1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Com ou sem FËA

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Helluin, 20 Jun 2004.

  1. Helluin

    Helluin Usuário

    Olá povo,
    Gostaria de saber de uma vez por todas se orcs têm ou não têm fëa. Eu pensei que não tivessem, mas já li tantos posts de pessoas que acham que eles têm...fiquei meio confusa :? .
    Também fiquei com a mesma dúvida a respeiro de dragões. Eles não são assim medíocres como os orcs, podem enfeitiçar, persuadir, etc, etc e tal
    Enfim, o que vcs acham e quais são os argumentos a favor e contra?
     
  2. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    tenho essa mesma duvida....e ja vi ambas as respostas..o q me deixou mais confusa ainda...
    Aqui na Valinor tinha um texto muito legal sobre isso, mas ja faz tempos que eu tento encontar e naum consigo....
    Se eles foram criados a partir de elfos ou homens(tbm ja vi as duas versoes...), seria normal que tivesem fëa, neh?
    mas se eles tivessem fëa, para onde esse iria depois que eles morressem?não poderia só sumir no nada...
    :o?: :o?:
     
  3. Proview

    Proview Go

    Sobre os Orcs é difícil falar...
    Já rendeu muitas discurções... vo procurar o tópico e posto aqui

    já quanto aos Dragões é mais fácil.
    Ao que parece Morgoth pos uma parte de seu espírito em Glaurung (pai dos Dragões) e por isso eles são inteligentes, astutos e peversos.
     
  4. Etyel

    Etyel Usuário

    Bom, nunca li nada a respeito disso, mas eu penso que eles tinham fea sim, pois eram criaturas inteligente, pensantes, né?
     
  5. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Orcs tinham fëar, sim, afinal, são elfos corrompidos e assim como eles possuem um hröa e um fëa.
     
  6. Proview

    Proview Go

  7. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Poderia ter sido este:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ?? Sabe, eu acho que esse texto está numa ordem esquisita... Comparar com
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    texto da Dúvendor que eu acho que é tradução do mesmo texto (inclusive pelo mesmo tradutor), e que me parece estar numa ordem mais lógica...

    Anyway, quanto aos orcs... Bem, eu acho que eles tinham sim fëa, mas é minha humilde opinião baseada no que eu consegui entender a partir desse(s) texto(s)... E está completamente sujeita a alterações... :)
     
  8. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Quando foi descartada essa hipótese?? Relendo o Silma outro dia mesmo é dito sobre elfos que se perderam na escuridão e possivelmente tenham virado Orcs...
     
  9. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Sim, mas lembre que o Silma não é exatamente condizente com tudo que o Professor pensava. O Christopher teve que fazer algumas adaptações para que nada "entrasse em conflito" com o material publicado, e pra que a história fosse coerente internamente. Esse caso de elfos virando orcs é um deles: haveria um grande e inexplicável erro de cronologia se os orcs viessem dos Homens... pq os orcs aparecessem pela primeira vez bem antes dos Homens acordarem!!!! Mas lendo um daqueles textos que eu linkei aí em cima, a gente percebe que o Tolkien tinha sérias dúvidas a respeito da origem dos orcs, e se Melkor poderia corromper um raça inteira, etc, etc. Parece que ele chega a alguma conclusão no final do texto, mas eu ainda não entendi direito, então não vou tentar explicar... :mrgreen:

    De qualquer jeito, o fato é que Tolkien descartou a idéia do Silma, de que os orcs vinham somente de elfos corrompidos e torturados através de gerações.
     
  10. Proview

    Proview Go

    Além de tudo que a Elentari explicou (muito bem alias), em uma das cartas (vou procurar, tem aqui na Valinor eu acho), Tolkien fala explicitamente que os Orcs não vieram dos elfos.
     
  11. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Se realmente ocorre esse erro cronológico, os Orcs não podem ter vindo dos homens... vieram daonde então??
     
  12. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Para mim parece que essa questão não foi concluida por Tolkien.

    Dê uma lida neste texto da Valinor:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  13. Helluin

    Helluin Usuário

    Pois é, essa história da origem dos orcs é outra coisa sobre a qual eu nunca encontrei um consenso...
     
  14. Helluin

    Helluin Usuário

    Pois é, essa história da origem dos orcs é outra coisa sobre a qual eu nunca encontrei um consenso...
     
  15. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    bom, eu acredito que os primeiros orcs fossem de dois tipos; elfos capturados e corrompidos e maiar menores que vieram em auxílio de Morgoth. Esses orcs eram imortais, geralmente voltavam depois de serem mortos. Mas, conforme iam sendo mortos e mortos mais vezes, acabavam não conseguindo voltar mais; e também conforme iam se reproduzindo entre sí, e mais tarde com os orcs que foram criados à partir dos homens, os orcs se tornaram o que são. Pelo menos é isso o que eu acredito...
     
  16. Dwarven grunt

    Dwarven grunt Usuário

    Os Dragões não possuem fëa, o professor Tolkien disse em uma carta (onde justamente discutia esse assunto) que falar ou possuir inteligencia não era sinal de possuir uma alma, não lembro direitinho onde isso estava escrito, mas dizia que assim sendo os Orcs "provavelmente" também não possuiriam fëa.
     
  17. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Os dragões não posuírem fëa eu concordo; mas o orcs eram outra história. Eles possuíam o livre-arbítrio, não serviam Morgoth por natureza; serviam-no por medo, e repetidas vezes se rebelavam contra ele (e também contra Sauron). Esse livre-arbítrio é uma indicação, creio eu, de que eles possuíam sim um fëa.
     
  18. Dwarven grunt

    Dwarven grunt Usuário

    Talves meu caro minduin, mas eu achei que os dragões também possuissen livre arbitrio!..
     
  19. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    O texto que eu tinha encontrado ainda não é nenhum dos citados aqui(mas eu vou dar uma lida, vai que a idéia é a mesma...)

    O texto que eu li certa vez falava mais ou menos assim:
    Se os orcs foram feitos a partir de elfos, para onde iria o fëa deles depois que morressem? Para Mandos não poderia ser, pois lá não entra nada corrompido. Eles simplesmente "perderiam"seu fëa? Isso também seria impossóvel, porque segundo Tolkien alguem que "perde"o fëa morre.
    Então fica a opção de que eles tivessem sido feitos a partir de homens. Mas antes de os homens terem sido criados já existiam orcs atormentando os elfos. Teoria descartada.
    Daí sobra a teoria de que os orcs foram "criados" na própria criação. Se não me engano fala que no meio da canção, começaram a se ouvir "ruidos" que Melkor estava fazendo (Eru até parou a canção nessa hora), estava fugindo da proposta inicial de Eru. Talvez nessa hora mesmo os orcs foram criados. Não orcs como conhecemos, e sim bestas de um tipo mais primitivo. Talvez depois eles tenham mesmo sido misturados(eca!) à homens ou mesmo elfos.
    Pelo menos é nisso que eu acredito... :)
     
  20. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

     

Compartilhar