1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciro Gomes

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Eriadan, 16 Dez 2015.

  1. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    No meio das crises política e econômica, Ciro Gomes voltou a aparecer com bastante ênfase na mídia, e são tantas entrevistas que dão o que falar e é tão nítida a perspectiva de uma nova candidatura em 2018 que eu acho que tá valendo um tópico aqui para falar dele.

    Não vou ser cínico, quem me acompanha no Facebook sabe que eu virei quase um fã. Não como se não enxergasse os defeitos, mas porque as qualidades que ele tem eu acho valiosas, raríssimas e particularmente necessárias para o momento que a gente está vivendo: ficha limpa, sem pacto com a pilantragem do meio político (ou seja, liberdade para fazer o que deve ser feito) e experiência na gestão pública (secretário, prefeito, governador, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional). Também me agrada a maioria dos seus posicionamentos pessoais em debates jurídicos, lastreados por sua formação, e econômicos, por sua instrução.

    O que pesa contra ele é o conhecido temperamento incisivo, e talvez parta uma inflexibilidade a partir disso. A frequente troca de partidos políticos é a demonstração disso. Ele mesmo diz que sua vida partidária é uma tragédia, e justifica que a maioria das trocas foram decorrência de decisões dos partidos que iam de encontro com seus princípios. Faz até sentido, mas também sugere uma possível dificuldade para transigir. Por outro lado, a mudança de partidos, no caso dele, não se confunde com a mudança de perfil político. Aparentemente, ele é filiado a um mesmo ideal de centro com inclinação à esquerda desde quando o próprio PSDB ainda era assim. E seus mandatos no Executivo não parecem ter sido muito conflituosos.

    Após assumir a diretoria da Transnordestina, pareceu que ele não ia retornar à vida pública, até se abstinha de dar qualquer declaração sobre o cenário político, mas quando se filiou ao PDT ficou claro que voltaria a militar, e a sua bandeira central tem sido o combate ao impeachment, por faltar justa causa jurídica (exatamente como combateu o impeachment petista a FHC, ao qual era oposição ferrenha, mesmo após derrotado numa eleição em que todos os debates foram boicotados).

    Enfim, apesar de defeitos acho que Ciro Gomes, mesmo bastante rodado, sustenta intocada sua trajetória, e eu confesso que tô botando muita fé nele. Se fizer alguma grande merda vai ser uma enorme decepção. E nestes tempos em que uma parcela significativa da população está cansada da polaridade inútil e desgastada em que se transformou a nossa política (e prova disso é a expressiva votação em Marina no ano passado), talvez as chances dele sejam boas para 2018. Até porque não tem mais esposa para cujo papel ele dizer que é dormir com ele.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Me lembrou o meu tópico sobre
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    em 2010 (ainda que o seu esteja melhor escrito). Aposto que seguirá o mesmo padrão, então daqui quatro anos você vai pensar "que merda é essa aqui?!?!!?". Até lá.
     
    • LOL LOL x 2
  3. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Bem, mas se já tiver algo hoje que possa me fazer pensar isso, diga logo. :dente:
     
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Eu gosto do Ciro. É uma alternativa real contra o PT/PSDB eterno. Espero que consiga o que a Marina não conseguiu e vá para um segundo turno. Se for, cresceria devido a rejeição alta dos dois partidos que governam desde 94.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    É um tópico para ser guardado com carinho, favoritar e ressuscitar uns anos mais tarde.

    Só digo.
     
    • LOL LOL x 1
  6. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Ah, quem sabe outra hora. Mesmo porque quando uma pessoa vira "quase fã" de um político, sabemos que uma discussão em fórum de internet tem poucas chances de mudar isso. Ainda mais com alguém que é distante no espectro político. Deixo a discussão para Felagund e ExtraTerrestre... Aliás, quando é pra ele postar textão ele não posta! Se bem que aviso mais claro que esse impossível: se ExtraTerrestre postou em duas linhas, quer dizer que o negócio é por aí mesmo.
     
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    OOOrra @ExtraTerrestre falou que você fala demais.
     
    • LOL LOL x 1
  8. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Mas eu falo mesmo. Escrevo textão em 90% dos meus posts. Sou um cara prolixo, mas quando não tem o que falar, não tem uai.
     
    • LOL LOL x 4
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  9. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    OOOrra @Eriadan, E.T. (justo ele!) falou que não tem o que falar, quer dizer que pra sua admiração pelo Ciro Gomes só resta lamentar.
     
    • LOL LOL x 1
  10. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Mais ou menos, né? Antes disso, ele também pertenceu ao PDS, partido herdeiro da ARENA.

    Não fecho com a linha de defesa do governo Dilma que o Ciro adotou, mas tenho gostado de acompanhar as suas entrevistas. Acho que o Ciro é uma velha raposa... me parece um cara inteligente e bem preparado, com uma interessante leitura de Brasil a partir de um campo discursivo nacionalista. Quando ele se filiou ao PDT achei, inclusive, que talvez até rolasse uma interface interessante com o nacionalismo brizolista, que ali, salvo engano, subsiste um tanto residualmente.
    Enfim, tenho uma certa simpatia pelo Ciro, mas tenho também alguns pés atrás. Vou observá-lo melhor por esses tempos...

    Quanto ao mais, esse papo de que ele não quer ser candidato, mas que acha que será compelido a isso pelas circunstâncias, é balela. É só acompanhar as suas entrevistas recentes e se perceberá que há ali uma estratégia de autopromoção - apenas para ficar claro, não digo isso em um tom de condenação. Em uma dessas entrevistas, ele conseguiu encaixar um comentário bastante deslocado dizendo que o maior arrependimento da vida pública dele era aquele comentário infeliz sobre a Patrícia Pillar que, à época, repercutiu bastante mal. Acho que há aí uma preocupação em se reinventar publicamente.
    Enquanto o projeto lulo-petista agoniza, cria-se um vácuo no campo político "progressista" brasileiro e o Ciro, naturalmente, tenta capitalizar a situação a seu favor. Assim, busca operacionalizar uma cisão entre a defesa da institucionalidade democrática, abstratamente, e a defesa do governo Dilma.
    Isso permite que ele angarie simpatia junto a um carente e desesperado eleitorado petista ao mesmo tempo em que critica o governo Dilma e procura estigmatizar uma eventual candidatura de Lula em 2018, dizendo que ele "jogará uma belíssima biografia na lata de lixo".
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  11. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Sim, se for alguém bitolado e dedicado a defender (ou atacar) a pessoa com todas as forças. Não é o caso. Passei a admirar pela postura e posicionamentos dele, mas fico no "quase" para virar fã porque sei que sempre tem mais coisa que a gente não sabe. Meu interesse maior é justamente saber se tem algo que impacte objetivamente contra a minha expectativa nele.

    Como assim?

    Da conversa que eu tive com o E.T, acho que não é bem assim não...

    É verdade, mas esse "início de carreira" eu meio que excluo porque foi na pegada "o partido do papai", para se eleger. Depois que ele passou para o PMDB dá para notar uma linha coerente.

    Cara, não enxergo muito essa "defesa do governo Dilma", viu. Se for, é o pior defensor que um governo pode ter. :lol: As críticas dele são muito pesadas. Inclusive ele propõe que a resposta do povo a tanta incompetência seja derrotar o PT nas urnas (já também, provavelmente, antecipando um possível embate com Lula em 2018). A defesa que ele faz é à ilegitimidade jurídica do impeachment que está em curso. Claro que se pode especular que é uma forma de mascarar apoio político, mas o fundamento dele tem base sólida e é apoiada pela maioria esmagadora dos juristas, e o fato de ele ter militado contra o impeachment de FHC, adversário político, pelo mesmo exato motivo, lhe dá uma certa credibilidade.

    Achei essa sua análise perfeita, Mercúcio! É bem isso. Como ele próprio fala, ele "não é nenhuma mocinha que acabou de chegar no cabaré". :rofl: Boa parte do discurso dele é estratégica, e eu não ignoro isso. Mas também não levo muito isso em consideração para o juízo positivo que eu faço dele como potencial presidente da República.


    O que vocês poderiam me trazer que verdadeiramente balançariam meu apoio:

    - Processos com instrução sobre indícios de corrupção ou outros crimes dele em qualquer de suas ocupações de cargo público, ou de acobertamento desses crimes durante suas gestões;
    - Alianças espúrias;
    - Provas de incompetência administrativa;
    - Indícios de extremismo ideológico;
    - Pouca atenção a políticas sociais;
    - Contradições entre os discursos, ou entre o discurso e a prática.

    Esses aspectos são os que EU, pessoalmente, considero mais relevantes para depositar meu voto para presidente. Se tiver muita coisa aí contra ele, claro que vou ter que reavaliar.
     
    Última edição: 17 Dez 2015
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Ah sim, de forma alguma eu escrevi "eu não voto nele nem fudendo". Eu já votei até na Dilma achando menos ruim que o Serra...

    Agora, admiração pela figura eu não tenho, e esse é o ponto do tópico. Tem tanta coisa melhor que político dentre a prole humana... um dia o texto do @Eriadan soará desatualizado.
     
  13. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Só sabe falar q tem q baixar o juros. Mas não fala como. Paga de fodao falando sozinho, vamos ver em debates.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Isso é discurso estratégico. Ele está querendo ocupar um vácuo que julga que ficará na esquerda após a queda do PT.

    Na hora que vestir a faixa verde amarela e sentar na cadeira no Planalto, fará o que preciso for para tocar seu poder. Vide o Lula, que entrou fazendo reforma da Previdência.
     
  15. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Esse NÃO é o ponto do tópico. Vocês se prenderam demais a isso. Apenas confessei que tenho aplaudido muito as declarações dele e vejo um bom perfil para a presidência, mas não tenho o menor interesse em livrá-lo de todas as críticas. Pelo contrário, quero informações. Vamos discutir a postura, o histórico e as ideias dele.

    Em quê?

    Porra... "um dia ...", "daqui a quatro anos...", parem com isso e falem logo. :lol:
     
    Última edição: 17 Dez 2015
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Calib

    Calib Visitante

    Considerando o nível dos debatedores da última eleição, ele se vira e muito bem em debate de TV. Disso não tenho dúvida.
     
  17. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A principio não tenho nenhuma grande rejeição contra o Ciro, mas no presente momento não consigo vê-lo pra chegar forte numa disputa presidencial.
     
  18. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Eu gosto do Ciro e não concordo com as comparações com a Marina Silva. Quem já viu a Marina falando sabe que ela é MUITO fraca, muito mesmo, um desperdício de capital político absurdo. Assisti uma palestra dela na Escola de Sociologia e Política de SP e meu Deus, parece uma pastora. O Ciro, em compensação, é um macaco velho, calejado, foi ministro do Itamar, foi do bloco do FHC, ai virou governador, ministro de novo do Lula e jáse candidatou em duas eleições, em uma delas inclusive chegou a liderar as pesquisas (em 2002, superando o Lula), o que cagou sua campanha foi uma frase um tanto infeliz sobre o papel da sua esposa, a atriz Patrícia Pilar, na campanha (ele falou que o papel dela era ser bonita ou algo do tipo).

    A vida partidária dele ele mesmo define como trágica e é isso mesmo. Saiu do grupo alinhado com a ARENA para os partidos de esquerda de linha trabalhista e social democrata. Porém, no PDT eu acho que, pela primeira vez, ele tem de fato uma base de apoio concreta, coisa que não teve no PPS e nem no PSB, com quadros fortes do partido e podendo até mesmo costurar uma aliança com o PT. O PDT, na minha opinião, é o partido da esquerda política com mais possibilidade de crescimento nos próximos anos, ainda mais se souber dialogar com os outros partidos de esquerda rompidos com o PT, como a REDE e o PSB.

    Enfim, eu gosto do Ciro e acho que ele está preparando um terreno interessante para ser candidato em 2018.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 17 Dez 2015, Data da Mensagem Original: 17 Dez 2015 ---
    Exatamente onde ele mais acerta, seu quinta coluna safado! :tapa:
     
    • LOL LOL x 3
  19. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Ciro tem boa retórica mas fala merda. É o tipo de estratégia q faz o oponente perder tempo mostrando q ele está bostejando enquanto ele já tá em outro assunto. Tem um vídeo dele sobre a Petrobras em q ele distorce mt a realidade para se adequar ao discurso populista de q a empresa é uma vítima da midia
     
  20. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Quinta coluna é a senhora sua presidenta e a alta burocracia do seu partido!! :humpf:

    _____________________________

    @Eriadan , mas o meu comentário não foi no intuito de balançar o seu apoio. rsrs
    Inclusive, tem grandes chances de eu votar nele.

    Pra não floodar e pra trazer material pro tópico...

    Sobre o comentário do Ciro que repercutiu mal, o que ele disse foi que o papel da Patrícia Pilar na campanha era o de dormir com ele.
    Não foi só isso que minou a campanha do Ciro. Ele comprou briga ferrenha com a imprensa e começou a ser pintado como um lunático com mania de perseguição, paranoico, pavio curto e grosseiro. Houve uma entrevista em que o jornalista perguntou por que ele havia escolhido o irmão para ser tesoureiro da sua campanha. O Ciro respondeu: "Não é da sua conta." E o pau quebrou... :lol:
    A campanha do PSDB dizia, por exemplo, que o Ciro era um novo Collor. Ciro chegou a confrontar o Serra em um dos debates, dizendo algo nesse sentido: "Serra, te dou a oportunidade de falar na minha cara o que a sua campanha anda dizendo sobre mim."
    Enfim, é mesmo verdade que houve uma puta campanha difamatória contra o Ciro em 2002, mas acho também que, em alguns momentos, ele precisava ter tido um pouco mais de sangue frio.

    Mas, claro, dezesseis anos separarão o Ciro de 2002 do Ciro de 2018 e isso precisa ser levado em conta.
     
    • LOL LOL x 2

Compartilhar