• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conflito Rússia e Ucrânia


Entenda o caso​


O desentendimento​

O "Wagner" é uma espécie de organização paramilitar ligada ao governo russo. O grupo surgiu em 2014, composto por ex-soldados de elite altamente qualificados.

Com a invasão da Ucrânia, acredita-se que o grupo tenha se expandido recrutando prisioneiros para lutar a favor da Rússia. Os mercenários reforçaram a linha de frente e atuaram em várias batalhas, incluindo na conquista de Bakhmut.

A relação entre o grupo e o Ministério da Defesa da Rússia já estava estremecido há alguns meses. Nesta sexta-feira, a crise se intensificou depois de Yevgeny Prigozhin acusar o governo russo de promover um ataque contra acampamentos da organização.

Prigozhin prometeu retaliações. Isso levou o procurador-geral da Rússia a abrir uma investigação contra ele por "suspeita de organizar uma rebelião armada".

O Exército russo nega o ataque contra o Grupo Wagner e classificou as acusações como uma provocação.

Mesmo assim, após a ameaça de Prigozhin, o governo russo reforçou a segurança em Moscou. Já na cidade de Rostov-on-Don, que foi invadida pelos paramilitares, o prefeito pediu para que a população não saia de casa.



Já diziam os espanhóis: Cría cuervos y te sacarán los ojos. Quem alimenta grupo de mercenários e recorre a ele pra fazer seu trabalho sujo não pode depois reclamar de ser traído. Por definição, mercenário não tem lealdade nenhuma além do dinheiro. Se fode aí, Putinho. Torço pela treta.

Ontem conversei com duas amigas russas. É engraçado dizer isso, já que tudo que é russo anda tão estigmatizado. Sim, tenho amigos russos aqui em Strasbourg - uma que é nascida russa e naturalizada francesa, que conheci através de uma amiga francesa, e um casal de russos que vieram para strasbourg quando ele veio trabalhar no Conselho da Europa antes da guerra e da subsequente expulsão da Rússia do Conselho da Europa.


A minha amiga russa naturalizada francesa já está na França há anos e não tem tanto motivo para temer represálias, então ela foi uma ativista extremamente vocal em favor da Ucrânia e inclusive abrigou uma refugiada ucraniana na casa dela. Já o casal russo ainda tem muito a arriscar se for abertamente pró Ucrânia, mas são contra a guerra e querem que a guerra acabe logo.


Pois bem.

A russa naturalizada francesa me disse: acho que tem que esperar uns dias pra saber no que vai dar isso. De qualquer forma, isso é necessariamente positivo para a Ucrânia. No pior cenário para a Ucrânia, Wagner e o exército russo vão se enfraquecer. No melhor cenário, é o início de uma guerra civil na Rússia. (isso foi antes da retirada do grupo Wagner). No mais, é bom que pelo menos movimenta as coisas, mas tem que lembrar sempre que o cara do grupo Wagner é tão ruim ou pior que o putin.

Já sobre os outros russos, não falei com o cara, mas encontrei com a moça. Ela também disse que está muito cedo para entender o que aconteceu e como isso vai influenciar o futuro. E ela frisou como grande parte do que vem da Rússia é fake news e que tem que se ver qualquer informação com muita desconfiança. Eu falei para ela do ditado brasileiro: na briga entre X e Y, tô torcendo pela briga. A minha visão é essa: na briga entre Rússia e grupo Wagner, estou torcendo pela briga.
 
Provavelmente faltou polônio ou tinha grades na janelas do prédio onde ele estava :devil:

Mas na real, estava desde a semana passada esperando uma *desconfirmação* da morte dele; dava um baita clima da cena de abertura de O Cavaleiro das Trevas Ressurge :D
 
Quando começou aquela revolta do Grupo Wagner, eu pensei em apostar nesse cara aí para o Bolão Pé na Cova, porque me pareceu que a morte dele era questão de pouco tempo. Mas já tinha feito minhas apostas no início do ano :(
 

A guerra na Ucrânia está entrando em um momento crucial, que pode definir a sorte do país em seu conflito com a Rússia. Mas a conjuntura não parece nada favorável a Kiev.

O governo ucraniano vai ter que enfrentar pelo menos três grandes desafios simultâneos que ameaçam seriamente a sua capacidade de resistência contra os russos.

Desafio 1​

O primeiro e mais importante deles é o aparecimento das primeiras rachaduras na frente ocidental que fornece apoio decisivo para o esforço de guerra do país.

Os lentos resultados obtidos na linha de frente durante a contra-ofensiva ucraniana, que já dura meses, começam a ser questionados por vários políticos de países aliados – especialmente aqueles que estão disputando eleições.

Na vizinha Eslováquia, um país membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o ex-primeiro-ministro Robert Fico ficou em primeiro nas eleições de domingo (2) prometendo acabar com a ajuda ao ucranianos.

Outro vizinho, a Polônia, que foi uma das primeiras aliadas de Kiev, também entrou em atrito com o governo do presidente Volodymyr Zelensky às vésperas da eleição geral de 15 de outubro.

O governo polonês começa a ser questionado por quanto tempo vai continuar enviando bilhões para o esforço de guerra, além de ter recebido mais de 1,6 milhão de refugiados — o que sobrecarrega o sistema de serviços públicos do país.

Pior ainda, o próprio Congresso dos Estados Unidos, o país mais importante na aliança ocidental, decidiu no último sábado (30) deixar de fora de um acordo temporário do orçamento federal americano uma ajuda de US$ 6 bilhões que tinha sido prometida pelo presidente Joe Biden aos ucranianos.

Vários congressistas, especialmente os republicanos, argumentaram durante as discussões que Washington já havia enviado ajuda mais do que suficiente para a Ucrânia.

Além disso, congressistas também questionaram a falta de avanços significativos dos militares ucranianos em sua ofensiva que já dura meses, afirmando que isso sugere que a guerra será muito longa e que Kiev vai continuar pedindo ajuda financeira sem nenhum limite.

Desafio 2​

Um segundo grave desafio veio a público nesta terça-feira (3), quando o próprio chefe do Comando Militar da Otan, almirante Rob Bauer, admitiu que a aliança militar está começando a ficar sem armamentos e munições para enviar para as Forças Armadas da Ucrânia.

Bauer, o militar mais graduado da aliança, pediu que os governos e os fabricantes de armas ocidentais “aumentem a produção em um ritmo muito mais rápido”.

A Ucrânia dispara milhares de projéteis todos os dias e quase todos agora vem da Otan.

O ministro da Defesa do Reino Unido, James Heappey, também afirmou que os arsenais militares ocidentais estão ficando escassos, e pediu para todos os membros da Otan passarem a gastar o equivalente a 2% dos seus PIBs nacionais na defesa – como sempre prometeram, mas nunca fizeram.

Desafio 3​

Por fim, até a iminente chegada do inverno pode prejudicar a Ucrânia, limitando as possibilidades de movimentação no terreno.

Como é muito mais fácil defender do que atacar no inverno rigoroso, esse fator pode diminuir ainda mais a probabilidade dos cruciais avanços rápidos na linha de frente – para manter a coesão dos aliados e não pressionar demais o fornecimento de armas da Otan.

Neste momento, os ucranianos literalmente correm contra o tempo em sua luta contra a Rússia.
 
Ou seja, desovaram os estoques de armas que queriam vender, agora que se lasque...
 

@Eriadan , bem interessantes os pontos de vista discutidos nesse texto aqui que rendeu uma discussão longa nos comentários.

Os "mitos" e "falácias" que a obra de Tolkien ajudou a disseminar no Ocidente os quais contribuiriam com a forma com que a OTAN está tratando a Guerra da Rússia com a Ucrânia.
 
Última edição:

@Eriadan , bem interessantes os pontos de vista discutidos nesse texto aqui que rendeu uma discussão longa nos comentários.

Os "mitos" e "falácias" que a obra de Tolkien ajudou a disseminar no Ocidente os quais contribuiriam com a forma com que a OTAN está tratando a Guerra da Rússia com a Ucrânia.
Preguiiiça de ler kkk mas já torço um bocado o nariz para essa premissa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo