• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clássico: Balrogs tem asas?

Primeiramente, desculpe pela ironia, mas eu tinha achado o tom da tua resposta um pouco presunçosa. Concordo que a gente deva tentar manter um tom mais amigável.

[Acho que é aqui que a gente aperta as mãos, segundo o roteiro... ]

Cara,
Estou viajando nas próximas duas semanas e acho que nossa dscussão vai esfriar um pouco, mas não se preocupe: estou comprando o HoME 12 e prometo lê-lo neste período, para que a gente dê continuidade com mais embasamento da minha parte.

Embora seus argumentos sejam fortes, continuo achando que ambas as facções têm seu embasamento e que dificilmente esta questão terá um veridicto absoluto.

Pois, caso contrário, não seria até hoje um dos assuntos mais polêmicos em todos os fóruns sobre Tolkien.

Me aguarde.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
Bem, acho que eu cheguei um pouquinho atrasada na discussão. Apesar de que eu ache que esse negócio de balrogs com asas seja brega... balrogs têm asas. não vou argumentar aqui pois há muitas coisas a serem ditas, mas fica uma dica; na seção Michael Martinez, aqui mesmo na Valinor há um texto muuuuito interessante sobre o assunto e que realmente me connvenceu que balrogs têm asas.
P.S.: Esse "tal de Michael" deve ser advogado, o cara tem o dom. acho que ele conseguiria inocentar até o Hitler.
 
quote:
na seção Michael Martinez, aqui mesmo na Valinor há um texto muuuuito interessante sobre o assunto e que realmente me connvenceu que balrogs têm asas.
P.S.: Esse "tal de Michael" deve ser advogado, o cara tem o dom. acho que ele conseguiria inocentar até o Hitler.


Aquele texto é muito cheio de furos... vai ser refutado logo por um texto da Equipe Valinor... aquele texto mal escrito, do Martinez, só me convenceu mais que os Balrogs NÃO têm asas
 
quote:
Aquele texto é muito cheio de furos... vai ser refutado logo por um texto da Equipe Valinor... aquele texto mal escrito, do Martinez, só me convenceu mais que os Balrogs NÃO têm asas


Em mim também teve o mesmo efeito... o cara é um grande falacioso isso sim...



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
quote:
Primeiramente, desculpe pela ironia, mas eu tinha achado o tom da tua resposta um pouco presunçosa. Concordo que a gente deva tentar manter um tom mais amigável.

[Acho que é aqui que a gente aperta as mãos, segundo o roteiro... ]


Com certeza... E o assunto nem vale uma briga...
Só não vale beijinho...

quote:
Pois, caso contrário, não seria até hoje um dos assuntos mais polêmicos em todos os fóruns sobre Tolkien.


Eu o considero polêmico, simplesmente, proque a maioria não leu o HoME 12. Assim que você lê-lo. Poderá mudar um pouco de idéia.

quote:
Me aguarde.


Estarei aguardando...



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
Bom, deviamos mudar o nome desse tópico pra GLIND (R), já que estamos discutindo asas de balrog e Glorfindels...só está faltando waffer de morango...hehehehe

Bom, mas já que tocaram no assunto do Glorfindel, vou fazer um gancho em asas de balrog:

1) O Balrog que lutou contra Gandalf caiu!
ISSO É FATO! ELE CAIU NO PRECIPÍCIO!
2) O Balrog que lutou contra Glorfindel caiu!
ISSO É FATO! ELE CAIU NO PRECIPÍCIO!

Conclusões:
1) Asas e precipícios não combinam, ou seja, as asas não funcionam em presença de precípicios (esta é para os teimosos que ainda insistem em acreditar que balrogs tem asas)
2) BALROGS NÃO TEM ASA, É ÓBVIO!



Glaurung, o urulóki
 
quote:
Bom, deviamos mudar o nome desse tópico pra GLIND (R), já que estamos discutindo asas de balrog e Glorfindels...só está faltando waffer de morango...hehehehe

Bom, mas já que tocaram no assunto do Glorfindel, vou fazer um gancho em asas de balrog:

1) O Balrog que lutou contra Gandalf caiu!
ISSO É FATO! ELE CAIU NO PRECIPÍCIO!
2) O Balrog que lutou contra Glorfindel caiu!
ISSO É FATO! ELE CAIU NO PRECIPÍCIO!

Conclusões:
1) Asas e precipícios não combinam, ou seja, as asas não funcionam em presença de precípicios (esta é para os teimosos que ainda insistem em acreditar que balrogs tem asas)
2) BALROGS NÃO TEM ASA, É ÓBVIO!



Glaurung, o urulóki




Desculpe-me Glaurung, mas essa questão de óbvia não tem nada. Em primeiro lugar porque o próprio Tolkien mudou de idéia quanto a esse personagem ao longo de suas obras.

Em segundo, como já disse, até agora os argumentos favoráveis às asas PARA MIM são mais concretos. Mas se para você não são, tudo bem . Só não dá para dizer que é óbvio, porque não é.

Terceiro, se o Balrog era um Maia, porque deveria se preocupara em voar, quando claramente, desde o começo seu alvo era Gandalf ? Quem disse que ele precisava voar? Ele só precisava puxar Gandalf para baixo...

Quarto. Lembra de Smaug ? Ele tinha asas certo ? Ele voava certo ? Era quase indestrutível, certo ? Então pq ele caiu quando foi ferido ?

Não vejo nada de óbvio na afirmação de que os Balrogs não tem asas. Só existem "evidências" dos dois lados. E os dois lados podem ser refutados por outras "evidências".

Apenas faz mais sentido para mim um determinado lado...

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Bem... certamente existem muitíssimas formas de refutar as idéias do Glaurung, porém as usas estã muito furadas.

quote:
Terceiro, se o Balrog era um Maia, porque deveria se preocupara em voar, quando claramente, desde o começo seu alvo era Gandalf ? Quem disse que ele precisava voar? Ele só precisava puxar Gandalf para baixo...


Você está dizendo que a idéia era se suicidar levando Gandalf junto? Após se esconder por séculos em Moria, seria essa a idéia que ele tinha de defesa da passagem por Moria?
Realmente ele pode não ter voado por ter sido pego desprevinido. E como um paraquedas em pane, não conseguiu desfraldar suas asas. Mas achar que ele quis conscientemente cair me parece estranha.

quote:
Quarto. Lembra de Smaug ? Ele tinha asas certo ? Ele voava certo ? Era quase indestrutível, certo ? Então pq ele caiu quando foi ferido ?


Exatamente por ter recebido uma flechada mortal... OU você acha que alguém morrendo tem forças para bater as asas freneticamente... =oP

quote:
Não vejo nada de óbvio na afirmação de que os Balrogs não tem asas. Só existem "evidências" dos dois lados. E os dois lados podem ser refutados por outras "evidências".


Aí concordo... mas que a termo figura de linguagem deveria ser melhor estudo no colegial, a isso deveria sim... Assim o povo saberia que: "COMO asas" é semelhante a asas! Não asas reais... =o)

Glaurung!!! Postaa Glind(r) aqui para o povo ler... senão isso fica interminável!!! hehehehe


Apenas faz mais sentido para mim um determinado lado...

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."


[/quote]

Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
Sem problemas!!

Mas não vejo qual o problema de a discussão estar se alongando... Eu acho ótimo!!
(A propósito, o que é Glind ?)

Só para aparar umas arestas, eu não disse que o Balrog tentou o suicídio!! Disse que ele tinha perfeita consciência de seu poder e quando caiu, só se preocupou em puxar Gandalf junto, porque sabia que não iria morrer.

Quanto à metáfora, gostaria de lembrar dessa passagem novamente, mas vou fazê-lo na língua original, para ficar mais próximo do que Tolkien escreveu :

1)"the shadow around it reached out LIKE two vast wings" . Se vc pegar esse trecho separadamente, realmente parece não haver asas porque se tratava de uma sombra, mas...

2)"what it was could not be seen: it was LIKE a great shadow, in the middle of which was a dark form, of man-shape maybe yet greater" . Se o uso que Tolkien fez para a palavra "like" aqui significa que não havia asas, então tambén não havia sombra!!!! E se não havia sombra, não poderia ter "reached out like two vast wings".

Não sei se ficou confuso...



"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Hehehhehe

A GLIND (R) é coisa do Deriel e eu não tenho mais os tópicos que ele postou uma vez....

Quanto ao Smaug, ele CAIU porque LEVOU UMA FLECHADA no seu ponto fraco (os dragões de Tolkien são vulneráveis na região abdominal), apesar de Smaug ter tentado proteger-se colocando "pedrinhas" incrustadadas na sua barriga ele deixou um "ponto fraco" aberto para que Bard mandasse sua flecha certeira...e além do mais, no caso de smaug e ancalagon Tolkien disse COM TODAS AS LETRAS que eles tinham asas, e não que tinham SOMBRAS que pareciam asas.

Quanto as modificações que os Balrogs foram sofrendo durante o desenvolvimento da obra de Tolkien aí sim FICA MUITO MAIS CLARO QUE OS BALROGS NÃO TINHAM ASAS. Se não me engano, na primeira versão(lost tales ou algo do tipo) os Balrogs eram "cavaleiros" ... No silmarillion, os balrogs SEGUIAM GLAURUNG POR TERRA E NÃO VOAVAM.

E depois convenhamos que se os Balrogs tivessem asas eles tinham achado Gondolin muito mais facilmente, já que ficava ali pertinho de Angband, então não faz sentido QUE ELES TENHAM ASAS.

E além do mais, o Balrog que enfrentou o Glorfindel também caiu no abismo. Aí eu te pergunto, então porque este aí não voou?



Glaurung, o urulóki
 
Acho que essas asas eram só enfeites....heheheh

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Acho que essas asas eram só enfeites....heheheh

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"



UHAUHAUHUHAUHAUHAUHA!!!!
isto mesmo... devia ser fashion naquela época usar estes acessórios

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Tô começando a achar que o Balrog do cinema tomou "Redbul", aliás seria uma ótima propaganda : o Balrog ( sem asas ) aparece e sem mais e nem menos tira uma latinha de Redbul do bolso(??) e diz: - Redbul te dá aaasasss - e sai voando.

Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
quote:
Tô começando a achar que o Balrog do cinema tomou "Redbul", aliás seria uma ótima propaganda : o Balrog ( sem asas ) aparece e sem mais e nem menos tira uma latinha de Redbul do bolso(??) e diz: - Redbul te dá aaasasss - e sai voando.

Thorongil



HAHAHAHAAHHAAH

Essa foi boa!
RedBalrog te da asas!!!!!!


Glaurung, o urulóki
 
hahahaha!!! Indiscutivelmente uma das melhores piadas feitas neste fórum até agora!
Merece várias caretinhas


"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Thorongil, essa foi muuuuito boa!!
Acho que nunca mais vou poder ver uma propaganda de RedBull e não rir!!


----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
hahahahhahaha!!!!

mto legal a piadinha Thorongil!!!!!!

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"Arwen is the beautiful and bewitching elf who must choose between immortality and love."
 
HAHAHAHAHA, é só eu imaginar a cena que não consigo me segurar
Aqui em casa ninguem entende nada quando passa essa propaganda e eu começo a dar gargalhadas, só espero não ter um acesso de riso no cinema quando aparecer o Redbalr... quer dizer o Balrog de asas

Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")

Edited by - thorongil on 01 September 2001 01:13:09
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo