• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com ou sem FËA

É no que eu acredito tb, Eli Nerwen. Eu tb li esse texto, e ele tem argumentos muito bem estruturados, convence bem.
 
Minduin disse:
Nem um nem outro. O fëa desabrigado ficaria vagando pela Terra Média, talvez até procurando um novo corpo pra se abrigar. Os espíritos que habitavam as Colinas dos Túmulos poderiam ser de elfos corrompidos.

Então poderiam haver fëa vagando por aí. Fëa entrando e saindo de corpos de orcs?
E quanto à reprodução de orcs. Quando eles procriassem (seja lá de que jeito isso acontecia...) os novos orczinhos nasceriam com fëa?
Não seria mais lógico que eles não tivessem fëa?

Etyel disse:
É no que eu acredito tb, Eli Nerwen. Eu tb li esse texto, e ele tem argumentos muito bem estruturados, convence bem.
Ai q bom q mais alguém leu isso :D Vc consegue se lembrar onde é que tava isso?? Eu até queria pegar esse texto de novo, porque ele tava no meu pc q quebrou, e eu acho q o perdi... :(
 
Eli Nerwen disse:
Então poderiam haver fëa vagando por aí. Fëa entrando e saindo de corpos de orcs?
Não de orcs. Tolkien diz, acho que no Osanwë Quenta, que se alguém tivesse algum tipo de comunicação com um espírito vagante, esse espírito poderia tentar tomar o corpo dessa pessoa.

Eli Nerwen disse:
Não seria mais lógico que eles não tivessem fëa?
Se eles não tivessem fëa, como você explicaria o fato de eles possuírem livre-arbítrio suficiente pra se rebelar contra Morgoth ou Sauron?

[quote="Eli Nerwen]E quanto à reprodução de orcs. Quando eles procriassem (seja lá de que jeito isso acontecia...) os novos orczinhos nasceriam com fëa?[/quote]
Sim, nasceriam com fëa. O fëea vinha diretamente de Eru, e eu creio que apesar de desaprovar a existência dos orcs, Eru as tolerava, visto que ela é fruto do livre arbítrio de Melkor, e Eru NUNCA interfere no livre-arbítrio de suas criaturas (sejam elas boas ou más).

Agora, esse texto que diz que os orcs provinham diretamente da Canção dos Valar tem um ponto que eu considero errado: se os orcs realmente provinham diretamente da canção, então eles teria existido antes mesmo dos elfos despertaream. Isso Eru não toleraria, visto que os elfos foram criados pra serem os Primogênitos. Eru não deixou nem mesmo os anões despertarem antes dos elfos.

Isso pra mim impossibilita essa teoria.
 
Charlie Brown disse:
Sim, nasceriam com fëa. O fëea vinha diretamente de Eru, e eu creio que apesar de desaprovar a existência dos orcs, Eru as tolerava, visto que ela é fruto do livre arbítrio de Melkor, e Eru NUNCA interfere no livre-arbítrio de suas criaturas (sejam elas boas ou más).
Nasceriam com fëa, pois se eles agem por livre vontade, eles possuem a Chama Imperecível, que emana diretamente de Eru. Qual o destino deles é outra história, aliás beeem longa!

Charlie Brown disse:
Agora, esse texto que diz que os orcs provinham diretamente da Canção dos Valar tem um ponto que eu considero errado: se os orcs realmente provinham diretamente da canção, então eles teria existido antes mesmo dos elfos despertaream. Isso Eru não toleraria, visto que os elfos foram criados pra serem os Primogênitos. Eru não deixou nem mesmo os anões despertarem antes dos elfos.
Mas Minduin, isto não quer dizer que necessariamente os orcs acordariam antes dos quendi. Outra coisa, a versão mais aceita, é de que os 1°s orcs eram "deturpações" dos 1°s quendi, logo vieram depois.
 
Minduin disse:
Não de orcs. Tolkien diz, acho que no Osanwë Quenta, que se alguém tivesse algum tipo de comunicação com um espírito vagante, esse espírito poderia tentar tomar o corpo dessa pessoa.
Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?

Sim, nasceriam com fëa. O fëea vinha diretamente de Eru, e eu creio que apesar de desaprovar a existência dos orcs, Eru as tolerava, visto que ela é fruto do livre arbítrio de Melkor, e Eru NUNCA interfere no livre-arbítrio de suas criaturas (sejam elas boas ou más).

Agora, esse texto que diz que os orcs provinham diretamente da Canção dos Valar tem um ponto que eu considero errado: se os orcs realmente provinham diretamente da canção, então eles teria existido antes mesmo dos elfos despertaream. Isso Eru não toleraria, visto que os elfos foram criados pra serem os Primogênitos. Eru não deixou nem mesmo os anões despertarem antes dos elfos.
Então Eru não deixaria alguma criatura despertar antes dos elfos, apenas para deixá-los serem os primogênitos, mas ele não destruiria uma raça maldita que mata os seus primogênitos por não achar certo interferir no livre arbitrio das criaturas?
Curioso....
 
[quote="Eli Nerwen]Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?[/quote]
Não qualquer fëa, mas sim um fëa desabrigado que não respondesse à Convocação de Mandos. E o corpo não ficaria com dois fëar; o fëa desabrigado tentaria expulsar o fëa original do corpo pra ficar morando nesse corpo, e o fëa que antes habitava o corpo ficaria desabrigado.

Eli Nerwen disse:
Então Eru não deixaria alguma criatura despertar antes dos elfos, apenas para deixá-los serem os primogênitos, mas ele não destruiria uma raça maldita que mata os seus primogênitos por não achar certo interferir no livre arbitrio das criaturas?
Curioso....

Ele não deixaria-os despertar antes dos elfos porque isso iria diretamente contra o plano de Eru; Ele criou os elfos para serem os primogênitos, e eles tinham que sê-lo.
 
O Erunámo falou uma coisa curiosa. O fato de os orcs terem sido criados na Canção implicaria em eles despertarem antes dos quendi? Os quendi também não foram criados na Canção e só despertaram depois?
 
Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?
Não qualquer fëa, mas sim um fëa desabrigado que não respondesse à Convocação de Mandos. E o corpo não ficaria com dois fëar; o fëa desabrigado tentaria expulsar o fëa original do corpo pra ficar morando nesse corpo, e o fëa que antes habitava o corpo ficaria desabrigado.


Há algum caso nos livros em que um corpo foi possído por m Fëa desabrigado?
 
Bagrong disse:
Então um fëa poderia tomar o corpo de alguém. Esse corpo no caso teria os dois fëa?
Não qualquer fëa, mas sim um fëa desabrigado que não respondesse à Convocação de Mandos. E o corpo não ficaria com dois fëar; o fëa desabrigado tentaria expulsar o fëa original do corpo pra ficar morando nesse corpo, e o fëa que antes habitava o corpo ficaria desabrigado.


Há algum caso nos livros em que um corpo foi possído por m Fëa desabrigado?

Muito provavelmente os "espíritos" que habitavam a colina dos túmulos eram Fëa desabrigados... é o exemplo que me vem a cabeça agora.
 
exato... tome o exemplo de Sauron e Saruman.... o espirito deles ficou vagando por aih....
Sauron ateh conseguiu modelar um corpo novo... porem nesse exemplo, estou mencionando dois maiar... mas creio que com outras criaturas não fosse diferente!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo