• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Conspiração" eu acho falso e um exagero de retórica. Depois ele fez este vídeo, mudando para "maior fator de desestabilização", e eu acho que ele tem ótimos argumentos. Claro que é difícil para a ala caudilhista do PT aceitar algumas verdades.

 
1634430870923.png

Voltou atrás no vídeo ("não me arrependi de defender a democracia etc. etc."), mas vejo mais sinceridade no tweet. Acho bem evidente que ser tão alinhado ao PT - ser tão anti-"golpe", anti-lavajato, anti-liberal e até lulista (querer sequestrar Lula, querer pedir a benção de Lula na prisão...) - foi a estratégia errada, atrapalhou o Ciro e é motivo de arrependimento.... Ele poderia ter pego o mesmo bonde que Bolsonaro pegou em 2018, se não se chocasse tão fortemente contra os anseios antipetistas de 2018. Ou poderia estar agora bem mais confortável como candidato de "centro" para 2022. O que ele mais faz é acenar para gregos e troianos ao sabor da conveniência, poderia ter pego carona no cavalo de Tróia com os acenos corretos. E não significa que ele devesse ter caído de amores pela lava-jato ou pelo mercado, mas sim ter focado as críticas no que, na época, vinha de encontro aos anseios gerais. E seria possível fazer isso e ainda assim ser fiel ao tal "projeto nacional de desenvolvimento". O desenvolvimentismo é suficientemente maleável no espectro ideológico, daí que pôde ser adotado pelos militares, por JK e por Getúlio.

Aliás, uma coisa que o período Bolsonaro tem mostrado é quanto o personalismo populista ainda é forte. Bastou poucos anos de governo Bolsonaro, para surgir uma legião de pessoas ligadas não aos anseios de 2018, mas à pessoa de Bolsonaro. Em 2019 e 2020, o petismo estava bem derrotado, mas bastou (via canetada arbitrária em momento mais arbitrário ainda) Lula sair da cadeia, que o petismo volta com tudo. Se não tivesse saído ou se meramente não quisesse concorrer, estaria outro candidato petista com a mesma força? Duvido. Ciro Gomes, por sua vez, já falou e fez um sem número de bobagens, mas o que tem queimado seu filme foi se chocar frontalmente contra Lula. O que não deveria acontecer se a campanha de Ciro fosse essencialmente sobre o tal projeto de desenvolvimento, a despeito dos "destemperos" do Ciro. O cara sempre falou bobagens e sempre brigou com deus e o mundo, políticos e não-políticos, até socou estômago de repórter, e nunca houve grande problema com a esquerda. Mas romper com o Lula e com o PT? Opa, aí passou dos limites...! Isso indica que Ciro sempre foi um mero arremedo do Lula para o grosso da esquerda, Haddad vs. Ciro era uma discussão sobre qual era o arremedo melhor, e nenhum foi suficientemente bom em 2018 e nem seria suficientemente bom em 2022 (se Lula estivesse fora do jogo)... Talvez uma boa solução para esse personalismo todo fosse o parlamentarismo e/ou limitar em uma legislatura a estadia total de um dado chefe de governo.

Diga-se de passagem, ó o que o Lula fala na treta:

"Eu às vezes fico pensando, não sei se o Ciro teve Covid ou não, mas me disseram que quem tem Covid tem problemas de sequelas, alguns têm problema no cérebro, de esquecimento, eu não sei. Mas não é possível que um homem que pleiteia a Presidência da República possa falar as baixarias que ele falou ontem", continuou o ex-presidente.​

Usar contágio por covid para atacar adversários? Pior: fazê-lo associando contágio da covid com problemas mentais? :jornal: Se pá em certos casos pode até existir, mas convenhamos né, bem raro, e é dose usar uma doença para criticar o comportamento de alguém (mesmo se fosse o caso da doença estar frequentemente associada a problemas mentais, e não sendo, pior ainda).
 
Última edição:
Ciro bem focado nos arrependidos e nos antipetistas

Não deve dar certo, mas é interessante de assistir esse tabuleiro se movendo
 
Se fosse o Ciro de 20 anos atrás, ele até poderia tirar uma boa vantagem com isso, mas o que ele construiu politicamente ao longo das últimas décadas será altamente decisivo.
 
Se fosse o Ciro de 20 anos atrás, ele até poderia tirar uma boa vantagem com isso, mas o que ele construiu politicamente ao longo das últimas décadas será altamente decisivo.

sim. na real depois da zebra que foi 2018 (lembram que no inicio do ano o bozo nem era uma possibilidade nas pesquisas) eu nem tento mais dizer "está fazendo certo", "está fazendo errado", etc.

Eu cheguei no ponto de simplesmente pegar a pipoca e ver como vai ser bem no estilo deste canal do youtube:

 
Ciro tá correto, Bolsonaro e Lula fazem campanha há anos.

E o Prefiro Ciro é bem legal como slogan.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo