• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2006 Copa 2006: Critérios do Sorteio

Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Tipo, eu axo essa parada de escolher kem herda os ganhos bem relativo.....
A Eslovaquia poderia com toda razão reclamar assim como qlq outra.....

Ao menos se Rio de Janeiro e São Paulo se separassem do resto do Brasil e formassem um país a parte, eu naum axaria correto q esse novo país herde os 5 titulos do Brasil mesmo q a grande maioria dos jogadores q tenham ido para seleção em todos os tempos tenham saído de times dessa região.....



Deriel disse:
Não acredito em análises subjetivas ou dopassado. O que interessa sãoos resultados atuais. A FIFA optou pelas duas últimas Copas e pelos três últimos rankings, o que me parece muito razoável para medir a força ATUAL de uma Equipe.
Q é justo é.....
Mas eu só naum concordo.....

E eu axo q hj em dia ninguem apostaria q numa melhor de 10 partidas entre Holanda e México o vencedor fosse o México.....Com excessão dos mexicanos.....
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Aí que está, pela ranking da FIFA, que é o peso da equipe em disputa direta com outras Equipes, a disputa seria bem acirrada. Inclusive o México tendo ganho do Brasil (uma seleção bem mais forte pelo ranking) ganhou bons pontinhos.

E a Holanda tá jogando pouco. O lance é vocês se despregarem da visão da Holanda de anos atrás, o ranking é uma fotografia da condição ATUAL da seleção.
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Deriel disse:
Aí que está, pela ranking da FIFA, que é o peso da equipe em disputa direta com outras Equipes, a disputa seria bem acirrada. Inclusive o México tendo ganho do Brasil (uma seleção bem mais forte pelo ranking) ganhou bons pontinhos.

E a Holanda tá jogando pouco. O lance é vocês se despregarem da visão da Holanda de anos atrás, o ranking é uma fotografia da condição ATUAL da seleção.
Po....o México ganhou do Brasil esse ano mas tomou uma sapoletada do time reserva do Brasil no ano passado.....

E esse eskema tb é complicado pq México e Holanda naum disputam diretamente 1 vaga para a Copa.....
Enqto q a primeira joga a baba q são as eliminatórias da Concacaf (q convenhamos dali de decente só tem os EUA e olhe lá, já q mesmo os americanos naum são e nem nunca foram grandes coisas), a segunda enfrenta as eliminatórias mais complicadas de todas.....
Se vc enfiasse a Holanda na Concacaf ela provavelmente taria junto com o Brasil como as unicas seleções a terem ido a todas as copas.....E se tivessem posto o México lá na Europa, era capaz de terem estreiado só pelos anos 90 (isso em campo, já q eles teriam participado das Copas no México).....
Também o México provavelmente estará em 80-90% das Copas das Confederações pela simples falta de adversários, enqto q a Holanda tem q suar bastante enfrentando um MONTE de países fortes na Europa pra conseguir ganhar a Eurocopa (afinal, a Eurocopa naum é a Copa do Mundo sem Argentina e Brasil?).....

Não deixa de ser uma parada bem discutivel tb.....


PS: A Holanda tá jogando pouco com relação ao q jogava na geração Cruyff e depois do Van Basten.....Mas se naum me engano tem a maior ou segunda maior invencibilidade de uma seleção atual.....
E o "pouco" da Holanda é o "MUITO" do México.....E o México naum está jogando muito.....
 
Última edição:
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Não interessa ONDE o time joga, mas contra QUEM. Logicamente que os times babas da Concacaf dão muito menos pontos do que a Eliminatória da Europa. Tá tudo lá no cálculo do Ranking. O Brasil não é muito diferente: os times da Conmebol são babinhas também (olha o ranking).

O que conta é contra quem você joga, em qual situação (campeonatos oficiais dão mais pontos) e o placar do jogo. É um ranking muito bom... o problema é o preconceito temporal "pô, é claro que o Uruguai é melhor que os EUA". Tão melhor que não joga nem Copa há tempos
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Deriel disse:
Não interessa ONDE o time joga, mas contra QUEM. Logicamente que os times babas da Concacaf dão muito menos pontos do que a Eliminatória da Europa. Tá tudo lá no cálculo do Ranking. O Brasil não é muito diferente: os times da Conmebol são babinhas também (olha o ranking).

O que conta é contra quem você joga, em qual situação (campeonatos oficiais dão mais pontos) e o placar do jogo. É um ranking muito bom... o problema é o preconceito temporal "pô, é claro que o Uruguai é melhor que os EUA". Tão melhor que não joga nem Copa há tempos
Mas o q realmente tirou a xance da Holanda ser cabeça de xave nessa Copa foi claramente a falta dela em 2002.....Afinal, nas 2 ultimas copas dela, ela jogou mto bem e dificilmente decepcionaria na copa passada.....
Mas na Europa vc naum tem xance de vacilar nem 1 minuto nas eliminatórias pq aparece uma Irlanda da vida e te passa a perna.....Na Concacaf vc pode feder ao extremo q mesmo assim vc mete 5 na Jamaica ou 10 na Guatemala e se classifica.....

Pq se fizermos as contas, em 98 a Holanda xegou até as semi-finais enqto q o México ficou nas oitavas.....Mesmo q a Holanda tivesse sido eliminada na primeira fase em 2002 (q até naum seria algo dificil já q em 2002 se a Holanda tivesse participado haveria grandes xances de termos não apenas 1 grupo da morte mas 2), o saldo final dela teria sido ainda assim melhor q a do México q ficou nas oitavas de novo.....

Não tenho nada contra o Ranking.....
Mas as escolhas pra cabeça de xave para uma Copa na minha opinião deveria ser mais protetor de algumas seleções q tiveram 1 deslize mas continuam como top.....
Vc citou o Uruguai, mas nesse caso naum foi 1 deslize....Eles tão nessa situação faz mais de 20/30 anos.....No caso da Holanda naum, foi claramente só um deslize nas eliminatórias.....
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

O problema de ter entrado o México é que a FIFA se baseia no seu ranking q é totalmente irreal.

O problema do ranking da FIFA é q só leva em consideração os resultados mais recentes. Se o Brasil perdesse um amistoso e empatasse outro é bem capaz de perder a liderança, mesmo sendo o atual campeão da Copa do Mundo, da Copa América, da Copa das Confederações e o primeiro colocado das eliminatórias sul-americanas.

A FIFA deveria fazer o seu ranking baseado no resultado pelo menos dos últimos 4 anos, que é o ciclo do futebol. Que é como era o ranking do tênis q contava todos os campeonatos das últimas 52 semanas. Assim vc tem uma amostra dos resultados de uma seleção em todos os campeonatos que ela participa. Desse jeito vc evitaria bizarrices como o Portugal, q foi vice da Eurocopa e classificou direto nas eliminatórias em nono e a República Checa q perdeu acho nas quartas de final na eurocopa e teve que ir pra repescagem nas eliminatórias em segundo.

EDIT: e alguém duvida que rolou uma politicagem pra colocar um time da américa do norte como cabeça de chave???? Com tanto mexicano nos EUA e a FIFA querendo popularizar o futebol de verdade (q é jogado com os pés e com uma bola) por lá.... Sempre dá pra controlar os pesos na hora de fazer a conta...
 
Última edição:
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Essa kestão de se fazer o ranking por pelo menos 4 anos é interessante.....
AS regras de como são feitas os calculos pro Ranking continuariam pq parecem ser as mais justas, mas a pontuação ganha poderia durar mais tempo.....

Pq nesse rolo d calculos complicados eu lembro q teve um ano em q a FIFA proclamou Honduras como a melhor seleção do ano (axo q ela computava os 5 ou 6 melhores jogos da seleção nakele ano).....Nem sei se ela ainda faz isso....Com todo o respeito, mas Honduras? Faça-me o favor....
Po.....Seria a mesma coisa q eu viesse aki e dissesse q o Brasileirão só vale as 9 ultimas partidas.....O Mengão seria o campeão.....
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Essa kestão de se fazer o ranking por pelo menos 4 anos é interessante.....
AS regras de como são feitas os calculos pro Ranking continuariam pq parecem ser as mais justas, mas a pontuação ganha poderia durar mais tempo.....

Pq nesse rolo d calculos complicados eu lembro q teve um ano em q a FIFA proclamou Honduras como a melhor seleção do ano (axo q ela computava os 5 ou 6 melhores jogos da seleção nakele ano).....Nem sei se ela ainda faz isso....Com todo o respeito, mas Honduras? Faça-me o favor....
Po.....Seria a mesma coisa q eu viesse aki e dissesse q o Brasileirão só vale as 9 ultimas partidas.....O Mengão seria o campeão.....

Aí entra a ignorância. Honduras foi o time do ano pois foi o que MAIS subiu no ranking naquele ano, se não me engano por causa da Copa América (na qual derrotou inclusive o Brasil).
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Fingolfin disse:
É um país que em toda sua história o máximo que atingiu foi as oitavas de final de uma copa não?

Não. Em 1970 e 1986 o México chegou nas quartas (na primeira, tomou 4 x 1 da Itália, e na segunda, foi eliminada nos pênaltis pela Alemanha), com a ressalva de a Copa de 70 ter sido com 16 clubes e ambas jogadas em casa.

Fingolfin disse:
Se vcs pensarem, até a Coréia tem mais tradição no futebol que o México.

Nem tem. Até a última Copa, a Coréia do Sul era sempre saco de pancada. O México, faz tempo que não é. Tanto que existe aquela famosa máxima mexicana, "jogamos como nunca, perdemos como sempre". :lol:

Fingolfin disse:
A Rep. Checa tem esse problema embora a tradição nessa seja problema pra ela pois ela já disputou 2 finais de Copa do mundo, uma delas contra o Brasil em 62

Para os efeitos dessa indicação, a República Tcheca é estreante. Portanto, impossível ser indicada para cabeça de chave.

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Coréia?
Tem certeza?
Ela pode ter xegado a ser 4ª colocada (sempre lembrando q roubando 2 vezes seguida contra Itália e Espanha), mas naum passou da primeira fase desde q me conheço por gente.....Garanto q desde 90 até 98 ela naum apareceu na 2ª fase.....Sem contar q nesse milênio o real time mais vencedor da Ásia é o Japão (se naum me engano ganhou o ultimo campeonato continental de seleções da ásia).....

Mais que isso. Sabe quantos pontos a Coréia fez desde sua estréia, em 1986, até 1998?

Quatro pontos. Quatro empates. Um em 1986, dois em 1994 e um em 1998. Ou seja, até 2002, a Coréia do Sul não tinha nem sequer ganho um jogo em Copas do Mundo.

Inclusive, em 98, México e Coréia do Sul caíram no mesmo grupo, e o time da América do Norte fez 3 x 1 nos asiáticos.

Já o Japão... Bom, não sei. Sei que, em 98, na sua estréia, eles perderam os três jogos. Portanto, a Coréia do Sul ainda ficou na frente dos nipônicos na classificação final.
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Ao menos se Rio de Janeiro e São Paulo se separassem do resto do Brasil e formassem um país a parte, eu naum axaria correto q esse novo país herde os 5 titulos do Brasil mesmo q a grande maioria dos jogadores q tenham ido para seleção em todos os tempos tenham saído de times dessa região.....

Aí vc tá indo por outro caminho. O que se herda não são os títulos e sim a tradição. Os títulos e glórias maiores sempre serão do pais extinto. Pegue por exemplo o quadro de medalhas das olimpiadas, onde nenhum pais desmembrado herda medalhas do pais extinto.

É obvio que Sérvia e Montenegro, Rep. Tcheca e Ucrânia pra efeito de rankeamento tem que ser tratados como estreantes, não discuto isso, Quanto a tradição no caso específico dos tchecos, como eles sempre foram ampla maioria em todas as seleções formadas da antiga Tchecoslováquia eles herdam no mínimo de 2/3 (66%) a 80% da força e a tradição futebolistica do antigo pais. A prova disso é sempre o ótimo desempenho deles na Euro, enquanto os eslovacos só agora discretamente apareceram na repescagem e dificilmente conseguirão ir além disso.

Já Ucrânia seria algo próximo de 40% do que foi a antiga URSS já que dividia praticamente pau a pau com a Rússia a condição de países-base e que eu colocaria a ela de 45% a 50%, sobrando apenas 10% pros demais.

E a Sérvia e Montenegro é praticamente metade da força da antiga Yugoslávia, ficando quase outra metade pra Croácia e uma parcela um menor pra Bósnia.
 
Última edição:
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Deriel disse:
Aí entra a ignorância. Honduras foi o time do ano pois foi o que MAIS subiu no ranking naquele ano, se não me engano por causa da Copa América (na qual derrotou inclusive o Brasil).
E isso ker dizer alguma coisa? Vc axa isso de alguma forma coerente?
O tenista do ano é akele q sobe da 500ª posição pra 200ª? Ou é o Federer q naum perdeu nem meia duzia de jogos durante o ano?
O time do brasileirão de 2003 foi o Goiás q saiu da ultima posição pra terminar em 8º ou 9º? Ou foi o Cruzeiro q desde o primeiro terço do campeonato já se mostrava mais do q favorito pro titulo?



FÚRIA Da Cidade disse:
Aí vc tá indo por outro caminho. O que se herda não são os títulos e sim a tradição. Os títulos e glórias maiores sempre serão do pais extinto. Pegue por exemplo o quadro de medalhas das olimpiadas, onde nenhum pais desmembrado herda medalhas do pais extinto.

É obvio que Sérvia e Montenegro, Rep. Tcheca e Ucrânia pra efeito de rankeamento tem que ser tratados como estreantes, não discuto isso, Quanto a tradição no caso específico dos tchecos, como eles sempre foram ampla maioria em todas as seleções formadas da antiga Tchecoslováquia eles herdam no mínimo de 2/3 (66%) a 80% da força e a tradição futebolistica do antigo pais. A prova disso é sempre o ótimo desempenho deles na Euro, enquanto os eslovacos só agora discretamente apareceram na repescagem e dificilmente conseguirão ir além disso.

Já Ucrânia seria algo próximo de 40% do que foi a antiga URSS já que dividia praticamente pau a pau com a Rússia a condição de países-base e que eu colocaria a ela de 45% a 50%, sobrando apenas 10% pros demais.

E a Sérvia e Montenegro é praticamente metade da força da antiga Yugoslávia, ficando quase outra metade pra Croácia e uma parcela um menor pra Bósnia.
Po....Pelo q entendi deu na mesma.....Essas porcentagens são próximas demais pra se dizer kem é o herdeiro ou naum da tradição do país extinto.....
A Eslováquia ao menos já tinha conseguido ir a uma copa depois da extinção da Tchecoslováquia enqto q a Rep Tcheca naum.....
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Po....Pelo q entendi deu na mesma.....Essas porcentagens são próximas demais pra se dizer kem é o herdeiro ou naum da tradição do país extinto.....
A Eslováquia ao menos já tinha conseguido ir a uma copa depois da extinção da Tchecoslováquia enqto q a Rep Tcheca naum.....

Acho que vc tá confundido com a Eslovênia. Foi ela quem foi a Copa. E tinha até me esquecido deste pedaço que sobrou da Yugoslávia, embora o filé-mignon dela mesmo está entre Croácia e Sérvia.
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Deriel, o problema do Ranking da FIFA é que, por mais que você ganhe mais pontos de seleções melhores, se você ganha 100x de seleção menores você consegue uma boa pontuação.

É como aquele ranking da placar. O campeonato paulista dava 5 pontos e o amazonense 1. Mas aí vinha a Ponte Preta que ganhou uns 5 paulistas e olhe lá e vinha o amazonense que ganhou 60 Campeonatos do Amazonas e tava na frente do ranking.

Ou o Goiás que ganhou 50 goianos na frente de um time como o Santos que ganhou 15 paulistas e por aí vai...

Esse sistema de ranking é bem falho, ainda que possa parecer justo.

A Holanda não jogou em 2002 mas foi semi finalista em 98 e quartas de final em 94. Devido sua história e seu ótimo desempenho nas eliminatórias e nos torneios continentais ela deveria ter a vaga. Lembrando que ela classificou em 1o num grupo q tinha ainda a Rep. Checa que é a 2a colocada do Ranking da FIFA
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Fingolfin disse:
É como aquele ranking da placar. O campeonato paulista dava 5 pontos e o amazonense 1. Mas aí vinha a Ponte Preta que ganhou uns 5 paulistas e olhe lá e vinha o amazonense que ganhou 60 Campeonatos do Amazonas e tava na frente do ranking.

Eu sei que era só um exemplo como suposição, mas não resisto a dizer que a Ponte nunca ganhou o Paulistão. :lol:
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Gente, é sexta-feira que horas o sorteio?
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Fingolfin disse:
Deriel, o problema do Ranking da FIFA é que, por mais que você ganhe mais pontos de seleções melhores, se você ganha 100x de seleção menores você consegue uma boa pontuação.

É como aquele ranking da placar. O campeonato paulista dava 5 pontos e o amazonense 1. Mas aí vinha a Ponte Preta que ganhou uns 5 paulistas e olhe lá e vinha o amazonense que ganhou 60 Campeonatos do Amazonas e tava na frente do ranking.

Ou o Goiás que ganhou 50 goianos na frente de um time como o Santos que ganhou 15 paulistas e por aí vai...

Esse sistema de ranking é bem falho, ainda que possa parecer justo.

A Holanda não jogou em 2002 mas foi semi finalista em 98 e quartas de final em 94. Devido sua história e seu ótimo desempenho nas eliminatórias e nos torneios continentais ela deveria ter a vaga. Lembrando que ela classificou em 1o num grupo q tinha ainda a Rep. Checa que é a 2a colocada do Ranking da FIFA

Tá misturando alhos e bulgalhos. Não tem NADA a ver com Ranking Placar. Inclusive sua suoppsição é incorreta, jogar n vezes com seleções fraquíssimas em amistoso ou campeonatos mixurucas não dá ponto algum inclusive TIRA pontos dependendo dos casos.

E Copa de 1994 tá lá longe, não tem pq considerar. Futebol é agora, história não ganha jogo nem título.
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Vc fala como se o méxico tivesse jogando um bolão atualmente... e a Holanda não fosse o 3o no ranking da própria FIFA
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

Fingolfin disse:
Vc fala como se o méxico tivesse jogando um bolão atualmente... e a Holanda não fosse o 3o no ranking da própria FIFA

A diferença de ranking é pequena, o México é o 7o. O que matou a Holanda foi não ter tido a competência de participar da última Copa. A escolha é objetiva e não subjetiva.
 
Re: Copa do Mundo 2006: Repescagem e sorteio dos grupos

FÚRIA Da Cidade disse:
Acho que vc tá confundido com a Eslovênia. Foi ela quem foi a Copa. E tinha até me esquecido deste pedaço que sobrou da Yugoslávia, embora o filé-mignon dela mesmo está entre Croácia e Sérvia.
Putz....é verdade.....
Confundi as 2....



Deriel disse:
A diferença de ranking é pequena, o México é o 7o. O que matou a Holanda foi não ter tido a competência de participar da última Copa. A escolha é objetiva e não subjetiva.
Mas aí entra o q eu disse.....
As eliminatórias da Concacaf só é tão fácil qto a da Ásia.....
Guardadas as devidas proporções, é como Argentina e Brasil nas eliminatórias da América do Sul (pq por mais q Equador, Peru, Venezuela, Chile, etc, naum sejam de alto nivel, com toda a certeza do mundo tão 20 passos a frente de Guatemala, El Salvador, etc).....Se classificar é obrigação, naum tem nem discussão.....
Lá na Concacaf, México e EUA se classificarem é mais do q obrigação.....Agora, se perderem a classificação aí é kestão de crucificar o time....
Na Europa a proporção d times bons q merecem ir pra Copa em relação às vagas oferecidas é indiscutivelmente a maior de todas......


Qto ao ranking, a FIFA anunciou q pretende estudar a mudança dos critérios pra depois da Copa de 2006.....
Mesmo pq ela utiliza o critério "tradição" como algo sempre para puxar esses times xamados de tradicionais pra baixo.....
Se em 50 jogos, um time tradicional perder 1 e vencer 49 é bem capaz de acabar perdendo pontos no saldo total dependendo de pra kem foi essa 1 derrota......
Enqto q times como os EUA e México é só ganhar de 1 ou outra seleção tradicional pra dar uma put* alavancada no ranking.....Q naum é a mesma alavancada q se daria se fosse o Brasil vencendo dessa seleção tradicional.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo