1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cinco Livros Favoritos com Pim

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Excluído046, 25 Mar 2011.

1. Excluído046

Excluído046 Banned

Eu poderia dizer muitas coisas sobre a excelente (com exceção de As Brumas de Avalon, porque eu não gosto, mesmo, da Zimmer, mas esse não é um assunto para este post) lista da Pim, mas o principal é o seguinte: achei muito feliz a escolha de "Macunaíma" (obra magnífica sobre a qual já falei em outros tópicos) e fiquei ainda mais feliz com a escolha de "O Encontro Marcado", que é ma-ra-vi-lho-so. E isso não é o meu lado mineiro falando, é o meu lado de leitora que sabe apreciar boas obras literárias.

2. Turgon

Turgon 孫 悟空

Gostei da lista da Pim, pricipalmente por conter Macunaíma, uma obra em que fui ´obrigado´ a ler por causa do vestibular e acabei gostando muito.

As Brumas de Avalon só veio para completar de uma forma boa a lista.

3. drag047

drag047 Usuário

Uma lista muito boa apesar de eu ter lido, apenas Encontro Marcado que é realmente muito bom e As Brumas de Avalon.

Na minha opinião As Crônicas do Rei Arthur do Bernard Cornwell jogam As Brumas de Avalon no lixo, mas gosto não se discute.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Caramba, não li nenhum desses.
    Tenho a série completa das Brumas, mas ainda não tive oportunidade de lê-la.

5. Roderick

Roderick Banned

Eu só li a série das Brumas, mas gostaria de ler O Mundo se Sofia, meu ex professor de filosofia falou muito bem dele...

6. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Finalmente uma lista com um livro que li.
    O engraçado é que li Mundo de Sofia porque a minha tia errou e me deu esse livro ao invés do Escolha de Sofia que eu tinha pedido. :tsc:
    Mas foi um engano bom.

7. etienne

etienne Usuário

Desses só não conhceço os dois primeiros, mas os meus favoritos são os dois últimos: As Brumas e O mundo de Sofia.

8. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Pra ser sincero, eu não gostei muito de O Mundo de Sofia. Talvez eu tenha lido ele tardiamente (acho que com uns 20-21 anos), ou talvez eu não estava muito no espírito do livro, mas acabou que achei um livro mediano. Não nego que seja bem bacana a abordagem didática que ele faz da filosofia, mas particularmente não me empolgou.

As Brumas de Avalon eu comecei a ler, mas tive que interromper por motivos de força maior.

Os demais ainda não li.
    Tenho muita vontade de ler O Lobo da Estepe e Demian, do Hesse.

Macunaíma talvez algum dia eu leia, mas por enquanto não é prioridade.

Já ouvi falar muito bem de O Encontro Marcado, e novamente agora, mas Sabino nunca despertou minha atenção. Ainda pretendo corrigir isso.

9. Myreal

Myreal Usuário

Ah, eu gostei muito da lista... Especialmente por conter "O Mundo de Sofia", que foi um livro que eu sempre gostei muito, mesmo sendo um pouco puxado para algo de didático. Fernando Sabino é um escritor que aprecio, e "Encontro Marcado" tem um quê do grande "Livro do Desassossego", de Bernardo Soares, heterônimo do grande Pessoa (de certa forma, sempre associo a personagem de Eduardo com a de Bernardo, não sei exatamente o porquê).

"O Lobo da Estepe" é um pouco perturbador pela sua maneira de retratar suas personagens, mas é marcante e parece sempre assombrar um pouco os leitores - de modo a fazê-los pensar e crescer em alguns aspectos. Já "Macunaíma" é um livro que muita gente não gosta, mas concordo que seja uma leitura 'obrigatória' maravilhosa! Também gostei muito de ler essa pérola de Quintana.

"As Brumas de Avalon" eu nunca li, mas está na minha lista de futuras leituras, então me calarei sobre esse assunto.

10. nemorendil

nemorendil Usuário

Da lista eu só não li O Lobo da Estepe.

Essas listas são legais para identificar uma certa diversidade nos gostos. Eu não gostei de nenhum dos livros :P

O melhorzinho, ao meu ver, talvez seja As Brumas de Avalon... mas mesmo assim, como já dito, toma uma surra da série do Cornwell xD

11. Pim

Pim God, I love how sexy I am!

Quando coloquei As Brumas na lista sabia que uma grande parte das pessoas compararia as obras com o Cornwell, mas gostaria que vocês vissem As Brumas pelAs Brumas, como obras por si mesmas, sem paralelos. O Cornwell é excelente, o que não tira o mérito da escrita da Zimmer, que é muito boa, IMO.

12. nemorendil

nemorendil Usuário

A comparação com a série do Cornwell é inevitável. inevitável porque se tratam, a rigor, dos mesmos personagens, da mesma história.
    Porém, concordo sim que são duas narrativas muito diferentes, e devem ser vistas como tal.
    O problema, é que em quanto o Cornwell consegue me empolgar com sua narrativa, me deixar extremamente interessado, a Marion me dá sono :P
    É questão de gosto? É sim. Mas é fato que a Marion, nas Brumas de Avalon, narrava tudo, menos o que eu queria ler xD Quando estava interessado em saber o que ocorreria com a Morgana e o Mordred, o livro gastava páginas com a chatice envolvendo a Gwenhwyfar. Quando estava ansioso para saber o que ocorreria com o Arthur, resolvia narrar a vidinha da Morgana... para mim, o livro tem um timing completamente errado, que prejudica muito a narrativa (para MIM).

Para efeito de comparação, em uma série que eu gosto muito, nas Crônicas de Gelo e Fogo, o George Martin está desenvolvendo a mesma "habilidade". O cara se perde com personagens pouco carismáticos e em narrativas chatíssimas, exatamente quando você tem a nítida impressão de que "o pau tá quebrando" do outro lado.

Citando o exemplo contrário, o Tolkien foi genial nisso. na parte do livro onde ninguém está se lixando para o Frodo e o Sam, ele começa a narrar a corrida atrás dos Hobbits, o cerco a Isengard etc. Timing!

13. Excluído046

Excluído046 Banned

Eu tive um professor que dizia que "trabalho bom é aquele que suscita discussão". É por isso que eu achei a lista da Pim o máximo. O fato de ela não ser uma 'lista-consenso' é bom, porque as pessoas se propõem a discuti-la. A dizer o porquê de não concordarem com certas escolhas, etc.

14. nemorendil

nemorendil Usuário

Pois é xD
    Por isso mesmo que tinha dito que a lista era bem legal :D

15. Elendil

Elendil Equipe Valinor

O mesmo aconteceu comigo. Só fui (tentar) ler o livro recentemente, apesar de já ter ouvido falar nele desde que eu cursava o Ensino Médio. Se eu tivesse lido naquela época, talvez tivesse aproveitado muito. Mas o livro não me "fisgou" nem um pouco. Arrastei-me até pouco mais da metade, mas morri na praia. Não gostei e desisti.

Edit: Brumas está na minha lista!

16. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Eu estou lendo As Brumas, estou no começo do segundo volume, e estou gostando muito, dessa abordagem impregnada de magia da Marion Zimmer Bradley, muito diferente da do Cornwell mas mesmo assim muito legal.
    O Mundo de Sofia eu já tinha muito ouvido falar a respeito, e pela descrição me interessou, depois vou procurar ler ele.

17. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Concordo com a PIM em relação a As Brumas de Avalon e a O Mundo de Sofia, não li os outros, mas esses dois são muito bons mesmo.

18. Desses eu só li O Mundo de Sofia, que acho um livro excelente e tem um fator nostalgico, foi ele que deu um gancho para gostar de filosofia:roll:

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Pim

Pim God, I love how sexy I am!

E olha que tu e teu amigo me deram um banho em filosofia no Nacional, hein, Harry. :yep:

20. Turgon

Turgon 孫 悟空

E eu perdi essa! Não peguei essa conversa.

No próximo me chamem que estou dentro para filosofar um pouco. =]

Compartilhar