• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cores dos magos

Edo Fragoso disse:
por que todas as cores estavam contidas nele, ele seria o mais forte.

Mais uma vez, mera simbologia.

é como uma coroa do Rei. Não é a coroa q faz o rei, mas tomá-la de um governante e por em sua cabeça dá a imagem de q agora eu sou o novo rei por aqui, embora o ato de colocar a coroa na cabeça na pratica não significa nada.
 
En Taro Adun!

Flamner disse:
Gente, o que eu acho é,se as cores não significam nada, porque Saruman, para demonstrar sua autoridade,seu poder, disse que era o de muitas cores?

Foi o que eu tinha dito anteriormente. Saruman já era o Branco, o maior, mas ele queria ser mais que o maior, queria dominar todos... daí o "Saruman de Muitas Cores", ou seja, englobando o Cinzento, o Castanho, os Azuis, etc. Acho que era essa a intenção.

Abraços,

Turkáno Erutur
 
bom, tou acompanhando de longe a discussão, e gostaria de dizer no que acho:

Bom,a cor Branca tem um grande significado na Obra, pois geralmete é atribuida a aspectos "angelicais"como em muitos aspectos do silma, onde tolkien usa sinonimos da cor branca 'poeira de pedras Elficas" "Espumas brancas", etc. alem disso, Tolkien, como catolico fervoroso, sabe que a cor da mais proxima do divino na religião catolica é o branco.
Sobre a mudança de Cor por parte de Gandalaf, se o branco não tinha um significado, por que Gandalf tornou-se o branco? sem duvida não foi por limpar com alvejante Elfico a sua túnica.

O cinzento não é a cor mais proxima, dentro do espectro do prateado. e como o prateado é uma cor tradicionalmente atribuida aos elfos, aos Sabios, enfim, foi atribuida ao mais sabio deles, isso é, Gandalf.

A cor deRadagast tem, crei eu a ver com o seu Vala, no caso Yavanna, e representa a terra recem-lavrada, ainda sem plantas. Pelo menos é isso que vejo.
 
En Taro Adun!

Kalring ¥ disse:
bom, tou acompanhando de longe a discussão, e gostaria de dizer no que acho:

Bom,a cor Branca tem um grande significado na Obra, pois geralmete é atribuida a aspectos "angelicais"como em muitos aspectos do silma, onde tolkien usa sinonimos da cor branca 'poeira de pedras Elficas" "Espumas brancas", etc. alem disso, Tolkien, como catolico fervoroso, sabe que a cor da mais proxima do divino na religião catolica é o branco.
Sobre a mudança de Cor por parte de Gandalaf, se o branco não tinha um significado, por que Gandalf tornou-se o branco? sem duvida não foi por limpar com alvejante Elfico a sua túnica.

O cinzento não é a cor mais proxima, dentro do espectro do prateado. e como o prateado é uma cor tradicionalmente atribuida aos elfos, aos Sabios, enfim, foi atribuida ao mais sabio deles, isso é, Gandalf.

A cor deRadagast tem, crei eu a ver com o seu Vala, no caso Yavanna, e representa a terra recem-lavrada, ainda sem plantas. Pelo menos é isso que vejo.

É, faz muito sentido... estou certo em entender que Saruman seria Branco porque era ele o chefe e as cores dos outros viriam de suas inclinações pessoais?

Abraços,

Turkáno Erutur
 
Fingolfin disse:
Edo Fragoso disse:
por que todas as cores estavam contidas nele, ele seria o mais forte.

Mais uma vez, mera simbologia.

é como uma coroa do Rei. Não é a coroa q faz o rei, mas tomá-la de um governante e por em sua cabeça dá a imagem de q agora eu sou o novo rei por aqui, embora o ato de colocar a coroa na cabeça na pratica não significa nada.

mas tudo gira em torno de simbolos e tolkien soube aproveitar muito bem essas coisas..... :)
 
Turkáno Erutur disse:
Kalring ¥ disse:
Rapaz, eu encaro dessa forma, afinal, como eu ja citei, o branco tem inclinações angelicas.

É verdade, mas Saruman não era nenhum anjinho...

Abraços,

Turkáno Erutur


ai meu deus tá voltando tudo de novo.....
por isso ele virou o de muitas cores ou de todas as cores ou uma caixa de lapiz de cor, entendeu?
 
Então, mas eu digo, bem antes da traição e logo depois de chegar a T-m, ele não era nem um pouco bondoso, como seria de se esperar de um anjo... :D Cf. este trecho dos Contos Inacabados: "No entanto o Mensageiro Branco (que tinha habilidade para descobrir todos os segredos) após certo tempo se deu conta desse presente [o Terceiro Anel], e teve inveja. Foi esse o começo da malevolência oculta que tinha em relação ao Cinzento, e que mais tarde se tornou manifesta."

Por isso que eu reafirmo que acho aceitável o fato de Gandalf ser o Cinzento por sua afinidade com os elfos, mas daí a Saruman ser Branco por ter atributos "angelicais", sejam esses quais forem, é algo com que não posso concordar.

Abraços,

Turkáno
 
O branco pode indicar superioridade: Saruman, dentre os magos, seria o que era mais próximo em uma média de poder, raciocínio, sabedoria, brilhantismo, enfim, maior visão das coisas, de Eru e dos valar, os inimigos de Melkor, que por sua vez tinha como cor o preto. Pelo menos era isso que ele poderia querer indiciar com essa cor, a superioridade, mesmo não sendo uma verdade absoluta. Poderia indicar também liderança entre a Ordem dos Magos. Gandalf, ao tomar o branco como cor, indicava que ele agora estava no papel de Saruman, seja ele qual for: tanto um papel de líder tanto um papel do mago com maior visão.
 
É exatamente o que estávamos dizendo, Haran, quando discutíamos se as cores dos magos representavam hierarquia. O próprio Gandalf diz que Saruman era o mais poderoso. O que não concordávamos era se o cinza era abaixo do branco, representando Gandalf como vice, e o que significavam as cores dos outros magos, e aí apareceu a teoria do branco "angelical". Mas me parece agora que Saruman era o Branco porque era O Chefe (qualquer semelhança com O Expurgo do Condado não é mera coincidência :mrgreen: ) e os outros, incluindo Gandalf, eram coloridos de acordo com suas inclinações pessoais ou missionárias.

Abraços,

Turkáno
 
Haran Alkarin disse:
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...

Não acredito que postei tantas questões só pra isso... :lol:


bom,...Fingolfin disse que o Gandalf usava cinza para disfarçar a sugeira certo? seguindo a logica do raciocinio de Fingolfin, quando Gandalf voltou ele resolveu usar branco só para não ter mais que viajar, e tudo uma quetão de preguiça." se ele usa branco não pode viajar senão vai sujar, então ele fica em casa"
issu e tão simples e vcs ficam com esssa historia de LÍDER DO CONSELHO BRANCO. :lol:
 
drackaena disse:
Haran Alkarin disse:
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...

Não acredito que postei tantas questões só pra isso... :lol:


bom,...Fingolfin disse que o Gandalf usava cinza para disfarçar a sugeira certo? seguindo a logica do raciocinio de Fingolfin, quando Gandalf voltou ele resolveu usar branco só para não ter mais que viajar, e tudo uma quetão de preguiça." se ele usa branco não pode viajar senão vai sujar, então ele fica em casa"
issu e tão simples e vcs ficam com esssa historia de LÍDER DO CONSELHO BRANCO. :lol:

Não é simplesmente pra desfarçar a sujeita... apenas que o cinza é uma cor comum para viajantes, peregrinos como o Gandalf.

Sobre o branco, repito oq já disse inúmeras vezes, foi Galadriel e não Gandalf q escolheu a cor branca pro mago voltar.
 
Eu acho que essa discussão não vai levar a nada! :x
Bem, quando vcs vão para uma festa, e escolhem usar preto, o escolhem pq?
Seria a mesma coisa ou coisa parecida!
Eu acho que a cor não e mera coincidência não.
AH!Acho que ja chega, ne?
 
Flamner disse:
Eu acho que essa discussão não vai levar a nada! :x
Bem, quando vcs vão para uma festa, e escolhem usar preto, o escolhem pq?
Seria a mesma coisa ou coisa parecida!
Eu acho que a cor não e mera coincidência não.
AH!Acho que ja chega, ne?


puta merda que que é isso? toda discursão é válida afinal estamos em um fúrum de....de... isso mesmo..... discursão......parabens.....

e galadriel só vestiu gandalf de branco porque saruman não era mais o chefe da ordem.......

e com relação a saruman ser mal já em valinor eu discordo pois tolkien mesmo escreveu que os maiar que vieram estariam sujeitos as "tentaçoes da carne" como a corrupção por exemplo....... saruman se corrompeu como qualquer pessoa que tem muito poder (igual a presidentes da republica) é peciso ser muito forte para fazer a coisa certa como o gandalf....... :)
 
Edo Fragoso disse:
Flamner disse:
Eu acho que essa discussão não vai levar a nada! :x
Bem, quando vcs vão para uma festa, e escolhem usar preto, o escolhem pq?
Seria a mesma coisa ou coisa parecida!
Eu acho que a cor não e mera coincidência não.
AH!Acho que ja chega, ne?


puta merda que que é isso? toda discursão é válida afinal estamos em um fúrum de....de... isso mesmo..... discursão......parabens.....

e galadriel só vestiu gandalf de branco porque saruman não era mais o chefe da ordem.......

e com relação a saruman ser mal já em valinor eu discordo pois tolkien mesmo escreveu que os maiar que vieram estariam sujeitos as "tentaçoes da carne" como a corrupção por exemplo....... saruman se corrompeu como qualquer pessoa que tem muito poder (igual a presidentes da republica) é peciso ser muito forte para fazer a coisa certa como o gandalf....... :)
Cara, tb acho que se estamos num forum é para discutir, mas todo mundo estava confuso(eu então).Eu quis dizer que não se chegava num consenso(?),Valeu?
 
Turkáno Erutur disse:
Então, mas eu digo, bem antes da traição e logo depois de chegar a T-m, ele não era nem um pouco bondoso, como seria de se esperar de um anjo... :D Cf. este trecho dos Contos Inacabados: "No entanto o Mensageiro Branco (que tinha habilidade para descobrir todos os segredos) após certo tempo se deu conta desse presente [o Terceiro Anel], e teve inveja. Foi esse o começo da malevolência oculta que tinha em relação ao Cinzento, e que mais tarde se tornou manifesta."

Por isso que eu reafirmo que acho aceitável o fato de Gandalf ser o Cinzento por sua afinidade com os elfos, mas daí a Saruman ser Branco por ter atributos "angelicais", sejam esses quais forem, é algo com que não posso concordar.

Abraços,



tá bom mas quando ele teve inveja? vamos tente...... tá escrito ai em cima..... isso mesmo você ganhou um.... um.... um churros da barraca da D. Florinda ..... :lol: (quem lembra daquele episódio do chaves que o seu madruga vende churros da dona florinda? muito legal.....)
agora voltando..... ele ficou com inveja quando ele chegou na terra-media portanto já sentia as "tentaçoes da carne" era como um humano....... :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo