• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

É aquele negócio. Baixar as passagens, além de outras reivindicações pontuais, seriam objetivos, por mais que relativamente pequenos, louváveis de serem alcançados, até porque provaria à população de que a coisa funciona.

Isso vai fazer com que os exploradores dêem um certo tempo e, por um determinado período, pensem duas vezes. E principalmente a polícia de São Paulo, que tem no mínimo uns 50% do mérito da coisa ter tomado. Que, pelo que vejo, sempre teve certo gosto por sentar o cacete em manifestantes.

Mas eu sou a favor de se pensar um pouco mais profundamente. A exploração é um problema real, e, como parte do sistema, só muda quando a estrutura for mudada. Não faz sentido o Poder Público fazer a planta toda do transporte coletivo (porque realmente, só ele pode fazer isso) e entregar a planta toda para um barão qualquer ter lucro garantido. Um negócio que não tem concorrência e, em larga escala, não tem inovação. Qual o potencial de benefício que o mesmo ganha com a privatização.

Por mim, há três caminhos, digamos, aceitáveis.

O primeiro, tolerável, seria manter o regime de concessão privada, mas determinar que o plano de transporte, com detalhes de linhas, infra-estruturas e tarifas passe por uma comissão mista, envolvendo a empresa, os funcionários, a prefeitura e representantes dos usuários.

O segundo seria a clássica estatização.

E o terceiro seria que a empresa na verdade fosse uma espécie de cooperativa mista de consumidores e trabalhadores, ou seja, uma empresa cujos rumos fossem determinados tanto pelos usuários quanto pelos funcionários, que teriam certas divergências de pauta, o que traria um equilíbrio socioeconômico.

Mas é claro, ainda estamos MUITO longe do capital político para isso.
 
É aquele negócio. Baixar as passagens, além de outras reivindicações pontuais, seriam objetivos, por mais que relativamente pequenos, louváveis de serem alcançados, até porque provaria à população de que a coisa funciona.

Está funcionando, ao que parece.

Sete capitais anunciam redução da passagem de ônibus em junho
Protestos contra o transporte público levaram 250 mil às ruas pelo país.
No dia 31 de maio, governo federal zerou PIS/Confins para as tarifas.

Do G1, em São Paulo

Sete capitais brasileiras anunciaram em junho a redução do preço da passagem de ônibus: Cuiabá, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Vitória.

Com exceção de Cuiabá e Porto Alegre, as outras cinco cidades já haviam aumentado o preço neste ano. E agora voltaram atrás.

Protestos contra o valor da tarifa de ônibus têm se tornado frequentes pelo país; nesta segunda (17), mais de 250 mil protestaram contra o transporte público e fizeram outras reivindicações. Além da pressão das ruas, uma medida provisória que zerou o imposto PIS/Confins para as tarifas de transporte coletivo e entrou em vigor no dia 31 de maio teve impacto nos anúncios de redução.

PORTO ALEGRE - Na capital gaúcha, o prefeito José Fortunati divulgou nesta terça-feira que o valor será reduzido, no mínimo, de R$ 2,85 para R$ 2,80. A queda, segundo ele, será possível devido à isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre o transporte coletivo. O prefeito pedirá ao governo do estado a isenção de ICMS no óleo diesel, o que permitirá, eventualmente, uma redução a até R$ 2,70.

RECIFE - Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos informou que haverá a redução da tarifa em R$ 0,10 no Recife e na Região Metropolitana.

CUIABÁ - Na capital de Mato Grosso, a tarifa terá uma redução de R$ 0,10 e a passagem deverá custar R$ 2,85. A medida passa a valer nesta quarta (19).

JOÃO PESSOA - Já na capital da Paraíba, a passagem vai passar de R$ 2,30 para R$ 2,20 a partir do dia 1º de julho.

MANAUS - Na cidade, a Prefeitura reduziu de R$ 3 para R$ 2,90 o preço da passagem.

VITÓRIA - No Espírito Santo, a isenção do PIS/Cofins possibilitou a redução de R$ 2,45 para R$ 2,40, segundo a Prefeitura da capital.

NATAL - No Rio Grande do Norte, a medida provisória que zerou os impostos também foi usada como pretexto para a diminuição, de R$ 2,40 para R$ 2,30, em Natal. Na cidade, vários protestos foram feitos por um movimento denominado #RevoltadoBusão.

Desde o início do ano, 11 capitais brasileiras aumentram a tarifa de ônibus municipais em 2013, segundo levantamento realizado pelo G1, com base nos dados disponibilizados pelas prefeituras. Os preços dos ônibus aumentaram neste ano em Aracaju, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.

Em Goiânia, a passagem subiu de R$ 2,70 para R$ 3 no dia 22 de maio, provocando uma onda de protestos, e o reajuste foi suspenso temporariamente por decisão judicial. Na noite desta segunda (17), houve uma decisão sobre o novo aumento: a passagem irá de R$ 2,70 para R$ 2,85.

Mais de 250 mil pessoas saíram às ruas pelo país nesta segunda para protestar contra o aumento das tarifas de transporte, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público, entre outras reivindicações. Manifestações aconteceram em 12 capitais e em várias cidades do interior. A maioria foi pacífica.

Fonte
 
Dia histórico em Cubatão.

946486_128417324032595_952453252_n.jpg


1000172_543988912328955_879977232_n.jpg


10650_383258308447303_2114918778_n.jpg


996852_424309451000155_1017020368_n.jpg


999013_424309064333527_931406946_n.jpg


10642_424309071000193_715762029_n.jpg

Sim, mega desorganizado e teve quebra-quebra no final por conta de uma meia duzia de fdps, mas mesmo assim, são 40 ANOS desde a última manifestação pelo que me contaram, em Cubatão.

Foi demais, me sentir participando ativamente da verdadeira democracia, do grito desse grande animal sofrido que é o Brasil, ver, cheirar, tocar, sentir todo essa energia maravilhosa, essas forças latentes na massa brasileira.

Não nego que me emocionei muito, só de ver esse povo, ainda mais aqui em Cubacity, que sempre julguei uma nulidade em termos de ativismo, saindo da inércia, indo às ruas e protestando!

----------------------

Preciso dar uma lida melhor nessa história de mexer no PIS/COFINS.
 
Estou gostando muito das manifestações.

Não estou gostando do enfoque que praticamente toda mídia está dando para as manifestações.

Hoje a Globo quase não falou das manifestações. Quando falou, disse sobre as manifestações de ontem, não de hoje. E em seguida começou a falar de futebol.

O Datena (que eu gosto) e quase todas as outras emissoras, ficaram falando só 1 coisa: "Existe a manifestação boa e pacífica, e os vândalos que quebram tudo que a polícia tem que moer de pau". Essa frase é inclusive do Ratinho.

Nenhuma emissora vai lá entrevistar os manifestantes e quando fazem, é por um tempo ínfimo. 95% do tempo fica falando de manifestação vândala e que a polícia tem que agir, etc.

Eles tinham que ficar 95% do tempo entrevistando os manifestantes: o jovem que está lá, o senhor mais velho que está lá, o comerciante que está lá, o funcionário que está lá, o que tem partido político que está lá, o que não tem partido e está lá, a mulher, o deficiente, o estrangeiro que vive no país, enfim. Mostrar a cara desses manifestantes e as suas opiniões sobre o protesto. Isso sim é jornalismo! Agora ficar dividindo o manifesto em manifesto bom e sem quebra-quebra e manifesto mau e violento, me parece manobra do governo para virar a opinião pública contra o movimento.
 
O pior é ficar ouvindo e lendo merda dos cagalhões te chamando de baderneiro. Isso é normal de população que compra tudo sem análise crítica daquilo que a mídia mostra e enfoca, mas é triste ver pessoas inteligentes e críticas vomitando boçalidades injustificáveis pelo simples fato da realidade não se adequar a seus preconceitos ideológicos e mesmo religiosos. Isso é perigoso demais, além de ser sinal de esquizofrenia em certos níveis mais exaltados.

Pessoas defendendo ação da PM e dizem representar Cristo no altar, desculpa, não dá, pára esse buso que eu quero descer.

Mas é uma situação engraçada: há uns dois anos atrás eu não me via nessa situação. :think:
 
Última edição por um moderador:
O pior é ficar ouvindo e lendo merda dos cagalhões te chamando de baderneiro. Isso é normal de população que compra tudo sem análise crítica daquilo que a mídia mostra e enfoca...

Então, hoje eu estava desesperado. Todo canal que eu colocava a notícia era a mesma: a divisão do Protesto Bom x Protesto Mau. Não achava uma emissora que me apresentasse um jornalismo mais neutro. Será que a manifestação se resume a Bom e Mau? Será que não existe mais nada? Será que não estão nesse exato momento nos ludibriando novamente com quase todas as emissoras dando a mesma notícia? Isso é normal? Isso é coincidência?

Isso me assustou um pouco.

Graças a Deus, achei na Cultura um jornal um pouco mais neutro. Eles estavam discutindo as Manifestações junto com 2 caras: um cientista político e um filósofo. Achei mais decente o jornalismo da cultura. Único canal que estava abordando a manifestação mais a fundo e com diversos ângulos.

Eles deram inclusive uma notícia que a Dilma (sim, nossa querida presidenta) assinou um papel autorizando a "Bolsa Copa", que basicamente é o "governo" pagar hotéis mais caros e cheios de mordomia para funcionários do governo em cidades em que haverão os jogos. Não duvido nada que "por coincidência", esses funcionários do governo vão trabalhar nesses cidades justamente nos dias dos jogos...

É ou não é o fim da picada?

A grande massa tinha que ouvir isso. As pessoas na manifestação tinham que saber disso. Se ficarem se contentando em assistir apenas o jornal nacional não saberão nada disso, ma aprenderão um bocado sobre a FIFA e jogos de futebol.
 
Foi bem esquisito as polícias abandonarem a região central de SP. pô, fazer birra não prova nada senão o quão despreparada ela é para cuidar da nossa segurança pública.
 
SP: manifestantes bloqueiam trânsito na via Anchieta em Cubatão
Protesto fechou a rodovia Cônego Domênico Rangoni por cerca de uma hora


Manifestantes que participam de um protesto em Cubatão (SP) ocuparam a rodovia Cônego Domênico Rangoni, no litoral sul de São Paulo, e bloquearam o trânsito na região, por volta das 19h desta terça-feira.

Veja a cronologia e mais detalhes sobre os protestos em SP

Segundo a Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, a manifestação afetou também a via Anchieta.

De acordo com a Ecovias, o trânsito foi liberado na Cônego por volta das 20h. O trevo da rodovia com a via Anchieta foi liberado cerca de 20 minutos depois.

Fonte

Agora a merda:

Após seis horas, chegam ao fim os protestos em Cubatão, SP
Manifestantes também invadiram estabelecimentos comerciais.
Um menor foi apreendido suspeito de ter saqueado uma joalheria.


Após seis horas, terminam em Cubatão (SP) os protestos e saques a estabelecimentos comerciais que começaram às 17h desta terça-feira (18). Um menor foi apreendido suspeito de ter participado do saque a uma joalheria no centro da cidade. O grupo de manifestantes ainda ateou fogo em um ônibus, bloqueou estradas e quebrou a entrada da prefeitura.

O fogo atingiu também a rede elétrica da Avenida Nove de Abril. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas por conta da falta de segurança, não conseguiu chegar até o local onde estava o veículo. Mais cedo, outros objetos foram incendiados no caminho do grupo formado por centenas de manifestantes.
Duas estradas do litoral de São Paulo, a Cônego Domênico Rangoni e a Anchieta, foram bloqueadas pelos manifestantes e liberadas ao trânsito por volta das 20h30. A entrada do Paço Municipal também foi quebrada pelos manifestantes. A Polícia Militar foi acionada para conter os vândalos.
O grupo pede melhorias na saúde, educação e também é contra o aumento das passagens de ônibus na Baixada Santista. A manifestação teve como ponto de encontro uma praça entre a Câmara de Vereadores e a prefeitura da cidade. O grupo passou pelas principais vias da cidade antes de fechar as rodovias.
Em Cubatão, o último reajuste aconteceu em janeiro deste ano. Desde então, os passageiros tiveram que desembolsar R$ 0,60 a mais por passagem. Atualmente a passagem de ônibus na cidade custa R$ 3,10.

Fonte

Ou seja, eu sumi na hora certa, logo após a polícia começar a dispersar que os zés começaram a quebrar janelas no Paço Municipal. Dali vim embora... acabei escapando dos incêndios, saques, enfim, nada que me surpreenda na Baixada, e me surpreende ainda menos essa cobertura lixão que o G1 deu.

São Vicente
Um grupo ateou fogo em uma lotação no início da noite desta terça-feira em São Vicente, no litoral de São Paulo. De acordo com informações da polícia, o motorista chegou a ser assaltado pelos criminosos. Ainda não há informações que confirmem a participação dos suspeitos nos manifestos que acontecem durante a noite desta terça na cidade. Um supermercado também foi saqueado perto do local onde o ônibus foi incendiado. Por volta das 23h20, ainda havia focos de confronto entre manifestantes e Polícia Militar.

Fonte

Prefeitura de Cubatão, SP, repudia atos de vandalismo durante protesto
Grupo ateou fogo em um ônibus e saqueou lojas no Centro da cidade.
Manifestantes fecharam duas rodovias que dão acesso ao litoral de SP


A prefeitura de Cubatão (SP) disse em nota, no final da noite desta terça-feira (18), que considera válida as manifestações pacíficas e próprias da democracia. A nota diz ainda que atos de vandalismos são repudidos pelo poder público, e pedem que a população também seja contra este tipo de atitude.

De acordo com a nota enviada pela prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, diz que reivindicações legítimas da população não combinam com qualquer prática violenta. Além disso, a prefeitura repudia a infiltração de pessoas que se aproveitam da manifestação para praticar atos de vandalismo contra órgãos públicos e propriedades particulares. A nota é finalizada com um pedido à população: "O povo deve repudiar este tipo de atitude para que as manifestações não sejam desvirtuadas de seu propósito".

Os protestos na cidade começam por volta das 17h. Os manifestantes saíram da prefeitura, seguiram pelas principais ruas e avenidas da cidade, fecharam as rodovias Cônego Domênico Rangoni e Anchieta, e voltaram para o Paço Municipal, que foi depredado por um grupo de pessoas. Os manifestantes seguiram ainda pela avenida Nove de Abril, onde atearam fogo em um ônibus e saquearam alguns estabelecimentos comerciais.

Fonte

Ou seja a dispersão se deu após atos de vandalismo de pessoas, ou melhor de certos animais escrotos e chucros, que acompanharam pacificamente a manifestação até darem na louca de saírem quebrando tudo. Mas como eu disse, nada muito inesperado, a cultura 'política' da cidade é uma coisa ridícula, não existe uma tradição de manifestações nem preparo dos próprios líderes.
Mas isso não muda o fato de até chegarmos no Paço, depois de bloquearmos a Anchieta, a manifestação foi totalmente pacífica, sem brigas, demonstrações de violência de tipo algum. A manifestação foi válida, uma coisa linda, bela e moral, independente de como tenha terminado.
 
Pois é, e religiosos revoltosos e perigosos fomentados, incentivados e armados por quem? Pelas potências ocidentais. Que coisa não?

Khomeini foi fomentado pelo ocidente? Khamenei também? Mas saiamos do Islã e embarquemos na Europa cristã. Nela temos o Torquemada, que não é fruto de potências ocidentais.

Se você não está nem aí pra espiritualidade você não está nem aí pras pessoas que se importam com isso. Ou seja, você não defende liberdade porra nenhuma, defende submissão aos valores ocidentais. É um baba-ovo de Washington.

Não, não coloque palavras em minha boca. Eu sou a favor da liberdade. Sabe um estado laico, onde se você não tem religião ou se você tem e o estado não pode intervir? É isso o que eu falo. O conceito de liberdade e ditadura é o mesmo em qualquer lugar. Logo você que falava "isso é relativismo" está sendo relativista?

E hoje começam a pipocar os primeiros boatos de que os baderneiros dentro das manifestações são, na verdade, são policiais à paisana.
Ah, gente... Policiais à paisana é quem estão depredando patrimônio público e iniciando os tumultos para 'desestabilizar as manifestações'? Faizfavor, né?

Você não viu o vídeo do PM quebrando o vidro da viatura pra culpabilizar os manifestantes, não é? A PM já não tem muita moral como as pessoas creditavam antigamente.

O Datena (que eu gosto)

Você viu a tentativa dele de desmoralizar os manifestantes, né? Fazendo aquela enquete achando que as pessoas iriam ficar contra o "vândalos" e se ferrou bonito.

Eles tinham que ficar 95% do tempo entrevistando os manifestantes: o jovem que está lá, o senhor mais velho que está lá, o comerciante que está lá, o funcionário que está lá, o que tem partido político que está lá, o que não tem partido e está lá, a mulher, o deficiente, o estrangeiro que vive no país, enfim. Mostrar a cara desses manifestantes e as suas opiniões sobre o protesto. Isso sim é jornalismo! Agora ficar dividindo o manifesto em manifesto bom e sem quebra-quebra e manifesto mau e violento, me parece manobra do governo para virar a opinião pública contra o movimento.

Imagino que essa é justamente a intenção.
 
Khomeini foi fomentado pelo ocidente? Khamenei também? Mas saiamos do Islã e embarquemos na Europa cristã. Nela temos o Torquemada, que não é fruto de potências ocidentais.

E o que uma cousa tem a ver com a outra? E não disse que o Ocidente fomentou os santos aiatolás mas eles existem para reagir ao Ocidente, àquilo que o Ocidente realiza, ou tenta realizar.

Não, não coloque palavras em minha boca. Eu sou a favor da liberdade. Sabe um estado laico, onde se você não tem religião ou se você tem e o estado não pode intervir? É isso o que eu falo. O conceito de liberdade e ditadura é o mesmo em qualquer lugar. Logo você que falava "isso é relativismo" está sendo relativista?

:rofl: Nossa, isso é tão, tão, mas tãoooo imbecil que até me abstenho de comentar. Sério mesmo que você acha que os conceitos de liberdade e ditadura são os mesmos em todo lugar e ainda me tenta arrastar pelo nariz com essa provocação pífia em torno da minha condenação do relativismo moral e filosófico? Ah, morfs, vc consegue fazer melhor.

Política não é uma ciência exata. A metafísica é.
 
Isso é para quem não teve o prazer de ver....merece estar em todas as páginas do tópico! É algo que lembrarei daqui a 40 anos....



É, admito que nunca senti alguma coisa parecida com emoção por ser brasileiro como senti agora...eu nasci em 82, lembro levemente dos protestos de 92 (caras pintadas), mas na época eu tinha 10 anos . Hoje, eu vibro e apoio o protesto e iria em um se eu tivesse tempo e dinheiro para me locomover toda semana (já que esse protesto, ESPERO, não seja um fogo-fátuo). Mas o que importa é que o povo está cansado de levar desaforo e ser roubado e destratado na cara larga. É repetido falar em investimento na Educação, Saúde, infraestrutura geral, gerenciamento eficaz do Dinheiro Público, repensar Salários imódicos a Parlamentares, manutenção de Ministérios que não possuem essencialidade. A República não funciona pq talvez devessemos começar do zero. Radicalismo de mudar tudo de uma vez não, mas como nossas opiniões que venham a parecer absurdas podem competir com o absurdo de um Pastor presidir a Comissão de Direitos Humanos e votar na lei da "Cura Gay"? E o que dizer da gloriosa PEC-37 que basicamente trata de minar a função de um Orgão que mais se aproxima do povo que é o Ministério Público?

Existem erros na política os quais se pudéssemos enumerá-los em forma de fezes e pudéssemos colocá-las uma na frente da outra, seria o suficiente para dar a volta em torno do Sistema Solar. O que discordo a respeito dos protestos é comprometer a integridade física de alguém (polícia e mesmo político). Até concordo em tacar o terror e depredar algum veículo que se saiba ser de um Marcos Feliciano ou Renan Calheiros, afinal, é nosso dinheiro que paga o Salário deles, de uma forma ou de outra. Na história da humanidade, grandes mudanças dependeram de mentes que soubessem como protestar, o que e como reivindicar, mas às vezes é preciso ir além do protesto com palavras bonitas e fazer uma pressão psicológica mesmo, mostrar hostilidade de maneira contínua.


Infelizmente tem gente ignorante no meio, chegando a pedir impeachment da Dilma (...), como se os deputados e senadores não tivessem nada a ver com o Estado abusivo que se arrasta há....há....nossa, isso existe desde quando o homem branco viu pela primeira vez um índio aqui nesta terra.
 
Última edição por um moderador:
Então, hoje eu estava desesperado. Todo canal que eu colocava a notícia era a mesma: a divisão do Protesto Bom x Protesto Mau. Não achava uma emissora que me apresentasse um jornalismo mais neutro. Será que a manifestação se resume a Bom e Mau? Será que não existe mais nada? Será que não estão nesse exato momento nos ludibriando novamente com quase todas as emissoras dando a mesma notícia? Isso é normal? Isso é coincidência?

Obviamente os manifestos tem outros aspectos além de bom e mau, mas ainda não ouvi nenhum argumento convincente sobre a legitimidade dos atos violentos (que são repetidamente classificados como minoritários pela "mídia manipuladora"). Adoraria saber pq alguém deveria aplaudir (ou pelo menos não repreender) o vandalismo. Se for pra pensar em algum tipo de manipulação (ou baixa qualidade da informação), eu falaria principalmente da repetição de que as manifestações são em nome da redução da tarifa do transporte público. Parece que a mensagem de "insatisfação com o estado geral das coisas" não é muito bem transmitida, mas também, como faze-lo sendo esse pleito tão heterogêneo?
 
Coluna de Antonio Prata (UOL):

A passeata

Tinha punk de moicano e playboy de mocassim. Patricinha de olho azul e rasta de olho vermelho. Tinha uns barbudos do PCO exigindo que se reestatize o que foi privatizado e engomados a la Tea Party sonhando com a privatização de todo o resto. Tinha quem realmente se estrepa com esses 20 centavos e neguinho que não rela a barriga numa catraca de ônibus desde os tempos da CMTC. (Neguinho, no caso, era eu). Tinha a esperança de que este seja um momento importante na história do país e a suspeita de que talvez o gás da indignação, nas próximas semanas, vá para o vinagre.

Sejamos francos, companheiros: ninguém tá entendendo nada. Nem a imprensa nem os políticos nem os manifestantes, muito menos este que vos escreve e vem, humilde ou pretensiosamente, expor sua perplexidade e ignorância.

Anteontem, depois da passeata, assisti ao "Roda Viva" com Nina Capello e Lucas Monteiro de Oliveira, integrantes do Movimento Passe Livre. Ficou claro que, embora inteligentes e bem articulados, eles tampouco compreendem onde é que foram amarrar seus burros. "Vocês começaram com uma canoa e tão aí com uma arca de Noé", observou o coronel José Vicente. Os dois insistiram que não, o que há é um canoão, e as mais de 200 mil pessoas que saíram às ruas no Brasil, segunda-feira, lutavam por transporte público mais barato e eficiente. A posição dos ativistas de não se colocarem como os catalisadores de todas as angústias nacionais e seguirem batendo na tecla do transporte só os enobrece --mas estarão certos na percepção?

Duzentas mil pessoas de esquerda, de direita, de Nike e de coturno por causa da tarifa?

"Por que você tá aqui no protesto?", perguntou a repórter do "TV Folha" a uma garota na manifestação do dia 11: "Olha, eu não consigo imaginar uma razão para não estar aqui, na verdade", foi sua resposta. Corrupção, impunidade, a PEC 37, o aumento dos homicídios, os gastos com os estádios para a Copa, nosso IDH, a qualidade das escolas e hospitais públicos são todos excelentes motivos para que se saia às ruas e se tente melhorar o país --mas já o eram duas semanas atrás: por que não havia passeatas? Será porque a chegada do PT ao poder anestesiou os movimentos sociais, dificultando a percepção de que o Brasil vem melhorando, melhorando, melhorando e... continua péssimo? Ou será porque agora o Facebook e o Twitter facilitam a comunicação?

Se as dúvidas sobre as motivações --que brotam do solo minimamente sondável do presente-- já são grandes, o que dizer sobre o futuro do movimento? Marchará ou murchará? Caso cresça: conseguirá abaixar a tarifa? E, no longo prazo, terá alguma relevância? Mais ainda: adianta ir às ruas, fazer barulho? Ou a própria passeata extingue o impulso de revolta que a criou e voltamos todos para o mundinho idêntico de todos os dias, com a sensação apaziguadora de que "fiz a minha parte"?

Não tenho a menor ideia, estou mais confuso que o Datena diante da enquete (migre.me/f4UCh), mas num país injusto como o nosso, em que a única certeza parecia ser a de que, aconteça o que acontecer, o Sarney estará sempre no poder, as dúvidas dos últimos dias são muitíssimo bem-vindas.


Fonte
 
Não tive tempo para ler o tópico todo, então vou deixar apenas minhas impressões sobre as manifestações:

A manifestação é justa, mas deve haver um foco do protesto. Protestar em milhões de contextos diferentes segmenta o valor do movimento em pequenas frações.

Não ando de ônibus, mas iria tranquilamente em qualquer manifestação dessas. O problema é que eu trabalho em tempo integral e estudo a noite até às 22:50. Então, fica praticamente impossível tirar algum tempo para isso. Portanto, estou ajudando da forma que eu sei e tenho tempo, que é por trás da tela de um computador com um grupo de colegas de trabalho e amigos que também apoiam o movimento.

O que me preocupa são os oportunistas, tanto manifestantes que querem fazer apenas baderna, quanto partidos que querem partidarizar a situação.
 
Postei isso no facebook agora. Se você concordar, espalhe o mais rápido possível:



ATENÇÃO, MANIFESTANTES: Os Vândalos e os Criminosos estão denegrindo as manifestações, mas eles também podem destruir a economia do país. Aja dessa forma contra eles, se você estiver em uma manifestação:

Os Criminosos estão aproveitando a distração que o movimento cria na Polícia para saquear bancos e lojas. Assim que você presenciar uma cena dessas, mantenha distância segura e ligue para a Polícia (190). Denuncie. Não interfira na ação policial nestes casos, e não se aproxime.

No caso dos Vândalos, eles podem ser duas coisas. A ) Pessoal do governo infiltrado para denegrir o movimento. B ) Arruaceiros idiotas, que querem realmente destruir a nossa cidade. Em ambos os casos, vocês também precisam se afastar. Se ficarem próximos, vão fazer quantidade, e os Policiais terão dificuldade em se aproximar... Vão pensar que todos estão juntos. Nesse caso, também se afastem em grupo e denunciem para a Polícia (190).

É muito importante que essas condutas sejam adotadas nos movimentos. Caso contrário, o nosso país vai implodir.
 
Última edição:
Que isso! Você está traindo o movimento! :lol:

É isso aí, deixem os vândalos isolados e polícia neles.

tumblr_m9y3k1rGn31qa8nkao1_500.gif
 
Obviamente os manifestos tem outros aspectos além de bom e mau, mas ainda não ouvi nenhum argumento convincente sobre a legitimidade dos atos violentos (que são repetidamente classificados como minoritários pela "mídia manipuladora"). Adoraria saber pq alguém deveria aplaudir (ou pelo menos não repreender) o vandalismo. Se for pra pensar em algum tipo de manipulação (ou baixa qualidade da informação), eu falaria principalmente da repetição de que as manifestações são em nome da redução da tarifa do transporte público. Parece que a mensagem de "insatisfação com o estado geral das coisas" não é muito bem transmitida, mas também, como faze-lo sendo esse pleito tão heterogêneo?

Mas alguém deu a entender que o vandalismo é legítimo aqui nesse tópico? Sim, você, imbecil

O artigo que coloquei na primeira página do Pablo Kossa acaba redundando numa encruzilhada: de fato, o vandalismo não é um caminho legal, botar fogo num ônibus é a mesma coisa que queimar comida em greve de fome. Mas eu pelo menos vejo como um tanto quanto inevitável que um protesto consiga reivindicar algo sem um mínimo disso. Não precisa ser apenas no sentido de botar fogo em alguma coisa; na verdade, a violência que um protesto pode demandar, tirando o juízo de valor do termo "violência" (falo mais num âmbito zizekiano), está sempre presente. Seja num Gandhi que fazia a produção parar, seja na Marcha das Vadias que mostra mulheres com os seios de fora e dizendo que o corpo é delas. Isso pra sociedade é uma violência (em Guarulhos, manifestantes da Marcha das Vadias foram presas, afinal!), do mesmo jeito que nos primórdios da Parada Gay ver aquela manada de gays era visto pra sociedade como uma violência absurda.

Não sei se consegui chegar bem ao que você estava querendo, pois acho que deixei a coisa no ar. Respondi uma pergunta com uma resposta tão vaga que só ajuda a multiplicar as perguntas. E reconheço que meu argumento possua furos, em possuir um caráter abstrato: por exemplo, se digo que toda manifestação deve possuir uma dosagem, mesmo que pequena, de contestação, de violência, de você-sabe-qual-palavra (vandalismo), então nós podemos incorrer num perigo: imagina só 100 mil pessoas fazendo um pouquinho de vandalismo, a merda que não vai dar!

É um paradoxo, é um contrassenso. Mas quem disse que uma sociedade não precisa de contrassensos?, ainda mais em situações-limite como a situação de um protesto? Devemos, é claro, a todo custo manter um protesto pacífico mas que não abra mão de contestar -- mesmo porque existem ene formas de se contestar. Mas agora se o resultado for um pouco de iconoclastia... Por mais irresponsável que isso seja (e reconheço que é bastante), acho que ainda tá valendo.

Em relação às manifestações, concordo com muitos que dizem que falta foco. Mas, se considerarmos que passamos um bom tempo deitados em leito esplêndido, talvez seja comum que o brasileiro queira apenas gritar, queira apenas acordar o gigante e pensar: "ei!, nós podemos fazer isso!"

Claro que existem problemas nesse tipo de coisa, pois a ideia da gota d'água, se é uma ótima metáfora para algumas coisas, para outras é um problema. Oras: a gota d'água é o que faz o copo transbordar. Mas nós estamos aptos a saber manejar tudo aquilo que vai ser transbordado? A história nos mostra que a gestão de uma revolução, ou mesmo de um protesto, é uma tarefa muito mais delicada que o protesto em si.

Quando você vê pessoas pedindo impeachment pra Dilma, isso é perigoso. Tirar uma presidenta e não ter a mínima ideia de quem colocar no lugar é uma brecha para um golpe. Não podemos aliar descrença política com esse protesto, abrindo mão de uma forma de fazer política (voto, representatividade) porque descobrimos outra (manifestações, participação direta). Fazer política requer os dois. Não podemos nos deixar levar por essa coisa de "nós X congresso", como se isso fosse Mortal Kombat. Mesmo que o presidente fosse o Malafaia com o Bolsonaro de vice, e o Feliciano na CDH (oh, wait), eu ainda assim olharia com cautela essa coisa de chutar um presidente e ficar com cara de vento na hora de responder "uhul!, vamos colocar quem, negada?"

Outra coisa importante é essa coisa do a-partidarismo... A-partidarismo não é anti-partidarismo. Concordo com o Kurt quando ele diz:

O que me preocupa são os oportunistas, tanto manifestantes que querem fazer apenas baderna, quanto partidos que querem partidarizar a situação.

Mas a disputa de partidos por uma aproximação com os movimentos não é ilegítima. Acho até mesmo que deve ser feita... Claro que, mais uma vez peço cautela, pois a coisa não pode virar um campo de manobra. O gigante acordou, é verdade, o filho não foge à luta, mas convenhamos que o que tem de filho porra-louca por aí... Quando falamos em gigante, devemos sempre nos lembrar no conceito de relação social de Weber: ele apenas existe enquanto as pessoas estão criando esse mesmo gigante, enquanto as ações sociais que fazem vão para esse mesmo ponto em comum. Ele não existe no coração de todos nós, mas nas ações que todos estamos dispostos e estamos fazendo.

Enfim. Aquele lance que estão compartilhando no facebook:

"Se você é contra partidos, lembre-se: a ditadura também era."

Pode ser heroica essa coisa de fazer uma manifestação e não precisar mais desses políticos corruptos. Eu, como comunista desiludido, às vezes até me animo com essa ideia... Não fosse o fato de que, nas condições atuais, prescindir do Estado é demandar mais Estado.
 
Última edição:
Voltando no tempo, dois anos atrás eu tinha apontado a propaganda de "céu cor de rosa" do governo brasileiro sendo empurrada, pouco a pouco, indiscriminadamente inspirada de regimes tipo Venezuela e Bolívia. A ocorrência da floresta de bandeiras e demandas diversas sob o mesmo guarda-chuva é sinal do mar de gargalos escondida por uma fachada que dava a impressão de que a economia era sólida e confiável, mas embaixo era na verdade muito frágil e delicada. Parecia praga minha querendo agourar, mas não era. Úia:


Protestos despertaram Brasil para realidade, diz sociólogo francês

"A situação (econômica e social) no Brasil vinha sendo descrita de maneira exageradamente cor-de-rosa", disse o sociólogo em entrevista à BBC Brasil.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/06/130619_protestos_touraine_df.shtml

Foram mais de 2 anos para o mainstream europeu começar a enxergar o que já era evidente, então eu só adicionaria algumas linhas na apreciação do cidadão acima. Para não premiar a pressa de ninguém eu diria que a impressão do "céu cor de rosa" ainda permanece dentro do nosso país sem que ela nunca tenha se desfeito (apesar de lá fora eles terem se curado mais rapidamente). A confusão interna persiste (gerando divisão) e o populismo se espalha e contamina a economia igual a promiscuidade envenenadora de mercados como as dos países europeus.

Também pudera, se a modinha na sociedade tem sido se relacionar com estranhos a qualquer custo, sem pensar no futuro, então o buraco da luta é mais embaixo, bem mais embaixo...
 
Última edição:
@Mavericco

Não vou quotar pra não deixa o post imenso.

Em primeiro lugar, não sei se alguém aqui no fórum acha os atos de vandalismo legítimos. Se alguém acha, diga. Eu concordo em parte com você. Realmente há diversos tipos de violência, mas isso não torna a destruição de patrimônio público menos condenáveis. Se formos rigorosos, podemos chamar de "violência" até mesmo o fato da multidão parar o trânsito e gerar trastorno. Só que eu acho que isso é flexibilizar além da conta a ideia, né? Eu concordo, no entanto, que toda manifestação precisa impactar de alguma forma. Há formas e formas, no entanto.

Sobre a heterogeneidade dos manifestantes, não vejo isso como um absurdo em si. Esse é um momento de revolta generalizada, embora os jornalistas não sabiam (ou não querem) explicar, falando apenas que é um movimento pela redução das tarifas dos transportes públicos. A impressão que eu tenho, não sei se estou falando uma bestaira muito grande, é que além da corrupção, as pessoas estão de saco cheio com o excesso de centrismo político. Também não critico pq o movimento só aconteceu agora. Acho que isso não faz muita diferença. O que importa é que está acontecendo e que esperamos bons desdobramentos, de preferência democrático. Afinal de contas, não vivemos aqui exatamente a mesma situação dos países do Oriente Médio, né?
 
malzzzz aí mas não li as duas últimas páginas (to lendo o livro do neil gaiman, sue me), mas acabei de ver umas coisas no facebook que acho que tem um pouco a ver com o que comentei em um outro post aqui do fórum >> http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=146741&page=4&p=2574015&viewfull=1#post2574015

a notícia: Juiz eleitoral quer Facebook fora do ar no Brasil por 24 horas. tem gente compartilhando, gente falando Ó A CENSUUUUURA etc. mas aparentemente não tem gente clicando na porra do link para ler a matéria, escrita EM AGOSTO DO ANO PASSADO e referente às eleições municipais.

aí depois gente compartilhando isso aqui: APÓS REUNIÃO, DILMA AMEAÇA TIRAR INTERNET DO BRASIL SE CONTINUAR AS MANIFESTAÇÕES. sem aparentemente ter clicado na porra do link para ler no fim da matéria a frase "Esta matéria criada com intuito de descontrair os leitores Portal Atualizando, a mesma não se trata de uma matéria verdadeira, por isso não leve-a à sério."

nossa, cambada de jacu. :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo