• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

Padre Fórum;

eu confesso que não suportei Iracema, de Alencar, na única vez em que a tentei. Vede bem que o problema não é Alencar ou seu estylo de escripta -- do contrário, amo-os!, sendo O Guarany hum de meus predilectos--, mas não ter eu visto sentido na estória; como há, contudo, muitos annos, convém tentar novamente -- oxalá o queira Deus, que haja tempo a junger-me ao desfecho d'hũ romance novamente.
Pater Nāme Mandos,

aqui estou eu novamente. Não me sinto perdoado deste pecado. De fato, ainda não suporto Iracema; mesmo tendo estudado alguns rudimentos de tupi, mesmo com notas de rodapé explicando as esdrúxulas escolhas lexicais (jirau? jati? uiraçaba? para que usar palavras tupi para as quais há tradução exata em português?) e narrativas (excessiva romantização dos índios, historicamente inverossímil e tediosa para um lusitanista como eu; também enredo desconexo e episódico, quase uma cópia barata da Odisséia à là Percy Jackson no Mar de Monstros, talvez inspirada no legendário ameríndio, igualmente massante)... apesar de todos os recursos e da preparação, não consigo lê-lo. Prefiro retornar à minha Patrística e às Três Matérias medievais, desapontado comigo mesmo por não conseguir enfrentar a tarefa: começo determinadamente a pelejar com o clássico brasílico, e quando me apercebo estou-me divertindo com versos de Camões, ou Virgílio ou Horácio, ou Homero. E assim procrastino também tal meta, na qual ainda nesta semana tornei a falhar.

Miserēre meī, Balinōris ultor, quia peccāvī nimis...

Talvez me motive se assumir o compromisso de traduzir Iracema ao latim; mas será que daria conta?

Err, eu detesto Iracema, nem consegui sair do começo. =x
A primeira página deste tópico já me diz que não estou só (embora eu tenha avançado vários capítulos adentro do romance).
 
Última edição:
Mas ele tem este verso —"Um sabiá me aleluia" — e mais uns quantos que, isolados, são lindos, mesmo que às vezes o conjunto da obra desagrade ou deixe a desejar. Pra servir de inspiração, leio-os às vezes. :grinlove:
 
Pois é, sempre via os versos lindos dele espalhados por aí. Por isso a expectativa grande.
Mas aí, de um livro inteiro, pesca-se 2 ou 3 versos, quando muito. E é o verso mesmo, nem é o poema como um todo.
 
Gostei bastante de "Passos Para A Transfiguração". Valeu insistir.
:pula:
Eu quase te xinguei por você ter falado mal do Manoel de Barros. Sou levemente obcecada por ele, mas eu não sou parâmetro, porque gosto de umas coisas bizarras.
 
Gostei bastante de "Passos Para A Transfiguração". Valeu insistir. Depois de 4 livros e meio veio algo que vai além de um excerto.
Ahá!
Estamos de olho. 👀

Mas agora eu fiquei curioso pra saber quais você tinha lido antes... :think:
O livro das ignorãças?
O guardador de águas?

Acho que são os dois mais famosinhos dele mas posso estar errado.
 
Se não tiver gostado de O livro das ignorãças, por favor, migo Finarfin, não fale, porque foi o livro responsável por eu ter me apaixonado pela poesia do Manoel de Barros. :rofl::rofl::rofl:(Caiu no meu vestibular. Eu gostei demais da conta, e fui procurar outras coisas dele para ler).

Um dos livros queridinhos da minha estante é este aqui, ó:

1627338579216.png

:grinlove::grinlove::grinlove:
 
Mas agora eu fiquei curioso pra saber quais você tinha lido antes... :think:
Poemas concebidos sem pecado
Face imóvel
Matéria de poesia
Arranjos para Assobio

Agora estou lendo o Guardador de Águas. Passos para a Transfiguração está nele.

Como estou lendo em ordem mais ou menos cronológica, estou pegando bem o desenvolvimento do autor ao longo das décadas. O tempo fez bem para o Manoel.
 
Ah isso pode explicar muita coisa.
Eu mesmo só li os dois que mencionei por isso estranhei a sua aversão à obra dele. :timido: Espero que a coisa engrene aí.
 
Segunda vez que tentei ler Moby Dick e não consigo, e olha que eu estava curtindo a história. Talvez o problema seja a tradução?

Agora vou tentar ler Os Lusíadas aqui.
 
Confesso que toda vez que falam de Moby Dick - e quase toda vez pelo mesmo motivo - me lembro dessa entrevista da Lionel Shriver pro Guardian:
Hahahaha.
Pior que eu sei o que o que acontece com o capitão Ahab, Moby Dick, a baleia, e com Ismael. Tenho também uma boa noção da grandeza da obra, e os detalhes sobre a pesca de baleia não me enfada. Mas, por algum motivo, não consigo avançar.
 
@Jeanbg , eu achei Moby Dick uma chatice sem fim. Meu palpite seria o de que você está tendo dificuldade de concluir o livro por isso. Mas você diz que está gostando... :think:

Acho que o que acontece, às vezes, é que as pessoas têm receio de dizer que acharam um livro uma merda pelo fato de ele vir com a chancela de clássico. Pode ser que, nesses casos, a pessoa se convença de estar gostando do livro porque acredita que deveria estar gostando. Não estou assumindo que seja este o seu caso, mas coloco a questão aqui em tese, ok?

Falando por mim... eu não sou crítico literário, não leio uma obra como lê um crítico literário e também não tenho formação específica sobre literatura. Leio literatura, em boa medida, como entretenimento. A leitura é o meu momento de descanso. Então, no meu caso, sinto-me livre pra dizer que Moby Dick foi um livro que me fez sentir envelhecendo enquanto lia, um tremendo porre. O livro até rendeu discussões interessantes no Clube de Leitura, mas o processo da leitura em si foi um suplício.
 
Acho que o que acontece, às vezes, é que as pessoas têm receio de dizer que acharam um livro uma merda pelo fato de ele vir com a chancela de clássico. Pode ser que, nesses casos, a pessoa se convença de estar gostando do livro porque acredita que deveria estar gostando.
Eu demorei pra chegar nesse ponto, mas hoje em dia posso dizer que se eu for ler um livro, pode ser o clássico que for, se eu achar chato faço igual o cara do filme O Lado Bom da Vida

o-lado-bom-da-vida-gif-_01_thumb1.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo