• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cisne Negro (Black Swan) 2010

Eu acho que aparecer na apresentação

ainda pode ser uma alucinação. são mais os momentos em que elas dialogam/se confrontam que me deixavam achando que não poderia ser, mas tinha coisas ali que me deixavam com a pulga atrás da orelha. como quando ela chega em casa chamando pela mãe, tá tudo quieto e todos os cômodos vazios, e aí do nada aparece a mãe com um puta bolo para comemorar.

uma pessoa levantou lá na valinor a questão da possibilidade

de alguém dançar como ela dançou estando ferida. essa questão me fez pensar que o ferimento no final pode ser alucinação tb.
 
Não tinha pensado dessa forma Anica, mas até que faz sentido.
Uma coisa que eu fiquei pensando ontem antes de dormir e que não tinha me ligado, é que a Nina já tava doidona antes mesmo do Swan Lake, eu pensava que isso desencadeou tudo, mas na verdade não.

Cena mais bizarra do filme: o velho safado imaginário do metrô.


Agora algumas perguntas:
Qual o sentido da Nina alucinar que a Beth se esfaqueou? Por que ela arranha as costas? E qual o sentido de sair algo das costas quando ela coça (não sei se é pelo) e a perna dela virar que nem curupira - pois que eu me lembre um cisne não tem a perna virada...
 
Anica disse:
Eu acho que aparecer na apresentação

ainda pode ser uma alucinação. são mais os momentos em que elas dialogam/se confrontam que me deixavam achando que não poderia ser, mas tinha coisas ali que me deixavam com a pulga atrás da orelha. como quando ela chega em casa chamando pela mãe, tá tudo quieto e todos os cômodos vazios, e aí do nada aparece a mãe com um puta bolo para comemorar.

uma pessoa levantou lá na valinor a questão da possibilidade

de alguém dançar como ela dançou estando ferida. essa questão me fez pensar que o ferimento no final pode ser alucinação tb.

Eu também achei meio implausível ela dançar com o ferimento.Mas eu acho que
Ela tampou o lugar dele na roupa com um frufru sei lá, foi o que eu pensei ter visto, porque a roupa dela tava com sanguinho no vestiário, mas quando ela começou a dançar tava branquinha e o sangue só voltou no final da apresentação.Mas depois que a muié alucina que tá virando ganso, vê uns desenhos falando com ela e dá/nãodá pra Mila Kunis eu não duvido que ela consiga dançar o maldito balé com um ferimento.
 
Acho que é o que você disse, Shiryu, ela...

já estava loqueando antes. o filme já começa com ela lelé, mas não percebemos. nisso entraria a mãe como alucinação, mas tem também aqueles momentos como quando ela se vê vestida de preto no corredor da estação de metr

sobre o que vc comenta

das transformações, não é pelo, é pena que sai. é meio tosco mas eles dão a entender que ela está virando o cisne negro. alucinando que está virando o cisne negro.

edit:

felipe, se a mancha aparece e some é só mais um indício de que

ela estava alucinando inclusive sobre o ferimento. btw, eu acho que o problema de dançar ferida nem é ela esconder a mancha de sangue, mas fazer o puta esforço que o balé requer com um furo no bucho, hehehe
 
Quanto à dança:
Eu também pensei no esforço para dançar ferida e não como esconder o ferimento. Mas se ela alucina até isso, então na verdade ela nem dança e na verdade deve estar internada num hospício, porque depois o Thomas fala para chamar ajuda - o que seria meio idiota se ela não tivesse se esfaqueado. Ou seja, o filme todo seria uma alucinação

Quanto às minhas perguntas:
Eu entendi a transformação, mas quando ela tá em casa, o olho fica vermelho (bizarro), o que sai para mim não parecem penas, e porque girar as perninhas da mulher? Além disso, ainda não entendo o sentido da Nina alucinar que a Beth se esfaqueou.
 
ah, tá cheio de spoiler, quem não viu o filme por favor, não leia.





Eu também pensei no esforço para dançar ferida e não como esconder o ferimento. Mas se ela alucina até isso, então na verdade ela nem dança e na verdade deve estar internada num hospício, porque depois o Thomas fala para chamar ajuda - o que seria meio idiota se ela não tivesse se esfaqueado. Ou seja, o filme todo seria uma alucinação

se for pensar, ela deitada e várias bailarinas e thomas ao redor, a ideia do hospício cai bem, né? tipo, thomas o doutor e as bailarinas enfermeiras.

Eu entendi a transformação, mas quando ela tá em casa, o olho fica vermelho (bizarro),

o olho vermelho é do cisne negro, ele se repete quando ela está fazendo a apresentação

o que sai para mim não parecem penas,

mas é, é pena molhada, como se estivesse dentro dela e saindo cheia de sangue e o que mais tivesse debaixo da pele dela.

e porque girar as perninhas da mulher?

pra ficar parecida com a de um cisne, ué

4-TRUS-feeding-MagnessLak.jpg


Além disso, ainda não entendo o sentido da Nina alucinar que a Beth se esfaqueou.

beth está num hospital né? vai que ela alucina criando beth, mas na realidade é ela que está lá? to pirandinho, essa parte da beth é meio difícil de encaixar mesmo.
 
SPOILER AHEAD


Jurava que o bicho tinha perna reta XD. BTW, o pernina estranha, parece que não se sustenta. O olho vermelho eu tava ligado, só disse para mostrar a parte do filme que eu estava falando.

Pô, agora estou cada vez mais tendendo para que o filme todo seja uma alucinação. Tava pensando na parte da Beth, me lembrei que ela se transforma na Nina quando está se esfaqueando, que foge para casa e encontra ela mesma endemonhada e sangrando na roupa do hospital. Talvez foi um esforço da mente da Nina para mostrar que ela era a louca, ela que estava internada e tudo era craziness.

Outra coisa, agora também acho que a mãe é alucinação, tanto pela suas aparições, como pelo fato dela só aparecer junto da Nina (à exceção do final).
 
puxa, q viagem essa d v6, hein? eu sou + d me ater ao q aparece na tela, o resto soa mto como especulação e ñ interpretação. falar q ela estava louca imaginando tudo tira a graça do filme, e ele ñ induz isso em nenhum momento. tb dizer q ela ñ estava ferida tira o brilho do final, o esforço dela em dançar e a queda. tá certo q tudo soa inverossímel, mas a magia do cinema ñ é ser 100% realista.

ah, e essas tags d spoilers já tavam cansando mesm.
 
JLM disse:
puxa, q viagem essa d v6, hein? eu sou + d me ater ao q aparece na tela, o resto soa mto como especulação e ñ interpretação. falar q ela estava louca imaginando tudo tira a graça do filme, e ele ñ induz isso em nenhum momento. tb dizer q ela ñ estava ferida tira o brilho do final, o esforço dela em dançar e a queda. tá certo q tudo soa inverossímel, mas a magia do cinema ñ é ser 100% realista.

ah, e essas tags d spoilers já tavam cansando mesm.

É verdade, com certeza interpretar que tudo é alucinação apaga um pouco o brilho do final, além de ser só especulação, mas especular é legal.
 
eu acho que a partir do momento que rolou a alucinação do ferimento com a lily, isso dá margem para a interpretação que não era só ali. btw, o sexo com lily foi alucinação tb, e não dá para esquecer daqueles momentos que ela se via vestida de preto. isso não está sendo tirado do nada, não é piração aleatória e nem tira o brilho do filme. pelo contrário, acho MUITO legal que um filme faça as pessoas pensarem depois que acabe, levantando questões que possam ser respondida de formas variadas (como está sendo o caso de Black Swan).

edit: ups, para não falar do mais óbvio, as alucinações com a transformação física passando de nina para cisne.
 
[align=justify]Bom, vamos lá dar pitaco.

Primeiramente tenho que dizer que concordo com o JLM no que diz respeito a ela estar se transformando e as especulações de vocês a respeito das alucinações dela: acho que tudo isso é meramente auxiliar no filme (embora, como a Anica mesmo disse, a partir do momento que está lá no filme, não se pode deixar de admitir que há margem para especular). Acho que o Aronofsky usou dessas alucinações, das penas, do dedo saindo a pele e as "visões" dela como ferramenta para trabalhar com o fato de que ela estava se digladiando espirtualmente com ela mesma.

O enredo inteiro gira em torno disso: de como ela está deixando de ser a garotinha mimada da mamãe, que faz tudo certinho, com disciplina e dentro dos preceitos "balésísticos" mais elevados, para se soltar e dançar com sentimento e não pela rigidez fria das regras. A recorrência de espelhos durante o filme é uma evidência disso. O ambiente de balé costuma ter espelhos (se Hollywood nos ensinou isso corretamente, hehe), mas eles representam essa luta interna espirtual dela (quando ela acha que quebra o espelho com a Lily, mas na verdade quebrou com "ela mesma" é talvez o ponto máximo disso), como ela estava se tornando outra, assim como o espetáculo do Lago dos Cisnes, que teria a mesma pessoa representando dois personagens. Nina estava enfrentando seu outro lado, seu duplo, sua porção malvada, o lado negro da força que existia dentro dela.

Gosto de pensar que esse filme explora a dualidade das pessoas e até onde a obsessão pode levar alguém. Além disso, gosto da forma como o diretor explora a arte, já que no filme ela é mostrada como algo trangressor, expressão máxima da busca de libertação, mesmo que caótica ou destrutiva. Um filme realmente muito bom, ali tem pano pra manga. Mas vamos lá...[/align]
 
bem, se é pra explorar tudo oq o filme dá margem, então lá vai a minha alucinação própria: o filme deve é ser considerado cinema d fantasia, pois a todo momento somos lembrados da peça o lago dos cisnes, q traz uma maldição sobre a princesa. então, a vida real da bailarina acaba sendo sugada pela peça e ñ o contrário. ela realmente vira o cisne negro, as transformações são verdadeiras, no melhor estilo gabriel garcia marquez, pois é a maldição da peça. só q essa transformação ocorre só qdo ñ há ngm por perto, e só ela consegue ver. ela via penas saindo das costas, a mãe e outros só viam meros arranhões. ela ñ estava alucinando, estava enfeitiçada.
 
[align=justify]Talvez a comparação com o Gabriel García Márquez venha bem a calhar, o filme possa talvez ser considerado como "realismo fantástico", será? Se fosse para eu responder eu diria que sim, porque penso que as alucinações ou as situações fantasiosas só funcionam como ferramenta para elucidar uma questão maior, essa sim central do filme. Não é fantasia, porque o cerne da obra é outro, não a fantasia, a fantasia é auxiliar.[/align]
 
Com certeza portman concorre ao oscar com esse filme, atuação maravilhosa. Li as respostas de todos no tópico e apesar de gostar muito de especulações, acredito que as alucinações, apesar de serem algo corriqueiro no dia-a-dia dela não transformam todos os seus momentos de glória em alucinações. Acredito que sim, ela realmente tenha dançado com o ferimento, as lágrimas no final seriam uma mistura de dor extrema e realização profunda, e os holofotes tomando a cena no final seriam seus últimos momentos de sobriedade, ela realmente estava pirando por causa do personagem. Ela delirou devido a muita coisa, mas foi um processo gradativo, não é como se o filme inteiro fosse uma alucinação.
 
Vou ter que assistir esse filme com minha amiga! Espero que seja melhor que A Rede Social. Odeio ir no cinema pra assistir filmes comuns. Vou levá-la pra ver Homens de Preto 3!!!
 
JLM disse:
bem, se é pra explorar tudo oq o filme dá margem, então lá vai a minha alucinação própria: o filme deve é ser considerado cinema d fantasia, pois a todo momento somos lembrados da peça o lago dos cisnes, q traz uma maldição sobre a princesa. então, a vida real da bailarina acaba sendo sugada pela peça e ñ o contrário. ela realmente vira o cisne negro, as transformações são verdadeiras, no melhor estilo gabriel garcia marquez, pois é a maldição da peça. só q essa transformação ocorre só qdo ñ há ngm por perto, e só ela consegue ver. ela via penas saindo das costas, a mãe e outros só viam meros arranhões. ela ñ estava alucinando, estava enfeitiçada.

Gostei da teoria, mas eu discordo.
Agora lá vai a minha! :timido:

Eu acho que a moça exagerou foi no Method Acting. Para quem não conhece a expressão Method Acting é a maneira usada por muitos atores para atuar de maneira mais convincente, ou mesmo ser a personagem. Ele vive com os pensamentos dela, sente suas dores e amores.

Mas isso em casos extremos, eu trabalho, por exemplo, com os meus próprios sentimentos e lembranças. Method Acting pode ser perigoso, se você exagerar corre o risco de desenvolver uma paranóia ou uma personalidade dupla ou pode te levar a alucinações.

Repito: se o ator exagerar e começar a "viver" sua personagem no seu dia-a-dia, fora das câmeras e do palco. Pra mim foi isso que a Nina fez (ela era dançarina, mas quis "vestir a camisa" da sua personagem 100%). Ela era tão obcecada pelo papel e pela perfeição e já tinha uma vida não exatamente equilibrada com a mãe superprotetora aí deu nisso.

Ela começou a "ser" o cisne negro, para encontrá-lo dentro de si. Bem, quem procura acha e ela se jogou com ele no fundo do lago!

É o que eu acho! :sim:

Ah! Eu ADOREI o filme. Ótima dica! :happyt:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo