Skywalker
Great Old One
E em 15 anos de AD&D nunca ouvi ninguem dizer "tu não pode fazer isso".
Nossa, que inveja. Todos os DMs de AD&D me diziam isso. E não foram poucos, hein? E esse é um dos motivos pelos quais eu não gosto do AD&D.
Não tem nada a ver com regras ou DMs melhores ou piores, mas sim com esse estímulo, ao longo dos anos, na direção de coisas como equilíbrio, feats, talents, powers, prestige classes, mecanicas de combate, etc. coisas que eram periféricas (e opcionais) ao jogo em si, e se tornaram seu núcleo, quase obsessivamente obrigatórias para geração atual.
Discordo. O núcleo do D&D continua o mesmo desde a primeira edição: rolar 1d20, entrar em dungeons e matar dragons.
Não estou dizendo que o d20 é um sistema ruim, não. pelo contrário - é um dos melhores ao que se propõe, bem melhor do que o próprio AD&D do passado ( mais bem integrado em suas mecânicas e com bem menos "buracos" do que este ).
Então como que tu falou que concorda com o Gygax?
Mas em algum momento do caminho, desde a concepção desse hobbie pra cá, as regras passaram a ser o centro das atenções, e de forma arrasadora.
Eu te mostro exatamente esse momento do caminho: 1986, quando o GURPS foi lançado.