• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias CBF divulga novas vagas da Copa do Brasil

01/06/2012 11h03 - Atualizado em 01/06/2012 13h16
CBF divulga novas vagas da Copa do Brasil com 14 estados beneficiados
Somente Rio de Janeiro e São Paulo terão direito a dois lugares a mais

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site oficial uma redistribuição de vagas na Copa do Brasil. Antes composta por 54 equipes oriundas de torneios estaduais, a competição nacional passará a ter 70 vagas deste tipo em 2013. Mais dez times virão do ranking nacional de clubes e seis da Libertadores, formando um total de 86, distribuídos em sete fases (veja na tabela abaixo os estados que foram contemplados com as novas vagas).

Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o mais bem colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas de final (16 times). Ou seja, um torneio mata-mata será diputado entre 80 equipes, e dez estarão classificadas para as oitavas, somando os seis da Libertadores - ou cinco mais o convidado pelo ranking nacional.

Outra mudança confirmada pela CBF ainda em 2011 é em relação ao processo de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória brasileira deixará de existir. O Brasil enviará quatro representantes para a competição, e a escolha deles não será mais apenas pela classificação do Campeonato Brasileiro. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileiro do ano anterior. Os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que deixarem precocemente a Copa do Brasil de 2013 terão a chance de entrar na competição da Conmebol.


Estados Vagas a mais (vagas no total)
Rio de Janeiro Mais duas vagas (cinco vagas)
São Paulo Mais duas vagas (cinco vagas)
Rio Grande do Sul Mais uma vaga (quatro vagas)
Minas Gerais Mais uma vaga (quatro vagas)
Paraná Mais uma vaga (quatro vagas)
Pernambuco Mais uma vaga (três vagas)
Bahia Mais uma vaga (três vagas)
Goiás Mais uma vaga (três vagas)
Santa Catarina Mais uma vaga (três vagas)
Ceará Mais uma vaga (três vagas)
Pará Mais uma vaga (três vagas)
Rio Grande do Norte Mais uma vaga (três vagas)
Alagoas Mais uma vaga (três vagas)
Distrito Federal Mais uma vaga (três vagas)
Espírito Santo Nenhuma (duas vagas)
Paraíba Nenhuma (duas vagas)
Maranhão Nenhuma (duas vagas)
Amazonas Nenhuma (duas vagas)
Mato Grosso do Sul Nenhuma (duas vagas)
Sergipe Nenhuma (duas vagas)
Piauí Nenhuma (duas vagas)
Mato Grosso Nenhuma (duas vagas)
Acre Nenhuma (uma vagas)
Tocantins Nenhuma (uma vaga)
Rondônia Nenhuma (uma vaga)
Amapá Nenhuma (uma vaga)
Roraima Nenhuma (uma vaga)

Fonte

Bom, nem terminou ainda a Copa do Brasil 2012 e a 2013 já está desenhada em seu novo formato. Meio esquisito o critério para a Sul-Americana, mas acho que vai ser interessante na prática.
 
O número de vagas na sulamericana pro Brasil sempre foi quatro.

"Artificialmente" era oito apenas pra criar uma motivação pra um número maior de times em colocação intermediária no brasileirão, mas depois tinha que se fazer uma etapa nacional (coisa que pra alguns países essa etapa sequer existe) pra forçadamente chegar a ser quatro. Nos primeiros anos chegou a ser doze times divididos em quatro grupos de três pra novamente chegar nos quatro.

Vamos ver ano que vem como isso fica.
 
O futebol da Paraíba poderia ser mais prestigiado...

E esse critério pra Sul-Americana, em princípio, me parece um retrocesso!

EDIT: O exemplo a seguir não é meu. Quem deu foi o Cassio Zirpoli do Blog Esportes e Números - PE:

Cassio Zirppoli disse:
Um exemplo nada difícil de acontecer:

O time A precisa vencer o time B por dois gols de diferença para chegar às quartas de final do mata-mata nacional. Aos 45 minutos do segundo tempo, o pênalti salvador.

Se o time A arrematar a cobrança e cravar 2 x 0 no placar, vai às quartas. Se não fizer, está fora. Mas, por ter sido 9º lugar na Série A anterior, irá para a Sul-americana.

Sendo fanático pelo time A, você torceria pelo gol?

Seria uma decisão bem complicada, não acham?
 
Última edição:
Isso é verdade.
Sul-americana ainda não é valorizada, mas sinceramente eu acho melhor do que a copa do brasil.
É um campeonato mata-mata igual, mas internacional.
 
Eu sinceramente não achei tão ruim, pois indo pra sulamericana o time eliminado precocemente na Copa do Brasil, continua tendo chance de chegar a Libertadores ainda no mesmo ano. Apenas o caminho pra se chegar lá ficou novamente mais longo, mais ainda assim mais curto que se fosse pelo brasileirão.

Mas como forma de "repescagem" achei essa mudança válida, pois assim evita a choradeira enorme que foi quando o Corinthians foi eliminado pelo Tolima que a exceção do brasileirão ficou sem mais nada de importante pra disputar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo