1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como Gandalf reviveu?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Espectro Demoniaco, 31 Jan 2007.

  1. Espectro Demoniaco

    Espectro Demoniaco Devil May Cry 3

    :eek: Não dá pra entender pq Gandalf revive.:eek:
     
  2. Elmarien

    Elmarien Mighty Mane Thorin

    Voltou, garoto? Gostei do avatar! Vejo você amanhã...

    Em todo caso, Gandalf revive porque Saruman havia traído seu propósito e o grupinho dos magos precisava de outro líder. Aí, os chefões em Valinor resolveram que era melhor que Gandalf liderasse esse grupo e voltasse para a Terra Média.

    (Se eu fosse você, o que em todo caso não sou, eu postaria minhas dúvidas no Diga Amigo e Entre)
     
  3. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Ele reviveu por que havia se sacrificado de boa vontade, e então o próprio Eru (e não algum dos Valar) decidiu lhe dar uma nova chance, dessa vez como líder da ordem dos Magos, como a Elmarien disse acima, para concluir sua missão principal na TM.
     
  4. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Cara, se você quer esclarecimentos, diga: "Por que o Gandalf reviveu?", e não outra coisa, pois é assim que se faz uma pergunta. Às vezes o povo pode até ser bonzinho com você e responder, mas tente se expressar melhor, e falar um português claro, para que todos possam compreender o que você quer...
     
  5. Edu

    Edu Draper Inc.

    Você anda tão rabugento, Shido :hihihi:


    Enfim, só pra não floodar, é o que o Fëanor disse. Só que, tecnicamente, Gandalf liderava apenas a ele mesmo, uma vez que Alatar, Pallando e Radagast não são citados como combatentes de Sauron na Guerra do Anel (ou não participam dela diretamente), e Saruman não poderia ser considerado mais um Istar.
     
  6. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Agora eu tenho uma dúvida. Quem fazia parte do Conselho? Radagast, Pallando e Alatar poderiam ser convocados por Gandalf, o Branco para a guerra?:think:
     
  7. Edu

    Edu Draper Inc.

    O Conselho e a Ordem são coisas diferentes. Quando se fala em Conselho, faz-se uma referência ao Conselho Branco, que não era formado por todo os Istari. Agora, a Ordem dos Istari era composta por Saruman, Gandalf, Radagast, Alatar e Pallando. Após a "queda" de Saruman, como Gandalf ficou no comando, ele poderia sim convocar Radagast, Alatar e Pallando, isso se ele os encontrasse.
     
  8. Prado.

    Prado. Mostly Harmless

    O conselho era formado por Gandalf, Saruman, Radagast, Allatar e Pallando.
    Acho que apesar de todos terem sidos pra combater Sauron de alguma forma, na guerra do anel mesmo só teriam parte Gandalf e Saruman, a principio.
    Se não me engano, Allatar e Pallando teriam sido mandados pra combater a influência de Sauron no Sul e no Leste, e Radagast, como é especulado no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    criado sobre ele, deveria ser responsável por se relacionar com a natureza, que sofria danos enormes enquanto Sauron fosse uma ameaça.
    Acho que todos poderiam ser convocados por Gandalf, mas dificilmente se reuniriam.

    edit: ah, se o Conselho Branco não é necessariamente formado pela Ordem dos istari, isso esclarece uma duvida que eu tinha, que preferi não postar pra não mudar de assunto. É dito no SdA sobre várias reuniões do Conselho, mas sabemos que os magos azuis nunca estavam por perto. Isso explica.
     
    Última edição: 31 Jan 2007
  9. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Acho que o Shido não entendou que o rapaz faz o tipo lacônico...:mrgreen:

    Respondendo a pergunta do rapaz lacônico: Gandalf voltou pra terminar sua missão, e se não me engano, essa foi uma decisão do próprio ilúvatar.
     
  10. Edu

    Edu Draper Inc.

    Só lacônico? O que o Shido tem de rabugento você tem de sutil, Shanti :lol:
     
  11. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Gostaria de anexar uma pergunta ao tópico - na verdade, reinterar a pergunta do título do tópico :mrgreen: -: como, sob que condições Gandalf reviveu? Nunca entendi direito essa história.


    1. Os Valar simplesmente lhe deram outro corpo ou "aperfeiçoaram" o antigo?


    2. Ele voltou com mais poderes ou com mais permissão de exercê-los?


    3. Caso a resposta para a última seja a primeira opção, quem os recebeu foi o próprio Gandalf (digo, seu fëa) ou seu hröa (corpo)?


    4. Como O Branco, Gandalf estava tão sujeito à morte quanto como O Cinzento?
     
    Última edição: 31 Jan 2007
  12. Tapio

    Tapio Usuário

    1. Eru lhe deu um novo corpo, que, se comparado ao antigo era superior.

    2. ele voltou com um "limite de crédito" maior, pois o corpo aguentava mais, e a missão exigiu.

    3. acho que o fëa não pode receber "novos" poderes, é um "espírito" que carrega as características do indivíduo.:roll:

    4. Sim, ele estava eu um hröa, sujeito também à morte.

    deu pra entender agora?:g:
     
  13. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Gandalf retornou em um fána, o "corpo" original dos Valar e Maiar.
    Quando ele era o Cinzento e fora enviado para a Terra-média, ele possuía um hröa, o corpo do mortais.

    Ou seja, o corpo de Gandalf é basicamente outro quando ele revive.

    Mais permissão de exercê-los, devivo ao seu tipo de corpo (Fána), com o qual ele pode manifestar seus poderes de maneira mais eficaz.

    Não. O fána é bem menos sujeito à morte do que o hröa. Procure tópicos sobre esse assunto (fána e hröa) que você vai entender melhor. :wink:
     
  14. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não, Prado. É como o Caranthir disse ali pra cima: Ordem e Conselho são diferentes. A ordem era sim formada pelos cinco Istari que você postou, mas o Conselho não. O Conselho não continha os cinco e de quebra ainda tinha Galadrial e Celeborn junto.

    Tanto é que Aragorn e cia. nem o reconhecem em Fangorn.
     
  15. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Eu interpretei que Gandalf morreu, saiu dos círculos de Arda, voltou em espírito ao mesmo local que morreu, e tomou um fána. No mesmo local ele pôde recuperar o Narya e o cajado de seu corpo antigo (que estava morto) e ali foi resgatado por Gwaihir.
     
  16. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Nu em pêlo e morrendo de frio! :lol:
     
  17. É, no filme eles colocaram o mesmo ator, até pq ficaria confuso, mas como eles reconheceram Gandalf? Eu sempre achei que o corpo apesar de ter mudado ainda era basicamente o mesmo, tipo, tinha mudado as roupas a expressão do rosto, o modo de falar em si, coisas desse tipo.:mrgreen:
     
  18. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Então... alguma coisa tem que ter dado certeza a eles. Não sei se a própria magia de Gandalf não era suficiente.
     
  19. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Sobre minhas perguntas, em suma seria isto, então: (?)

    1. Os Valar lhe deram seu corpo original: o fána, a despeito do hröa que usava.

    2. Mais permissão, graças ao corpo que agora detinha.

    3. -

    4. Não, mas ainda assim estava sujeito à morte.

    É possível. Mas também é possível que os Valar seriam capazes de alterar alguma propriedade de um fëa, se essa autoridade lhes fosse dada por Eru.

    Mas a aparência continuou basicamente a mesma, não?
     
  20. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Não foi os valar que deram o corpo novo a Gandalf. Gandalf saiu dos círculos de Arda, onde estava o próprio Eru (talvez foi o único maia que fez isso). Quando voltou, o cansaço e gastos que ele teve com a morte já estavam sanados, e acho que ele mesmo tomou um fána. O que Eru fez foi "descansá-lo" no salão externo, creio eu. Quando voltou, já tinha forças para assumir um fána.

    E não é que ele ganhou novos poderes, e sim teve mais acesso ao poder que já tinha. Com o hröa esse acesso não era muito grande. Ou seja, ele não ganhou ou perdeu nada, só que com o fána ele podia usar mais a vontade seus dons.
     

Compartilhar