre, é algo que me preocupa e me desanima bastante.
 
Gente, o que voces estao falando é o mesmo que criticar todo mundo que se diz socialista de hipocrita somente pelo fato dele nao abrir mao de seus bens; ou de alguem que se diz contra a desigualdade social muito embora faça parte do 1% mais rico da sociedade.

E isso é besteira, sinto muito
 
Vamos explicar o que o ombusdman disse.

Você tem uma mansão. Não é porque você é socialista "reparta com seus irmãos" que você vai vender a mansão, comprar um kitnet, e junto com 70% do seu salário e toda sua fortuna, doar tudo para a caridade.

Seria burrice. Por três motivos:

1) se você é um empresário, tem também responsabilidades com seus empregados. O que você fizer refletir-se-á na empresa, e por conseguinte no salario deles. Se você se tornar um zero à esquerda, automaticamente não terá como manter uma empresa!

2) se for uma grana tipo mega-sena capaz do cara ficar louco e mais pobre do que antes.

3) seu poder de mudar o mundo vai lá pro saco. Graaande não?

A muleta para quem precisa é bom para andar, mas ao oferecer uma muleta temos de estar atentos para que as pessoas façam sua fisioterapia para andar mesmo depois. Para que não se tornem como o "white trash" família da Menina de Ouro, mas se tornem sim o povo de PB (http://www.terra.com.br/istoe/1870/brasil/1870_brava_gente_brasileira.htm). Senão não adianta nada ficarmos uns dividindo com os outros se no final cria-se o ressentimento "eu faço tudo e tenho de dividir com o vagabundo?"

O que devemos estar de olho é no pessoal que diz ser contra burguesia (e odeio esses bordões populistas) mas na primeira oportunidade de mamar nas tetas do governo não hesita e mama mesmo.

O item 2 é um Peter Norton que deixou de receber salário (não precisa mais! tem dinheiro para até tataraneto viver sem precisar trabalhar!) e que faz doação de seu salário para caridade (inclusive as palestras que ele dá quando fica de saco cheio de ficar de férias e que custam os olhos da cara, depois ele joga os sacos de dinheiro para a caridade), e outra coisa é um Cuecão que tem dinheiro demais para a própria vida e mesmo assim quer mais, sem querer trabalhar.

No caso de Norton, você percebe que o valor intrínseco de sua pessoa não seria tão alto se ele de repente resolvesse dar palestras de graça, dar o anti-virus de graça. Quer vocês queiram ou não, as pessoas DÃO VALOR umas para as outras. Se ele resolvesse doar tudo para o mundo, fatalmente seu poder de mudar o mundo cairia a zero. Ele percebe que não precisa de mais dinheiro, e que o dinheiro extra pode servir para alguém que precisa. Mas se ele resolver dar tudo, então ele se torna parte do pessoal que precisa de ajuda, ou seja, aumenta o problema!

Por exemplo, há agora estudos de pesquisadores africanos, que acham que a caridade para a Africa pode ser muito nociva. Os governos não precisam pensar no povo (na produção) se o dinheiro entra do mesmo jeito. E melhor, dinheiro que pode ser usado para armar seus exércitos e continuar na opressão do povo.

A única coisa que acabamos fazendo é tirar dinheiro (e poder de mudar mundo) de gente como Norton para mandar de mamar pros Cuecões.

Não caiam em armadilhas simplistas. Claro que é simples mudar o mundo. O problema é mudar as pessoas, e isso não é nadinha simples!
 
Mas o Peter Nordon não se diz contra a burguesia, ou seja, ele mesmo apenas para ganhar votos, não é?

Não posso dizer se o partido vai mamar ou não no governo porque nunca foi para o governo, mas não me impressionaria se o fissesse.

Até porque a mina (filha do presidende do PSTU) era do tipo paty, alienada, a vida para ela é uma festa e tals. Não me parecia uma filha muito conscientizada do mundo, das desigualdades sociais, etc. Como o pai é, não posso dizer. Mas eu acho que os filhos refletem um pouco dos pais...

Bom, só para finalizar, eu não votaria nele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo