• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crônicas Saxônicas (Bernard Cornwell)

Os Senhores do Norte (Livro 3)

O livro continua a contar a saga de Uhtred, mas agora com um foco diferente. O autor se volta para a parte norte da Ilha, levando Uhtred a revelar o caos que havia se instalado. Uhtred, vai em direção a Dunholm, uma fortaleza que tinha como senhor Kjartan, um homem que havia se autodenominado um earldomen. Um earl ou earldomen era um senhor que tinha seus exércitos e era muito rico. Kjartan, era um subordinado de Ragnar, que havia perdido o prestígio de seu senhor - o que era desonroso nessa época - e por esse motivo ele armou uma emboscada e matou Ragnar e seus amigos e família queimados dentro de uma cabana e sequestrou a irmã de Uhtred. Este vai de encontro a Dunholm para matar Kjartan e resgatar a filha de Ragnar, seu antigo senhor.
 
A Canção da Espada (Livro 4)

Uhtred, agora jurado a Alfredo de Wessex e senhor de terras em Coccham, guerreiro mais importante do rei, ainda se vê em dúvida quanto ao seu destino: unir-se aos vikings ou manter-se fiel aos juramentos que fez até poder voltar à Nortúmbria, sua terra natal?

Ainda acreditando ser rei por direito, Æthelwold, sobrinho de Alfredo, convence Uhtred a visitar um suposto morto que, com o devido sacrifício, volta do Niflheim para contar, a quem o chamou, os desejos das Nornas. A encenação é, na verdade, uma artimanha de Haesten, senhor escravizado por frísios, libertado por Uhtred e agora earl nórdico. A mensagem era de que Uhtred seria rei da Mércia, reino então sem senhor, mas sob influência de Alfredo. Uhtred acompanha Haesten até Lundene, aonde conhece os irmãos Erik e Sigefrid Thurgilson, noruegueses que trouxeram um exército por mar para devastar Wessex.

As pretensões de Uhtred se esvaem quando ele vê que Erik e Sigefrid têm como prisioneiro um antigo amigo seu, o padre galês Pyrlig, que já fora soldado. Após convencer Sigefrid a lutar com o padre para definir seu destino, resultando na vitória de Pyrlig, Uhtred volta para casa prometendo retomar a conversa com os irmãos. No entanto, mantém seu juramento a Alfredo e recebe ordens de tomar Lundene das mãos dos nórdicos. A tática de Uhtred mostra-se eficaz e, furtivamente, ele penetra as defesas internas da cidade e mantém os invasores fora dos portões, levando-os ao encontro das forças de Æthelred, senhor da Mércia e seu desafeto, além de marido da filha de Alfredo, Æthelflaed. A cidade é tomada, mas Uhtred, pagão e conhecido amigo dos dinamarqueses, deixa Haesten, Erik e Sigefrid escaparem de volta a Beamfleot, na Ânglia Oriental, sob domínio do dinamarquês convertido cristão Guthrum (agora rei Æthelstan), que não faz nada para evitar a ameaça nórdica.

Os nórdicos vão ganhando força e reúnem muitos navios que aterrorizam o rio Temes. Æthelred é enviado para punir Guthrum, mas fracassa e sua mulher é sequestrada. A filha do rei gera perspectiva de um enorme resgate por parte de Wessex, o que reúne ainda mais homens sedentos por espólio em Beamfleot. Uhtred é enviado para negociar o preço, e aproveita para descobrir o tamanho do exército reunido e avaliar suas defesas. No acampamento inimigo ele descobre que Erik e Æthelflaed se apaixonaram, e pedem que ele os ajude a escapar dali, indo para a Nortúmbria, sob proteção do amigo de Uhtred, Ragnar, em Dunholm; Wessex ficaria segura e permaneceria rica, Alfredo continuaria rei, mas não veria a filha. Tudo isso é combinado sem conhecimento nem consentimento dos demais líderes. Uhtred seria responsável por permitir a fuga, liberando o canal da cidade para o navio dos amantes.

O que acontece, no entanto, é uma traição por parte de Haesten, que captura Æthelflaed e pretende fugir com ela e seu exército, no que é impedido pelos homens de Uhtred, Sigefrid e Erik, saxões e nórdicos, unidos pela mesma causa. Haesten é derrotado e Sigefrid exige que a filha do rei seja devolvida a ele, para que receba o resgate devido, mas Erik o impede, revelando a traição contra o irmão. Os dinamarqueses lutam entre si e Sigefrid mata o irmão, deixando Æthelflaed desolada. Uhtred promete deixar que os dinamarqueses que o ajudaram a resgatá-la vivam. A guerra ainda não foi vencida, mas Wessex permanece rica, porém ameaçada, e com um rei, Alfredo.
 
E para finalizar o resumo dos primeiros 5 livros:

Terra em Chamas (Livro 5)

A narrativa se inicia com a invasão a Cent de Harald Cabelo de Sangue, líder de um extenso exército viking. Após tentativas vãs de conter o avanço dos invasores, por parte do aetheling Eduardo e de Aethelred, Alfredo convoca Uhtred para enfrentar Harald. Uhtred impõe uma pesada derrota aos nórdicos na batalha de Faernehamme e restabelece a paz em Wessex, mas vê seu primo Aethelred ficar com a maior parte dos créditos pela vitória. Nesse mesmo dia, recebe a notícia da morte de sua esposa Gisela durante um parto.

De volta a Lundene, Uhtred é envolvido em um incidente com um dos monges de Alfredo e acaba se vendo obrigado a abandonar Wessex e seu juramento para com o rei. Acompanhado da maioria de seus homens e auxiliado por seu amigo Ragnar, torna-se um viking, sonhando em fazer fortuna para, assim, montar seu próprio exército e reconquistar Bebbanburg.
 
O livro 6, Morte dos Reis, é dividido em 4 partes, uma parte por semana fica bom? Se todo mundo concordar, pode ser assim:

18/01 - Primeira parte: A feiticeira - pág 19 a 157 (total: 138 páginas)
25/01 - Segunda parte: A morte de um rei - pág 159 a 235 (total: 76 páginas)
01/02 - Terceira parte: Anjos - pág 237 a 295 (total: 58 páginas)
08/02 - Quarta parte: Morte no inverno & Nota histórica - pág 297 a 375 (total: 78 páginas)

Aí eu já abro um tópico específico pro livro.
** Posts duplicados combinados **
Tópico do livro 6 aberto: https://www.valinor.com.br/forum/to...as-06-morte-dos-reis-bernard-cornwell.155005/
 
Terminei os Guerreiros da Tempestade e não aguentei e parti logo para o The Flame Bearer em inglês mesmo e...

... Uthred finalmente reconquista Bebbamburg! A verdade é que o nome do décimo livro já é um puta spoiler, já que é uma referência ao ancestral de Uthred que conquistou o local onde seria Bebbamburg e no final do livro 9 ele está pronto para ir para o norte. Enfim, Wessex, Mércia e Ânglia Oriental são saxãs e a Nortumbria está praticamente dominada: Uthred controla Bebbamburg e Dunholm (colocou um de seus seguidores lá) e existe uma paz temporária entres os saxãos e Sigtryggr, que é o genro de Uthred e que controla Eoferwic, que é uma "capital" da Nortumbria.
 
Terminei os Guerreiros da Tempestade e não aguentei e parti logo para o The Flame Bearer em inglês mesmo e...

Nossa! Você está bem adiantado. Nem ousei clicar no spoiler!!!

Seria bem interessante se você pudesse postar alguns comentários seus sobre o livro Morte dos Reis, que estamos atualmente discutindo, logicamente tentando ficar dentro do cronograma.
 
E alguma notícia sobre o fim da saga?

Já deu, hein? Sharpe por exemplo não conheço ninguém que lê, simplesmente porque é absurdo ter quase 30 livros.
 
E alguma notícia sobre o fim da saga?

Já deu, hein? Sharpe por exemplo não conheço ninguém que lê, simplesmente porque é absurdo ter quase 30 livros.

O autor não falou nada a respeito, mas estou gostando tanto das Crônicas Saxônicas que não me importo se tiver mais alguns volumes.

Quanto a tamanho da série, é só lembrar que A Roda do Tempo de Robert Jordan, que morreu antes de terminá-la, sendo completada por Brandon Sanderson, foi escrita entre 1990 e 2013, e teve um total de 14 volumes.
 
Eu amo a saga. Mas já venho notando uma certa repetição. Chega um viking fodão, Uhtred tem uma ideia ousada, salva o dia, saxões avançam um pouco mais ao norte.
 
Sim. Falta o último que ainda não saiu em português só. Os demais li 2x cada.
 
Sim. Falta o último que ainda não saiu em português só. Os demais li 2x cada.

Então seria interessante se você participasse de nossas conversas a respeito do livro Morte dos Reis, volume 6 da série, que está acontecendo atualmente. Logo, logo, iremos para o volume seguinte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo