• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cores dos magos

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,
Teve uma época que o tema das cores dos istari eram polêmicos. Hoje não vi mais discussões sobre o tema. Resolvi então criar um tópico para sanar algumas dúvidas que ainda continuam a persistir:

As cores funcionariam como uma escala de importância e/ou poder, sendo o branco o mais importante e/ou poderoso, seguido do cinza, castanho e azuis? Ou apenas o branco indicaria o líder do Conselho Branco, e o restante os demais istari? Caso positivo, como funcionava a escolha das cores para os demais magos (os que não possuíam a cor branca, e assim não eram líderes)?

As cores foram estabelecidas para o conselho ou antes da fundação deste? Se for antes, quais seriam seu objetivo? Caso for para o conselho, por que os eldar do conselho não possuíam cores também? E por que os magos azuis possuíam cores, sendo que eles não chegaram a fazer parte do conselho?

Por fim, nos Contos é dito que cinco magos chegaram à região onde se passa a história, mas outros poderiam ter chegado nos demais locais. O que é dito sobre eles? Tinham cores também?

Desculpem-me pela confusão de questões :obiggraz: .
 
Até onde eu sei as cores não significavam nada mais do que um gosto particular do mago. Tanto que o Saruman mudou para "De Muitas Cores" e Gandalf disse algo do tipo; "Gostava mais do branco". :P
 
Pois é...

a cor vale tanto quanto o chiclete na sola do sapato do Gandalf... ou seja, nada.

As cores são simbólicas no entanto.

Curunir era vaidoso e queria parecer poderoso, por isso escolheu o branco.

Gandalf era o Peregrino e escolheu uma roupa cinza, apropriada para viagens a pé por ser escura, discreta e não aparentar grande sujeira.

Radagast amava a natureza e escolheu o marrom, cor das árvores.

e por aí vai...
 
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...

Não acredito que postei tantas questões só pra isso... :lol:
 
Haran Alkarin disse:
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...

Não acredito que postei tantas questões só pra isso... :lol:

Acho que não Haran.

O Conselho Branco foi criado um bom tempo depois do aparecimento dos Istari, eles já vieram de Aman com suas respectivas cores :P.

Eu acho que as cores serviam como algum tipo de hierarquia entre eles mesmos, quando Gandalf voltou como o Branco ele tinha tomado o lugar de Saruman na "liderança" da Ordem dos Istari. Pelo menos é o que eu penso.
 
Haran Alkarin disse:
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...


eu concordo com vc: o branco deveria representar o mais elevado e o mais forte, o chefe da ordem pois o branco é uma cor em que todas as demais se encaixam ou algo assim (quem sabe de óptica aí?) :)
 
Haran Alkarin disse:
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...

Não acredito que postei tantas questões só pra isso... :lol:

Acho que sim Haran, a cor que Gandalf assumiu, depois de seu retorno à TM, representa nada mais que uma suplantação de poder, Saruman era O Branco antes de se desviar do caminho, Gandalf tornou-se O Branco por ter permanecido firme e "superado" Saruman. Não que ele tenha se tornado líder do Conselho, pq esse já não mais existia na situação "política" que se encontrava TM
 
Edo Fragoso disse:
pois o branco é uma cor em que todas as demais se encaixam ou algo assim (quem sabe de óptica aí?) :)

Branco é a cor decomposta de todas cores. Se você girar bem rápido uma roleta pintada de várias cores é o branco que vai aparecer. Quem descobriu isso foi Isaac Newton.
 
Haran Alkarin disse:
Então por que Gandalf mudou de cor para Branco quando retornou? Isso deveria representar algo. Suponho que representava que agora ele era o líder do Conselho Branco, ou algo parecido...

Não acredito que postei tantas questões só pra isso... :lol:


Como eu disse, as cores são Simbólicas.

Gandalf voltou como o Branco não pq o Branco representava liderança, mas pq o Branco representava Saruman.

Gandalf quis demonstrar q ele estava assumindo o lugar de Saruman, q teve seu poder tomado pelo próprio Iluvatar.

É como dizer... vc está destituido e eu tomo o seu lugar

como eu disse... mera simbologia.
 
Para Gandalf tanto fazia a cor que ele retornasse. Não foi ele quem se vestiu de branco mas sim os elfos de Lórien sob ordens de Galadriel.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Para Gandalf tanto fazia a cor que ele retornasse. Não foi ele quem se vestiu de branco mas sim os elfos de Lórien sob ordens de Galadriel.

então quem pintou a barba dele?
eu não concordo com isso pq será que ele não veio de negro ou rosa? o branco é uma cor bela além de ser a reunião de todas as cores como descobriu Newton (valeu Smaug) essa idéia de que podia ser todas as cores não é muito boa .....
 
Edo Fragoso disse:
Elrond Meio-Elfo disse:
Para Gandalf tanto fazia a cor que ele retornasse. Não foi ele quem se vestiu de branco mas sim os elfos de Lórien sob ordens de Galadriel.

então quem pintou a barba dele?
eu não concordo com isso pq será que ele não veio de negro ou rosa? o branco é uma cor bela além de ser a reunião de todas as cores como descobriu Newton (valeu Smaug) essa idéia de que podia ser todas as cores não é muito boa .....

Como o Elrond explicou... é contado no livro q foram os elfos de Galadriel q o vestiram.... justamente pra dizer q ele agora tomava o poder de Saruman.
 
No primeiro livro as barbas de Gandalf são descritas como grisalhas, e no segundo como "brancas como a neve"...
 
Em "O cavaleiro branco", capítulo 5 do livro III, Gandalf diz a Aragorn, Legolas e Gimli:

"Indeed I am Saruman, one might almost say, Saruman as he should have been."

"De fato eu sou Saruman, pode-se até dizer; Saruman como ele deveria ter sido."

Creio então que ele tenha usado o branco extamente para reforçar isso: que agora ele é aquilo que Saruman deveria ser e acabou falhando. Por isso usou o branco ao retornar.
 
Haran Alkarin disse:
No primeiro livro as barbas de Gandalf são descritas como grisalhas, e no segundo como "brancas como a neve"...

Com "no primeiro livro" vc quer dizer em A Sociedade do Anel? Bem, em Uma Festa Muito Esperada está descrito "Usava um chapéu azul, alto e pontudo, uma longa capa cinza e um cachecol prateado. Tinha uma longa barba branca e sobrancelhas densas [...]". Mas é claro, uma barba branca pode sempre parecer meio prateada.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Haran Alkarin disse:
No primeiro livro as barbas de Gandalf são descritas como grisalhas, e no segundo como "brancas como a neve"...

Com "no primeiro livro" vc quer dizer em A Sociedade do Anel? Bem, em Uma Festa Muito Esperada está descrito "Usava um chapéu azul, alto e pontudo, uma longa capa cinza e um cachecol prateado. Tinha uma longa barba branca e sobrancelhas densas [...]". Mas é claro, uma barba branca pode sempre parecer meio prateada.

Acho que ele quiz dizer no primeiro livro que vc citou, no caso O Hobbit. Mesmo assim temos logo no início do mesmo uma descrição de Gandalf como tendo uma "longa barba branca".

Mas enfim, branco assume diversas tonalidades dependendo da luz-ambiente, então eu não me assustaria com pequenas variações.
 
Por mim, eu acho que as cores realmente representavam alguma hierarquia na Heren Istarion, porque Saruman, reconhecido como chefe dos Istari, era branco, Gandalf, cinza e Radagast, que é citado como tendo muito menos poder e sabedoria do que os outros dois, castanho. O que eu quero dizer é que quanto mais distante do branco, menor era a autoridade, honra e poder do mago, até chegar no preto, que simbolicamente era Sauron (embora ele obviamente não pertencesse a Heren Istarion). Quanto a Saruman mudar para várias cores, ele manifestou um desejo de supremacia muito mais intenso que o branco representava. O que não se encaixa nessa hipótese, admito, é que os outros dois magos eram chamados de Ithryn Luin (Magos Azuis), e evidentemente não é possível dizer o que é mais distante do branco, se azul ou castanho, e como dois magos detinham o mesmo nível de autoridade, o que me faz crer é que a distinção entre Saruman, Gandalf e Radagast era simbólica e relativa a situação "política" deles na Terra-média, ou seja, não era algo formalmente estabelecido na Heren Istarion. Quanto ao fato de Gandalf ser vestido de branco pelos elfos de Lothlórien, foi evidente para deixar claro que Gandalf ocupou o lugar de Saruman, embora possa ter sido também para indicar mudança hierárquica de poder, já que ele pode ter pedido para ser vestido assim ou entao Galadriel pode ter determinado com essa intenção, já que ela era a mais sábia dos noldor da Terra-média e tinha muitos conhecimentos sobre Aman.
 
A hipótese da hierarquia só faz sentido até o branco. Com certeza Saruman veio de branco de Valinor porque lá ele já foi escolhido como o líder daqueles indivíduos. Agora não existe nenhuma hierarquia entre cinza, castanho e azul. O azul e o castanho são cores do espectro natural, não existe maior ou menor e o cinza é a mistura do preto e do branco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo