• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curiosidade: o que o velho Gygax pensava dos novos D&Ds...

Mas em geral as pessoas não usam essas regras quando jogam D&D (pelo menos a maioria).

Todos sabem que elas estão lá, mas ninguém decide usar grapple no meio do combate. Mantem-se o combate no mais simples, e ninguém reclama.

Claro que existem aqueles jogadores que gostam mesmo é de combate tático e dungeon crawling numa tarde regada a cerveja e pretzel (o estilo de aventuras do Gygax, diga-se de passagem), mas cada um com seus gostos.
 
Concordo, Barlach. Entretanto fica difícil para alguém que quer usufruir de suas habilidades (ou talentos) e não poder usá-las porque uma regra foi podada. Em GURPS a lista (gigante) de vantagens oferece o mecanismo básico, comum a todos os personagens. As regras específicas no que diz respeito aquela vantagem são explicadas nas regras. Assim dois personagens podem ter a mesma vantagem, que será 100% compatível a qualquer nivel de detalhamento que os jogadores desejarem. Isso é modular. Se você não usa minis então voce nao usa ataques de oportunidades (ou pelo menos nao todas as possibilidades) e por consequencia um monte de talento torna-se inutil, sem qualquer uso de jogo. Pra mim essa é a diferença entre sub-sistemas modulares e sub-sistemas encadeados.
 
Eu discordo. D&D realmente tem sub-sistemas que são bastante chatos, como grapple, bull rush, teste de conjurador contra resistência a magia (são diferentes dos testes de resistência comuns, inexplicavelmente), usos extranhos de Usar Instrumento Mágico (simular níveis ou habilidades de outra classe para usar um item?). Essas mecânicas poderiam ser simplificadas, e ficaria bem melhor. Mesmo assim, simplesmente cortar algumas dessas coisas não daria certo.
Mas, quanto a isso de sub-sistemas encadeados e modulares, em D&D é perfeitamente possível jogar-se sem ter uma matriz de combate e não perder nada. Nem trabalho não dá (dependendo de como o mestre e os jogadores descrevem as coisas). Mesmo assim, eu não julgo que ter uma regra facil de ignorar é uma vantagem de um sistema; ter regras que não precisem ser ignoradas é a vantagem.
 
Taverneiro, eu considero Gurps a "emulação" mais completa da realidade, e um dos sistemas com maior lógica interna que já vi, sem contar sua alta modularidade, como bem lembrou.

A pergunta é: você conhece algum sistema com essas qualidades no mercado ? Ouví dizer que o HERO também é forte nesses asectos, e já ouvi dizer que Rolemaster e Runequest também.

Pergunto isso por mera curiosidade mesmo, pois depois que conhecí jogos mais simplistas e freeform, de uns tempos pra cá, não quero jogar outra coisa. Ainda assim, tenho uma certa admiração por Gurps, pelas qualidades citadas anteriormente, e gostaria d saber se ha outros sistemas como ele. :think:
 
Taverneiro, eu considero Gurps a "emulação" mais completa da realidade, e um dos sistemas com maior lógica interna que já vi, sem contar sua alta modularidade, como bem lembrou.

Essa é exatamente a questão da principal mudança da 3,5 pra 4e.

Nas palavras dos próprios designers da WotC, o jogo 3,5 tava "simulacionista" demais, exatamente essa sua "emulação" que você falou.

Não apenas ele tentava criar sub-sistemas pra lidar com as excessões como toda regra que vale para os jogadores vale para todo outro personagem/monstro/criatura do jogo. Afinal, se os PCs ganham um feat a cada 3 níveis, é razoável que todas as outras pessoas do mundo ganhem um feat a cada 3 níveis.

Agora o jogo mudou. Está "gamista". Ao invés de um sistema diferenta para cada excessão, você tem um sistema genérico que te deixa inventar a solução. E você, como DM, só tem que usar as regras se quiser. Não que o sistema seja modular, ele é simples. Uma ferramenta faz tudo.
 
A pergunta é: você conhece algum sistema com essas qualidades no mercado ? Ouví dizer que o HERO também é forte nesses asectos, e já ouvi dizer que Rolemaster e Runequest também.
ROLEMASTER é um saco. Pronto falei. Joguei HERO mas ainda prefiro GURPS. Dê uma olhada no Fuzion, que é o HERO em sua essência. Joguei e deu dor de cabeça.

Mas para mim, modular, genérico e capaz de emular diversos graus de realismos nenhum sistema se compara ao OPERA. Voce ainda pode encontrar o MB para comprar por aí, mas ele anda meio escasso, já que a editora comic store nao existe mais. Mas existe a versão netbook (só texto, sem figuras) e uma porrada de netbook muito bons feito pelos fãs.

Site oficial:
www.rpgopera.tk

OPERA Módulo Básico v.6.3:
http://br.geocities.com/rpg_opera/FOPERA63.zip

Ficha de personagem:

http://www.geocities.com/rpg_opera/downloads/fichas/FOPERA7.zip

OPEReta, com as mecanicas básicas "really fast play":

http://www.geocities.com/rpg_opera/downloads/regras/ROPEReta.zip
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo