• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

pega pra ler pelo menos um conto dela um dia :) Vai de Vida Querida, em que estão reunidos os contos + curtos. Se quiser ir logo em um específico, vai de Corrie, que é bem breve (umas 20 págs) e um dos melhores da coletânea :D
 
Confesso que não sei por qual motivo eu sempre deixo algum livro por terminar.
Este ano bati o recorde, deixei de lado antes do fim dois livros: O Conde de Monte Cristo e o último da série A Torre Negra.

Não é porque os livros sejam ruins (quando são muito ruins eu simplesmente abandono a leitura, sem dó nenhuma) pelo contrário, eles são ótimos! mas do nada eu desanimo a voltar a ler. :tsc:
 
Ando com uma preguiiiiça de ler em outra língua.... dá mais trabalho, daí "book thief" parei antes da metade. Não sei se pelo livro ou se por essa preguiça, porque não abro nada que não seja na língua mãe ultimamente :p
 
Bah, sempre tive preguiça de ler em inglês - e pessoalmente acho o português quando se lê (porque, em músicas, prefiro a sonoridade inglesa, hehe)... Não sei porque é isso... provavelmente por causa daquele tipo de preguiça em que se alia à insegurança e medo de achar que qualquer palavra desconhecida ali será importantíssima para o entendimento do texto - o que me faz querer olhar o dicionário a cada minuto - e por consequência me faz ter preguiça em pôr os olhos na língua da Rainha, hehe.


O engraçado é que ao contrário, em português, só quando tenho certeza que uma palavra é de enorme importância é que vou checá-la no dic.

É mais insegurança mesmo - e preguiça - e medo de não entender - e preguiça... ah, e preguiça :dente:

Confesso que não sei por qual motivo eu sempre deixo algum livro por terminar.
Este ano bati o recorde, deixei de lado antes do fim dois livros: O Conde de Monte Cristo e o último da série A Torre Negra.

Não é porque os livros sejam ruins (quando são muito ruins eu simplesmente abandono a leitura, sem dó nenhuma) pelo contrário, eles são ótimos! mas do nada eu desanimo a voltar a ler. :tsc:
Sei como é isso! Deixei as últimas 30 páginas de 2001 de lado - mas estava adorando o livro o_O
 
To no mesmo impasse com Silmarillion / Contos Inacabados.... Tava amando, tava deslumbrada (1ª vez lendo o CI, 2ª vez o Silma). Daí do nada deu "tilti" aqui e parei. Tentei continuar várias vezes... sem sucesso... Essa semana tento de novo.

Tive esse problema também com Macbeth quando o comprei. Por algum motivo não consegui encerrar as 2x que tentei ler (mas já vi a peça, então sei o final).
E Alice no País das Maravilhas me dá sono logo no começo.
 
Bom tópico.

  1. Prefiro mil vezes um filme/série a um livro. Eu prefiro ver e ouvir do que ler a descrição de uma cena. É como ver o jogo no estádio contra escutar no rádio. Pra mim não tem a menor competição.
    1. Filmes tem atores (com suas atuações, sotaques, linguagem corporal, altura, gestos, cara de cansado, cara de tarado, cara de nervoso, cara de satisfeito) e ver isso é mil vezes melhor do que ler uma frase de um jeito e logo em seguida a explicação de que o sujeito estava nervoso ou calmo, etc.
    2. Filmes tem sons. Quer algo melhor do que uma detalhada descrição de um som? O próprio som.
    3. Filmes tem trilha sonora. Ajuda no clima e imersão, que o livro jamais conseguirá fazer.
    4. Filmes tem cenas de ação, paisagens, cenários, etc. Quer algo melhor que a descrição de uma dessas coisas? Essas coisas mesmo. Óbvio que as vezes o efeito é contrário, tem uns filmes tão ruins que vc imagino uma coisa espetacular enquanto lê, mas quando vai ver o filme é aquela decepção...
    5. Filmes são mais rápidos. Se for bom, ótimo, vejo outra vez ou outro filme. Se for ruim, pelo menos não perdi tanto tempo a toa.
  2. Pulei partes dos livros do Senhor dos Anéis!!!
  3. O pior livro que "já li" foi o Grande Sertão Veredas, mas também não gosto de nenhum desses outros autores que sempre caem no vestibular.
 
Bom tópico.

  1. Prefiro mil vezes um filme/série a um livro. Eu prefiro ver e ouvir do que ler a descrição de uma cena. É como ver o jogo no estádio contra escutar no rádio. Pra mim não tem a menor competição.
    1. Filmes tem atores (com suas atuações, sotaques, linguagem corporal, altura, gestos, cara de cansado, cara de tarado, cara de nervoso, cara de satisfeito) e ver isso é mil vezes melhor do que ler uma frase de um jeito e logo em seguida a explicação de que o sujeito estava nervoso ou calmo, etc.
    2. Filmes tem sons. Quer algo melhor do que uma detalhada descrição de um som? O próprio som.
    3. Filmes tem trilha sonora. Ajuda no clima e imersão, que o livro jamais conseguirá fazer.
    4. Filmes tem cenas de ação, paisagens, cenários, etc. Quer algo melhor que a descrição de uma dessas coisas? Essas coisas mesmo. Óbvio que as vezes o efeito é contrário, tem uns filmes tão ruins que vc imagino uma coisa espetacular enquanto lê, mas quando vai ver o filme é aquela decepção...
    5. Filmes são mais rápidos. Se for bom, ótimo, vejo outra vez ou outro filme. Se for ruim, pelo menos não perdi tanto tempo a toa.
  2. Pulei partes dos livros do Senhor dos Anéis!!!
  3. O pior livro que "já li" foi o Grande Sertão Veredas, mas também não gosto de nenhum desses outros autores que sempre caem no vestibular.
queria que tivesse um botão "WTF?" pra apertar nesse momento...
----------------------------------------------------------------------------
confesso que curti o livro da Sasha Grey :oops:
 
Bom tópico.

  1. Prefiro mil vezes um filme/série a um livro. Eu prefiro ver e ouvir do que ler a descrição de uma cena. É como ver o jogo no estádio contra escutar no rádio. Pra mim não tem a menor competição.
    1. Filmes tem atores (com suas atuações, sotaques, linguagem corporal, altura, gestos, cara de cansado, cara de tarado, cara de nervoso, cara de satisfeito) e ver isso é mil vezes melhor do que ler uma frase de um jeito e logo em seguida a explicação de que o sujeito estava nervoso ou calmo, etc.
    2. Filmes tem sons. Quer algo melhor do que uma detalhada descrição de um som? O próprio som.
    3. Filmes tem trilha sonora. Ajuda no clima e imersão, que o livro jamais conseguirá fazer.
    4. Filmes tem cenas de ação, paisagens, cenários, etc. Quer algo melhor que a descrição de uma dessas coisas? Essas coisas mesmo. Óbvio que as vezes o efeito é contrário, tem uns filmes tão ruins que vc imagino uma coisa espetacular enquanto lê, mas quando vai ver o filme é aquela decepção...
    5. Filmes são mais rápidos. Se for bom, ótimo, vejo outra vez ou outro filme. Se for ruim, pelo menos não perdi tanto tempo a toa.
  2. Pulei partes dos livros do Senhor dos Anéis!!!
  3. O pior livro que "já li" foi o Grande Sertão Veredas, mas também não gosto de nenhum desses outros autores que sempre caem no vestibular.
Imagine+sitting+on+the+pool+table+watching+the+whole++_34a61ab2fda047d6adbb4621fa3ffc47.jpg
 
Bom tópico.

  1. Prefiro mil vezes um filme/série a um livro. Eu prefiro ver e ouvir do que ler a descrição de uma cena. É como ver o jogo no estádio contra escutar no rádio. Pra mim não tem a menor competição.
    1. Filmes tem atores (com suas atuações, sotaques, linguagem corporal, altura, gestos, cara de cansado, cara de tarado, cara de nervoso, cara de satisfeito) e ver isso é mil vezes melhor do que ler uma frase de um jeito e logo em seguida a explicação de que o sujeito estava nervoso ou calmo, etc.
    2. Filmes tem sons. Quer algo melhor do que uma detalhada descrição de um som? O próprio som.
    3. Filmes tem trilha sonora. Ajuda no clima e imersão, que o livro jamais conseguirá fazer.
    4. Filmes tem cenas de ação, paisagens, cenários, etc. Quer algo melhor que a descrição de uma dessas coisas? Essas coisas mesmo. Óbvio que as vezes o efeito é contrário, tem uns filmes tão ruins que vc imagino uma coisa espetacular enquanto lê, mas quando vai ver o filme é aquela decepção...
    5. Filmes são mais rápidos. Se for bom, ótimo, vejo outra vez ou outro filme. Se for ruim, pelo menos não perdi tanto tempo a toa.
  2. Pulei partes dos livros do Senhor dos Anéis!!!
  3. O pior livro que "já li" foi o Grande Sertão Veredas, mas também não gosto de nenhum desses outros autores que sempre caem no vestibular.


jesus1.jpg
 
Se ele ficasse só com a primeira frase, Prefiro mil vezes um filme/série a um livro, ok, tudo bem, cada qual com seu gosto, como já é comum dizer por aí... Mas a negação total do envolvimento sensorial que se tem com um livro que ele apresentou a seguir foi tão absurda que tive que por a imagem do snape :dente:
 
Se ele ficasse só com a primeira frase, Prefiro mil vezes um filme/série a um livro, ok, tudo bem, cada qual com seu gosto, como já é comum dizer por aí... Mas a negação total do envolvimento sensorial que se tem com um livro que ele apresentou a seguir foi tão absurda que tive que por a imagem do snape :dente:

mas a experiência livro/leitor é única. eu, por exemplo, tenho um sério problema em imaginar personagens. não adianta o autor dizer que a pessoa é x, y, z - é sempre a imagem que eu faço da personagem que permanece. por exemplo, li esta semana the storied life of a.j. fikry, e o narrador o descreve como sendo descendente de indiano, mas desde o primeiro momento em que ele surge no livro a única imagem que eu conseguia fazer dele era do bernard black do black books:

tumblr_inline_mhiqa9vVBi1qz4rgp.gif


interpretado pelo dylan moran, um irlandês.

essa coisa da diferença de como uma pessoa para outra "decodifica" um livro é o tipo de coisa que pode explicar inclusive porque algumas pessoas curtem ler e outras não. ou, no caso em questão, de porque prefere histórias contadas em outras mídias. eu, por exemplo, não suporto que leiam livros para mim. não consigo manter minha atenção na leitura, ou ainda, visualizar o que estão lendo para mim. não consigo. aí a pessoa lê e eu tenho que pedir pra ela me passar o texto para eu ler depois. poesia, em compensação, é o tipo de coisa que prefiro muito mais com alguém lendo do que eu fazer uma leitura silenciosa.
 
poxa, sou bem assim também: mesmo que um escritor descreva um personagem como sendo x, eu acabo mentalizando y... E isso serve para cenas tbm - várias vezes me pego com imagens fixas de algo que li em que muitas vezes o cenário, quando vou verificar novamente depois, é bem diferente... E, poxa, super concordo com o que vc disse de a recepção de uma obra ser única para cada leitor - me espanto quase toda vez em que alguém diz que tal parte de um livro foi a mais importante para ela, sendo que eu mesmo nem sequer lembrava que o que a pessoa lembrou constava no livro =p

mas assim, o que eu estava falando mesmo, e o que me estranhou, é que, do jeito que o usuário (esqueci o Nick, desculpa aí :/ ) colocou o seu argumento, parece que ele pensa ser nula qualquer possibilidade de envolvimento, intencional ou não, de um texto para com um leitor... A coisa toda que ele disse de que de um texto não poderia "saltar" música; ou envolver o leitor numa cena bem trabalhada em tensão; ou fazer o leitor praticamente ver imagens como que em sonho...

porque, sendo da intenção do autor ou não , a gente acaba criando toda uma ambientação a partir de uma leitura (lembro de vários livros em que descrições de músicas; cenas; cenários etc ficaram tão impregnados em minha mente que ate hoje voltam, diferentes de qualquer coisa que que poderia ser criada (música, filmes etc), obras que tornaram-se só minhas...

pode ter sido só que o moço lá em cima exagerou ou não se expressou direito, mas, enfim, foi a impressão que tive ao ler seu comentário.

mas, de todo modo, qualquer um tem a opinião e o modo de aproveitar a vida do modo que lhe for mais prazeroso, pq de outra forma, não tem graça... All work and no play makes Jack a dull boy... Só queria esclarecer meu ponto de vista... Desculpem-me se pareci impositivo, não foi a intenção :)
 
Última edição:
Cada um com sua preferência de mídia, mas confesso que também fiquei surpreso com isso. Mas, como eu disse acima, o cinema não existiria sem a literatura, mesmo no que concerne formas estilísticas e planos autorais, seja um blockbuster ou um filme de arte de 4 horas mostrando as cataratas do Iguaçu. :lol: O cinema em si já é um plano de leitura quando adapta, e tem essa coisa de ser similar à literatura no que concerne a leitura de todo um ambiente e estado de espírito. Há filmes que irei preferir a livros que já li, e sei bem que o cinema também influencia a literatura - vide os cortes de plano-sequência nos livros de Robert Löhr. Contudo, da minha parte me mantenho alinhado com a literatura justamente por essa "Arte que compete com Deus", como diria Fellini, ser uma derivação daquela, mas não tiro seu mérito. Em relação à experiência sensorial, imagino que cada um trabalhe a sua de forma diferente - eu mesmo sou daqueles chatos que gosta de prestar atenção nos mínimos detalhes e que vai sair falando um monte se notar que algo podia ter sido mudado e só não o foi por desleixo dos produtores/diretor. Se ele gosta de se envolver com isso, nenhum problema, claro, mas sugeriria que ele desse uma chance pra literatura. É surpreendente os efeitos que alguns autores podem proporcionar, mas digo que, ao contrário dos filmes, livros não tomam você de assalto - é preciso se deixar levar pelo ritmo e estilo imposto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo