• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comics vs. Mangás

Barlach disse:
O problema de falar Comics e Manga é q dentro de cada já tem tanta variação q não são dois estilos, são infinitos...

Da parte de mangás eu tenho que dizer que discordo, no tocante à variedade.

Realmente, disseram aqui antes, a semelhança de traços dentro dos mangás é imensa.
 
Fox disse:
Da parte de mangás eu tenho que dizer que discordo, no tocante à variedade.

Mangás têm bastante variedade sim, se não em termos de traço, pelo menos em termos de gêneros. O problema é que os títulos costumam invariavelmente seguir fórmulas de sucesso comprovado, independente do gênero.

Mas são muitos gêneros. Por exemplo, existem inúmeros mangás sobre esportes, algo inexistente nos quadrinhos ocidentais. Mas aí tem a questão das formulinhas: se for um mangá sobre futebol, vai ter o time dos heróis e o time dos vilões, que vão se enfrentar na final do campeonato, e o time dos heróis vencerá a partir de um grande sacrifício, enquanto o interesse romântico do protagonista se desespera nas arquibancadas (claro que isso é uma generalização grosseira, mas não está muito longe da verdade).

Existem também mangás de romance, mangás sobre bandas, sobre o cotidiano escolar ou profissional, sobre tudo que você possa imaginar. Então a diferença é basicamente essa. Mangás variam os gêneros, e os comics variam dentro dos gêneros (inclusive se concentrando em subverter gêneros, de uns tempos pra cá).

E talvez seja isso que falte nos mangás. Subversão. As histórias podem falar sobre dezenas de temas diferentes, mas o resultado é basicamente sempre aquela mesma coisa, enlatada e direcionada para um público específico. (Eu acho que essa discussão já aconteceu em outro lugar, mas quem se importa?)

Pensando sobre os parênteses acima, eu não sei se já disse o que vou dizer a seguir, mas whatever. Vou dar um exemplo: Shaman King. Um dia um cara leu ou ouviu falar sobre shamans e mundos espirituais e resolveu fazer um mangá sobre isso. O que saiu? Um protagonista juvenil que controla poderes representados por avatares visualmente espalhafatosos ativados por comandos vocais, que enfrenta antagonistas juvenis que controlam poderes representados por avatares visualmente espalhafatosos ativados por comandos vocais.

Isso é fórmula. Se você tirar o conceito de "shaman" disso, o que sobra não é muito diferente de Cavaleiros do Zodíaco ou algo assim. E esse é o problema do mangá, IMO.

Existem exceções, mas elas aparentemente são desencorajadas pelas editoras, ou os autores simplesmente não têm interesse em explorá-las.

Muita gente gosta de NG Evangelion, porque as histórias exploram os anseios e frustrações da juventude, além de tocar em temas delicados como a questão de onde os homens se encaixam nos planos de Deus, etc. Mas, putz grila, pelo pouco que eu li isso me pareceu mais uma desculpa pra mostrar robôs gigantes.

É por isso que eu me interesso por poucos mangás, apesar de ser totalmente fanático por longas de animação japoneses. Mas se você for ver quais são esses longas de animação pelos quais eu sou fanático, vai descobrir que são aqueles que não se submetem a fórmulas, como os do Miyazaki, um cara que consegue ser um verdadeiro auteur num mercado completamente estagnado por criações derivativas.

Mas estamos falando de quadrinhos aqui, não animação (apesar de que no Japão os dois são divididos por uma linha bem tênue), e eu disse que me interessava por poucos mangás, o que significa que eu me intereso por alguns. Bem, quais são eles?

Basicamente aqueles que têm alguma preocupação com a própria integridade artística, e não se deixam invadir por convenções destruidoras de criatividade. Eu posso, por exemplo, ler Vagabond com a certeza de que ninguém ali vai ficar gritando nomes de golpes durante uma luta, e isso já é reconfortante.

Tipo, quando Akira foi lançado muitos japoneses torceram o nariz, dizendo que o Otomo tinha feito um mangá "ocidental demais" (o que é uma tremenda besteira). "Mas peraí, isso explicaria o sucesso internacional de Akira!", você pode dizer. Na verdade a coisa é mais assim: Akira foi um mangá com integridade artística e sem convenções, e por isso se tornou algo menos hermético para o público internacional, que obviamente não estava acostumado com essas convenções.

Hoje em dia todo mundo está familiarizado com essas convenções, então os mangás de maior sucesso têm público garantido até aqui no Brasil, onde estão vendendo bastante (eu, por exemplo, não posso ir até a banca sem esbarrar em alguém comprando mangás).

Tecnicamente isso não teria a menor lógica, já que os quadrinhos ocidentais estão passando por uma fase ótima, enquanto os mangás se encontram no estado que eu descrevi acima. Mas, como sempre, as coisas não são exatamente o que parecem ser.

Temos que considerar algumas coisas pra entender o que está acontecendo: primeiro, todo mangá tem um fim. Segundo, quadrinhos ocidentais são publicados aqui há muito mais tempo.

Assim sendo, o mangá é relativamente algo "novo", enquanto todo mundo já está de saco cheio de olhar pra cara do Homem-Aranha. Séries clássicas e de grande sucesso (como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco) já terminaram no Japão há anos, mas só estão sendo publicadas no Brasil agora, porque há pouco tempo atrás não havia público pra elas além dos geeks viciados que corriam atrás de pokets importados.

Foi com as séries de TV que o interesse começou a crescer, e uma demanda surgiu. Aí é que entra o fato de todas as séries de mangá terminarem: os leitores podem acompanhar uma série sabendo que em praticamente todos os casos foi o mesmo cara que escreveu aquilo do começo ao fim, e que a coisa vai ter uma conclusão. Isso encoraja o leitor a acompanhar, enquanto que o sistema dos regulares americanos (que normalmente estica a coisa indefinidamente, fazendo com que a série tenha inúmeras mudanças de autores, o que resulta em fases boas e fases ruins), pode ser bastante desencorajador para novos leitores.

Então, tipo, ao criticar o mangá que é publicado aqui deve-se entender que só as séries de maior sucesso chegam às nossas bancas.

No entanto, do jeito que eu vejo isso só agrava a situação. A coisa passou por uma filtragem minuciosa e mesmo assim não há muita variedade nas histórias.

Por que então o mangá faz tanto sucesso? Estão preparados? Pelo mesmo motivo que super-heróis fazem sucesso: o público é burro e gosta da mesma merda de sempre.

Por que 100 Balas, Tomorrow Stories, Preacher e outras coisas realmente originais têm que ser publicadas por editoras pequenas com distribuição setorizada e constante perigo de cancelamento? Porque coisas originais não vendem.

Taí o fracasso de New X-Men que não me deixa mentir. O povo não quer novas idéias, o povo quer colantes coloridos e a mesma merda enlatada de sempre.

O povo quer mocinho x bandido, romance novelesco, música pop, Big Brother e lobotomia pro café-da-manhã.

Agora dá licença que eu vou me enforcar no chuveiro.
 
V disse:
Agora dá licença que eu vou me enforcar no chuveiro.

Não antes de liberar a Evey para te substituir... aliás, você não destruiu as coisas para poder sair de cena assim cedo, mon ami.

Antes, eu acho que temos de aproveitar o potencial dessas "literaturas baratas" que não saem nada barato na verdade para incutir o gosto da leitura. Eu abomino HPote, mas sem dúvida ele tem potencial de incutir gosto da leitura para os jovens. (no COMECINHO... e só um livro), passando por Books of Magic (olha algo um pouco melhor e mais conciso) e indo para o alto e avante. :mrgreen:

O problema é que sempre estagnamos... tipo e para convencer nossas professoras a devolver nossos gibis em sala de aula? Era proibido, lembra?

E queriam começar com para gostar de ler e série vaga-lume. Para quem já leu muito quadrinhos, como a gente, foi ótimo, mas para quem nunca teve quadrinhos, aquilo lá é chato.

O ponto é que ninguém incentiva as crianças a lerem. Então os cérebros ficaram parados no tempo.

Então não se mate.
 
E queriam começar com para gostar de ler e série vaga-lume. Para quem já leu muito quadrinhos, como a gente, foi ótimo, mas para quem nunca teve quadrinhos, aquilo lá é chato.

Putz pura verdade.
Meu irmão que não gosta de ler quadrinhos qdo tinha que ler a serie vagalume torcia o nariz, eu por outro lado, lia de penca.

Pena que meus livros sumiram... :cry:

Agora o ponto que o V salientou, é a mais pura verdade.
As editoras depreciam a qualidade, por causa do lucro e os leitores em sua maioria não estão interessados em mudanças, nem novas abordagens. Querem o feijão com arroz de sempre pq é legal.
Com isso, abordagens inteligentes são deixadas de lados, e historias otimas são fracassos pq não seguem a "formula de sucesso" e pq leitores descerebrados não estão interessados em mudanças nenhuma.

Exemplo:
Taí o fracasso de New X-Men que não me deixa mentir. O povo não quer novas idéias, o povo quer colantes coloridos e a mesma merda enlatada de sempre.


PS: Essa discussão se não me engano surgiu no subforum de Manga :mrgreen:
 
V disse:
Mangás têm bastante variedade sim, se não em termos de traço, pelo menos em termos de gêneros. O problema é que os títulos costumam invariavelmente seguir fórmulas de sucesso comprovado, independente do gênero.

Basicamente, o que eu disse. :P

Mas eu deixo passar, o resto do post prestou.

Primula disse:
V disse:
Agora dá licença que eu vou me enforcar no chuveiro.

Não antes de liberar a Evey para te substituir... aliás, você não destruiu as coisas para poder sair de cena assim cedo, mon ami.

Tsc tsc... =B

Guilbor disse:
Essa discussão se não me engano surgiu no subforum de Manga :mrgreen:

Pois é, alguém insistia em dizer que a falta de criatividade no mercado de mangás era algo que ocorria em todas as áreas de criação do mundo.

Sim, mas não nesse nível. Eu cheguei a pesquisar um tempo sobre os mangás que nunca vieram pra cá. Analisando bem, notei que a mesmice infelizmente não se restringia só ao que vinha pro Brasil.
 
Eu discordo com o V qdo ele diz q no manga tudo se resume a no final vencer o vilão....

Em muitos mangas, o vilão não é bem definido e ele inclusive tem motivos perfeitamente justificáveis (pelo menos na cabeça dele). Não é o caso de DBZ ou cavaleiros, mas é o caso de, por exemplo, X, q tá sendo publicado atualmente.

O problema é q, assim como as Comics americanas, só chega no Brasil aquela coisa estilo-lavagem-cerebral para as mentes burras q vc citou. A diferença é q a gente aqui consegue ter acesso ao alternativo americano primeiro pq a influência deles (os EUA) aqui é muito maior q a japonesa e sugundo por causa da língua (muito mais gente sabe ler inglês q ler japonês). Por isso, o fato de não existirem no Brasil mangas mais inteligentes não significa q eles não existam....
 
Por isso, o fato de não existirem no Brasil mangas mais inteligentes não significa q eles não existam....

O fato não é que não existam mangas iteligentes.

O fato é que elas não são aproveitadas e são depreciadas por uma "formula de sucesso" pre estabelecida.
como o V explicitou, a grade maioria dos mangas segue a mesma formula pq infelizmente e põe infelizmente nisso, é o que o grande publico quer. :disgusti:

O morrison, qdo assumiu os X-Men, ele saiu da formula pré estabelecida de uniformes espalhafatosos e pancadaria que foi estabelecido nos anos 90, e fez as melhores historias do grupo depois de anos. Mas, não foi sucesso por lá e pq?
Simples pq os norte americanos queriam o feijão com arroz de sempre: pancadaria desmedida e uniformes colados com cores berrantes. :disgusti:
 
Yuu Yuu Hakusho... começou como algo interessante (uma estória onde o protagonista morre no começo da estória) mas ficou 70% pancadaria depois.

Dragon Ball... começou como o conto da lenda de Son Gokuh, e virou pancadaria só.

Mesmo estórias boas, desandam e são obrigadas a ir pelas fórmulas de sucesso. Isso enche o saco!
 
Aí, vc nunca viu Tenchi Muio naum...?
Eh o maior trelele q eu ja vi, tem de tudo, deesde a pancadaria de costuime ate o mais ilariante romance!E a animação eh demais, muito bem feita mermo... :P
 
Barlach disse:
Eu Não é o caso de DBZ ou cavaleiros, mas é o caso de, por exemplo, X, q tá sendo publicado atualmente.

Eu cheguei a ver um pouco de X na época que eu ainda procurava mangá que prestase.

Como muitos outros, começou hiper interessante, mas foi se extendendo em dramas psicológicos e confusões como a maioria. Mais um caso simples de mal aproveitamento da sinopse e enrolação pra esconder esse fato.

weinho disse:
Aí, vc nunca viu Tenchi Muio naum...?
Eh o maior trelele q eu ja vi, tem de tudo, deesde a pancadaria de costuime ate o mais ilariante romance!E a animação eh demais, muito bem feita mermo... :P

É o contrário. A animação é só um pouquinho acima da média de animes comuns, mas vai pelo lado do embromation também, usando do máximo de movimentos exagerados pra disfarçar a qualidade não tão boa assim.

Fora isso, é um dos melhores exemplos de má condução de estória.

É, eu tô começando a lembrar porque esse assunto foi longe no Anime & Mangá. Tem muito o que se comentar...
 
A poraria eh que essa gente preconceituosa acha qu mangá eh coisa de criança por acusa do traço...E n excluo os japas naum, mas isso acontece com os comics tbem, so que o clima dos comics eh mais Propício pra se contar historias serias...(uma exceção eh a gde Heavy metal...)
Se vcs tivessem a kbeça mais aberta (cuidado com o machado) poderiam perceber esse cisma estético pairando em 90% dos leitores de ambos os estilos...
Quer ver:LOBO eh serio ou zoado(comico)??? :wink:
Madureira e o nosso compatriota Roger Cruz mostraram que quadrinho eh tudo igual, eu só prezo mais o mangá por causa do carinho com que o trabalho eh tratado...sem aquele lance "industrial" saca...?Mas continuo sendo fã de Odisséia Cósmica por exemplo... :)
 
Peraí! "carinho com que o trabalho é tratado"?!
Hj em dia são poucos que fazem dessa forma (um exemplo é o Miyazaki, como o V citou). De resto, a maioria dos autores hj em dia podem até ter uma paixão por aquela série, mas pq será que eles fazem praticamente tudo segundo um molde? As editoras simplesmente querem daquela forma e os próprios autores tem consciência de que se não for assim dificilmente vai vender, ou mesmo começar a ser publicado. São poucos os que realmente fazem mangás com a dedicação e carinho suficientes p/ fazer algo original, peitar a editora/estúdio de animação e conseguir publicar algo original.

As fórmulas pré-estabelecidas estão presentes em 95% (isso pq eu to sendo bonzinho) dos mangás, assim como nos comics. Falar que não é querer se enganar muito ou então não sacar nada do mercado que move essas indústrias.

Falaram que nem sempre o vilão é mesmo um vilão e que muitas vezes tem um objetivo nobre e bla bla bla. Ta, existe muito disso... opa! Achamos o problema! E qual é o problema? Existe muito disso. Pronto, caímos num lugar comum e que não é mais excessão. Da mesma forma de mocinho vencer bandido, time ferrado e tosco vencer timão cool e malzão com muito suor e garra, bonzinho apanhar igual um condenado e tirar forças sei lá de onde porrando assim o vilão (que é o mais forte do universo) p/ logo depois aparecer um vilão mais forte, detonar com o mocinho que vai conseguir mais forças e acabar com o mauzão.
É isso. Não se foge dessas fórmulas, salvo raríssimas excessões.
 
weinho disse:
A poraria eh que essa gente preconceituosa acha qu mangá eh coisa de criança por acusa do traço...

A maioria das pessoas acha que quadrinhos é coisa de criança, independente do traço.

Se você for parar pra analisar as coisas, o Mike Mignola é um impressionista moderno, mas só quem leva os quadrinhos a sério (dica: pouca gente) encara dessa forma.

E quando eu digo "levar os quadrinhos a sério" eu não estou falando de apreciar histórias sérias, mas sim de aceitar os quadrinhos como forma de arte, com potencial literário e artístico genuíno, seja a HQ em questão um mangá, uma GN adulta, uma tira de humor, um gibi infantil, etc.

E n excluo os japas naum,

Acredito que ninguém aqui o faça. Se alguém falar que "todo o mangá é ruim" essa pessoa estará se mostrando um idiota generalizador que não se preocupa em obter conhecimento de causa antes de fazer uma afirmação.

mas isso acontece com os comics tbem, so que o clima dos comics eh mais Propício pra se contar historias serias...

Nada a ver. Comics podem ser sérios ou despretensiosos (cômicos), e cada vez mais tem havido experimentalismo em termos de juntar as duas coisas, o que evita a generalização e desafia o leitor.

Alan Moore gosta muito de brincar com isso, e Tomorrow Stories é uma mostra de que não existe isso de comics serem mais propícios a histórias sérias.

Você falou do preconceito por causa da arte do mangá, mas veja bem, pouquíssima gente deve assumir que mangá é mais "bobo" por causa da arte sem nem se preocupar em ler (será que alguém faz isso? :think:). Só se a pessoa for um viciado em comics que acredita que eles são o máximo da seriedade (digo, "sérios" num nível dostoievskiano, o que a maioria dos comics claramente não é).

Eu citei Tomorrow Stories acima. Pois bem, Jack B. Quick é um bom exemplo pra provar o que eu estou dizendo: as histórias são totalmente cômicas, mas a arte do Kevin Nowlan tem um aspecto extremamente "sério". Isso acaba causando um constraste que acentua o humor.

Mas dessas coisas só sabe quem leva os quadrinhos a sério. Como eu disse anteriormente, muita gente tem preconceito contra quadrinhos em geral (mangá, comics, whatever), deixando-os de lado como algo intrinsecamente infantil. Essas pessoas, quando lêem quadrinhos, costumam preferir algo assumidamente infantil (como Turma da Mônica, Disney, etc), pois é menos "constrangedor" ler algo assim do que algo que supostamente "tenta" ser sério e não consegue (ponto de vista extremamente imbecil, mas que existe, e muito).

(uma exceção eh a gde Heavy metal...)

Como assim uma exceção? A Heavy Metal publica tanto histórias sérias quanto cômicas, a proposta é justamente não haver restrições de gênero.

De qualquer forma, a Heavy Metal é uma publicação no estilo antologia, e muitos dos seus colaboradores são artistas europeus. Nem sei se dá pra classificá-la entre os "comics".

Se vcs tivessem a kbeça mais aberta (cuidado com o machado) poderiam perceber esse cisma estético pairando em 90% dos leitores de ambos os estilos...

Não entendi isso. Que "cisma estético"? O de achar que Mangá é menos sério por causa da arte? Bom, eu já expliquei acima que isso não tem nada a ver.

Quer ver:LOBO eh serio ou zoado(comico)??? :wink:

Lobo é totalmente cômico. Não tem nada de sério em nenhuma história do Lobo. Pronto, Sr. Esfinge. Descobri o segredo de Tostines. :roll:

Madureira e o nosso compatriota Roger Cruz

Argh. :clap:

mostraram que quadrinho eh tudo igual,

Ah, eles mostraram, é? Não fiquei sabendo. :think:

eu só prezo mais o mangá por causa do carinho com que o trabalho eh tratado...sem aquele lance "industrial" saca...?

Ok, isso foi uma tremenda besteira. O Mangá é muito mais "industrial" do que os comics, e isso já foi muito falado aqui, tanto que eu nem sinto vontade de argumentar.

Os comics tem muito trabalho de autor atualmente, é só você ver o que Will Eisner, Brian Azzarello, Alan Moore, Mike Mignola, Neil Gaiman, Frank Miller e Cia. estão fazendo por aí pra comprovar isso.

O Mangá, por outro lado, tem uma produção muito maior e uma participação autoral muito menor. Isso é fato.

Mas continuo sendo fã de Odisséia Cósmica por exemplo... :)

Como se Odisséia Cósmica fosse a melhor coisa da história da humanidade em termos de comics... :roll:
 
V disse:
weinho disse:
E n excluo os japas naum,

Acredito que ninguém aqui o faça. Se alguém falar que "todo o mangá é ruim" essa pessoa estará se mostrando um idiota generalizador que não se preocupa em obter conhecimento de causa antes de fazer uma afirmação.
Esqueci de comentar essa parte em específico.
Vou contar um "segredo". É muito mais fácil ver um otaku gritando aos quatro ventos que odeia e é contra comics do que ver um fanboy dizendo que odeia mangás.
E isso eu falo como pessoa que já tem muita estrada entre otakus e mais otakus (não, felizmente nunca fui um, apesar de gostar bastante de mangás e animes) e já vivenciou isso muitas vezes.

mas isso acontece com os comics tbem, so que o clima dos comics eh mais Propício pra se contar historias serias...

Nada a ver. Comics podem ser sérios ou despretensiosos (cômicos), e cada vez mais tem havido experimentalismo em termos de juntar as duas coisas, o que evita a generalização e desafia o leitor.

Alan Moore gosta muito de brincar com isso, e Tomorrow Stories é uma mostra de que não existe isso de comics serem mais propícios a histórias sérias.

Você falou do preconceito por causa da arte do mangá, mas veja bem, pouquíssima gente deve assumir que mangá é mais "bobo" por causa da arte sem nem se preocupar em ler (será que alguém faz isso? :think:). Só se a pessoa for um viciado em comics que acredita que eles são o máximo da seriedade (digo, "sérios" num nível dostoievskiano, o que a maioria dos comics claramente não é).

Eu citei Tomorrow Stories acima. Pois bem, Jack B. Quick é um bom exemplo pra provar o que eu estou dizendo: as histórias são totalmente cômicas, mas a arte do Kevin Nowlan tem um aspecto extremamente "sério". Isso acaba causando um constraste que acentua o humor.

Mas dessas coisas só sabe quem leva os quadrinhos a sério. Como eu disse anteriormente, muita gente tem preconceito contra quadrinhos em geral (mangá, comics, whatever), deixando-os de lado como algo intrinsecamente infantil. Essas pessoas, quando lêem quadrinhos, costumam preferir algo assumidamente infantil (como Turma da Mônica, Disney, etc), pois é menos "constrangedor" ler algo assim do que algo que supostamente "tenta" ser sério e não consegue (ponto de vista extremamente imbecil, mas que existe, e muito).
Sim, acontece muito tb. Mas aí já é caso de hipocrisia, pq duvido que o fanboy que fala merda de mangás e animes e leia Moore, Gaiman, Ellis ou o que seja não tenha gostado algum dia de algum anime, seja Akira, GiTS, ou CdZ.

Quanto ao "própício a histórias sérias". Bom, o V já disse tudo.
 
Não me entenda mal, sr. Velhinho. Eu particularmente tenho um carinho enorme pelas obras de Miyazaki e Tezuka Osamu.

Mas o próprio Miyazaki está desanimado com a indústria de anime e mangá no Japão, como ele mesmo disse no seu discurso quando recebeu o Leão de Ouro por A Viagem de Chihiro... muita gente não entendeu a crítica e o dilema de Mestre Miyazaki (quando criticou a falta de imaginação das pessoas vendo muito mangá e anime - e refletindo isso nas exigências dos editores que também não ousam coisas novas e ficam nas fórmulas - e o fato dele mesmo fazer parte do problema...)

Já disse uma vez em outra discussão parecida com esta. Considere a abertura para profissionais de Mangá no Japão. Boa, já que até amadores tem espaço. Todo mundo pode tentar a sorte como mangaká.

E no ocidente? Já é mais dificil se tornar um artista de comics. A concorrência é grande, os amadores nem aparecem.

E então vem a parte mais dolorosa de se admitir: quantas obras e autores DIGNOS de nota temos dos dois lados?

No Japão posso citar, Miyazaki, Tezuka Osamu, Katsuhiro Otomo, e no máximo Cowboy Bebop e Lain (Eva eu não considero tão fudido quanto Lain).

Agora no ocidente com todas as dificuldades em trabalhar no mundo de comics... o V citou alguns APENAS para começar. E obras fodidas como Superman-Red Son aparecem com bastante frequência, se comparado com os mangás.

Digamos assim... das minhas coleções de mangá, posso me livrar brincando de duas caixas de televisão brincando brincando, e ficar com uma caixa apenas. De minha coleção de comics, das mesmas três caixas, terei de manter pelo menos duas!

(acho que mais... ultimamente ando colecionando mais comics e quadrinhos alternativos do que mangá... e ainda nào encaixotei nem indexei nada do novo material!)

Sabe, é o tipo de coisa que ninguém teve de me convencer... foi algo que fazendo a arrumação dos meus livros e gibis me dei conta. Mangá ultimamente anda me decepcionando muito. Não tenho tanto tesão em comprar mangás quanto tenho de correr atrás de um Hellboy, ou de New X-Men (apesar de querer vomitar com as estórias bônus do pacote).

Nada de eu nunca ter lido mangás, ou coisa do gênero. Simplesmente aconteceu. E cada novo lançamento vou lá conferir e... mesma coisa: comics tem muita coisa ruim mas sempre uma pérola de vez em quando. Mangá nem isso.

Ambas indústrias, mas mangá não anda nos agraciando com tantas pérolas quanto comics.

E considerando que o número de pessoas envolvidas com mangá de LONGE extrapola os pesadelos mais loucos de qualquer editor ocidental (Joe Quesada ou não) com folhas de pagamento (milhares milhares de pessoas), ainda assim é uma massa de pessoas que fazem tudo a mesma coisa...

E mesmo com menos gente (centenas centenas) nas publicações ocidentais... ainda temos mais coisa que valha a pena deste lado do mundo!

Foi com esse tipo de constatação silencionsa que aos poucos fui percebendo que minha falta de tesão e a crítica de Miyazaki estão relacionados. Miyazaki fica desanimado porque não tem adversários à altura dele! (exceto os próprios alunos!!!)

E eu fico sem tesão porque depois de ver que não tem nada de instigante e novo nos mangás por período longo de tempo, tem uma hora que nem mais me dou ao trabalho de ver se tem algo bom nos mangás.
 
Primula disse:
E mesmo com menos gente (centenas centenas) nas publicações ocidentais... ainda temos mais coisa que valha a pena deste lado do mundo!

E na sua opinião, a que se deve essa quase total ausência de obras de qualidade na indústria de mangá?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo