Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Minduin disse:Nem um nem outro. O fëa desabrigado ficaria vagando pela Terra Média, talvez até procurando um novo corpo pra se abrigar. Os espíritos que habitavam as Colinas dos Túmulos poderiam ser de elfos corrompidos.
Ai q bom q mais alguém leu issoEtyel disse:É no que eu acredito tb, Eli Nerwen. Eu tb li esse texto, e ele tem argumentos muito bem estruturados, convence bem.
Não de orcs. Tolkien diz, acho que no Osanwë Quenta, que se alguém tivesse algum tipo de comunicação com um espírito vagante, esse espírito poderia tentar tomar o corpo dessa pessoa.Eli Nerwen disse:Então poderiam haver fëa vagando por aí. Fëa entrando e saindo de corpos de orcs?
Se eles não tivessem fëa, como você explicaria o fato de eles possuírem livre-arbítrio suficiente pra se rebelar contra Morgoth ou Sauron?Eli Nerwen disse:Não seria mais lógico que eles não tivessem fëa?
Nasceriam com fëa, pois se eles agem por livre vontade, eles possuem a Chama Imperecível, que emana diretamente de Eru. Qual o destino deles é outra história, aliás beeem longa!Charlie Brown disse:Sim, nasceriam com fëa. O fëea vinha diretamente de Eru, e eu creio que apesar de desaprovar a existência dos orcs, Eru as tolerava, visto que ela é fruto do livre arbítrio de Melkor, e Eru NUNCA interfere no livre-arbítrio de suas criaturas (sejam elas boas ou más).
Mas Minduin, isto não quer dizer que necessariamente os orcs acordariam antes dos quendi. Outra coisa, a versão mais aceita, é de que os 1°s orcs eram "deturpações" dos 1°s quendi, logo vieram depois.Charlie Brown disse:Agora, esse texto que diz que os orcs provinham diretamente da Canção dos Valar tem um ponto que eu considero errado: se os orcs realmente provinham diretamente da canção, então eles teria existido antes mesmo dos elfos despertaream. Isso Eru não toleraria, visto que os elfos foram criados pra serem os Primogênitos. Eru não deixou nem mesmo os anões despertarem antes dos elfos.
Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?Minduin disse:Não de orcs. Tolkien diz, acho que no Osanwë Quenta, que se alguém tivesse algum tipo de comunicação com um espírito vagante, esse espírito poderia tentar tomar o corpo dessa pessoa.
Então Eru não deixaria alguma criatura despertar antes dos elfos, apenas para deixá-los serem os primogênitos, mas ele não destruiria uma raça maldita que mata os seus primogênitos por não achar certo interferir no livre arbitrio das criaturas?Sim, nasceriam com fëa. O fëea vinha diretamente de Eru, e eu creio que apesar de desaprovar a existência dos orcs, Eru as tolerava, visto que ela é fruto do livre arbítrio de Melkor, e Eru NUNCA interfere no livre-arbítrio de suas criaturas (sejam elas boas ou más).
Agora, esse texto que diz que os orcs provinham diretamente da Canção dos Valar tem um ponto que eu considero errado: se os orcs realmente provinham diretamente da canção, então eles teria existido antes mesmo dos elfos despertaream. Isso Eru não toleraria, visto que os elfos foram criados pra serem os Primogênitos. Eru não deixou nem mesmo os anões despertarem antes dos elfos.
Eli Nerwen disse:Então Eru não deixaria alguma criatura despertar antes dos elfos, apenas para deixá-los serem os primogênitos, mas ele não destruiria uma raça maldita que mata os seus primogênitos por não achar certo interferir no livre arbitrio das criaturas?
Curioso....
Não qualquer fëa, mas sim um fëa desabrigado que não respondesse à Convocação de Mandos. E o corpo não ficaria com dois fëar; o fëa desabrigado tentaria expulsar o fëa original do corpo pra ficar morando nesse corpo, e o fëa que antes habitava o corpo ficaria desabrigado.Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?
Bagrong disse:Não qualquer fëa, mas sim um fëa desabrigado que não respondesse à Convocação de Mandos. E o corpo não ficaria com dois fëar; o fëa desabrigado tentaria expulsar o fëa original do corpo pra ficar morando nesse corpo, e o fëa que antes habitava o corpo ficaria desabrigado.Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?
Há algum caso nos livros em que um corpo foi possído por m Fëa desabrigado?