• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VII] Julgamento de Denethor II

Status
Fechado para novas mensagens.
Passando um feedback, a peça está pronta. Será postada em poucas horas. Não se preocupem. :)

Dúvida, após a apresentação da peça de defesa, vamos as perguntas do juri, correto? São perguntas que podem ou não ser feitas, para um ou para ambas as bancas, certo? Qual o prazo da formulação das perguntas e para as respostas das perguntas feitas? :think: (deu pra entender? o_O )

Ly que me corrija se eu estiver errado, mas acho que são dois dias pra tudo (pergunta e resposta).

Oi regras, vcs vem sempre aqui, SUAS LINDAS!?

Apresentadas as peças de cada banca, cada jurado e o juiz terão 2 (dois) dias para fazer uma pergunta à cada uma das bancas (acusação e defesa).


Ao final desse prazo, respondidas as perguntas ou não, os Jurados deverão dar seu voto com base em tudo o que foi exposto considerando o réu culpado ou inocente em um voto devidamente fundamentado no prazo de 3 (três) dias, contados da resposta das bancas ou do término do prazo de 2 (dois) dias (o que ocorrer primeiro).
 
Desculpe minha tosca pergunta, mas cada jurado terá dois dias (somando-se 8 dias no total) ou todos os jurados (incluindo o juíz) terão apenas dois dias a partir de agora?
 
Se eu falar que concordo que ela é tosca eu sou má?

Pra que 2 dias pra cada um? Seria dizer que eles são tudo lerdinho das idéias e não sabem fazer uma mera perguntinha! Não não... EM 2 DIAS todo mundo pergunta E TODO MUNDO RESPONDE TUDO.

Se ao final de 2 dias não forem feitas E RESPONDIDAS as perguntas, os jurados tem que dar o voto assim mesmo. mas para a formulação do voto eles tem 3 dias.

Expliquei?
 
Pergunta para Defesa:

É sabido que a função do regente era de proteger Gondor até o retorno do rei a qualquer custo como se rei fosse independentemente do que ocorresse incluindo-se enfrentar um exercito 50 vezes maior que o seu e morte de tudo e todos. No entanto ao receber Faramir quase morto Denethor entrou em desespero e abandonou completamente as defesas da cidade, ao contrário de Theodén que mesmo na morte de seu único filho ergueu a cabeça e foi para o combate pois para ele o reino e o povo era o motivo que o fazia lutar até a morte como ocorreu.

Esse ato de Denethor podia levar a ruina de toda a terra média ainda mais como ocorreu que deu a impressão que ele se preocupava exclusivamente com o poder e não com seu povo o que é um fato gravíssimo.

Porque o juri deveria inocentar alguém que falhou em sua missão no momento que seus atos seriam os mais necessários tornando tais atos ainda piores quando comparados com a atitude de Theodén?
 
Pergunta para a Acusação:
O uso da Pedra-vidente foi imprudente, sem dúvida nenhuma, mas foi errado de alguma forma? Afinal, nem tudo o que é imprudente é necessariamente errado/crime.

Pegunta para a Defesa:
Qual foi a maior falha/defeito de Denethor?

Já aviso que emitirei minha Decisão fundamentado exclusivamente no conteúdo das peças e respostas às perguntas, esquecendo tudo o que vi nos livros. O mesmo devem fazer os jurados com seu voto.
 
Pergunta 1:

Pergunta para Defesa:

É sabido que a função do regente era de proteger Gondor até o retorno do rei a qualquer custo como se rei fosse independentemente do que ocorresse incluindo-se enfrentar um exercito 50 vezes maior que o seu e morte de tudo e todos. No entanto ao receber Faramir quase morto Denethor entrou em desespero e abandonou completamente as defesas da cidade, ao contrário de Theodén que mesmo na morte de seu único filho ergueu a cabeça e foi para o combate pois para ele o reino e o povo era o motivo que o fazia lutar até a morte como ocorreu.
Esse ato de Denethor podia levar a ruina de toda a terra média ainda mais como ocorreu que deu a impressão que ele se preocupava exclusivamente com o poder e não com seu povo o que é um fato gravíssimo.

Não são comparáveis, Théoden e Denethor.

Em primeiro lugar, Théoden perdeu seu filho durante uma batalha, mas quando soube de sua morte, estava em Edoras, e enfrentava um inimigo que estava a sua altura. Nada estava perdido para Rohan. Pelo contrário, até aquele instante, Théoden Rei não tinha conhecimento de todo o efetivo de Isengard. Foi para uma batalha confiante, e só depois que viu o exército de Saruman recuou para o Abismo de Helm. E mesmo assim, ainda tinha esperança para Rohan.

Já Denethor recebeu a notícia da aparente morte de seu filho com sua cidade cercada por mais de 60mil soldados inimigos, com um exército bloqueando a passagem de Rohan em Anórien (nada sabia sobre a ajuda de Ghân-Buri-Ghân e dos homens da Floresta) ao norte, e de outro exército inimigo vindo do sul (também: Nada sabia sobre Aragorn e o exército maldito). Estava numa situação negra, sem nenhuma esperança de vitória, e em seu colo a imagem de seu filho e de sua linhagem morta, quebrada.

Neste instante, não existia esperança. E Denethor então decidiu passar seus últimos momentos vivos com seu filho. Isso é realmente condenável?

Coloquem-se em seu lugar. Tentem imaginar essa visão:

Sua cidade cercada. Com exércitos e exércitos a atacando. Seus aliados, impedidos de ajudar. Todos os seus esforços de dezenas de anos se mostraram falhos, já que, no fim, seu Inimigo Triunfará sobre seu reino, e seu povo será morto. Neste instante, vê seu filho mais jovem morto. O que faria então, sem esperança? Quando a esperança morre antes, o que fazer, senhores jurados? O QUE FAZER? É condenável querer apenas ficar perto de quem você amou, em seus últimos instantes de vida?

Porque o juri deveria inocentar alguém que falhou em sua missão no momento que seus atos seriam os mais necessários tornando tais atos ainda piores quando comparados com a atitude de Theodén?

Denethor foi uma vítima da Guerra do Anel, e uma vítima de Sauron. Não seria justo punir um homem que tanto fez para a derrota de Mordor.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Sei que não me manifestei dentro do prazo determinado e estou atrasada mesmo para pedir que me perdoem.
'N' fatores contribuíram para minha ausência, mas não vou me justificar, isso não seria pertinente, apenas me desculpar.
De qualquer maneira iria renunciar ao direito de fazer perguntas as bancas.

Obrigada.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Bem mais aliás....

E Lalait. vc ta no prazo até as 23:59, mas ai num teria tempo pra respostas rs
 
Tirei um tempinho pra ler as peças agora... mas a primeira peça da defesa foi - PRA MIM - tão absurda que nem tive ânimo de ler a segunda!
Me coçando pra responder aqui... mas esperarei pacientemente pelo final!
 
Pergunta 2:
Manifestando meu direito, pergunto à Defesa:

vocês reconhecem que o réu cometeu uma falha moral (ainda que não um crime) no que tange ao uso da Pedra-vidente?

A princípio, não foi erro nenhum utilizar um artefato que era de seu reino, e que recebia comandos de seus governantes. Denethor tinha o direito de utilizar a Pedra, e sabia disso. Fez um ótimo uso dessa ferramenta, o que propiciou a Gondor e seus aliados tempos de paz e segurança, mesmo que com o custo de sua saúde e vitalidade.

Talvez ter olhado para Mordor, e ser atraído por Sauron tenha sido uma falha. Digo talvez pois não temos como culpar ou condená-lo por isso. Muitos teriam feito o mesmo. Nós da banca de Defesa temos isso como um consenso: Também seguiríamos esse passo, mais cedo ou mais tarde.

E vocês, membros do Juri? Sigam tal raciocínio:
Tendo em mãos o poder de uma Palántir, sabendo que você é o Senhor(a) desta pedra por direito hereditário, teria mantido a Pedra em desuso, enquanto via um Senhor Maia as portas de seu Reino? Não utilizaria a Pedra, e o que mais estivesse em seu alcance para barrar a Maré Negra, vinda do leste?

Denethor sempre utilizou a Pedra para beneficiar seu reino, e proteger seu povo, nunca em benefício próprio.
 
AOS JURADOS:

1 - Vocês tem até às 23:59 do dia 14/11 para mandarem os votos para a Yullia_. Sem atrasos. E sem desculpas. Não importo se vocês morreram ou qualquer bobagem desse tipo, desde que os votos estejam na Caixa de Entrada das MPs da Yullia até lá.

2 - Vocês podem discutir entre si antes de dar o voto. Mas por MP, nada no tópico. Façam o impossível para escrever um bom voto.

3 - NÃO POSTEM O VOTO NO TÓPICO. ENVIEM PARA A YULLIA.

4 - Não fracionem os votos. Vocês até podem comentar crime por crime, mas devem dar UM VOTO SÓ. Nada de "inocento por isso, culpo por aquilo. UM. VOTO. SÓ.

5 - Yullia, poste os votos num post só e sem identificar os jurados.

6 - Esse post não significa que o prazo para as respostas acabou. Ele continua até às 23:59 de hoje.

7 - Eu ainda estou pensando na punição para quem esquecer algum dos itens acima. Mas já sei que vai envolver coisas como ser enterrado em um poço de estrume até o pescoço, com as pálpebras arrancadas e escorpiões comendo os seus olhos, enquanto escutam um CD do Restart no último volume. E pôneis também.


Espero que tenham assimilado a mensagem.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo