• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Gandalf reviveu?

O cajado permaneceu o mesmo. Mas o poder de um mago não está em seu cajado? Se Gandalf se tornou mais poderoso, seu cajado não deveria estar mais poderoso também??:roll::roll::joy:

O poder tá no cajado? Não sabia...:think:
Pra mim que o cajado era apenas um instrumento por onde o mago realizava suas magias, tipo um pára-raio invertido...

Mas se seu cajado era o mesmo como ele saiu de dentro da montanha? Imaginei que assim como as roupas o cajado tivesse se perdido...
 
O poder tá no cajado? Não sabia...:think:
Pra mim que o cajado era apenas um instrumento por onde o mago realizava suas magias, tipo um pára-raio invertido...

O poder não está no cajado não. O cajado é apenas um "canalizador" do poder. Mais ou menos como um para-raio invertido mesmo. =P
 
Ah....então eu não estava errada, menos mal, mas e a segunda pergunta alguém sabe? Se o cajado era o mesmo? E se era como saiu da montanha?

Não me recordo com exatidão dos trechos, mas eu acho que Gandalf nunca perdeu seu cajado na luta contra o Balrog, e que o cajado seja o mesmo após seu retorno.
 
Não foi os valar que deram o corpo novo a Gandalf. Gandalf saiu dos círculos de Arda, onde estava o próprio Eru (talvez foi o único maia que fez isso). Quando voltou, o cansaço e gastos que ele teve com a morte já estavam sanados, e acho que ele mesmo tomou um fána. O que Eru fez foi "descansá-lo" no salão externo, creio eu. Quando voltou, já tinha forças para assumir um fána.
Sim, concordo com essa teoria. =]

E não é que ele ganhou novos poderes, e sim teve mais acesso ao poder que já tinha. Com o hröa esse acesso não era muito grande. Ou seja, ele não ganhou ou perdeu nada, só que com o fána ele podia usar mais a vontade seus dons.
Todos afirmaram que ele ganhou mais permissão, ou acesso, a usar os poderes que já detinha, não que ele ganhou novos poderes. :) A não ser que você também tenha respondido à minha pergunta.

Fëanor' disse:
Não me recordo com exatidão dos trechos, mas eu acho que Gandalf nunca perdeu seu cajado na luta contra o Balrog, e que o cajado seja o mesmo após seu retorno.
Sim, o trecho da queda de Gandalf não fala de o cajado ficar ou não no penhasco. E de qualquer forma não consigo imaginar o mago lutando contra o balrog sem o cajado. :think:
 
Última edição:
Acho que o Shido não entendou que o rapaz faz o tipo lacônico...:mrgreen:

Respondendo a pergunta do rapaz lacônico: Gandalf voltou pra terminar sua missão, e se não me engano, essa foi uma decisão do próprio ilúvatar.

Só lacônico? O que o Shido tem de rabugento você tem de sutil, Shanti :lol:

Não é questão de ser rabugento, é que o troço é tão WTF que eu me sinto quase na obrigação de ser um pouco grosseiro pra ver se o moleque toma jeito no susto, mas como eu tava com sono quando postei isso, pode até ser que eu tenha sido um pouco grosseiro demais (no caso, perdão à todos os ofendidos) :cerva:

O poder tá no cajado? Não sabia...:think:
Pra mim que o cajado era apenas um instrumento por onde o mago realizava suas magias, tipo um pára-raio invertido...

Mas se seu cajado era o mesmo como ele saiu de dentro da montanha? Imaginei que assim como as roupas o cajado tivesse se perdido...

O poder não está no cajado não. O cajado é apenas um "canalizador" do poder. Mais ou menos como um para-raio invertido mesmo. =P

Ah....então eu não estava errada, menos mal, mas e a segunda pergunta alguém sabe? Se o cajado era o mesmo? E se era como saiu da montanha?

Pra quem joga RPG, é como se fosse um foco, um fetiche, mas não necessário à realização da magia. E, o cajado nunca saiu da montanha, o corpo de Gandalf ficou no topo do Zirak-zigîl, com tudo o que estava lá, daí ele "reviveu", e foi levado por Gwaihir à Caras Galadhon, etc. Logo, ele pegou devolta suas armas e etc.
 
Eu sempre achei que o corpo apesar de ter mudado ainda era basicamente o mesmo, tipo, tinha mudado as roupas a expressão do rosto, o modo de falar em si, coisas desse tipo.:mrgreen:

Hm...pois é, fiquei curiosa sobre isso agora...:think:
O fato de ser um corpo diferente, seria porque passou a ser um fána, e que dava mais 'liberdade', para que Gandalf usasse os seus poderes, e que teve mudanças como as que a Prímula disse(roupas, expressão,etc..)?
Ou teria mudado a aparência dele também? Tipo..os "traços" do rosto?
Eu sempre pensei nas mudanças da forma que eu disse na primeira pergunta.
 
Hm...pois é, fiquei curiosa sobre isso agora...:think:
O fato de ser um corpo diferente, seria porque passou a ser um fána, e que dava mais 'liberdade', para que Gandalf usasse os seus poderes, e que teve mudanças como as que a Prímula disse(roupas, expressão,etc..)?
Ou teria mudado a aparência dele também? Tipo..os "traços" do rosto?
Eu sempre pensei nas mudanças da forma que eu disse na primeira pergunta.


Gandalf, antes de morrer, era um Maia. Depois de morrer ele "trocou" de raça e virou um Fána? Não sabia disso e, aliás, o que é um Fána?:mrgreen:
 
Gandalf, antes de morrer, era um Maia. Depois de morrer ele "trocou" de raça e virou um Fána? Não sabia disso e, aliás, o que é um Fána?:mrgreen:

Não, não, Gandalf era, é e será sempre um Maia. O que ocorre é que antes ele usava um Hroa, um corpo semelhante ao seu e meu, mas após sua morte ele veio como um Fána, uma espécie de roupa que os Maia usam para se mostrar aos Homens, Elfos, etc.

Com um Hroa ele não poderia usar todos seus poderes mais livremente, tal como Jesus não poderia se mostrar. Uma comparação simples é; antes de Gandalf morrer ele era algo como Jesus, um ""deus"" na forma humana; após sua morte ele fica igual a Jesus ressucitado, visivel, mas muito mais poderoso que normalmente. Esta é uma interpretação bem simplista somente para facilitar.
 
Uma dúvida que eu tenho é:
Quando Galadriel manda vestir Gandalf de branco foi a mando de Eru, pela vontade de Gandalf, pela vontade de Galadriel, ou não teria diferença sua cor depois de sua ressureição?
 
Gandalf, antes de morrer, era um Maia. Depois de morrer ele "trocou" de raça e virou um Fána? Não sabia disso e, aliás, o que é um Fána?:mrgreen:

Sim, Gandalf é um Maia, tanto antes de morrer, quanto depois. Ele não trocou de raça não, Fána não é uma "raça".
Hmm, vou tentar te explicar o que é um fána e hröa, alguém me corrija se eu estiver errada!
Fána é o corpo possuído pelos Valar e Maiar. Ele não possui necessidades biológicas, logo, ele não envelhece. É como uma veste para o fëa (espírito), para que esse fosse visível.
Já o Hröa é o corpo possuído pelos demais filhos de Eru, e ao contrário do Fána, está sujeito às necessidades biológicas e fatores do tempo. No caso, o hröa também limita o poder do indivíduo. Assim, os Istari vieram para a TM com seus poderes de Maiar limitados.

Edit: vixii cheguei BEM atrasada :lol:
Edit 2: aindo tenho aquela minha dúvida de antes, sobre a aparência :think:
Edit 3:rogeriomithrandir, eu só sei que a Galadriel vestiu-o de branco, "mas sobre ser a mando de alguém" eu não sei não, mas pela questão da cor, creio que representaria que Gandalf se tornara o líder dos Istari, no lugar de Saruman, o ex-branco
 
Última edição:
Sim, já que ele foi mandado de volta na função de terminar sua missão e corrigir os erros de Saruman(talvez não corrigir, mas controlar os danos, acho), ele voltou como branco, e deve ter pedido roupas brancas pra Galadriel, ou algo assim.
 
O rosto, voz, etc, mudaram muito?...
(pois parece que Aragorn, Gimli e Legolas tiveram uma pequena
dificuldade inicial em reconhecê-lo)...

Ops... desculpe a quebra de continuidade no assunto, me atrasei... :oops:
 
Última edição:
bom...não me lembro muto no livro, mas ele não reconheceram Gandalf porquê ele tava "disfarssando" seu rosto. Também (tenho certeza disso no filme, mas não no livro) Gandalf estava imitando a voz de Saruman (pois Legolas, Gimli e Aragorns pensaram que ele era Saruman). Quanto a sua aparência, pelo que me lembro, não mudou muito. Um pouco dos traços do rosto e o cabelo, que ficou branco. Acho que foi só. Não estou muito recordado do livro, então me lembrem se estiver errado!:joy:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo