• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

  • Criador do tópico Criador do tópico Spartaco
  • Data de Criação Data de Criação
Dia 21 de fevereiro: nascimento dos compositores Carl Czerny (1791, em Viena, Áustria), Clément Philibert Léo Delibes (1836, em St.-Germain-du-Val, França) e Charles Marie Jean Albert Widor (1844, Lyon na França).

carl-czerny-1-sized.jpg
Carl Czerny.webp

Carl Czerny foi aluno de Beethoven; pianista e compositor, compôs centenas obras, sendo considerado um dos expoentes na área pedagógica para piano.

196674~Leo-Delibes-Posters.jpg
Léo Delibes.webp

Léo Delibes tornou-se popular devido aos seus balés Coppélia (1870) e Sylvia (1876); também compôs várias óperas, sendo que somente uma, Lakmé (1883), se manteve no repertório.

Widor.jpg
Charles Widor.webp

Charles Widor, além de compositor e professor, foi um dos maiores organistas da história da música.

No tocante às suas composições, logicamente as principais obras são dedicadas ao seu instrumento, entre estas encontram-se 10 sinfonias para órgão (gênero musical criado por ele). Widor também escreveu missas, óperas, música de câmara e orquestral.
 
Bom dia prestonautas,

Dia 22 de fevereiro: data de nascimento dos compositores João de Sousa Carvalho (1745, em Estremoz, Portugal) e Niels Wilhelm Gade (1817, em København, Dinamarca).

carvalho-joao.jpg
João de Sousa Carvalho.webp

Protagonista no triunfo da música italiana em Portugal, a linguagem de Sousa Carvalho não abdica de um certo gosto genuinamente lusitano. Da sua vasta produção destacam-se as óperas L'Amore Industrioso (1769), Testoride Argonauta (1780), bem como as serenatas Perseo (1779) e Penelope nella partenza da Sparta (1782).

Embora João de Sousa Carvalho se tenha distinguido no cenário operístico, a respectiva produção musical distribui-se por três grandes grupos: música dramática, música sacra e música profana não dramática.

A música dramática é constituída por dezesseis obras: cinco óperas, dez serenatas e uma cantata; a música sacra consta de três hinos "Te Deum", mais duas árias, sete missas, quatro salmos, um oratório e um moteto; a música profana consta de várias árias, bem como um dueto e uma cavatina, uma modinha e algumas sonatas para cravo.


NielsGade.jpg
Niels Wilhelm Gade.webp

Compositor e regente, Gade teve sua música influenciada pelo estilo de Mendelssohn. Ele compôs um grande numero de obras corais e orquestrais, incluindo oito sinfonias, ouvertures, suítes, óperas, balés, cantatas, além de música de câmara e peças para piano solo.
 
Bom dia prestonautas,

Dia 23 de fevereiro: comemoramos a data de nascimento dos compositores John Blow (1649, em Newark, Inglaterra) e Georg Friedrich Händel (1685, em Halle, Alemanha).

jblow1.jpg
John Blow.webp

John Blow, organista e maestro do coro na Abadia de Westminster, foi professor de Henry Purcell e William Croft. Escreveu música vocal (mais de 100 anthems, além de odes e obras de caráter eclesiástico) e música instrumental (peças para ensemble de cordas, para órgão e para cravo). Ele é o compositor inglês mais significativo da geração anterior a Purcell.

n_13_gross.jpg
George Frideric Handel.webp

Händel é um dos gigantes da música erudita. Na extensa produção de Händel incluem-se cerca de cinqüenta óperas, vinte e três oratórios, além da composição de música instrumental e orquestral de qualidade, como os seus Concerti Grossi, opus 6, a Water Music e a Fireworks Music.

No entanto, sua reputação através do século XIX e início do século XX veio, primeiramente, por intermédio dos oratórios ingleses, com os seus coros poderosos, tais como Esther (1720), Saul (1739), Israel in Egypt (1739), Messiah (1742), Samson (1743), Judas Maccabaeus (1747) e Jephthah (1752).

Deve-se salientar que, após a sua morte, suas óperas italianas cairam na obscuridade, com exceção de alguns fragmentos, como a ária Ombra Mai Fú da ópera Serse; porém, a partir de 1960, com o ressurgimento do interesse pela música barroca, também reapareceu a pesquisa e a gravação dessas obras, bem como a respectiva encenação, onde podemos destacar Alcina (1735), Ariodante (1735), Orlando (1733), Rinaldo (1711/1731), Rodelinda (1725) e a já citada Serse (1738).
 
Boa dia prestonautas,

Dia 24 de fevereiro: nascimento do compositor Arrigo Enrico Boito (1842, em Padua, Itália).

boito1.jpg
Arrigo Boito.webp

Arrigo Boito é, provavelmente, mais conhecido como libretista do que como compositor; são especialmente famosos os seus libretti para Simon Boccanegra (revisão), Otello e Falstaff, todos de Verdi, bem como para as óperas La Gioconda de Ponchielli e La falce de Catalani.


A%20Boito%20+%20G%20Verdi.jpg

Arrigo Boito e Giuseppe Verdi

Como compositor, depois de várias interrupções, em 1868 era representada no alla Scala a sua primeira ópera, Mefistofele, baseada em Fausto de Goethe. No entanto, após duas representações a polícia interrompeu a sua execução, tendo em vista as vaias e assobios de um público exasperado pelas várias horas de espetáculo. Assim, Boito, successivamente, reviu e reduziu drasticamente a sua ópera (por exemplo: a parte de Fausto escrita para um barítono foi reescrita para um tenor). A nova versão foi encenada em 4 de outubro de 1875 no Teatro Comunale de Bolonha, obtendo então um grande successo.

Ele escreveu também uma segunda ópera intitulada Ero e Leandro, mas insatisfeito a destruiu. Sucessivamente iniciou a composição de outra, na qual trabalhou por muitos anos, Nerone; em 1901 publica o respectivo texto, mas não conseguiu terminá-la. Esta ópera foi completada posteriormente por Arturo Toscanini, Vincenzo Tommasini e Antonio Smareglia, sendo representada pela primeira vez no Teatro alla Scala em 1º maio de 1924.
 
Dia 25 de fevereiro é a data de nascimento de Armand-Louis Couperin (1727, em Paris, França).

couperin_a_l.jpg
Armand-Louis Couperin.webp

Organista, cravista e compositor, Armand-Louis Couperin viveu no final do período barroco. Ele era membro de uma talentosa família de músicos, cujos integrantes mais famosos foram seu tio Louis e seu primo François.
 
O dia 26 de fevereiro é a data de nascimento dos seguintes compositores:

reicha.jpg
Anton Reicha.webp

Anton Reicha (1770, em Praga, atual República Tcheca); flautista e teórico musical, foi amigo de juventude de Beethoven e aluno de Haydn. Em 1818, foi nomeado professor do Conservatório de Paris, onde teve como discípulos Berlioz, Liszt e César Franck. Dedicou grande parte de sua produção à música de cãmara, onde devemos destacar os seus 26 quintetos para instrumentos de sopro.

220px-Filippo_Marchetti.jpg
Filippo Marchetti.webp

Filippo Marchetti (1831, em Bologna, Itália); compositor essencialmente operístico, foi, como tantos outros compositores do cenário lírico do seu tempo, ofuscado pelo gênio de Verdi. O maior sucesso da carreira de Marchetti foi a ópera Ruy Blas (1869).

bridge1929.jpg
Frank Bridge.webp

Frank Bridge (1879, em Brighton, Inglaterra); o trabalho deste compositor, regente e violista está sendo agora mais conhecido e valorizado. Deve-se salientar que um dos seus alunos foi o compositor Benjamin Britten, que aproveitou uma das composições de seu mestre – Three Idylls for String Quartet (1906), para a composição da famosa Variations on a Theme of Frank Bridge em 1937.
 
Dia 27 de fevereiro: nascimento do compositor Sir Charles Hubert Hastings Parry (1848, Bournemouth, Inglaterra).

217693~Portrait-of-Sir-Hubert-Parry-Posters.jpg
Hubert Parry.webp

Parry, ao lado de seu contemporâneo Stanford, era figura dominante da música britânica no período entre o final do século XIX e o início do século XX. Depois da Primeira Guerra Mundial, a sua música foi ignorada, por acharem-na irrelevante e antiquada; entretanto, Parry e sua obra tiveram recentemente um “revival”, com inúmeras gravações, principalmente de sua música sinfônica e coral.
 
Bom dia prestonautas,

O dia 28 de fevereiro é a data de nascimento do compositor Sergei Eduardovich Bortkiewicz (1877, em Kharkov, Ucrânia).

bortkiewicz-portrait-01.jpg
Sergei Bortkiewicz.webp

O estilo de Bortkiewicz foi muito influenciado por Chopin, Liszt, Tchaikovsky e Rachmaninov; por outro lado, ele não era afetado pelas tendências musicais do século XX, aliás, o compositor nunca se viu como um modernista. Além disso, a sua música está imbuída da paixão pela melodia de seu país natal, a Ucrânia.
 
Para não deixar passar em branco, gostaria de salientar que o dia 29 de fevereiro (que este ano não tem), é a data de nascimento de outro grande mestre, notadamente no cenário operístico, Gioacchino Antonio Rossini (1792, em Pesaro, Itália).

rossini.jpg
Gioacchino Rossini.webp

Rossini, homem de muitas facetas, foi descrito por seus biógrafos de muitas maneiras: hipocondríaco, colérico e sujeito a profundas crises depressivas, mas também foi descrito como um jovial bon vivant, amante da boa mesa e das belas mulheres; freqüentemente era atingido pela preguiça, mas a sua produção musical se revelou incomparável, mesmo que numerosos trechos de óperas anteriores fossem reutilizados em trabalhos novos, em uma espécie de auto-plagio.

Rossini parou de produzir para o teatro lírico com a idade de 37 anos, após sua ópera Guillaume Tell (1829), porém, continuou a compor música para si mesmo, para a sua segunda esposa Olympe Pélissier, e para os seus amigos.

Autor de óperas como Tancredi (1813), Il Turco in Italia (1814), Il Barbiere di Siviglia (1816), La Cenerentola (1817) e Semiramide (1823), só para citarmos algumas, fazem desse compositor um dos mais importantes da história da ópera.
 
No dia 1º de março comemoramos a data de nascimento de um dos maiores compositores da história da música, Fryderyk Franciszek Chopin (1810, em Zelazowa Wola, Polônia).

chopin.jpg
Frédéric François Chopin.webp

Para muitos, Chopin representa o ideal do romantismo - sensível, terno, amoroso, lírico e melancólico. Em suas peças para piano, todas essas qualidades aparecem e se alternam. Ademais, seu virtuosismo como pianista, aliado à maestria na improvisação, condicionaram sua obra como compositor.

Por fim, gostaria de acrescentar que sua produção não é tão ampla como de outros compositores, compreendendo quase que exclusivamente obras para piano solo; algumas das exceções são seus dois concertos piano e orquestra, Op. 11 e 21, um trio para violino, violoncelo e piano, Op. 8, e a bela sonata para violoncelo e piano, Op. 65.
 
O dia 2 de março é a data de nascimento de dois dois excelentes compositores, cada qual em sua época, e que deveriam ser mais executados nas salas de concertos, a saber:

Smetana+2.jpg
Bedřich Smetana.webp
Bedřich Smetana (1824, em Litomyšl, na atual República Tcheca); ele foi o primeiro compositor a escrever música com características da música tcheca. Muitas de suas óperas são baseadas em temas e mitos de seu pais, onde podemos destacar as óperas Prodaná Nevěsta (A Noiva Vendida) e Dalibor. Smetana utilizou muitos ritmos de dança da Boêmia e suas melodias assemelham-se às vezes a canções populares. Ele foi de grande influência para o compositor Antonín Dvořák, que usou similarmente temas tchecos em seus trabalhos.

weill_big.jpg
Kurt Weill.webp
Kurt Weill é muito lembrado por ter colaborado com Bertold Brecht em finais da década de 1920 na produção e criação várias óperas e musicais, como Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonny (Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny), Die Dreigroschenoper (A Ópera dos Três Vintens) e Die sieben Todsünden (Os Sete Pecados Mortais). No entanto, além de suas obras para o palco, ele também escreveu duas sinfonias e outros trabalhos orquestrais, dois quartetos de cordas, bem como diferentes obras vocais e instrumentais.
 
O aniversariante do dia 3 de março é o compositor espanhol Federico Moreno Torroba, que nasceu em 1891, em Madrid.

torroba2.jpg
Federico Moreno Torroba.webp

Torroba, que utilizou elementos da música popular espanhola em sua obra, foi um dos principais compositores de zarzuelas (operetas espanholas), sendo as mais conhecidas Luisa Fernanda (1932) e La chulapona (1934).

Ele também compôs várias peças para violão, com e sem acompanhamento orquestral. O repertório para violão é extenso; entre suas obras para o instrumento, destacam-se a Sonatina, a Suite Castellana (ambas dedicadas a Andrés Segovia) e a série de Piezas Características.
 
Bom dia prestonautas,

O aniversariante do dia de hoje (4 de março) é o compositor italiano Antonio Lucio Vivaldi, conhecido como Il Prete Rosso, nascido em Veneza no ano de 1678. Considero-o um dos maiores compositores de todos os tempos.

vivaldifotomoldura.jpg
Antonio Vivaldi.webp

Vivaldi foi um compositor prolífico, sendo que a sua produção abrange tanto a música instrumental quanto a vocal, a saber:

Cerca de quinhentos concertos (210 dos quais para violino ou violoncelo solo), dos quais temos que salientar o seu mais conhecido e divulgado trabalho, Le quattro stagioni (As quatro estações); mais de 50 óperas, sendo que apenas 21 sobreviveram, dentre as quais destacamos Griselda, Orlando Furioso, Il Giustino e Tito Manlio; 73 sonatas; inúmeras sinfonias, além de música sacra de qualidade, entre oratórios, motetos, o seu Stabat Mater e tantas outras obras.

Uma dica: para quem quiser conhecer mais de sua música, recomendo adquirir a série de cd's, que estão sendo lançados pela Naïve, Vivaldi Edition; contém obras dentre os 450 manuscritos pertencentes a Biblioteca da Universidade de Turim. Os intérpretes são de primeira linha, especializados no repertório barroco.
 
Dia 4 de março, além de ser a data de nascimento do grande compositor Antonio Vivaldi, já mencionado acima, é também a data de aniversário de outros dois compositores que merecem nossa menção, a saber:

z08404e7gtw.jpg
Alexander Fyodorovich Gedike.webp

Alexander Fyodorovich Gedike (1877, em Moscou, Rússia); ele é mais conhecido em seu país natal como professor e grande intrérprete (pianista e organista), apesar de ter composto numerosas obras (cerca de oitenta), incluindo 4 óperas, 3 sinfonias, concertos para vários instrumentos e peças para piano solo.

Aribert-Reimann.jpg
Aribert Reimann.webp

Aribert Reimann (1936, em Berlim, Alemanha); pianista e acompanhador, ele, que está completando hoje 77 anos de idade, pode ser considerado um dos principais compositores de óperas da atualidade, sendo que Lear, baseada em Shakespeare, é a sua obra mais famosa.
 
O homenageado de hoje (5 de março) é o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887, Rio de Janeiro). É importante destacar a sua importância no cenário musical do Brasil; na minha opinião, juntamente com Carlos Gomes, Villa-Lobos é o maior compositor brasileiro de todos os tempos.

Heitor_Vila-Lobos_%28c._1922%29.jpg
villa_lobos.jpg
Villa-Lobos.webp

Villa-Lobos nunca chegou a possuir um estilo definido. No entanto, é possível encontrar preferências por alguns recursos estilísticos: combinações inusitadas de instrumentos, uso de percussão popular, imitação de cantos de pássaros, entre outros.

Não defendeu nem se enquadrou em nenhum movimento; para compor sempre foi fiel a seu próprio impulso interior. Essa obediência a seu instinto o tornou o mais prolífico compositor erudito do século XX. Infelizmente, uma pequena parcela de sua produção é gravada e executada em concertos.

Por fim, gostaria de salientar que o ciclo de obras mais conhecido de Villa-Lobos é o das nove Bachianas Brasileiras, escritas entre 1930 e 1945, onde o compositor teve a intenção de construir uma versão nacional dos Concertos de Brandemburgo de J.S. Bach, usando ritmos ou formas musicais de várias regiões do Brasil.
 
Dia 6 de março é a data de nascimento do compositor austríaco Oscar Straus (1870, em Viena).

Oscar_Straus_portratt.JPG
Oscar Straus.webp

Oscar Straus estudou em Berlim com Max Bruch, tornando-se regente. Como compositor escreveu principalmente operetas, film scores e canções (cerca de 500); ele tabém compôs música de câmara, orquestral e coral.

Suas obras mais conhecidas são as operetas Ein Walzertraum (1907) e Der tapfere Soldat (1908).
 
No dia de hoje, 7 de março, comemoramos o aniversário de um dos grandes compositores da história da música, Joseph-Maurice Ravel (1875, Ciboure, França).

ravel.jpg
Maurice Ravel.webp

A obra de Ravel se caracteriza, de uma forma geral, pelo seguintes aspectos:

a) Quantidade relativamente modesta em comparação com a de alguns de seus contemporâneos;
b) Grande diversidade, tendo abordado todas as formas musicais, com exceção da música sacra;
c) Eclético por excelência, ele soube aproveitar o seu interesse pela música de todas as origens; a influência mais notória é a do país basco e sobretudo da Espanha; também a música do Oriente, da Grécia e as sonoridades ciganas inspiraram-no igualmente.

Ravel_au_piano.jpg

Ravel ao piano, acompanhando a cantora canadense Éva Gauthier
em 7 de Março de 1928, quando de sua tournée americana;
George Gershwin está de pé, à direita


O catálogo completo de sua produção foi estabelecido por Arbie Orenstein e completado por Marcel Marnat, contendo 111 obras terminadas por Maurice Ravel entre 1887 e 1933, sendo 86 obras originais e 25 arranjos ou adaptações.
 
No dia 8 de março comemoramos o nascimento de três compositores (dois italianos e um alemão): Carlo Gesualdo (em 1566, Venosa), Carl Philipp Emanuel Bach (em 1714, Weimar) e Ruggero Leoncavallo (em 1857, Nápoles).

gesualdo.jpg
Carlo Gesualdo.webp

Carlo Gesualdo, Príncipe de Venosa e Conde de Conza; alaudista e compositor italiano, é famoso por seus madrigais de intensa expressividade, sendo considerado uma das figuras mais significativas do Renascimento italiano. Em 1586 ele se casou com sua prima Maria d’Avalos, porém, em outubro de 1590, esta foi surpreendida cometendo adultério e Gesualdo a assassinou junto a seu amante; após o duplo assassinato, ele partiu de Nápoles e se refugiou no inacessível castelo-fortaleza de Gesualdo. Sua morte está envolta em mistério, pois Carlo Gesualdo teria sido encontrado morto, em 8 de Setembro de 1613, após uma das sessões de penitência, ou melhor, de flagelação, que impunha a si mesmo como expiação pelos seus atos.

carl-philipp-emanuel-bach-german-musician.jpg
C P E Bach.webp

Carl Philipp Emanuel Bach, quarto filho do grande Johann Sebastian Bach, foi líder de um grupo de compositores que criou um estilo musical completamente novo; as suas composições iniciais, mais conservadoras, são, em sua concepção, ainda no estilo barroco, enquanto outras obras já contém muitos elementos que nós chamamos hoje de estilo clássico, mantendo simultaneamente elementos do barroco. Porém, em seus trabalhos posteriores, conseguiu um idioma puramente clássico, marcando, assim, uma verdadeira inovação na historia da música, tornando-se um dos precursores do chamado classicismo.

ruggero-leoncavallo-1-sized.jpg
Ruggero Leoncavallo (2).webp

Ruggero Leoncavallo é basicamente lembrado por uma única obra, a famosa ópera “Pagliacci” (1892), que é considerada um marco do verismo (estilo realista de ópera, enfatizando cenários contemporâneos, as características da classe operária ou camponesa, as ações e paixões violentas). Deve-se ressaltar que Leoncavallo compôs várias outras óperas e operetas antes de sua morte em 1919, no entanto, somente a supra mencionada "Pagliacci" é regularmente executada.
 
O dia 9 de março é a data de nascimento de dois compositores importantes: o norte-americano Samuel Barber (1910, West Chester, Pennsylvania) e o finlandês Kalevi Ensio Aho (1949, em Forssa), que está completando hoje 64 anos de idade.

250px-Samuel_Barber.jpg
Samuel Barber.webp

Barber, infelizmente, é apenas lembrado atualmente por ter composto o famoso adagio para cordas, que foi até utilizado como trilha sonora no cinema, como nos filmes Platoon, The Elephant Man e Lorenzo's Oil; na verdade esta peça é uma transcrição para cordas do segundo movimento do seu string quartet, Op. 11 (1936).

No entanto, esse compositor deveria ser mais conhecido, pois ele compôs muitas outras obras de grande qualidade, como sinfonias, concertos, óperas e peças para piano.

74805.jpg
Kalevi Aho.webp

Kalevi Aho é um dos grandes compositores da música contemporânea; trata-se também de um prolífico compositor, pois até o momento ele já compôs 14 sinfonias, 12 concertos para vários instrumentos, 4 óperas e diversos trabalhos corais; sua música de câmara inclui, entre outras obras, quintetos, quartetos e sonatas.
 
No dia 10 de março temos a comemorar o nascimento de dois compositores pouco valorizados, Pablo Martin Melinton Sarasate de Navasquez (1844, Pamplona, Espanha) e Arthur Honegger (1892, Le Havre, Suiça).

sarasate.jpg
Sarasate.webp

Pablo Sarasate é lembrado devido ao seu virtuosismo ao violino, como podemos observar em sua peça mais famosa, Zigeunerweisen, op. 20.

aHyNHMV3lkwjwmi7ujv1HOnfo1_500.jpg
Arthur Honegger.webp

Arthur Honegger, que pertenceu ao grupo Le Six, empregou em muitas de suas composições o estilo neoclássico, onde destaco a obra Pacific 2.3.1. (Mouvement symphonique n° 1).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo