• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[da] [Semana]: O Melhor Harry Potter

Qual o melhor filme da Saga Harry Potter?

  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    24
  • Votação encerrada .
Prefiro bem mais os primeiros filmes do que os últimos, e especialmente não gosto dos filmes do meio (quatro e cinco), que acho que são ruins mesmo.

Os três primeiros filmes não tinham a pretensão de conterem grandes dramas, dilemas morais e etc, por não serem tão pretensiosos conseguiram tratar as coisas de maneira mais bem-sucedida. Já o quarto e o quinto filme, por sua vez têm a pretensão de serem grandiosos, assumem esse compromisso e acabam sendo banais. O segundo e o quinto filme, por exemplo, tratam de certa forma do mesmo assunto: "terá Harry tendência para o mal?". Só que o segundo filme tenta tratar o assunto de um jeito mais singelo e com poucas cenas (pergunta de Harry ao Chapéu, fala de Dumbledore a Harry, etc), mas ainda assim trata a questão de forma eficaz. Já no quinto Harry tem vários chiliques, delírios, estralos de pescoço e etc, e no final retorna a solução simples "ó Voldie, tu nunca terás amigos, tenho pena de ti", o que soa decepcionante. Esse exemplo ilustra bem minha preferência pelos filmes do Columbus.

Ainda nesse sentido, de tentar ser grandioso ou estiloso, esses dois filmes (quarto e quinto) têm a chamada vergonha alheia que vou te contar, viu... Tem cenas que sinto vergonha de ter incentivado alguém a assisti-las. Como a entrada dos alunos estrangeiros em Hogwarts, a lingüinha de fora do Crouch Jr, Harry tendo chilique quando chega o Draco na estação, o estilo pseudo-dramático da reunião na casa do Sirius no quinto filme ("óó, ele é só uma criança, não conte a ele!") para algo que não era pra tanto... ou "Sirius, se eu tender para o mal?!". Etc. Já os primeiros filmes todos comportamentos são coerentes dentro daquele universo infanto-juvenil, não soam exagerados ou falsamente grandiosos, mesmo quando intencionalmente caricatos. Me espanta enormemente ver muita gente comprando o quinto filme como marco de amadurecimento da série... Para mim foi o oposto.

O sexto filme tem os mesmos problemas do quarto e do quinto filme, mas de forma atenuada, pois sequer tenta explorar temas sombrios como deveria, os minimizando-os ao máximo (memórias sobre Voldemort, Príncipe Mestiço...) focando em namoricos e na vida escolar... Mas visualmente é até bem interessante. O filme 7.1 foi bem-sucedido, com um clima lento, e relativamente sombrio (dado os padrões da série), para mim seria o melhor depois dos filmes 1, 2, 3. O 7.2 para mim foi pura batalha, duelos e ação, com atuações e história também minimizadas ao máximo para permitir isso.


De qualquer forma, preferia em muito que Columbus tivesse feito toda a série. Teríamos algo menos ‘hollywoodiano’ (ou da linha “familiar” de Hollywood), com um tom mais leve e singelo - o que não é ruim - e mais uniforme. Agora temos não uma série, como temos De Volta para o Futuro, ou O Senhor dos Anéis, e sim grupos de filmes apenas, não há uma continuidade nos filmes. E talvez teríamos John Williams durante a série inteira, cuja música encaixava-se perfeitamente no estilo dos primeiros filmes.

Ah, quanto ao terceiro filme, eu acho fodástico. Fico entre o filme 2 e o filme 3, embora pense que, se não fosse fã, o filme 3 seria melhor, minha visão de fã que acaba equilibrando esses dois filmes (pois adoro o livro da Câmara). Só acho uma pena, pois ele abriu o precedente para criar uma descontinuidade entre os filmes, mas se a coisa parasse no Alfonso Cuarón eu ficaria feliz. Não é um filme que eu vi ou vejo com bastante frequencia (diferente dos filmes 1 e 2 que já vi bastante), por isso que cada vez que vejo me surpreendo. Gosto também do fato de ele ter dois clímax (senão três), um na Casa dos Gritos e um que envolve a volta no tempo. Sempre quando eles saem da Casa dos Gritos eu tenho uma espécie sensação que o filme vai acabar, e fico “surpreso” ao perceber que o filme vai bem além disso.
 
Haran, eu concordo em parte contigo... exceto que todos os xiliques que você descreveu no 5º filme tem no 5º livro, como:

o estilo pseudo-dramático da reunião na casa do Sirius no quinto filme ("óó, ele é só uma criança, não conte a ele!") para algo que não era pra tanto... ou "Sirius, se eu tender para o mal?!".
-
Sim... a Molly é uma chata, metida a besta [Harry NÃO é filho dela e Sirius tem razão, a responsabilidade é dele!] que acha que todo mundo vai ser criança pra sempre só porque são mais novos que ela e quer sempre ter razão!
É... ela é assim no livro!

De fato, os Weasley não me agradam, exceto por Bill, Charlie, os gêmeos e Ginny.
O Sr. Weasley até que é legal... mas é muito palerma.

De qualquer forma, preferia em muito que Columbus tivesse feito toda a série. Teríamos algo menos ‘hollywoodiano’ (ou da linha “familiar” de Hollywood), com um tom mais leve e singelo - o que não é ruim - e mais uniforme. Agora temos não uma série, como temos De Volta para o Futuro, ou O Senhor dos Anéis, e sim grupos de filmes apenas, não há uma continuidade nos filmes. E talvez teríamos John Williams durante a série inteira, cuja música encaixava-se perfeitamente no estilo dos primeiros filmes.

Nisso concordo plenamente!
Preferia a estabilidade de toda a equipe original da série! Sem maluquices, distorções, mudanças de atores absurdas [exemplo: primeiro a Levander era negra, depois virou branca loira!].
E não só isso... trocaram o castelo! Tremendo pecado para mim!!!
 
Última edição:
Ah Aranel, penso que mesmo se for um defeito que já estava no livro, foram defeitos que os roteiristas decidiram não só carregar também, mas frisá-los ao cortar outras coisas mais interessantes. Mesmo não lembrando muito do livro, poderia citar a profecia, que poderia ter sido bem mais explorada, e nuances da trama que apesar de nuances são importantes, por exemplo, o fato de Harry ter tentado entrar em contato com Sirius, mas, por uma artimanha do Monstro, ser levado a crer que ele não estava lá e sim no ministério. Esse tipo de coisa tiraria em muito o peso de bocó que o Harry ficou no filme, afinal Hermione alerta-o no filme que poderia ser uma armadilha e ele na prática parte para sentimentalismo... já o ocorrido com o Monstro serve como um contra-argumento ao alerta e leva ao leitor a tomar o partido de Harry, e surpreender-se quando Sirius não estava lá.

Mas suspeito que muitos dos chiliques e esquisitices não estavam no livro não hein. O chilique na estação de trem do Harry por exemplo estava? É a parte mais tosca e desproporcional do filme... Ou o "Sirius, eu sinto tanta raiva" :roll:, ou os estralos de pescoço e tudo mais, que só perdem para a língua do Crouch no filme quarto. Enfim...
 
Votei no terceiro.
Não deu tempo de ver o ultimo, então foi um voto com ressalva.
E não vai fazer muita diferença já que o ultimo tá disparado em primeiro.

Curioso que só o Enigma do Principe não recebeu um voto sequer.
Todos devem ter ficado enjoados das cenas de romancezinho adolescente bobo do filme inteiro.
 
Apesar das modificações, o último sem dúvida é o melhor (1ª parte), mas acredito que a 2ª parte ainda supere a primeira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo