• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com ou sem FËA

Helluin

Usuário
Olá povo,
Gostaria de saber de uma vez por todas se orcs têm ou não têm fëa. Eu pensei que não tivessem, mas já li tantos posts de pessoas que acham que eles têm...fiquei meio confusa :? .
Também fiquei com a mesma dúvida a respeiro de dragões. Eles não são assim medíocres como os orcs, podem enfeitiçar, persuadir, etc, etc e tal
Enfim, o que vcs acham e quais são os argumentos a favor e contra?
 
tenho essa mesma duvida....e ja vi ambas as respostas..o q me deixou mais confusa ainda...
Aqui na Valinor tinha um texto muito legal sobre isso, mas ja faz tempos que eu tento encontar e naum consigo....
Se eles foram criados a partir de elfos ou homens(tbm ja vi as duas versoes...), seria normal que tivesem fëa, neh?
mas se eles tivessem fëa, para onde esse iria depois que eles morressem?não poderia só sumir no nada...
:o?: :o?:
 
Sobre os Orcs é difícil falar...
Já rendeu muitas discurções... vo procurar o tópico e posto aqui

já quanto aos Dragões é mais fácil.
Ao que parece Morgoth pos uma parte de seu espírito em Glaurung (pai dos Dragões) e por isso eles são inteligentes, astutos e peversos.
 
Bom, nunca li nada a respeito disso, mas eu penso que eles tinham fea sim, pois eram criaturas inteligente, pensantes, né?
 
Eli Nerwen disse:
Aqui na Valinor tinha um texto muito legal sobre isso, mas ja faz tempos que eu tento encontar e naum consigo....
Poderia ter sido este: Orcs!!!?? Sabe, eu acho que esse texto está numa ordem esquisita... Comparar com esse texto da Dúvendor que eu acho que é tradução do mesmo texto (inclusive pelo mesmo tradutor), e que me parece estar numa ordem mais lógica...

Anyway, quanto aos orcs... Bem, eu acho que eles tinham sim fëa, mas é minha humilde opinião baseada no que eu consegui entender a partir desse(s) texto(s)... E está completamente sujeita a alterações... :)
 
Quando foi descartada essa hipótese?? Relendo o Silma outro dia mesmo é dito sobre elfos que se perderam na escuridão e possivelmente tenham virado Orcs...
 
vinialoe6 disse:
Quando foi descartada essa hipótese?? Relendo o Silma outro dia mesmo é dito sobre elfos que se perderam na escuridão e possivelmente tenham virado Orcs...
Sim, mas lembre que o Silma não é exatamente condizente com tudo que o Professor pensava. O Christopher teve que fazer algumas adaptações para que nada "entrasse em conflito" com o material publicado, e pra que a história fosse coerente internamente. Esse caso de elfos virando orcs é um deles: haveria um grande e inexplicável erro de cronologia se os orcs viessem dos Homens... pq os orcs aparecessem pela primeira vez bem antes dos Homens acordarem!!!! Mas lendo um daqueles textos que eu linkei aí em cima, a gente percebe que o Tolkien tinha sérias dúvidas a respeito da origem dos orcs, e se Melkor poderia corromper um raça inteira, etc, etc. Parece que ele chega a alguma conclusão no final do texto, mas eu ainda não entendi direito, então não vou tentar explicar... :mrgreen:

De qualquer jeito, o fato é que Tolkien descartou a idéia do Silma, de que os orcs vinham somente de elfos corrompidos e torturados através de gerações.
 
Além de tudo que a Elentari explicou (muito bem alias), em uma das cartas (vou procurar, tem aqui na Valinor eu acho), Tolkien fala explicitamente que os Orcs não vieram dos elfos.
 
vinialoe6 disse:
Se realmente ocorre esse erro cronológico, os Orcs não podem ter vindo dos homens... vieram daonde então??

Para mim parece que essa questão não foi concluida por Tolkien.

Dê uma lida neste texto da Valinor: Orcs
 
Pois é, essa história da origem dos orcs é outra coisa sobre a qual eu nunca encontrei um consenso...
 
Pois é, essa história da origem dos orcs é outra coisa sobre a qual eu nunca encontrei um consenso...
 
bom, eu acredito que os primeiros orcs fossem de dois tipos; elfos capturados e corrompidos e maiar menores que vieram em auxílio de Morgoth. Esses orcs eram imortais, geralmente voltavam depois de serem mortos. Mas, conforme iam sendo mortos e mortos mais vezes, acabavam não conseguindo voltar mais; e também conforme iam se reproduzindo entre sí, e mais tarde com os orcs que foram criados à partir dos homens, os orcs se tornaram o que são. Pelo menos é isso o que eu acredito...
 
Os Dragões não possuem fëa, o professor Tolkien disse em uma carta (onde justamente discutia esse assunto) que falar ou possuir inteligencia não era sinal de possuir uma alma, não lembro direitinho onde isso estava escrito, mas dizia que assim sendo os Orcs "provavelmente" também não possuiriam fëa.
 
Os dragões não posuírem fëa eu concordo; mas o orcs eram outra história. Eles possuíam o livre-arbítrio, não serviam Morgoth por natureza; serviam-no por medo, e repetidas vezes se rebelavam contra ele (e também contra Sauron). Esse livre-arbítrio é uma indicação, creio eu, de que eles possuíam sim um fëa.
 
O texto que eu tinha encontrado ainda não é nenhum dos citados aqui(mas eu vou dar uma lida, vai que a idéia é a mesma...)

O texto que eu li certa vez falava mais ou menos assim:
Se os orcs foram feitos a partir de elfos, para onde iria o fëa deles depois que morressem? Para Mandos não poderia ser, pois lá não entra nada corrompido. Eles simplesmente "perderiam"seu fëa? Isso também seria impossóvel, porque segundo Tolkien alguem que "perde"o fëa morre.
Então fica a opção de que eles tivessem sido feitos a partir de homens. Mas antes de os homens terem sido criados já existiam orcs atormentando os elfos. Teoria descartada.
Daí sobra a teoria de que os orcs foram "criados" na própria criação. Se não me engano fala que no meio da canção, começaram a se ouvir "ruidos" que Melkor estava fazendo (Eru até parou a canção nessa hora), estava fugindo da proposta inicial de Eru. Talvez nessa hora mesmo os orcs foram criados. Não orcs como conhecemos, e sim bestas de um tipo mais primitivo. Talvez depois eles tenham mesmo sido misturados(eca!) à homens ou mesmo elfos.
Pelo menos é nisso que eu acredito... :)
 
Dwarven Grunt disse:
Talves meu caro minduin, mas eu achei que os dragões também possuissen livre arbitrio!..
Esse livre-arbítrio dos dragões seria o "elemento Morgoth" deles. Morgoth, quando criou os dragões, colocou muito de sua essência neles (dai porque bão existiam muitos dragões). Os dragões eram como os Trolls; simplesmente bestas que só vivam graças ao elemento Morgoth contido neles (e talvez até na própria Arda).

Eli Nerwen disse:
Se os orcs foram feitos a partir de elfos, para onde iria o fëa deles depois que morressem? Para Mandos não poderia ser, pois lá não entra nada corrompido. Eles simplesmente "perderiam"seu fëa? Isso também seria impossóvel, porque segundo Tolkien alguem que "perde"o fëa morre.

Nem um nem outro. O fëa desabrigado ficaria vagando pela Terra Média, talvez até procurando um novo corpo pra se abrigar. Os espíritos que habitavam as Colinas dos Túmulos poderiam ser de elfos corrompidos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo