1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cinderela - Irmãos Grimm

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Liv, 13 Mar 2010.

1. Liv

Liv Visitante

Cinderela é um dos contos de fadas mais populares da humanidade.

Sua origem tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado A Gata Borralheira. A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Nesta, porém, não há a figura da fada-madrinha e, no final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos.

Sociólogos, historiadores e literatos vêem na história de Cinderela muito mais do que uma simples trama romântica. Por ter origem atemporal e ter surgido em várias civilizações diferentes, a trajetória da protagonista traduziria uma espécie de arquétipo fundamental, traduzindo o anseio natural da psiquê humana em ser reconhecida especial e levada a uma existência superior. A literatura e o cinema, cientes disso, utilizaram-se de seu arco dramático para o desenvolvimento de inúmeras outras obras de apelo popular. Além das animações de Walt Disney - que sempre buscaram inspiração nos contos de fadas - merece destaque o filme Uma linda mulher, protagonizado por Julia Roberts, e que foi sucesso de bilheteria nos anos 90.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinderela

2. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Não sabia das diferenças entre as versões do Perrault e dos Irmãos Grimm, só conheço a dos irmãos, mas vou procurar a do francês para ler!

estrelinhas coloridas...

3. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Passei um tempo obcecada por contos populares, saí lendo de tudo.... cheguei à conclusão que há muitas histórias parecidas nesse universo...

4. Aline Guiotti.

Aline Guiotti. Usuário

Eu queria achar a versão original dos irmãos Grimm! ;/

5. Mi Müller

Mi Müller Usuário

[align=justify]
    Anne um dos trabalhos mais sérios que já vi sobre os Irmãos Grimm é o Clarissa Pinkola Estés, a tradução é da Lia Wyler, vale a pena mesmo, e ela salienta no prefácio sobre a originalidade dos textos, que neste caso é muito difícil de se encontrar dado as inúmeras adaptações, dá uma conferida!

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Segue uma resenha pra ti conferir o que se diz sobre o livro:

6. Petra

Petra Usuário

Também não sabia a diferença entre as duas versões, interessante... A única edição que eu tenho é uma para crianças com ilustrações magnifícas que é uma coleção dos irmãos Grimm.

Interessante essa versão original, fiquei com vontade de comprar :(

7. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Se alguém quiser me dar de presente....eu aceito! hehe

8. Aline Guiotti.

Aline Guiotti. Usuário

9. Marcileia

Marcileia Usuário

Fazia um tempão que queria comprar e sempre estava indisponível...
    Mas agora não perdi tempo!!!

10. Aline Guiotti.

Aline Guiotti. Usuário

Boom ajudar Marci, quem me deeeera poder comprar ele agora. ¬¬

11. kirah

kirah Usuário

Pra quem é fã da estória dos Griim { eu também sou, hsuahsu}, existe um livro chamado Confissões de uma irmã de Cinderela - Gregory Maguire, que é muito interessante, uma nova visão da velha estória, eu curti muito....

12. Feynman

Feynman Usuário

Quando se fala em contos (incluem-se aí os Grimm), o parâmetro que se costuma ter das histórias é o da Disney......tanto que a revista mundo estranho desse mês, estampa em sua a capa "A origem sangrenta dos contos de fada". Não tive oportunidade de ler, mas a variação é inegável.

13. Aline Guiotti.

Aline Guiotti. Usuário

Essa edição da revista Omnius é a do mês de abril? Gostaria de dar uma olhada nela! ;D

14. kika_FIL

kika_FIL Usuário

eu abri um tópico pro Maguire (http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=4146) exatamente por isso. as releituras dele desse tipo de história são fantásticos...

eu ainda nao achei esse livro dele, onde vc conseguiu?

15. Feynman

Feynman Usuário

Sim Anne...é desse mês.

16. Aline Guiotti.

Aline Guiotti. Usuário

Ah, valeu Omnius. Vou ver se acho ela aqui na banca perto de casa. XD

Compartilhar