• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Doom Girl disse:
O problema tbém é fazer as pessoas discernirem o que é CULTURA do LIXO.Tem gente assistindo Gugu, achando maravilha..é esse o problema, se a população conseguisse discernir, a leitura de livros e o criticismo viria como conseqüência.
e como, do seu ponto de vista, fazer isso?

(parece questão de prova) 8O
 
Essa é boa:
UOL disse:
22/06/2004 - 22h46
Portugueses querem adotar sistema de cotas para homens nos cursos de medicina

Da Redação
Em São Paulo

Enquanto no Brasil o Ministério da Educação vem discutindo maneiras de adotar política de cotas para negros e carentes nas universidades, o ministro da Saúde de Portugal apresenta uma proposta ainda mais polêmica: a reserva de vagas para homens nos cursos de medicina. A razão para o projeto é que as mulheres já representam 65% do total de alunos desta carreira no ensino superior do país, o que estaria gerando "desconforto" entre os homens.

A idéia vem sido defendida pelo presidente do colégio de médicos, Germano de Souza, pelo ministro da Saúde, Luiz Filipe Pereira, e pelo presidente do prestigioso centro de pesquisa biomédica Abel Salazar, Antonio Souza Pereira, que pretendem levar a votação ao Parlamento. "A medicina é uma atividade que exige uma dedicação de 24 horas", difícil de compatibilizar com as "obrigações domésticas e familiares" próprias das mulheres, disse Pereira. "Não se trata de machismo. É a realidade", afirmou recentemente Souza.

Atualmente, dos 6.067 estudantes de medicina 2.269 (35,5%) são homens. No mercado de trabalho, os homens ainda representam a maioria, com 55% enquanto 45% são mulheres.

Germano de Souza, do colégio de médicos, admitiu que acha difícil defender as cotas masculinas "porque parecem sempre defender um ser inferior", mas afirma que talvez seja a única solução para o "problema" do "atual sistema de ingresso na faculdade", que não dá possibilidades aos homens porque "as mulheres têm mais juízo e estudam mais", diz ele. Também para o presidente da entidade, a "maternidade afasta as mulheres do trabalho e diminui a capacidade de entrega à profissão".

Com informações do jornal El País
Legal isso de cotas né? :roll:
 
Doom Girl disse:
O problema tbém é fazer as pessoas discernirem o que é CULTURA do LIXO.Tem gente assistindo Gugu, achando maravilha..é esse o problema, se a população conseguisse discernir, a leitura de livros e o criticismo viria como conseqüência.
O Elemento popular se deixa manipular com facilidade, e não busca novos meios; desprovidos de perspectivas, se contentam com programas simples, de fácil desgustação.
A Classe Média não se incomoda até que ela sofra alguma sequela; como as cotas ameaçam setores dessa classe, surge contestação e debate.

E é por esse lado que considero benéfica a questão das cotas. Pois, historicamente, no páis nosso mudanças significativas (se é que ocorreram mudanças reais) só acontecem quando instigadas e lideradas por veículos da Classe Média e/ou 'superiores' (por falta de uma desgniação mais clara).
 
Ka Bral o Negro disse:
Doom Girl disse:
O problema tbém é fazer as pessoas discernirem o que é CULTURA do LIXO.Tem gente assistindo Gugu, achando maravilha..é esse o problema, se a população conseguisse discernir, a leitura de livros e o criticismo viria como conseqüência.
O Elemento popular se deixa manipular com facilidade, e não busca novos meios; desprovidos de perspectivas, se contentam com programas simples, de fácil desgustação.
A Classe Média não se incomoda até que ela sofra alguma sequela; como as cotas ameaçam setores dessa classe, surge contestação e debate.

E é por esse lado que considero benéfica a questão das cotas. Pois, historicamente, no páis nosso mudanças significativas (se é que ocorreram mudanças reais) só acontecem quando instigadas e lideradas por veículos da Classe Média e/ou 'superiores' (por falta de uma desgniação mais clara).

Basicamente é isso que acontece. A história prova que as revoluções são principalmente feitas pela burguesia. A classe alta não quer mudar e a baixa não tem subsidios e muitas vezes nem educação.

Eu considero benéfico o Prouni, pq até agora ninguém me deu alguma justificativa que o tornasse descabido.
 
Sr. Árbitro disse:
EDITADO PELA MODERAÇÃO
Homem Foice, seguinte, cada um pode dizer o que quiser aqui dentro e tudo mais, já que a opinião de cada um é de sua inteira responsabilidade. Mas isso vai até o ponto em que não se agrida nenhuma outra pessoa de maneira nenhuma. Chame do que quiser, eu chamo de educação. Se continuar com essa atitute, vai levar cartão amerelo.

Será que fomos só nós que fizemos falta violenta??? Até a camiseta do nosso goleiro está rasgada, de tanto que somos caçados em campo. Várias vezes fomos agredidos sem bola, carrinho por trás, etc... Jogar contra argentinos não é fácil, eles catimbam, nos fazem perder a cabeça e por conta disso quase tomamos cartão e ainda por cima nosso golaço foi anulado... Ok ok! Não vou questionar sua autoridade, mas antes dessa cotovelada, sofremos faltas gravíssimas, inclusive 3 em 1.
Não vamos nos abater e sim jogar nosso futebol arte driblando todo tipo de antijogo argentino...



santos.gif
 
Ka Bral o Negro disse:
A Classe Média não se incomoda até que ela sofra alguma sequela; como as cotas ameaçam setores dessa classe, surge contestação e debate.

E é por esse lado que considero benéfica a questão das cotas. Pois, historicamente, no páis nosso mudanças significativas (se é que ocorreram mudanças reais) só acontecem quando instigadas e lideradas por veículos da Classe Média e/ou 'superiores' (por falta de uma desgniação mais clara).

Sim,neste ponto eu concordo... foi forçado um diálogo onde antes todo mundo fazia cara de não é comigo.

O ponto é que como sempre a corda vai quebrar do lado mais fraco. Essa solução é apenas uma solução do tipo "vocês professores vão fazer o que estamos mandando". Ninguém perguntou nada para os professores se "e aí acha que dá para encarar?"

Já disse e repito... houve sucateamento do ensino público fundamental no passado e todo mundo aplaudiu. Vai haver novo sucateamento e todo mundo vai aplaudir. Não é "protecionismo". Falo isso porque já estudei na escola pública fundamental, sei como era fraco e me perguntava porque "antigamente o ensino público fundamental era bom"?

Como antes, essa "solução fácil" só parece que vai ser bom... no final vamos ter que "ensino de qualidade é só o privado" também no ensino superior.

Ou seja, estamos dando carta branca para que todo mundo que não tenha dinheiro não tenha ensino público de qualidade. NO FUTURO!

O futuro significa, MEUS filhos, SEUS filhos.

Não sou burguesa. Não sou classe média/alta. Quando muito sou classe média/baixa. Não vou desfiar o histórico de minha vida chata, nem ficar revoltadinha porque sou excluida de todas as estatísticas (porque neste pais só se ouve duas classes: os muito pobres ou os muito ricos. Ambos muito histéricos. E como eu não gosto de histeria, eu não vou ficar enchendo o saco de vocês. Já vi que tem os histéricos (não você cabral) dando show por aqui também...)

(filhinhos de papai não costumam frequentar fóruns de discussão... :think:)

O ponto que explicitei algum tempo atrás e que Eru tentou fazer vocês entenderem é que é um risco enorme novamente para a universidade pública. Independente da classe média/alta ter ouvido algo, a solução proposta é um atentado contra tudo o que vocês tanto dizem querer. Educação DE QUALIDADE para todos.

Se vocês querem somente educação de fachada, beleza, é isso que estão oferecendo com essa resposta ao grito de indignação da periferia.

Novamente vão barrar todo mundo que não tem dinheiro para ter educação de qualidade. Se a ralé quer só educação de graça, mas não disseram nada sobre qualidade, então vamos melhorar o ensino particular enquanto o povão entra na publica.

Como fazer isso?

1) aumento de vagas nas faculdades (USP Leste, as 7 novas unidades espalhadas pelo estado da UNESP). Aliás, a campanha do Alckmin fala de novas unidades da FATEC. (novas unidades da FATEC mas não menciona que tá tudo em greve... conveniente :roll:)

2) zero% de aumento nas universidades (estamos em greve caso não saibam). FATEC também em greve há mais de seis meses (polidamente pergunto se viram como foi rechaçada a manifestação dos estudantes à noite na FATEC?)

Devem perceber que as duas coisas estão intimamente ligadas... com algo que disse muitos posts atrás.

Quando houve aquela lei que todas as crianças tem direito a ensino fundamental obrigatório, houve necessidade de contratação de (muito) mais professores. Mas a verba para contratar tanta gente era a mesma... conclusão: aos poucos houve um sucateamento de professores.

Com o tempo, os melhores professores foram parar em colégios particulares que pagavam melhor.

O sucateamento do ensino está intimamente ligado ao número de alunos que vai entrar. Também está ligado ao número de professores a ser contratado. E também à qualidade dos alunos que entram. (eu gostaria que para um exercício todos por aqui dessem aulas de português, matemática em escola publica. Tipo, fiquei num dilema uma vez: como aconselhar um colega meu que achava lícito trazer revolver para a aula porque senão os alunos o ameaçavam de morte? Tipo, o aluno tá se prejudicando pois ter nota não é nada se ele não tem conteúdo. Mas ele só consegue ver prejuízo se tirar nota vermelha.)

Muitas instituições particulares já tem mais respeito que a UNICAMP e a USP.

Ou seja, com o tempo, novamente vai haver exclusão social. DEFINITIVA. Ensino superior de qualidade, somente pagando.

Tipo, se eu fosse torneira mecânica como meu pai (trabalhou até a morte), muito dificilmente eu colocaria meus filhos na Faculdade Maua, Fei, Mackenzie no futuro.

O diálogo é importante. Mas o povão é facilmente enganado com "ouro de tolo". Já acabou o diálogo porque já ficaramos satisfeitos. (eu não, mas a maioria ficou :roll:)

Daqui a alguns anos esse ouro não vai valer nada.
 
Primula disse:
Já disse e repito... houve sucateamento do ensino público fundamental no passado e todo mundo aplaudiu. Vai haver novo sucateamento e todo mundo vai aplaudir. Não é "protecionismo". Falo isso porque já estudei na escola pública fundamental, sei como era fraco e me perguntava porque "antigamente o ensino público fundamental era bom"?

Como antes, essa "solução fácil" só parece que vai ser bom... no final vamos ter que "ensino de qualidade é só o privado" também no ensino superior.

É difícil não haver sucateamento de qualquer maneira, com ou sem cotas, no sistema atual.

Ou seja, estamos dando carta branca para que todo mundo que não tenha dinheiro não tenha ensino público de qualidade. NO FUTURO!

As cotas estão em teste. Depois haverá a observação de resultados.

Não acredito que não pensem antes de decidir se elas vão continuar ou não depois destes resultados.

É claro, a geração atual pode ser prejudicada por causa disso. Incluindo eu, já que estarei prestando vestibular em breve. Mas estou disposto a enfrentar algumas maiores dificuldades em troca de um futuro melhor para todos.
 
Eu odeio o sistema de cotas. É a maior hipocrisia que eu já ouvi em toda a minha vida.
Eles colocam como se os negros não tivessem a capacidade de entrar numa universidade por sua inteligência, como se a cor deles fosse dizer alguma coisa. E também ACHAM que não há brancos em escolas públicas! Por favor! Isso que É preconceito. Tanto contra negros, quanto para brancos.
E também que, se os beneficiados entrarem na universidade com notas muito baixas, eu me pergunto, COMO eles vão conseguir acompanhar os seus cursos?
Sem contar que esse sistema de cotas, é contra um dos principais pontos da Constituição, que é "Todos os homens são iguais entre si perante a lei".
O sistema de cotas não vai adiantar nada, pois é tapar o sol com a peneira. Se eles querem mudar algo, cortem o mal pela raiz, comecem a modificar a escola pública para que esta tenha alguma chance de concorrer com o ensino das escolas particulares.
Eu juro, que se quando eu estiver prestando vestibular, eu perder minha vaga para um beneficiado do sistema de cotas, eu vou entrar na justiça, alegando a inconstitucionalidade do sistema. Espero que até lá, coloquem a mão na consciência e vejam que o sistema de cotas é a pior idéia que eles tiveram pra tentar cortar a monopolização da universidade pública por ex-alunos de escolas particulares.
 
Primula disse:
(filhinhos de papai não costumam frequentar fóruns de discussão... )

Como não? A maioria aqui são provas vivas disso :roll:

Primula disse:
Se vocês querem somente educação de fachada, beleza, é isso que estão oferecendo com essa resposta ao grito de indignação da periferia.

Novamente vão barrar todo mundo que não tem dinheiro para ter educação de qualidade. Se a ralé quer só educação de graça, mas não disseram nada sobre qualidade, então vamos melhorar o ensino particular enquanto o povão entra na publica.

Quão respeitosa és com quem mora na periferia :x
Com certeza deve achar que todo mundo que mora aqui é bem daquele estereótipo: curte pagode e rap, cursou até a quarta série do ensino fundamental, a maioria é compostas por marginais, etc...
Eu duvido a senhora falar na cara do pessoal do Capão Redondo que a periferia é ralé.

Quanto ao tópico, eu pergunto: Porque a playboyzada insiste em prestar faculdades públicas? R.: Só para ter mais dinheiro para gastar com farra e em segundo plano o nome da instituição de ensino.

Quanto à qualidade, não sei se vocês esquecem, mas tem ótimas faculdades particulares, tais como: PUC, Mackenzie, FAAP, FEI, etc etc. Só uma coisa, sem querer fazer propaganda, mas a São Camilo, na área de saúde é uma grande referência, superando até a USP! :gotinha:

Outro fator que a burquesia esquece:
Qualquer instituição pública é passiva de greve. Uma amiga nossa, há uns anos atrás (ela é da UNIP), nos contou que a USP estava em greve e que alguns alunos metidos a revolucionários foram à porta da faculdade onde ela estuda para protestar e pedir apoio... :lol:
Então os alunos de lá responderam: "Como é que vocês querem ter aula se não pagam?". Pois é, não? Antes disso nunca tinha ouvido falar que alunos da UNIP tirariam um sarro de alunos da USP. Mereceram.

Recentemente, eu (Abbandon) e meu primo Khronos fomos vítimas de uma greve de professores em que fomos muito prejudicados. Pertencemos a uma instiuição de ensino ligada ao Centro Paula Souza (coordena FATECs e ETEs).

Enfim, algo a ser levado em conta antes ingressar para o ensino público.
 
Uma perguntinha antes de iniciar tudo isso: Pra você, o que é um playboy?

Ah, sim, vou entrar numa instituição de ensino superior publica soh pra ter dinheiro pra gastar com farra e encher a cara, claro, o fato das faculdades publicas ainda serem melhores do que as particulares tem nada a ver com isso...

Pode até existir faculdades particulares boas, mas a grande maioria eh um antro de filhinhos de papai, que levaram o ensino medio e fundamental na farra e agora tão nessas faculdades onde os professores ganham pra fingir que ensinam, os alunos fingem que aprendem e recebem um diploma que soh vai servir de enfeite...

As instituições publicas são passiveis de greve porque ha anos o governo acha que professor tem mais eh que sofrer, que o salario de fome que muitos ganhos é justo e que se reclamarem, danem-se... Eh a mesma coisa que acontece no INSS e em diversos outros setores do governo... Hoje em dia quem dah aula em escola publica faz isso mais por vocação e amor do que por escolha, já que sabem que o salario eh totalmente injusto... isso faz com que os professores fiquem desmotivados, criando alunos desmotivados, o que ocasiona nessa merda que eh nosso ensino publico atual...

O que voce sugeriu nesse post é que realmente deve haver exclusão das pessoas menos favorecidas e que faculdade particular é coisa pra playboy, que pode pagar por ensino de qualidade, e que as faculdades publicas devem ser sucateadas...
 
Tá se doendo é pq a carapuça serviu...rsarara...

A questâo é:o ensino publico já é gratuito, o governo acha que tá dando esmola...aí, vem riquinho e toma o pouco que os pobres têm.

Não foi sugerido excluisâo e sim justiça.Ou ensino igual a todos os cidadões....ou estaremos fu....
 
Se voce exige igualdade, o que tem demais em uma pessoa que tem um padrão de vida bom entrar numa faculdade publica?

O que seu amado sugeriu eh deixar a faculdade publica pros pobres e que quem pode pague uma particular... assim as faculdades particulares melhoram e as publicas ficam abandonadas que nem o ensino fundamental e médio...

Posições radicais nunca dão certo, toda pessoa totalmente radical que não se dispõe a olhar questões de maneiras diferentes tende a acabar se isolando com um grupo que acaba o resto da vida sonhando como a vida seria se fosse da maneira que ela sonhava...

Lembre-se pessoal do forum: Se voce naum nasceu no Capão, voce não sabe o que eh passar dificuldades na vida e é um playboy egoista independente de sua personalidade, vivencia e educação :wink:

Ah, a carapuça serviu então... meu deus, acho que vou ter que começar a usar roupas de marcas caras, roubar o carro da minha mãe e sair pra encher a cara e me drogar de noite... já que eu sou um playboy isso eh parte da minha natureza, não?
 
bom...eu só não entendo uma coisa.

Como é que ele, um homem nascido em capão redondo, que batalhou feito ninguem e ainda batalha para conseguir o pão de cada dia tem:

1o tempo para ficar aqui azucrinando agente.

2o. Computador ou dinheiro para gastar numa lan(existe lan em capão redondo?achei que fosse só para boyzinhos ficarem jogando counter!).


eu sei que ele vai me exculhanbar e vai falar um monte de mentiras.

Eu estava queto até o momento. Mas chega uma hora que não dá mais para ficar passivo.

voces, de capao redondo, como dizem que são, porque provas não temos, não tem nada melhor para fazer?Ou vocês acham que faz parte da vida de voces, voces foram predestinados a encherem o nosso saco com bobagens e preconceitos?

Eu sei que não vai adiantar nada, porque vocês são tão bons que palavras de um mero mortal que estuda em um colegio particular não atingem voces, os seres supremos de Capão Redondo.
 
bom...eu só não entendo uma coisa.

Como é que ele, um homem nascido em capão redondo, que batalhou feito ninguem e ainda batalha para conseguir o pão de cada dia tem:

1o tempo para ficar aqui azucrinando agente.

2o. Computador ou dinheiro para gastar numa lan(existe lan em capão redondo?achei que fosse só para boyzinhos ficarem jogando counter!).


eu sei que ele vai me exculhanbar e vai falar um monte de mentiras.

Eu estava queto até o momento. Mas chega uma hora que não dá mais para ficar passivo.

voces, de capao redondo, como dizem que são, porque provas não temos, não tem nada melhor para fazer?Ou vocês acham que faz parte da vida de voces, voces foram predestinados a encherem o nosso saco com bobagens e preconceitos?

Eu sei que não vai adiantar nada, porque vocês são tão bons que palavras de um mero mortal que estuda em um colegio particular não atingem voces, os seres supremos de Capão Redondo.
 
Cotas racias é uma medida que mostra a falta de idéias e comodismo de nossos líderes político, ou você acha uma boa idéia inferiorizar os negros?

Uma histórinha:

João está doente, precisa ir no médico, ele tem duas opções 1 médico branco e 1 médico negro, qual médico João escolherá?

O médico branco, porque não precisou de cota pra se formar.

Precisaremos de um novo Malcom X? Ou de líderes mais inteligentes, e com iniciativa para mudar uma coisa que dará muito trabalho, mas que realmente mudaria o país para melhor. Reforma da base educacional pública.
 
meriadok malkav disse:
bom...eu só não entendo uma coisa.

Como é que ele, um homem nascido em capão redondo, que batalhou feito ninguem e ainda batalha para conseguir o pão de cada dia tem:

1o tempo para ficar aqui azucrinando agente.

2o. Computador ou dinheiro para gastar numa lan(existe lan em capão redondo?achei que fosse só para boyzinhos ficarem jogando counter!).


eu sei que ele vai me exculhanbar e vai falar um monte de mentiras.

Eu estava queto até o momento. Mas chega uma hora que não dá mais para ficar passivo.

voces, de capao redondo, como dizem que são, porque provas não temos, não tem nada melhor para fazer?Ou vocês acham que faz parte da vida de voces, voces foram predestinados a encherem o nosso saco com bobagens e preconceitos?

Eu sei que não vai adiantar nada, porque vocês são tão bons que palavras de um mero mortal que estuda em um colegio particular não atingem voces, os seres supremos de Capão Redondo.

Primeira coisa, pequeno... Vê se estuda ortografia porque "esculhanbar" e "queto" são palavras que quando corretamente escritas são respectivamente: "esculhambar" e "quieto", certo? Nunca se esqueça que antes de B e P é M e não N.

Não devo satisfações de minha vida, mas para matar sua curiosidade, pode-se notar que os posts são escritos fora do horário comercial (exceto horário de almoço) e caso não saiba somos em três, eu (Abbandon), meu primo Khronos e nosso amigo Manthas.

Como tenho acesso à Internet?
1° Trabalhamos (remuneradamente)
2° Certas promoções temos condições de pagar
3° Cada um de nós não paga sozinho
4° Cada um de nós tem estudo, nem todos aqui, como a maioria pensa abandona a escola, certo?

Tá vendo um botão escrito ignore?
Que tal você clicar num desses, dentro de um post nosso e voltar a brincar com seus Legos?
 
Eu acho que essa não é a solução. Ela deve vim de baixo e não ser só "pra inglês ver"
 
meriadok malkav disse:
bom...eu só não entendo uma coisa.
Como é que ele, um homem nascido em capão redondo, que batalhou feito ninguem e ainda batalha para conseguir o pão de cada dia tem:
1o tempo para ficar aqui azucrinando agente.
2o. Computador ou dinheiro para gastar numa lan(existe lan em capão redondo?achei que fosse só para boyzinhos ficarem jogando counter!).
Bem, caro colega, o Meu Abbandom quis dizer (tenho que traduzir para vc...)Foi:A questâo é:o ensino publico já é gratuito, o governo acha que tá dando esmola...aí, vem riquinho e toma o pouco que os pobres têm...
Não foi sugerido excluisão e sim justiça.Ou ensino igual a todos os cidadões....ou estaremos fu....

Maisi isso é muito complexo para vc entender, não é?o máximo de complexidade e de abstração que vc entende são os jogos do Legos e Teletubbies...
meriadok malkav disse:
eu sei que ele vai me exculhanbar e vai falar um monte de mentiras.
Eu estava queto até o momento. Mas chega uma hora que não dá mais para ficar passivo.
então, vira ativo!!!!

Outra coisa:Seu colégio particular é mesmo que m....pois vc nem sabe escrever ou melhor, digitar decemntemente..
Dica:Antes de P e B é m e não N, portanto esculhambar é deste jeitinho que se escreve...Para decabular aulinhas de Português...Sou pobre, mas não inculta....Senso-crítico é algo que vc precisa desenvolver antes de discutir com alguém...
meriadok malkav disse:
voces, de capao redondo, como dizem que são, porque provas não temos, não tem nada melhor para fazer?Ou vocês acham que faz parte da vida de voces, voces foram predestinados a encherem o nosso saco com bobagens e preconceitos?
Eu sei que não vai adiantar nada, porque vocês são tão bons que palavras de um mero mortal que estuda em um colegio particular não atingem voces, os seres supremos de Capão Redondo.

Se doeu, boyzinho..

a minha revolta é muito grande, veja bem.Eu já deixei de comer, já andei 1 Km por dia para fazer minha faculdade,(antes de Implantarem o bilhete único...)
e ver o que é de graça para pessoas que não precisam...
EU CLAMO POR JUSTIÇA!!!!!![/quote]
 
Doom Girl disse:
meriadok malkav disse:
eu sei que ele vai me exculhanbar e vai falar um monte de mentiras.
Eu estava queto até o momento. Mas chega uma hora que não dá mais para ficar passivo.
então, vira ativo!!!!

Outra coisa:Seu colégio particular é mesmo que m....pois vc nem sabe escrever ou melhor, digitar decemntemente..
Dica:Antes de P e B é m e não N, portanto esculhambar é deste jeitinho que se escreve...Para decabular aulinhas de Português...Sou pobre, mas não inculta....Senso-crítico é algo que vc precisa desenvolver antes de discutir com alguém...

Favor olhar as palavras em negrito antes de criticar a maneira que os outros digitam :wink:

Seguinte, no fundo todos não queremos uma escola pública de qualidade, onde qualquer aluno, seja ele de origem humilde ou de uma familia com uma certa estabilidade financeira, tenha condições de aprender o necessário a sua formação como pessoa e tenha chances de ingressar numa faculdade pública de qualidade? E não seria responsabilidade do governo nos dar esse tipo de ensino e qualidade de vida?

Mas o que acontece? O governo se "esquece" de investir nessas áreas, e pouquissima gente reclama... o que faz quem tem uma situação estavel? Pela lógica essa pessoa paga um colégio particular pro seu filho, enquanto infelizmente a pessoa mais humilde é obrigada a matricular seu filho numa escola pública, que não dará a ele as mesmas oportunidades que o filho do outro tem...

Por causa disso surge um certo rancor entre essas duas pessoas quando propostas como as das cotas para pessoas pobres, negras, etc surgem: O grupo mais humilde acha justo, já que seria uma maneira de conseguir algo que o sistema público não os proporciona (até certo ponto estão certos), já o grupo dos que tem mais recursos se defende alegando que isso é injusto, já que tiveram que investir muito dinheiro no estudo dos filhos, e facilitar as coisas para outras pessoas porque o Estado não cumpriu seu papel é algo absurdo (até certo ponto também estão certos)

Dai por causa dessas disputas surgem no meio dos dois grupos as pessoas naturalmente arrogantes, que não procuram enxergar o lado do outro, e vem com preconceitos como: Ah, eu não admito que um pobre vagabundo entre na faculdade sem precisar fazer nada; ou então: Vocês são tudo boyzinho, querendo tudo pra vocês, seus filhinhos de papai.

Só que essas pessoas radicais não enxergam que outros pensam diferente dela... nem todo mundo que tem recursos financeiros pensa que quem eh pobre é tudo marginal, e nem todo mundo que é pobre acha que é culpa de quem teve mais do que ele o fato das oportunidades que ele teve na vida serem escassas.

O correto não seria ter dado oportunidades iguais pra todos no começo de conversa e evitar toda essa babaquice? Mas infelizmente, todos somos seres humanos, que por natureza tendem a se excluir e se elevar em relação a quem lhe é diferente... enquanto não mudarmos a merda que é a nossa natureza de ter que diminuir os outros para aumentar nosso ego, nunca conseguiremos ser iguais, e sempre acharemos que somos os certos e que se o resto do mundo pensar o contrário de você estão errados, já que eles não passaram pelas dificuldades que você teve nem enxergam o mundo da sua maneira...
 
Prímula disse:
O ponto que explicitei algum tempo atrás e que Eru tentou fazer vocês entenderem é que é um risco enorme novamente para a universidade pública. Independente da classe média/alta ter ouvido algo, a solução proposta é um atentado contra tudo o que vocês tanto dizem querer. Educação DE QUALIDADE para todos.

Se vocês querem somente educação de fachada, beleza, é isso que estão oferecendo com essa resposta ao grito de indignação da periferia.

Novamente vão barrar todo mundo que não tem dinheiro para ter educação de qualidade. Se a ralé quer só educação de graça, mas não disseram nada sobre qualidade, então vamos melhorar o ensino particular enquanto o povão entra na publica.

Prímula, eu gosto do Prouni, porque ele preve que as vagas serão preenchidas por aqueles que tiverem determinadas notas no ENEM. Outra coisa que já citei é o Fundescola, e tbém que as cotas são medidas emergenciais e com validade. Acho uma tentativa de não fazer a desigualdade se agravar durante os próximos anos em que uma reforma educacional paralela deve acontecer.

Eu estudo em Partcilar, os 50% para Estadual e afins podem me tirar a vaga da federal, mas mesmo assim não sou contra, já discuti com o Eru um tempo atrás aqui mesmo, e continuo a achar as cotas um projeto válido, discutível em pontos, mas válido como medida. Só em uma medida ser tomada já é grandes coisas... e como Tarso disse a algum tempo na TV, a idéia é fazer as duas coisas ao mesmo tempo... quem sabe até ampliar o Fundescola ainda mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo