• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CLAMP - Está no auge ou já foi melhor?

Melian_ a maia

Eu não sou um
A CLAMP é um dos estudios mais famosos do Japão, com várias histórias implacadas e inesqueciveis, não existe sequer umapessoas que se diz gostar de anime que não tenha lido/visto algo da Clamp.
Porém, recentemente muitas reclamações tem sido feitas, vi em vários lugares as pessoas dizendo
"CLAMP não é mais a mesma", "saudade de quando a CLAMP prestava" e etc...
Queria saber de vc´s se esse sentimento é mutuo,vc´s tbm acham que a CLAMP já foi boa, ou acham que ela está no auge agora, e por isso está desagradando os fãs mais antigos??

P/ Facilitar...
Vou por aki os trabalhos da CLAMP e se possivel as datas, p/ haver uma ordem corológica das coisas.

Rg Veda 1989
Tenshi no Bodyguard 1989
Shiawase ni Naritai 1990
Tenku Senki Shurato Original Memory: Dreamer 1990
Koi Wa Tenka no Mawarimono 1990
20 Mens ni Onegai!! 1990
Tokyo Babylon 1990
Clamp School Detectives 1992
Duklyon: Clamp School Defenders 1992
Shirahime - Syo: Snow Goddess Tales 1992
X 1999 1992
Magic Knight Rayearth 1993
Sohryuden: Legend of the Dragon Kings 1994
Left Hand 1994
Miyuki-chan in Worderland 1995
The One I Love 1995
Yumegari 1996
Sakura Card Captor 1996
Wish 1996
The Legend of Chun Hyang 1996
Clover 1997
Suki Dakara Suki 1999
Angelic Layer 1999
Gohou Drug 2000
Chobits 2001
Ano hi Wo Shiru Mono Wa Saiwai de Aru 2002
Murikuri 2002
Tsubasa: Reservoir Chronicle 2003
XXX Holic 2003
Kobato 2005
---

Sei que estão se perguntando pq o Code Geas não está na lista..
Respondo: Pq Code Geas não é uma obra puramente delas, elas fizeram somente a arte do anime. Tem outros nessa condição, são esses:

Koi, Night Head, Oshiroi Chouchou, Rex: A Dinosaur Story, Sohryuden: Legend of the Dragon Kings, Shu no Ketsumyaku, Sweet Valerian, Mouryou no Hako.
 
Última edição:
A CLAMP continua a mesma, o que mudou foram os leitores que estão cada vez mais exigentes. Se for analisar a obra do estúdio, não houve saltos estéticos, enredo e diagramação. A qualidade dos textos e personagens marcantes estão lá, mas parece que só isto não basta. E, em matéria de animê e mangá, não dá pra ficar estagnado, não. Vide obras recentes como Naruto, Bleach, Death Note, Welcome To NHK, Monster, MPD Psych, Nana etc..., são mangás que trouxeram alguma inovação em um mercado pra lá de saturado e competitivo.

Claro... de RG Veda até XXXHolic, a CLAMP deu uma leve decaída :mrgreen:
 
Essa 1° obra da CLAMP e essas aí só com participações eu não conheço, com excessão do Code Geas.
eu amo muito o traço da Clamp, sempre achei lindo, só q recentemente pegou lá a fama das pernas e braços cumpridos, mas descobri q tenho razão (mesmo o pessoal daqui dizendo q não notou), porque são duas gurias q desenham na clamp e o traço q eu gosto é de uma (sakura cc e chobits) e o traço q eu não gosto é da outra (Code Geas,Tsubasa) Desenhistas diferenes, traços diferentes ^^.
Confesso que gostei de xxx holic é diferente, mas o que anda saturando a CLAMP mesmo e a repetição de personagens, já tem 3 trabalhos delas que o mokona aparece, sem mencionar o Tsubasa q aparecem todos os personagens famosos deles. Tem outras obras q os personagens se repetem tbm...
Crise criativa????
 
Última edição:
Hãhn... peço desculpas, mas não conhece Rayearth? Passou por estas bandas aqui já faz um bom tempo.

Aqui tem uma pequeno resumo com fotos e a autoria de cada uma das integrantes do estudio: [ame=http://pt.wikipedia.org/wiki/CLAMP]CLAMP[/ame]
 
CLAMP tem um estilo só delas que na minha opinião é agradável e interessante por ser diferente. Code Geass pode não ter sido totalmente delas mas mostra o quanto elas são competentes mesmo assim. X é ótimo, trágico e criativo. Sakura Card Captors eu adoro e Tsubasa ficou uma coisa meio cansativa mas a idéia também foi ótima, fora que ficou bonito o traço.

Não acho que elas tenham decaído, para um grupo de tantos trabalhos é normal um trabalho sair inferior e outro melhor, vai muito do gosto do público também.

By Raphael Silvério
O que tem 108 habilidades secretas
 
Hãhn... peço desculpas, mas não conhece Rayearth? Passou por estas bandas aqui já faz um bom tempo.

Aqui tem uma pequeno resumo com fotos e a autoria de cada uma das integrantes do estudio: CLAMP

Não entendi a sua pergunta...
Eu disse q tem 3 obras q o mokona aparece...
Tava me referindo a GM de Reyarth, tsubasa e xxx holic.

Eu vi Reyarth quando passou na tv, há muitos anos atrás, baixei a 1° temporada p/ matar a saudade mas é muito rpg p/ mim, tem cara e musiquinha de jogo, nos dias de hj não dá mais p/ assistir com os mesmo olhos da época.
 
Acessei o link da Wiki que vcs pasaram e vi a MOKONAAAAAAAAAAAA!!! ^_^ Tá titia já.

E meu deus, com as três tavam mal vestidas ein?

By Raphael Silvério
Fashion Shooter
 
hahahaha
Acho q elas não tem muito bom gosto não >.<
Pelo menos nos animes elas faziam roupas muito bonitas p/ personagens, pelo menos no chobits e no Sakura sim, agora os outros são meio monica, não troca de roupa kkkkk

Eu tbm achei bem estranho quando vi q a desenhista chama-se mokona, p/ um bichinhu até q o nome é legal, mas p/ uma mulher? Tossssco! hahahah
 
Só sei que a Yuuko-san sempre se veste muito bem. :mrgreen:

Sobre o tópico, para mim a Clamp sempre esteve como Clamp. Quem ama os traços não perde um anime, agora aqueles que odeiam acabam vendo nenhum e não adianta nem tentar argumentar que a história é ótima.

Eu confesso que não assisti muitos animes da clamp e tem muitos que não vou nem chegar a conferir.
 
Clamp ja foi boa?

Não so la fan dela não, mas de acordo com as minhas discurções com uma amiga, a clamp ta precisando de uma reforma geral, pra ver se melhora.
 
Eu só vi (um pouco) de Sakura e "Guerreiras Mágicas"


Ouvi falar bem de XXX Holic (e teve duas meninas que fizeram cosplay no AnimeVale que estavam muito bem vestidas) mas fora isso...nada sei sobre o que falam


:D
 
Eu não conheço todas as obras, só as que vieram pra cá e Clover...
eu não acho que o grupo tenha decaído não, o traço mudou sim, mas isso é normal, a tendência é deixar o traço mais limpo e simples. Quanto as histórias e o reuso de personagens, eu não acho que tenha sido negativo, para mim elas estão tentando criar um mundo que englobe todas suas histórias já prontas, no início em Tokyo Babilon + X + Clamp School Detectives, depois Chobits + Angelic Layer, e princiálmente em Tsubasa. Talvez não, mas é impressão que eu tenho:think:, e ainda adoro os mangás do CLAMP.
 
Eu não conheço todas as obras, só as que vieram pra cá e Clover...
eu não acho que o grupo tenha decaído não, o traço mudou sim, mas isso é normal, a tendência é deixar o traço mais limpo e simples.

É, também concordo. Evolução é importante em qualquer lugar.

Quanto as histórias e o reuso de personagens, eu não acho que tenha sido negativo, para mim elas estão tentando criar um mundo que englobe todas suas histórias já prontas, no início em Tokyo Babilon + X + Clamp School Detectives, depois Chobits + Angelic Layer, e princiálmente em Tsubasa. Talvez não, mas é impressão que eu tenho:think:, e ainda adoro os mangás do CLAMP.

Não é negativo fazer crossover e fanfic de sua própria obra???

Isso me lembra o Nienmeyer, que teve de ser proibido de mexer no restauro de uma obra importante dele. Não que eu ache o que ele faz grande coisa (na verdade, acho a maioria uma grande porcaria: deserto de cimento do memorial da america latina pra começar).

Mas se a coisa foi patrimoniada DE UM JEITO a obra é DAQUELE JEITO E ACABOU. A maior heresia é "melhorar" ou "retocar" ou "reinterpretar" conforme o gosto do fregues da ocasião, mesmo quando é o próprio autor.

Pensemos na 9a. sinfonia de Beethoven. Imagine que ele voltasse a escutar e quisesse "melhorar" aquela obra. Quem pode dizer o estrago que o próprio Beethoven faria à sua obra prima: talvez ela seja assim forte porque ele estava ficando surdo, oras!

Há outras coisas a serem feitas, outras obras a serem pintadas, esculpidas ou bordadas. Um escultor sabe que se forçar a barra, a estátua racha e não há nada no mundo que conserte mármore depois que você estragou.

Mas no caso, nem é isso: é o que falei, fazer crossover e fanfic de sua própria criação é deprimente.
 
P/ mim a marca da CLAMP sempre foi o cuidado o jeito como desenham, eu nem gostei tanto da história de X, mas as roupas, os cabelos me encantaram! Achei lindo os detalhes, o fascinio que elas tem pelas asas, Sakura não me desepcionou as roupas que ela usava p/ selar as cartas eram lindas, Chobits tbm, a Chii sempre usa vestidos lindos e a Freyaquando aparece tá sempre de gotic lolita (q é um estilo que eu acho lindinhu d++) e sempre mudando que é uma coisa que eu gosto, não é igual a Mônica q tá sempre com o mesmo vestido (tipo naruto), as roupas da Yuuko são lindas (xxx holic) tava olhando umas imagens e meu ela usa uns kimonos q são show!!! E a personalidade dela é legal tbm, é um pouco diferente do q se espera. Vi umagarota amiga da minha prima decosplay de Yuuko, ela ficou muito linda, e olha q ela nem tem o perfil, ela é baxinha e branquela,o ultimo cosplay dela foi de Misa Misa, por aí vc´s veem a diferença
 
bom a Clamp fazem ums animes que não é muito a minha cara mais não posso julgar porque muita gente gosta mais agora com esse traço que estão desenhando ficou muito estranho aqueles braços maiores que o corpo, muito estranho
se fizessem os traços antigos tipo Sakura, Chobits que eram legais bem desenhados e bem detalhados ficariam bem melhor
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo