1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Comics vs. Mangás

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Thico, 9 Jun 2002.

  1. Thico

    Thico The Passenger

    Vamos começar esse forum com uma famosa discursão...
    Mangás X Comics!
    Qual eh o melhor na sua opinião?
    alem disso curiosidades, historias, etc.
     
  2. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Não entendo porque existir rivalidade (que se não fosse pelo post do Gildor eu nem saberia que existia). Creio que tanto os comics quanto os mangás são ótimos, cada um com suas peculiaridades. Mas em termos de traço, eu prefiro o dos comics no que se refere à representação das figuras humanas, pois gosto do realismo no traço (nada contra quem gosta de olhos do tamanho de uma frigideira = ] ). Pelo mesmo motivo gosto dos mangás, pois a representação física dos cenários é sempre primorosa. Bem, o post ficou meio em cima do muro, mas é porque eu acho que não existe melhor mesmo. = ]
     
  3. V

    V Saloon Keeper

    Mangá é hq. Os dois são a mesma coisa.

    Qualquer um que afirme o contrário, não entende muito de ambos.

    Os quadrinhos tem diversos estilos:

    O Americano

    O Europeu

    O Mangá

    O Infantil...

    Tudo são lados do mesmo poliedro.
     
  4. Ah-oi

    bom eu gosto mais de mangás...mas isso não quer dizer que eu não gosto de comics pois eu adoro ^_^...mas o mangá tem histórias diferentes...para gostos diferentes e o comics não tem isso ...bom pelo menos na maioria é a mesma história de super-herois ..que eram pessoas normais e talz...isso e meio monotono....por isso eu só leio homem aranha ¬¬'...pq tem um fracassado e eu sou fracassada ;_;'
     
  5. Thico

    Thico The Passenger

    Do q vc está falando V?
    hehehe!
    Já arrumei... já to tão acostumado a relacionar HQ com Comic q mandei esse furo animal!
    Mas um dos meus furos!
    hauhauahu!!!
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Essa rivalidade se cria por parte da camada mais fanática de pessoas (que existem nessa e em qualquer outra área sobre qualquer assunto, infelizmente).

    Eu antes era fã ardoroso dos comics, viciado em X-Men e afins, mas com o tempo esse ramo foi se deteriorando, tanto na parte gráfica como na dos argumentos. (O que se salva ainda, na minha opinião, são os bons roteiristas que, com obras próprias ou trabalhando em cima de personagens já famosos [ver Miller com o Cavaleiros das Trevas], dão um fôlego adicional a esse gênero e produzem obras-primas; entre eles, a já famosa "Santíssima Trindade": Neil Gaiman, por Sandman; Alan Moore, por V de Vingança e Watchmen; e Frank Miller, por Cavaleiro das Trevas e Sin City).
    Infelizmente, eles são a minoria hj, e isso me fez procurar coisas mais interessantes...e então achei os mangás.

    Comecei com Lobo Solitário (que ainda é o melhor pra mim) e fui descobrindo outras obras e gêneros. Os japoneses têm uma forma própria incomparável de produzir quadrinhos, e esse ramo nunca perdeu o fôlego por lá, muito pelo contrário: com o passar dos anos, a produção e a qualidade só vêm aumentando, e o sucesso é visto inclusive em outros países.
    Osamu Tezuka (o precursor dos "olhos grandes") é chamado até hj de Manga kami-sama, ou seja, "Deus do Mangá", e não é pra menos: a história do mangá se divide entre Antes de Tezuka e Depois de Tezuka; ele foi e continua sendo influência para gerações de talentos no mangá, com obras como Tetsuwan Atomu (Astroboy), a Princesa e o Cavaleiro, Kimba, etc...todas recomendadas. :wink:

    É apenas questão de gosto. Fico feliz em ver que volta e meia o próprio gênero dos comics se revigora (mesmo que um pouco). Bone é um bom exemplo disso.
     
  7. V

    V Saloon Keeper

    Nerwen: você está enganada.

    Super-heróis já é até coisa do passado. Posso citar dezenas de títulos que não tem nenhum resquício de super-heroísmo...

    Por exemplo: 100 Bullets, Transmetropolitan, Preacher, League of Extraordinary Gentleman, Hellblazer, Sandman...

    E existem até títulos que seguem a linha dos super-heróis, mas que fogem das convenções a que estamos acostumados, como Authority, Planetary, Top 10 e Astro City.

    Procure conhecer mais. Você vai se surpreender...
     
  8. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Eu gosto muito do traço do manga, principalmente dos mais tradicionais. Mas prefiro comics. Mas meus preferidos mesmo saum os quadrinhos europeus e os titulos do estilo que o V citou( me escapou o termo utilizado para tais HQs).
     
  9. Tonho Hammond

    Tonho Hammond Molusco

    Bom, eu não conheço muito mangá, do estilo europeu eu tenho visto coisas só de uns tres anos pra cá. Minha escola toda sempre foi o cartoon nacional, de angeli a maurício de souza e os clássicos americanos, da marvel e dc, que hj em dia me atraem só na memória.
    Essa briga é muito coisa de xiitas e não deve ser klevada a sério.
     
  10. Robin Oiro

    Robin Oiro Usuário

    Gosto do traço do Mangá e sua profundidade em relação às motivações dos personagens. Nos quadrinhos americanos gosto da profundidade em relação às personalidades. Como vocês podem ver, não prefiro nenhum nem outro. Isso só por causa dos títulos mais "adultos" americanos, por que se só houvessem títulos de "super super heróis" eu ficaria a favor do Mangá.
     
  11. Fox

    Fox Visitante

    Eu adoro os dois! Curto à beça a diversidade do mundo do mangá tambem a diversidade que recomeça a aparecer no mundo das hqs.

    Mas sinceramente, não é legal que existam dois mundos separados, poruqe eles estão tão próximos um do outro... :(
     
  12. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Se existe briga, eu aproveito: do duelo acaba saindo coisa boa, hehe... :wink:
     
  13. Omykron

    Omykron far above

    acho que a unica coisa q satura nos HQs são as histórias infinatas e do saturamento dos tipos de heróis q eram fracotes e dps viram pessoas execepcionais

    A do mangá é pelo mesmo lugar aonde a história se passa, pq se pelo menos eles saissem um pouco mais de tokyo ia ser legal.....

    mas ainda sim eu prefiro mangá
     
  14. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    sindrome do super-homen. mas no caso vc esta se referindo a HQs de super-herois tradicionais. Pois HQ vai de super-homen a piratas do tiete. Mas realmente uma das piores coisas no herois tradicionais e o esgotamente do seus argumentos. Que hoje em dia acreditaria numa revista intitulada: "A morte do super-homen" ou coisa do tipo?
     
  15. Shadow_theOld

    Shadow_theOld Usuário

    Eu fico em cima do muro.
    Eu leio bastante mangás,e gosto do estilo mais maluco das história o traço mais simples e engraçado e o bom senso de humor.
    Já nos comics(Q eu quase não leio),eu gosto dos personagens q são mais profundos(tem mangás assim tb,mas não são todos) e o desenho mais bem detalhado.Uma história que tem mais lógica tb...mas eu realmente nào gosta da falta de final dos comics...

    Acho q é só^^
     
  16. Urd Sama

    Urd Sama I can't contain myself anymore

    Mangá... Pq???

    Bom, eu naum sei pq, mas eu cresci gostando de anime/ mangá, desde pekenininha, naum gosto pq sou descente de japoneses ou algo do tipo, sei lá, já nasceu comigo, naum sei pq, mas desde os 3 anos eu já tentava desenhar a Starsha do Yamato (tenho a agenda do meu pai q eu detonei tentando... claro q saiu horrivel e sai até hj, o q significa q eu deveria parar de insistir em tentar desenhar...), issu segundo minha mãe... chorava p/ assistir Sawamu pq achava q o homi era meu pai (vai entender cabeça de criança... minha mãe sabe a música de cor por minha causa até hj...) Ficava doida p/ assistir Angel e aí vai, aluguel 300 vezes Momo(nem lembro, mas achu q esse era o nome da minininha do desenho) na locadora...

    Qdo fiz 10 anos, eu conheci a Simone, uma das pessoas q mais estimo até hj, foi minha primeira amiga de verdade ( e uma das únicas ), e o pai dela é um doido fanático por mangá, é um japones (mesmo, Tio Muranaka RLZ!!!!!!!!!!) q compra akelas "listas telefonicas" p/ ler, tem fitas de animes q vc fica babando. Qdo eu descobri akele tesouro eu quase entrei em extase, naum entendia bulhufas do q estava escrito, mas ficava copiando os desenhos... e olhando ele desenhar, nossa!!! Ele desenha muito!!!!! Como ele percebeu q eu adorava akilo, ele colocava as fitas p/ eu assistir (uma vez ele traduziu p/ mim, foi Totoro... ). Nossa, foi a melhor época da minha vida... Pena q me afastei um pouco dela, e por issu nunca mais fui a casa dela... Mas a uns 5 anos, q foi a ultima vez q fui lá, eu vi q ela tava cheio de LDs de desenhos, mas só deu tempo de assistir o OVA do Tenchi Miyu... e eu fiquei sem jeito de pedir cópias, fazia anos q eu naum ia lá e já chegar lá comandando é F*da... :( Só de imaginar como deve tá o arsenal dele atualmente eu fico arrepiada, achu q daria inveja a qq um (ele só tem coisa original!!!! 8O )

    Qdo apareceu cavaleiros eu notei q naum era só eu e o Tio Muranaka q gostávamos dessas coisas... mas sei lá pq, as vezes eu acho q era melhor qdo eu achava q era só nos dois... os animes pareciam mais mágicos... :roll:

    Desculpem o exagero no tamanho do post, mas eu sempre quis compartilhar issu com alguém... :)
     
  17. weinho

    weinho Usuário

    Oia, eu crtia Spawn pra cachorro, me baseei em vários artistas de comics qdo comecei a desenhar mas, sinceramente...
    Depios que eu li e relí o Vagabond...
    Ah, pára... 8O
    Q q eh aquilo, eu nem sabia que era possível fazer tudo aquilo em uma folha de papel, e n to falando so do desenho naum!E qto ao Kenshin...?
    Depois que li o meu primeiro mangá, nunca mais consegui ter o mesmo tesão nos comics, parece q se abriu um abismo entre os dois...
    Mas gosto eh gosto...
    Que saudade da Dido... :obiggraz:
     
  18. MaDZ

    MaDZ Usuário

    O bom é aproveitar a variedade dos titulos que invadem as bancas. Os Fumettis, Mangas, Comics e os outros estilos tem cada um seus atrativos e seus defeitos. Eu nao gosto mais de comics ou mangas, prefiro apreciar os bons frutos dessas duas correntes das HQs
     
  19. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Nunca vi um post da Primula tão pequeno! 8O

    Mas, voltando ao assunto... sou fã confesso de Comics. Já toda a linha de desenho oriental não me agrada muito, pois eu acho os traços parecidos demais, não tendo quase distinção entre um desenhista e outro (claro que existem exceções!), mas, ao meu ver, o traço japonês está - infelizmente, pois já vi coisas belíssimas - deixando de ser um dô para se tornar um jutsu... :mrgreen:
     
  20. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Eu gosto muito dos dois...

    O problema de falar Comics e Manga é q dentro de cada já tem tanta variação q não são dois estilos, são infinitos...

    Uma coisa é comparar o Batman com o Samurai X, q são exemplos de revistas supar-populares, praticamente o mainstream dos dois estilos. Mas existe muito mais.... Não dá pra colocar Hellboy no mesmo saco q X-Men, assim como não dá pra falar q muitos mangas mais diferenciados (q eu não conheço muito) são a mesma coisa q Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco.....
     

Compartilhar